Pesquisar
Close this search box.

Scooby-Doo: História do Desenho Animado e seus Principais Personagens

Conhece a origem e os personagens do desenho do Scooby-Doo? Então saiba tudo sobre ele aqui

Claro que todo mundo conhece, ou, pelo menos, já ouviu falar, do desenho do Scooby-Doo. Um desenho sobre um grupo de adolescentes (ou “garotos enxeridos”) que resolvem mistérios junto com seu enorme Dogue Alemão enquanto dirigem um furgão verde que parece nunca ter saído dos anos 60. Se você conhece esse grupo, então deve saber que houve algumas versões diferentes desses personagens clássicos desde que foram criados pela primeira vez em 1969 pelo estúdio Hanna-Barbera e que hoje está sobre o guarda-chuva dos estúdios Warner Bros.

Como parte da programação de desenhos animados das manhãs de sábado nos Estados Unidos, os espectadores se juntaram ao desajeitado e hilário cachorro Scooby-Doo enquanto ele se aventurava com Norville “Salsicha” Rogers, Fred Jones, Daphne Blake e Velma Dinkley para resolver mistérios estranhos e, às vezes, sobrenaturais. A franquia só cresceu a partir daí e, mais de 50 anos depois, ainda está forte. Nesse ritmo, a Máquina do Mistério será uma parte fundamental da cultura pop infantil para as próximas gerações.

Mas qual versão de Scooby-Doo na televisão é a melhor? E qual é o pior? Depois de tantos anos, houveram 13 versões para a TV de Scooby-Doo (embora esse número possa variar um pouco dependendo do que você considera uma série completa), com alguns sendo adições fantásticas e originais à série de longa duração, enquanto outros nem tanto. Você conhece todas essas versões? Conhece a história da turma da Mistério S.A? Conhece seus personagens? Então, vamos falar um pouco sobre esses personagens, suas versões e mais. Se você ficar com alguma dúvida ou tiver sugestões, é só deixar aí nos comentários!

A Origem do Desenho do Scooby-Doo

Scooby-Doo é uma série de desenho animado norte-americano que apresenta as aventuras de Scooby-Doo, um Dogue Alemão falante e seus companheiros adolescentes que resolvem mistérios. A série original de desenhos animados baseada em Scooby-Doo, “Scooby-Doo – Cadê Você?” (1969-70), estabeleceu o modelo básico para mais de 30 anos de histórias criadas pelo estúdio Hanna-Barbera:

– um grupo que é formado principalmente por um casal de jovens “padrão”, com Fred e Daphne, Josie e Alan em “Josie e as Gatinhas” ou Biff e Leila em “Tutubarão”.

– um casal de jovens “esquisitos” de alguma forma, como Salsicha e Velma, Bolha e Linguiça em “Tutubarão” ou Tinker em “Speedy Buggy”.

– Um mascote que fala como o Scooby-Doo, o Tutubarão ou o Speedy Buggy.

Os desenhos da hanna-barbera
Os Desenhos da Hanna-Barbera

O seu cachorro – covarde e guloso, mas bem-humorado – viaja pelos Estados Unidos em uma van chamada “Mystery Machine” (aqui “Máquina do Mistério”) com quatro jovens amigos, a Mystery, Inc. (ou “Mistério S.A”). A gangue é formada pelo magrelo Norville “Shaggy” Rogers (nos EUA ele foi dublado, na maior parte da série, pelo DJ Casey Kasem, apresentador de longa data do programa de música “American Top 40”), o astuto líder de grupo Freddie “Fred” Jones, a bela mas “propensa a dama em perigo” Daphne Blake e a inteligente e muito míope Velma Dinkley.

Mais tarde o grupo se juntou ao sobrinho impetuoso de Scooby, Scrappy-Doo (ou Scooby Loo no Brasil).

