Pesquisar
Close this search box.

Filmes de Luta para Quem é Fã de Mortal Kombat

Quer entrar no clima do novo filme de Mortal Kombat com alguns bons filmes de luta? então veja a nossa lista

A sempre popular e ultraviolenta série de jogos de luta Mortal Kombat vem tendo uma excelente fase desde que abandonou a confusa linha do tempo que envolvia até mesmo uma interação canônica com os personagens da DC Comics e reiniciou sua história com o reboot de 2011.

Desde o retorno a suas raízes mais sangrentas em vez de coisinhas bobas como corrida de kart, o abandono de mecânicas complicadas como a criação do seu fatality, esquecimento de personagens irrelevantes como Mokap, Jarek e Hsu Hao, e a inclusão de dezenas de lutadores interessantes, como Spawn, Rambo e o Exterminador parece que o jogo voltou aos trilhos.

Devido a isso o lançamento de Mortal Kombat 1 (site oficial) merece sua atenção, principalmente se você é um jogador das muito antigas, quando o game era baseado nos filmes do astro Jean Claude Van Danme, (que finalmente estará no jogo).

Então, devido a isso, vamos fazer uma lista de filmes de luta que você deve assistir para entrar no hype de Mortal Kombat 1 que, além de legais e cheios de pancadaria e sangue, vão te colocar no clima para mais uma vez berrar ‘MORTAL KOMBAT’ com a mesma força que você fez em 1993 e, se você ficar com dúvidas, é só deixar nos comentários.

O Grande Dragão Branco

Não dá pra começar uam lista dessas sem falar de ‘O Grande Dragão Branco’ de 1988, estrelado por Van Danme, já que Mortal Kombat é totalmente baseado nesse longa. Na verdade, Mortal Kombat seria a adaptação desde filme para os vídeogames, com Van Danme como protagonista. Infelizmente (ou felizmente) por conflito de agenda, interesses financeiros ou qualquer outra coisa similar, acabou não acontecendo e Van Danme virou Johnny Cage e o “Kumitê” se tornou o Mortal Kombat.

Mas e o filme? No filme, que diz ser baseado numa história real do lutador e coreografo de lutas Frank Dux, um torneio secreto é organizado regularmente em uma ilha secreta para definir quem é o maior lutador do mundo e reúne pessoas de todo o mundo. Quando o lutador de boxe norte-americano fica impossibilitado de lutar, ele é substituído por um jovem artista marcial da sua comitiva. O que eles não sabem é que esse jovem e seus dois estranhos assistentes estão ali apenas para roubar o prêmio do torneio, um gigantesco dragão de ouro.

Algumas coisas legais desse filme é que ele gerou frases icônicas como “Muito bom, mas tijolo não revida” e também tem até um lutador de capoeira, que representa o Brasil. E, para quem não sabe, o espacate seguido de um soco nas partes baixas de Johnny Cage saiu diretamente desse filme.

CURTIU? QUER MAIS CONTEÚDOS COMO ESSE? DEIXE SEU NOME E EMAIL E RECEBA MAIS MATÉRIAS COMO ESSA

Operação Dragão

Falando sobre as inspirações de Mortal Kombat sem citar o maior lutador de artes marciais de todos os tempo, Bruce Lee. Uma clara inspiração para o personagem Liu Kang, fica tão óbvio que o “pequeno dragão” é a inspiração para Liu Kang quanto Johnny Cage é baseado em Van Danme. E umdos filmes de maior sucesso de Lee também se tornou uma das principais fontes de inspiração dos criadores, Ed Boon e John Tobias.

Este filme foi o projeto mais ambicioso de Bruce Lee até então em sua carreira: ele alterou bastante o roteiro inicial, escreveu e ensaiou até à exaustão todas as coreografias das lutas, além de introduzir nos textos alguns aspectos de sua filosofia própria. No filme, Lee vai para um torneio secreto em uma ilha atrás de um chefão do crime e em busca de vingança contra o assassino de sua irmã. Este é outro daqueles filmes que, se você procurar, deve achar completo no Youtube.

Esporte Sangrento

Com esse nome, fica fácil saber o porque ele está aqui. A sinopse oficial diz que um ex-boina verde interpretado por Mark Dacascos tem que treinar um grupo de adolescentes rebeldes e ensinar disciplina a eles e ele faz isso através do ensino da capoeira.

Parece uma ótima ideia ensinar um bando de delinquentes a como bater nos outros de forma mais eficiente, não é? O problema é que há um chefão do tráfico, que por acaso também é um mestre em capoeira, que não está tão afim de perder clientes de forma tão fácil.

As cenas de luta são muito bacanas e bem violentas, no melhor estilo Mortal Kombat, e por ser um filme antigo, você o encontra facilmente para ver completo no Youtube. Se quiser ver em alta definição ou remasterizado, talvez seja necessário correr atrás de um DVD ou Blu-Ray ou ter uma conta no Amazon Prime Vídeo. Mas vale a pena ver o Brasil representado em um filme de Hollywood através da nossa arte marcial.

