Pesquisar
Close this search box.

Segurança Digital: Sua senha pode não ser tão complexa quanto você pensa

Saiba mais sobre a importância de uma senha forte para a sua Segurança Digital

A segurança da informação é uma das maiores preocupações das organizações em meio à crescente das ameaças do mundo digital. Nesse sentido, implementar maneiras de garantir a proteção dos dados é fundamental no meio corporativo, principalmente em relação à criação de senha.
É comum que muitas empresas não deem ênfase no quão importante é abordar esse tema com os colaboradores, uma vez que é necessário o incentivo à geração de dados de login mais robustos e seguros.

Para exemplificar como essa é uma ação necessária, é possível verificar que grande parte dos ataques hackers são originados devido a essa falha de segurança envolvendo a administração de senhas. Segundo o relatório “Workplace Password Malpractice Report”, realizado pela Keeper Security (site oficial), alguns hábitos no ambiente de trabalho deixam os dados das organizações vulneráveis.

Isso porque, conforme o levantamento, é comum observar que diversos colaboradores não agem com muita atenção em relação a essa questão. Sendo assim, 57% dos entrevistados da pesquisa costumam anotar as senhas em bilhetes, 49% salvam as informações em documentos de textos desprotegidos e 62% compartilham suas credenciais por e-mail ou mensagens.

Diante desse cenário, é preciso estabelecer diretrizes que envolvam orientações sobre a criação e gerenciamento de senha dentro da sua empresa para evitar prejuízos ocasionados por ataques.

Importância de possuir uma senha forte e segura

No ambiente empresarial, onde as informações confidenciais e estratégicas são armazenadas, processadas e compartilhadas por toda a rede, a definição de credenciais robustas é essencial para garantir a integridade dos dados.

Portanto, é fundamental que todos os envolvidos entendam que a senha de acesso é a primeira linha defensiva contra ameaças cibernéticas e que elas têm a responsabilidade de proteger as informações corporativas.

Esse é um grande desafio para as organizações, já que há a necessidade de criar meios de atingir e impactar todos os envolvidos. Por isso, os líderes devem desenvolver estratégias para orientar seus colaboradores sobre como uma simples senha pode gerar riscos e violação de segurança.

Sendo assim, a implementação de políticas de segurança é uma das primeiras ações a serem executadas nesse sentido. A sensibilização contínua, por meio de capacitações, treinamentos e campanhas regulares de conscientização são algumas das formas de alcançar o entendimento dos colaboradores.

Como tornar uma senha mais segura?

Em meio a essa situação, a princípio, vale conferir algumas dicas de como gerar uma senha robusta e que dificulte um possível ataque cibernético, bem como mantê-las seguras.

  1. Evitar informações pessoais

É comum que a maioria das pessoas use dados pessoais no momento de criar as informações de login.

No entanto, utilizar esse tipo de referência óbvia torna a credencial fraca e evidente, uma vez que podem ser obtidas facilmente nas redes sociais ou outras fontes públicas.

  1. Elaborar senhas complexas

Quanto mais longa e complexa for a credencial, mais difícil será para um invasor conseguir acessar as informações. Sendo assim, o ideal é utilizar ao menos 12 caracteres, combinando letras maiúsculas, minúsculas, caracteres especiais e números.

Outro ponto importante no momento de criar uma senha é evitar sequências óbvias, como números seguidos ou letras que seguem a continuidade do alfabeto, por exemplo.

  1. Atualizar regularmente

É de extrema importância atualizar com frequência a senha, uma vez que essas modificações periódicas reduzem o risco de comprometer as contas.

Logo, a recomendação é de que as informações de acesso sejam alteradas a cada três ou seis meses, a depende da política de segurança de cada empresa.

  1. Ativar a autenticação de dois fatores

Uma forma de manter os dados ainda mais protegidos é acionar a autenticação de dois fatores, ação conhecida também como 2FA.

Isso porque, essa camada adicional de segurança exige um segundo fator de comprovação de acesso, podendo ser o envio de um código por SMS ou em determinado aplicativo.

  1. Utilizar gerenciadores de senhas

Um importante aliado na proteção de dados é o gerenciador de senha, desde que seja um serviço confiável. Geralmente, essas ferramentas criptografam as informações de acesso e as armazenam com mais segurança. Isso permite que existam senhas exclusivas para cada conta, sem a necessidade de que sejam memorizadas.

SOBRE A NETSAFECORP

Com mais de 20 anos de mercado, a NetSafe Corp é especialista em segurança da informação. O seu ideal é oferecer aos clientes as melhores soluções para otimizar seus processos e proteger o bem mais valioso em sua empresa: a informação. Com profissionais habilitados e parceiros preocupados em sempre buscar as melhores soluções, contribuem desde a implementação até a gestão das tecnologias mais adequadas a cada cliente.

Fale conosco nos comentários e diga se curtiu essa novidade e aproveite para ler mais notícias, como nossa lista de smartphones com melhor custo-benefício para você aproveitar e comprar agora, no nosso site.

BioWare abraça suas raízes narrativas em um RPG single player; Assista uma emocionante sequência de gameplay estendida que prepara a história e os desafios
TEAMGROUP na Computex 2024 apresenta novos produtos com o lema: "Elevate Gaming . Empower AI"
Saiba se vale a pena jogar Fabledom
Quer dar vida aos seus modelos 3D com texturas impressionantes? Continue lendo para aprender tudo sobre o processo de mapeamento UV do Blender!
Saiba mais sobre a espetacular memória RAM DELTA TUF RGB DDR5