Scooby e seu dono, Salsicha geralmente tinham medo de suas próprias sombras, mas, sempre motivados por uma fome insaciável, colocavam-se em perigo, desde que fossem compensados com Scooby Snacks. Em todos os lugares que foram, o quinteto encontrou algum mistério com uma origem aparentemente sobrenatural – frequentemente um monstro. Após a investigação dos detetives amadores, no entanto, o mistério provou ter uma origem humana, e os episódios invariavelmente terminavam com os malfeitores convencidos de que teriam escapado com seu engano nefasto “se não fosse por essas crianças intrometidas”

A série foi concebida pelo executivo de televisão da CBS, Fred Silverman, que estava tentando desviar a programação infantil de sua rede de TV da violência (muitas vezes condenada) de desenhos de ação e de super-heróis e focar em direção ao humor. A equipe criativa de Joe Ruby e Ken Spears desenvolveu a série, que estreou em 1969 e rapidamente alcançou grande sucesso. A fórmula do programa se prestava a variações aparentemente infinitas, e novos episódios de Scooby-Doo foram produzidos sob diferentes títulos de séries no início dos anos 80.

Uma série de spin-offs e reimaginações se seguiram no final dos anos 80 e início dos anos 90, incluindo “Um Filhote Chamado Scooby-Doo” (1988–91), apresentando versões mais jovens dos personagens principais e a fórmula original foi revivida em 2002 com a nova série “O que Há de Novo, Scooby-Doo?”. Naquele ano, a turma também fez sua estreia no cinema com o primeiro filme live-action, com um Scooby-Doo feito por computador.

Ver desenhos é muito legal, assistir aos clássicos, sejam longas ou curtas-metragens, novos ou antigos, é muito legal. Mas, tão legal quanto ver desenhos é criar seus próprios desenhos, personagens ou histórias. E, ao contrário do que muita gente acredita, aprender a desenhar não é algo que requer talento ou dom. Desenhar é algo que qualquer um pode fazer com a orientação certa e treinamento. Então, se você quiser aprender como criar personagens, roteiros e desenhar, temos um conteúdo especial que vai ajudar você a sair dos bonecos de palito e chegar ao nível profissional. Só clicar e começar a desenhar!

As séries de Scooby-Doo

Ao longo dos 50 anos, foram produzidas cerca de 13 séries (e duas em produção) com a turma da Mistério S.A, mas, em nem todas, os personagens apareciam. Apenas Scooby e Salsicha são presença obrigatória em qualquer encarnação do clássico (pelo menos, até a estreia de “Velma”). Assim como muitos desenhos dos anos 70/80, as exibições de Scooby-Doo eram bagunçadas e as séries se misturavam como se fosse uma coisa só, gerando dúvidas de por que um personagem sumiu ou quem era aquele personagem que surgiu do nada. Vamos ver o que eles andaram fazendo todos esses anos e falar um pouco sobre cada uma das versões que já foi lançada da animação.

Scooby-Doo, Cadê Você? (1969-1971)

A série original e talvez mais amada foi criada quando Hanna-Barbera estava procurando um programa de televisão mais saudável e menos intenso do que seus desenhos de super-heróis anteriores. Cada episódio de Scooby-Doo tinha a mesma estrutura, que se tornou popular e familiar para os jovens espectadores. Havia também muito humor pastelão complementado por Salsicha e Scooby.

Depois de perseguir (e ser perseguido) por um tempo, a gangue sempre resolveria o mistério revelando a verdadeira identidade do monstro ou fantasma; geralmente, uma pessoa mais velha rabugenta explorando uma lenda local para encobrir um crime ou conseguir dinheiro. Scooby-Doo, Cadê Você? rapidamente decolou e, depois de apenas alguns anos, a Hanna-Barbera precisaria aumentar a franquia para satisfazer o público que não se cansava de Scooby-Doo e sua turma.

Os Novos Filmes de Scooby-Doo (1972-1973)

Esta não era uma série de filmes, mas sim uma série de episódios de uma hora que vieram depois da série original. Esses episódios sempre tinham alguma estrela convidada e apresentariam heróis familiares como Batman e Robin, junto com os Harlem Globetrotters (um grupo de jogadores de basquete norte-americanos), Gordo e o Magro e muitos outros. Esta série foi outro sucesso e durou até meados do fim de 73 e começo de 74. Depois disso, reprises de Scooby-Doo, Cadê você? iriam ao ar até que a franquia mudou da CBS para a ABC em 1976.