Os Aventureiros do Bairro Proibido

O filme cult de artes marciais de John Carpenter, “Big Trouble in Little China”, foi claramente uma grande inspiração para os criadores de Mortal Kombat, Ed Boon e John Tobias. Lo Pan foi claramente a base para nomes como Shang Tsung e a ideia de um deus controlando raios foi a inspiração para Raiden.

Estrelado por Kurt Russell, este filme é sobre um motorista de caminhão que é pego por uma antiga maldição graças a um feiticeiro no bairro de Chinatown que busca uma “noiva de olhos azuis”. É uma desconstrução perfeita do filme de artes marciais e representa perfeitamente como os americanos adoram encarar a mídia asiática sem o devido respeito, como fica evidente pela completa falta de autoconsciência e a graça de Jack Burton (Russell). Às vezes, você só precisa dizer “mas que po*** tá acontecendo?” e rir um pouco de tanta cenas toscas. Você também acha ele fácil na Prime Vídeo e no Youtube de graça.

Mortal Kombat (1995)

Embora o longa Mortal Kombat de 2021 tenha tentado ser uma adaptação mais fiel e cheia de efeitos computadorizados modernos, algumas coisas claramente não funcionaram, como a inclusão daquele personagem exclusivo do filme como protagonista e descendente do Scorpion. Não, realmente esse filme acabou se tornando uma das coisas que queremos esquecer, como praticamente tudo durante o período da pandemia.

Mas sabe o que não é esquecível? Aquele filme de Mortal Kombat dos anos 90, cheio de efeitos práticos que hoje seriam toscos, mas que faz justiça ao jogo de 1993 e apresentou uma das mais fiéis adaptações de jogos de todos os tempos. No filme, Raiden (interpretado por Christopher Lambert da série de filmes Highlander), convoca os lutadores do plano terreno Liu Kang (Robin Shou), Johnny Cage (Linden Ashby) e Sonya Blade (Bridgette Wilson) vão para a ilha secreta de Shang Tsung (Cary-Hiroyuki Tagawa) defender o plano terreno da invasão de Outworld. Para isso, eles precisam vencer o torneio Mortal Kombat.

Curiosidade: O ator Cary-Hiroyuki Tagawa retornou ao papel de Shang Tsung no jogo Mortal Kombat 11. Assim como Christopher Lambert que virou uma skin para o Raiden. E antes de mais nada… não veja as sequências.

Kill Bill: Volume 1

Dá para falar de filmes de luta, violentos e sangrento sem mencionar Kill Bill? Eu acho que não. A cena da Noiva, Beatrix Kiddo (Uma Thurman) nesse longa de Quentin Tarantino, passando a espada Hattori Hanzo, nos 88 Loucos, seguindo para uma luta contra a maníaca Gogo Yubari (Chiaki Kuriyama) e finalizando sua vingança em uma luta na neve contra O-Ren Oshii (Lucy Liu), é bonito, sangrento e poético, tudo ao mesmo tempo.

No longa, Beatrix, uma ex-membro de uma gangue de assassinos, é traída por seu chefe, Bill (David Carradine, da série dos anos 70 ‘Kung Fu’) e deixada em coma após tomar um tiro na cabeça. Quando desperta, ela faz uma lista de nomes envolvidos em sua tentativa de assassinato e sai em busca de vingança, um a um, até chegar ao seu objetivo final: Matar Bill! Depois de ver esse filme, você me diz se a Noiva deveria ou não ter um lugar entre os lutadores de Mortal Kombat.

Invencível

Sabemos que o Omniman está chegando ao Mortal Kombat 1 como um lutador convidado e, se você não conhece o personagem, está na hora de sentar e assistir a série Invencível que está na Prime Vídeo. A série é violenta e sangrenta como toda a série Mortal Kombat e não é estranho pensar que o personagem esteja na lista de lutadores convidados.

Mas, qual é a da série? Mark Grayson (voz de Steven Yeun) é um jovem super-herói, o Invencível, filho do maior herói de todos os tempos, o Omniman (voz de J.K. Simmons), e está aprendendo a lidar com seus super-poderes e entendendo seu papel naquele mundo. Mas, quando seu próprio pai, um alienígena da raça dos viltromitas, finalmente se revela como um conquistador de mundos, ele terá que ser a última barreira entre o poderoso alien e o nosso mundo.

A série é cheia de violência e sangue (até a abertura fica cada vez mais ensanguentada conforme passam os episódios) e a pandaria come solta com um Superman sem freios morais. Inclusive a cena acima é exatamente a forma com que ‘Batman V Superman’ deveria ter acabado.

The Boys

Como o Capitão Pátria é outro dos convidados de Mortal Kombat 1, também é interessante você conhecer a origem do personagem, caso ainda não tenha visto a série de sucesso na Prime Vídeo.

O Capitão Pátria também é bastante violento, não só em seus métodos de combate ao crime e aos vilões, mas também só porque ele pode. Afinal, ele é basicamente um Superman, mas sem nenhum escrúpulo. Assim como o Omniman.

