Pesquisar
Close this search box.

Segurança Digital: Sua senha pode não ser tão complexa quanto você pensa

Saiba mais sobre a importância de uma senha forte para a sua Segurança Digital

A segurança da informação é uma das maiores preocupações das organizações em meio à crescente das ameaças do mundo digital. Nesse sentido, implementar maneiras de garantir a proteção dos dados é fundamental no meio corporativo, principalmente em relação à criação de senha.
É comum que muitas empresas não deem ênfase no quão importante é abordar esse tema com os colaboradores, uma vez que é necessário o incentivo à geração de dados de login mais robustos e seguros.

Para exemplificar como essa é uma ação necessária, é possível verificar que grande parte dos ataques hackers são originados devido a essa falha de segurança envolvendo a administração de senhas. Segundo o relatório “Workplace Password Malpractice Report”, realizado pela Keeper Security (site oficial), alguns hábitos no ambiente de trabalho deixam os dados das organizações vulneráveis.

Isso porque, conforme o levantamento, é comum observar que diversos colaboradores não agem com muita atenção em relação a essa questão. Sendo assim, 57% dos entrevistados da pesquisa costumam anotar as senhas em bilhetes, 49% salvam as informações em documentos de textos desprotegidos e 62% compartilham suas credenciais por e-mail ou mensagens.

Diante desse cenário, é preciso estabelecer diretrizes que envolvam orientações sobre a criação e gerenciamento de senha dentro da sua empresa para evitar prejuízos ocasionados por ataques.

Importância de possuir uma senha forte e segura

No ambiente empresarial, onde as informações confidenciais e estratégicas são armazenadas, processadas e compartilhadas por toda a rede, a definição de credenciais robustas é essencial para garantir a integridade dos dados.

Portanto, é fundamental que todos os envolvidos entendam que a senha de acesso é a primeira linha defensiva contra ameaças cibernéticas e que elas têm a responsabilidade de proteger as informações corporativas.

Esse é um grande desafio para as organizações, já que há a necessidade de criar meios de atingir e impactar todos os envolvidos. Por isso, os líderes devem desenvolver estratégias para orientar seus colaboradores sobre como uma simples senha pode gerar riscos e violação de segurança.

Sendo assim, a implementação de políticas de segurança é uma das primeiras ações a serem executadas nesse sentido. A sensibilização contínua, por meio de capacitações, treinamentos e campanhas regulares de conscientização são algumas das formas de alcançar o entendimento dos colaboradores.

Como tornar uma senha mais segura?

Em meio a essa situação, a princípio, vale conferir algumas dicas de como gerar uma senha robusta e que dificulte um possível ataque cibernético, bem como mantê-las seguras.

  1. Evitar informações pessoais

É comum que a maioria das pessoas use dados pessoais no momento de criar as informações de login.

No entanto, utilizar esse tipo de referência óbvia torna a credencial fraca e evidente, uma vez que podem ser obtidas facilmente nas redes sociais ou outras fontes públicas.

  1. Elaborar senhas complexas

Quanto mais longa e complexa for a credencial, mais difícil será para um invasor conseguir acessar as informações. Sendo assim, o ideal é utilizar ao menos 12 caracteres, combinando letras maiúsculas, minúsculas, caracteres especiais e números.

Outro ponto importante no momento de criar uma senha é evitar sequências óbvias, como números seguidos ou letras que seguem a continuidade do alfabeto, por exemplo.

  1. Atualizar regularmente

É de extrema importância atualizar com frequência a senha, uma vez que essas modificações periódicas reduzem o risco de comprometer as contas.

Logo, a recomendação é de que as informações de acesso sejam alteradas a cada três ou seis meses, a depende da política de segurança de cada empresa.

  1. Ativar a autenticação de dois fatores

Uma forma de manter os dados ainda mais protegidos é acionar a autenticação de dois fatores, ação conhecida também como 2FA.

Isso porque, essa camada adicional de segurança exige um segundo fator de comprovação de acesso, podendo ser o envio de um código por SMS ou em determinado aplicativo.

  1. Utilizar gerenciadores de senhas

Um importante aliado na proteção de dados é o gerenciador de senha, desde que seja um serviço confiável. Geralmente, essas ferramentas criptografam as informações de acesso e as armazenam com mais segurança. Isso permite que existam senhas exclusivas para cada conta, sem a necessidade de que sejam memorizadas.

SOBRE A NETSAFECORP

Com mais de 20 anos de mercado, a NetSafe Corp é especialista em segurança da informação. O seu ideal é oferecer aos clientes as melhores soluções para otimizar seus processos e proteger o bem mais valioso em sua empresa: a informação. Com profissionais habilitados e parceiros preocupados em sempre buscar as melhores soluções, contribuem desde a implementação até a gestão das tecnologias mais adequadas a cada cliente.

Fale conosco nos comentários e diga se curtiu essa novidade e aproveite para ler mais notícias, como nossa lista de smartphones com melhor custo-benefício para você aproveitar e comprar agora, no nosso site.

quer saber os salários de Desenvolvedores de Jogos no Brasil ao Exterior? Veja aí quanto Ganha um Desenvolvedor de Jogos
Já pensou em fazer um jogo de um personagem que você ama? Então, saiba Como Fazer Um Fan Game
Já pensou em como fazer o seu Marketing para Jogos VR/AR? Descubra como
Saiba mais sobre a memória T-Force Vulcan DDR5 e descubra se ela é a ideal para o seu setup
Saiba quais são os melhores Softwares de Animação para Desenvolvedores de Jogos
Veja o que você pode aprender fazendo um curso de modelagem no Blender