O Show do Scooby-Doo (1976-1978)

Este programa passou por mudanças anuais de formato e muitas vezes foi emparelhado com o programa do Bionicão para criar a “Hora do Scooby-Doo/Dinamite – O Bionicão”, que era, na verdade, um super-herói cão mecânico companheiro de outro super-herói da Hanna-Barbera chamado Falcão Azul.

Juntamente com vários episódios de crossover entre esse desenho e o Scooby-Doo e Os Ho-Ho-Límpicos, também houve novos episódios de Scooby-Doo com o formato antigo, que apresentavam novos personagens, como o primo de Scooby-Doo, o Scooby-Dum.

Scooby-Doo e Os Ho-Ho-Límpicos (1977-1979)

O título por si só é um exemplo perfeito do fato de que Hanna-Barbera estava se esforçando ao máximo para espremer a franquia Scooby-Doo. Embora, a série tenha um conceito básico onde mais de quarenta personagens de todas as franquias da Hanna-Barbera se cruzam para uma paródia das Olimpíadas. A segunda temporada seria renomeada para “Todas as Estrelas Scooby” até seu cancelamento. No entanto, parece que Hanna-Barbera não aceitou a derrota, então eles decidiram dar a Scooby um ajudante.

Scooby-Doo e Scooby Loo (1979-1980)

Este desenho introduziu outro personagem bem conhecido na franquia; O sobrinho comicamente minúsculo e durão de Scooby, Scooby Loo. Um personagem que foi tão desprezado pela base de fãs que foi até criticado pelos cineastas no primeiro filme live-action. Ao contrário de seu tio, Loo é corajoso, mal-humorado e ansioso para ajudar a turma a resolver mistérios, às vezes entrando de cabeça no perigo enquanto berra frases de efeito. Apesar disso, a adição de Loo o levou a ficar com seu tio por um tempo.

O Novo Show do Scooby-Doo e Scooby Loo (1980-1982)

https://www.youtube.com/watch?v=JFYqUvel6rI

Em 1983, está nova série foi ao ar por uma temporada, antes de seu nome ser mudado para “Os Novos Mistérios de Scooby-Doo”. Esta versão do desenho teve o retorno de Daphne Blake na primeira temporada. Enquanto isso, Fred e Velma teriam que esperar até a segunda temporada para seu retorno. Esta série também marcou pelo fim do uso da trilha de risadas nas piadas, algo que os fãs nunca gostaram.

Os 13 Fantasmas de Scooby-Doo (1983-1984)

Esta foi a sétima encarnação de Hanna-Barbera da franquia Scooby-Doo, com Scooby Loo, uma Daphne muito diferente, Salsicha vestindo uma camisa vermelha e, claro, Scooby, mas também introduziu alguns novos personagens. Isso incluía Flim Flam, um menino aventureiro que conseguia sair de qualquer situação complicada.

Vincent Van Ghoul, um mágico, também se junta à pequena gangue de personagens regulares para ajudar a devolver 13 fantasmas ao Baú dos Demônios. A coisa famosa sobre Van Ghoul é que ele foi dublado pelo lendário ícone do terror Vincent Price. Esta foi a primeira vez na franquia Scooby-Doo que fantasmas reais foram introduzidos.

O Pequeno Scooby-Doo (1988-1991)

Essa é outra série bem conhecida que leva o público de volta aos primeiros dias de Fred, Daphne, Velma, Salsicha e Scooby quando crianças e um filhote. Esta série foi única na forma como se desviou do estilo tradicional de animação e apresentou um estilo de animação mais suave, fofo e engraçado. O desenho em si também foi mais pateta e doido do que a série anterior, com menos sustos e mais risadas. O Pequeno Scooby-Doo entreteve o público com sucesso até 1991, quando as reprises de desenhos mais antigos foram retomadas.