No mundo de The Boys, pessoas nascem com superpoderes e se tornam super-heróis para proteger o mundo. E, entre eles, o maior de todos é o Capitão Pátria (Antony Starr), o líder dos Sete, a “liga da justiça” que luta contra o mal. Contudo, nada é exatamente o que parece e Billy Bruto (Karl Urban) tem como missão pessoal destruir o Capitão e tudo o que ele representa, junto com um bando de pessoas sem poderes que foram, de alguma forma, prejudicados pelos supers.

Filmes do John Wick

Vamos falar a verdade: Faz tempo que não tínhamos filmes de ação que realmente empolgavam e mostravam todas as cenas violentas e de luta de uma forma minimamente compreensível. Hollywood entrou em uma moda de filmar todas as cenas de ação no escuro, de longe ou com uma câmera tremida e um monte de cortes, ao ponto de uma simples cena de pular uma cerca no filme Busca Implacável ter cerca de 20 cortes!

https://www.youtube.com/watch?v=ksqTmkyW0f4

Mas quando os dublês e diretores Chad Stahalski, David Leitch e Derek Kolstad chegram com a sua série de filmes sobre um ex-hitman temido por todos que apenas queria viver sua vida tranquila com sua esposa e um mafioso inconsequente roubou o carro e matou o cachorro de John “Baba Yaga” Wick, nem a vida dos criminosos e nem a nossa foi a mesma. Vamos falar a real: John Wick é, atualmente, a melhor série de filmes de ação dos últimos tempos e chegou a um fim digno com o lançamento de John Wick: Chapter 4, mas continuará com o lançamento de “Continental: O mundo de John Wick”.

Se você não viu nenhum dos filmes, reserve um tempo para vê-los. Garanto que não vai se arrepender! E, só para você ter uma ideia, veja se essa cena dele matando um cara com um LIVRO não é digna de um fatality!

OldBoy

Nem pense na terrível adaptação norte-americana estrelada por Josh Brolin (o Thanos dos filmes dos Vingadores) desse clássico de ação oriental. Aqui estamos falando de um fime de luta e violência como não viamos a muito tempo, com um cara arrancando os dentes do outro com um martelo! E, não, não é na base da martelada, e sim com aquele outro lado? Aquele de tirar os pregos!

Mas, se vamos falar do longa, nada supera a cena do corredor. Todo filme de ação que já fez uma cena de luta no corredor está fazendo isso em homenagem a Oldboy. E por uma boa razão – é o criador deste estilo de combate e a forma como é filmado o torna instantaneamente reconhecível sempre que outros filmes o tentam. Com um martelo na mão, Oh Dae-su (interpretado por Choi Min-sik) surpreendentemente sai por cima em um corredor cheio de bandidos armados. A sensação visceral de tudo isso e o fato de Dae-su continuar lutando mesmo depois de ser esfaqueado, socado, chutado, derrubado e ferrado dão um ponto extra ao “cool factor” do longa. Também vemos uam cena igual no jogo Sifu.

FAQ Rápido sobre Filmes de Luta

Que filmes inspiraram Mortal Kombat?

Liu Kang e o torneio de Mortal Kombat foram baseados em Bruce Lee e retirados do cenário do torneio Operação Dragão. Aventureiros do Bairro Proibido serviu de inspiração para Mortal Kombat.

Existe um filme oficial de Mortal Kombat?

Sim, existe um filme oficial de Mortal Kombat lançado em 1995, chamado “Mortal Kombat: O Filme.” Ele foi seguido por uma sequência, “Mortal Kombat: Aniquilação,” em 1997. Ambos os filmes são baseados nos jogos e apresentam muitos personagens icônicos do universo de Mortal Kombat.

Quais são alguns filmes de luta recomendados para fãs de Mortal Kombat?

Alguns filmes de luta recomendados para fãs de Mortal Kombat incluem “Operação Dragão,” “Street Fighter: A Última Batalha,” “Tekken” e “Dead or Alive: A Vingança.” Esses filmes apresentam lutas espetaculares e personagens carismáticos, semelhantes ao jogo.

Além dos filmes, existem séries de TV relacionadas a Mortal Kombat?

Sim, há uma série animada chamada “Mortal Kombat: Defenders of the Realm” que foi ao ar em 1996. Também existe uma série web chamada “Mortal Kombat: Legacy,” que ganhou popularidade por explorar a história de diversos personagens da franquia.

Fale conosco nos comentários e diga oque achou dessa matéria e aproveite para ler mais notícias e matérias, como por exemplo, sobre os melhores jogos da franquia Dead or Alive, no nosso site.

BioWare abraça suas raízes narrativas em um RPG single player; Assista uma emocionante sequência de gameplay estendida que prepara a história e os desafios
TEAMGROUP na Computex 2024 apresenta novos produtos com o lema: "Elevate Gaming . Empower AI"
Saiba se vale a pena jogar Fabledom
Quer dar vida aos seus modelos 3D com texturas impressionantes? Continue lendo para aprender tudo sobre o processo de mapeamento UV do Blender!
Saiba mais sobre a espetacular memória RAM DELTA TUF RGB DDR5