O Que Há de Novo, Scooby-Doo? (2002-2006)

Após o hiato que começou em 1991, pelo menos quando se tratava de séries de TV, a Warner Brothers voltou com Scooby-Doo com uma nova série apropriadamente chamada O Que Há de Novo, Scooby-Doo? Esta série seguiu uma direção completamente diferente de seu antecessor, com uma visão moderna e mais realista de Scooby-Doo e sua turma. Acabaram-se os efeitos sonoros de desenho animado da Hanna-Barbera do passado, incluindo a trilha de risadas. Ao mesmo tempo, no entanto, esta série voltou às suas raízes com a gangue encontrando vilões em disfarces e fantasias, em vez de monstros e fantasmas reais.

Salsicha e Scooby Atrás das Pistas (2006-2008)

Esta série entrou no ar em 2006 e focava principalmente em Scooby e Salsicha. Na série, Salsicha tem um tio ridiculamente rico chamado Albert Shaggleford que desaparece misteriosamente: deixando Salsicha uma grande casa e herança.

Shaggleford também é um inventor e é revelado que ele desapareceu para evitar o antagonista, Dr. Phibes, pegasse suas invenções. O vilão tenta roubar as ideias de Shaggleford e dominar o mundo, forçando Scooby e Salsicha a trabalharem juntos para detê-lo. Esta é a série visualmente mais original em termos de animação.

Scooby-Doo! Mistério S/A (2010-2013)

Scooby-Doo! Mistério S/A leva o público de volta à cidade natal da gangue, onde eles resolvem mistérios como de costume. Mas a série traz muitas mudanças para a franquia. Este desenho do Scooby-Doo é serializado; em vez de cada episódio ser uma história aleatória, os eventos de um episódio continuam e continuam para o próximo.

Outra coisa que diferencia a esse desenho da série Scooby-Doo anterior é seu tom mais sério. Ele explora alguns conceitos mais sombrios e até mesmo algum drama de relacionamento entre os personagens (incluindo a sexualidade de Velma). Esses elementos diferenciam a Mistério S/A do resto e é por isso que ela é lembrada com tanto carinho pelos fãs.

2015 viu a ascensão de Que Legal, Scooby-Doo!, que segue a turma comemorando seu último verão juntos depois de se formar no ensino médio. Eles decidem embarcar em uma aventura de férias de verão, durante a qual encontram vários monstros e fantasmas, resolvem mistérios e salvam o dia.

Esta série é mais um retorno ao desenho original de 1969, com um tom mais alegre, cômico e divertido do que a anterior. Infelizmente, não recebeu a mesma quantidade de sucesso e durou apenas duas temporadas.

Scooby-Doo e Convidados (2019-2021)

https://www.youtube.com/watch?v=YfUyloTjl3o

A série atualmente em exibição da franquia, Scooby-Doo e Convidados é como uma releitura moderna dos Novos Filmes do Scooby-Doo. Celebridades e personagens famosos, cantores Sia ou “Weird Al” Yankovic, e personagens da Warner, como Batman e Mulher-Maravilha, aparecem em muitos episódios, e esta série se apoia fortemente nas raízes de comédia da franquia. Mesmo depois de mais de cinco décadas, a marca Scooby-Doo ainda está forte.

Velma (sem previsão de Estreia)

Esta série promete uma abordagem muito mais adulta e séria da franquia, conforme revelado pela única imagem até agora revelada.

Nudez, sangue e uma Velma de uma etnia diferente da conhecida por nós todos esses anos são alguns dos elementos que podemos esperar nessa nova animação.

Velma
Velma

A série será focada em Velma (que será dublada por Mindy Kaling, conhecida por seu papel como Kelly Kapoor em The Office) resolvendo mistérios e, até o momento, não sabemos se os outros membros da Mistério S.A. estarão presentes.

Scooby-Doo! E os Filhotes do Mistério (2024-)

Scooby-doo! E os filhotes do mistério
Scooby-Doo! E os Filhotes do Mistério

Outra série que está em produção e, até o momento, só tem uma imagem revelada. Esta série será muito mais voltada ao público infantil e apresentará uma versão da turma em que todos são filhotes de cães. A série terá uma pegada de Patrulha Canina e incorporará o bloco pré-escolar do canal Cartoonito em 2024. A sinopse diz:

Como conselheiros em um acampamento à beira do lago, Scooby e Salsicha não sabem muito sobre canoas ou arco e flecha, mas sabem como resolver um mistério! Em um verão cheio de caminhadas pela natureza, passeios de rafting e histórias de fantasmas à beira da fogueira, a dupla pateta de bom coração pode compartilhar seu amor por perseguir pistas com três filhotes campistas destinados a se tornar sua própria versão pré-escolar da Mistério S.A.

Apresentando mistérios mais excêntricos do que assustadores, Scooby-Doo! E os Filhotes do Mistério ensinam crianças em idade pré-escolar sobre a curiosidade e a alegria da descoberta. O show vai incentivar o público a resolver pistas ao lado do trio colaborativo de filhotes, exemplificando o quanto pode ser feito com os amigos ao seu lado.”

Agora, já imaginou você mesmo desenhando e colorindo como um profissional? Já imaginou criar seus próprios personagens e, quem sabe, até tornar isso uma fonte de renda? Tem muita gente que criar tirinhas e histórias na internet ganhando dinheiro e você pode fazer isso também! Você não precisa de talento ou dom, e sim só da orientação certa! Quer começar a aprender a desenhar? Então, temos um conteúdo especial que vai te ajudar a aprender a desenhar do zero e chegar ao nível dos melhores profissionais!

Principais Personagens dos Desenhos do Scooby-Doo

Ao longo destes 50 anos, Scooby-Doo teve uma série de personagens que são reconhecidos em qualquer lugar do mundo e alguns outros que ficaram para trás quando suas séries terminaram e, alguns (um em específico) muita gente prefere esquecer. Vamos falar um pouco sobre eles:

Freddie jones, daphne blake, schubert doo, velma dinkley e norville rogers
Freddie Jones, Daphne Blake, Schubert Doo, Velma Dinkley e Norville Rogers

Schubert “Scooby” Doo

Este adorável e covarde Dogue Alemão é a estrela do desenho. Ele esteve em inúmeras aventuras de arrepiar os cabelos ao longo das décadas, mas apesar de seus muitos encontros com fantasmas e monstros, ele ainda treme de terror sempre que um chega perto demais. Mas, felizmente, ele tem seu fiel melhor amigo Salsicha e o resto da turma para apoiá-lo. Ele preferia mastigar alguns Scooby Snacks e saindo com seus amigos em algum lugar quente e seguro do que perseguindo o perigo, no entanto, de alguma forma, ele sempre acaba pegando o vilão e resolvendo o mistério.

Norville “Salsicha” Rogers

Ele é o dono e melhor amigo de longa data de Scooby-Doo. Ele é tão covarde quanto seu companheiro canino e muitas vezes pode ser encontrado correndo na direção oposta sempre que o perigo chega. Salsicha é retratado com um estilo hippie um tanto estereotipado, e ele também é o membro mais preguiçoso da gangue. Assim como Scooby, ele prefere comer uns lanches a perseguir bandidos disfarçados de monstros. Mas, apesar de suas falhas, Salsicha é um amigo leal e um membro amado e insubstituível da gangue.

Freddie “Fred” Jones

Fred, é o chefe do grupo, famoso por seu bordão de longa data: “Vamos nos separar e procurar umas pistas!”. Sua atitude equilibrada e habilidades de rastreamento superiores o tornam um grande líder, mas ele não é de forma alguma o cérebro dessa equipe. À medida que a série avança, Fred desenvolve um relacionamento romântico com sua colega de equipe, Daphne. A dupla muitas vezes se separa do grupo para assumir os aspectos mais desafiadores de suas missões assustadoras (geralmente deixando Scooby e Salsicha para fazer a parte de isca do monstro).

Daphne Blake

A adorável e propensa ao perigo Daphne Blake é outro membro original gangue. Com seus cabelos ruivos e vestido roxo da moda a sua natureza entusiasmada, intuição aguçada e tendência a tirar objetos estranhos, mas úteis de sua bolsa, significa que ela ajudou seus amigos em muitas situações ao longo dos anos. Mas apesar de seus pontos fortes, ela também é desajeitada e frequentemente sequestrada por bandidos, apenas para ser salva por seus amigos de confiança (aspecto que mudou muito ao longo dos anos). Daphne sempre teve um fraquinho por Fred, e ao longo da série, seu relacionamento se desenvolve, e o par eventualmente começa a namorar.

Velma Dinkley

Velma é o cérebro da gangue e, geralmente, quem descobre a solução dos mistérios. Ela adora ler e é altamente conhecedora de uma série de assuntos, o que é muito útil para pegar bandidos e ajudar seus amigos a escapar de situações complicadas. A inteligência superior de Velma significa que ela geralmente é a primeira a resolver o mistério, mas ela tem uma fraqueza que às vezes a retarda. Ela não pode ver nada sem seus óculos de aros grossos, e eles geralmente caem nos momentos mais inoportunos, como quando ela está fugindo de monstros e vilões. Ela também é a primeira personagem LGBT que apareceu na franquia nestes 50 anos.

Personagens Coadjuvantes

Estes são conhecidos do público, mas não fazem parte do grupo original. Apesar de nos, brasileiros, muitas vezes nem sabermos quais foram os programas exatos em que um personagem entrou ou saiu da trama (já que os desenhos eram exibidos sem ordem ou sequência). Vamos falar sobre os mais importantes que passaram pela gangue ao longo dos anos. Se faltou algum que você gosta, então, deixe um comentário.

Scooby Loo

Scooby loo
Scooby Loo

Ele é sobrinho de Scooby, mas apesar de serem parentes, suas personalidades não poderiam ser mais diferentes. Loo é famoso por ser corajoso, tanto que sua bravura muitas vezes coloca ele e o resto da gangue em apuros. A famosa marca registrada dele é a frase “Deixe-me pegá-lo!”, que ele muitas vezes grita quando vê o vilão que eles estão perseguindo. Em algumas encarnações da franquia Scooby-Doo, Loo é retratado como um jovem superanimado, mas adorável. Mas em outros, ele é considerado chato, tanto pelo público quanto pelo resto da equipe.

Flim Flam McScam

Este é outro personagem coadjuvante que aparece em Os 13 Fantasmas de Scooby-Doo. Embora pareça infantil, Flim Flam é tudo menos inocente, e ele rapidamente prova ser um vigarista notório em quem não se pode confiar. Ainda assim, sua mente astuta e natureza manipuladora significam que ele muitas vezes consegue o que quer. Flim Flam reapareceu em séries mais modernas, como um rapaz adulto, junto com Vicent. Já em Mistério S/A é dito que Flim Flam pegou 25 anos de cadeia.

Flim flam
Flim Flam

Vincent Van Ghoul

Vincent van ghoul
Vincent Van Ghoul

Outro que entra na franquia Scooby-Doo em Os 13 Fantasmas de Scooby-Doo. Van Ghoul não é estranho ao reino sobrenatural; na verdade, ele é um dos bruxos mais poderosos do mundo. Mas seu relacionamento com a gangue não começa bem quando vários membros da equipe da Mistério S.A. chegam à sua imponente mansão depois que o avião deles caiu nas proximidades.

Scooby e Salsicha abrem descuidadamente um velho baú, em seu jeito desajeitado de sempre, liberando involuntariamente treze fantasmas aterrorizantes mantidos em cativeiro dentro. Naturalmente, Van Ghoul está furioso, mas apesar de seu descontentamento, ele continua ajudando a turma a resolver muitos mistérios ao longo da série.

Scooby-Dum

Scooby-Dum é um Dogue Alemão, assim como seu primo Scooby-Doo. Mas é fácil distinguir os dois graças ao distinto chapéu vermelho, seu sotaque do sul dos EUA e sua expressão ainda mais sem graça. Ele é muito mais corajoso que Scooby-Doo, mas isso não se resume a coragem. Ele é simplesmente muito burro, daí seu nome, para entender o perigo de qualquer situação. Como resultado, ele muitas vezes ele tem que ser resgatado pelos outros membros do grupo e em outras, ele simplesmente sai ileso das situações por ser muito burro para entender que deveria estar machucado.

Scooby-dum
Scooby-Dum

Hex Girls

Uma banda de Rock formada por três garotas de uma pequena cidade do interior dos EUA que usam truques de mágica em seus shows e algumas receitas wicca em suas vidas pessoais. Claro, essa excentricidade faz com que qualquer coisa sobrenatural ou estranha que aconteça nas redondezas associe as garotas com bruxaria. Thorn, a vocalista; Luna, a tecladista; e Dusk, a baterista; apareceram pela primeira vez em Scooby-Doo! e o Fantasma da Bruxa, mas se tornaram personagens regulares em vários episódios da franquia a partir de 1999. Uma curiosidade interessante: A voz original de Thorn é feita por Jennifer Hale, a mesma atriz que dá a voz a Jane Shepard em Mass Effect.

Ruivo Herring

Red Herring (ou Ruivo Herring) é um valentão da escola apresentado em O Pequeno Scooby-Doo. Esse garoto é um causador de bullying e, em todo episódio, acusado por Fred de ser o fantasma da vez, mas sempre aparecendo e provando que a teoria de Fred estava errada, apesar de gostar de assustar a turma e se vestir como um fantasma, só para brincar. Embora seja um chato e valentão, ele também já teve que pagar para a turma protegê-lo e, no único episódio em que Fred não o acusou de ser o fantasma, ele era realmente o culpado.

Ruivo herring
Ruivo Herring

Marcie “Cachorro-Quente” Fleach

Marcie “cachorro-quente” fleach
Marcie “Cachorro-Quente” Fleach

Marcie Fleach é uma antiga rival escolar de Velma e também uma vilã recorrente na série Mistério S/A. Com tempo elas se tornaram amigas e, apesar de sua rivalidade escolar, Marcie ajudou a Mistério S.A. em vários episódios e chegou a substituir Daphne por algum tempo. No final da segunda temporada, quando um universo alternativo é criado, Marcie e Velma estão morando juntas e fica implícito que são um casal, apesar de nunca ter sido confirmado.

Ela sempre afirma ser mais inteligente que Velma e seu apelido, “Hot Dog Water (ou “água de salsicha”, numa tradução literal) vem do cheiro de água de salsicha que ela exala (de acordo com o pai dela, toda a família tomava banho em água reusada para cozinhar salsicha).

Albert Shaggleford

Este é um dos tios de Salsicha (é impressionante como ele tem tios ricos), introduzido em Salsicha e Scooby Atrás das Pistas. Ele é um doutor e especialista em nanotecnologia capaz de fazer inúmeras invenções, o que lhe coloca na mira de pessoas gananciosas, obrigando-o a se esconder enquanto Salsicha e Scooby tentam desvendar o mistério por trás de seu desaparecimento. Porém, o final da série tem um grande plot-twist sobre esse mistério.

Albert shaggleford
Albert Shaggleford

Tio Shagworthy

Tio shagworthy
Tio Shagworthy

Este é outro tio do Salsicha que, assim como Albert, é bastante rico. Ele vive em um castelo que ele enviou da Inglaterra para a Nova Inglaterra e reconstruiu pedra por pedra. Seu bem mais precioso é a comida, e ele a guarda em um cofre. Ele se parece com Salsicha e tem o mesmo apetite. Além disso, o Tio Shagworthy é uma skin alternativa para o Salsicha no jogo Multiversus.

Scooby-Doo Além dos Desenhos Animados

Além dos desenhos animados do Scooby-Doo, é claro que a série ganhou uma enorme coleção de quadrinhos, games, filmes e muito mais. Vamos falar de alguns que rolaram ao longo dos anos.

Quadrinhos

Scooby-Doo apareceu nos quadrinhos ao longo dos anos, sendo que a primeira publicação acompanha o mesmo nome da animação e foi lançado em 1970. De lá para cá, muitas HQs foram lançadas em diversas editoras, sendo as mais recentes Scooby Doo! Mystery Inc., publicado pela DC Comics em 2020 e ainda em publicação. Mais recente do que ela, existe a The Batman & Scooby-Doo Mysteries, de 2021 e ainda em publicação, também pela DC Comics. Contudo, a mais interessante de se mencionar é a Scooby Apocalipse, publicada em 2016 pela DC Comics, junto com outros quadrinhos que reformulam os personagens da Hanna-Barbera.

Neste quadrinho muito mais sério e adulto, o mundo está dominado por um tipo de vírus artificial que transforma os infectados em um tipo de criatura mutante. Daphne é uma repórter que busca descobrir o que aconteceu, ao lado de Fred, seu cameraman.

Velma é uma das cientistas criadoras do vírus, que tentava aprimorar a humanidade, enquanto Salsicha é um dos funcionários do laboratório que treina Scooby, um cão modificado com um chip em seu cérebro para que ele pudesse se comunicar com as pessoas.

Scooby apocalipse
Scooby Apocalipse

Filmes para a TV e Home Video

Existem alguns filmes para a TV, lançados direto para home video que foram produzidos durante os anos de 1980 a 1990, quando as séries ficaram fora do ar, mas, a partir de 1998, muitos mais foram criados. Um dos mais notórios foi o Scooby-Doo na Ilha dos Zumbis, quando, pela primeira vez (em home video), eles encontraram com monstros reais e não pessoas fantasiadas. Outro que merece destaque é o filme Daphne e Velma, um live action focado na adolescência das garotas da Mistério S.A.

Apesar do enredo fraco e baixo orçamento, as principais críticas ao filme na internet (de nerdolas desocupados) eram pela escalação das atrizes, Sarah Jeffery e Sarah Gilman, que não seguiam o padrão das personagens e acusando o “feminismo” por Velma ser feia e por retratá-las como garotas fortes e independentes dos personagens masculinos.

Já Scooby-Doo! O Mistério Começa, lançado em 13 de setembro de 2009, também conta um pouco foi o começo da Mistério S.A e, Scooby-Doo! Maldição do Monstro do Lago, de 16 de outubro de 2010, em que a gangue investida um mistério em um resort do tio de Daphne, tem um elenco completamente novo e mais jovem do que os anteriores lançados para cinema.

Filmes para o Cinema

Além dos filmes animados para TV e vídeo, a franquia também recebeu dois filmes em live action para cinema e dois para TV.

Scooby-Doo foi lançado em 14 de junho de 2002 e, sua sequência, Scooby-Doo 2: Monstros à solta em 26 de março de 2004. O primeiro é considerado o melhor da franquia com Freddie Prinze Jr., Sarah Michelle Gellar, Matthew Lillard e Linda Cardellini nos papéis principais e Rowan Atkinson, o Mr. Bean, como o vilão da série, o dono de um clube paradisíaco que estava sobre o controle de um ressentido Scooby Loo. Já em Monstros à Solta, a atriz Alice Silvestone, é uma reporter ressentida com a Mistério S.A. que tenta difamá-los enquanto antigos vilões da turma ressurgem para assombrá-los.

Ainda nos cinemas, no ano de 2020, um filme animado que pretendia construir um “multiverso compartilhado” dos personagens da Hanna-Barbera chegou trazendo um novo começo para a turma da Mistério S.A. mostrando como Salsicha e Scooby se conheceram, além de vários personagens do universo do estúdio junto com a gangue. Entre as participações estão Dick vigarista e Mutley, o Falcão Azul e o Bionicão, Capitão Caverna e outros.

Video Games

Desde 1983 jogos da franquia são lançados para diversos consoles, sendo o primeiro Scooby-Doo’s Maze Chaze, para Intellivision, que funcionava como um Pac-Man às avessas, onde Sccoby tinha que caçar os fantasmas, até o mais recente Scooby-Doo! Para Android. Todos sempre baseados em resolver mistérios e puzzles. A entrada mais atual da gangue da Mistério S.A nos games é a adição de Salsicha e Velma no jogo multiplayer MultiVersus.

A Série Web feita por Fãs

Se além de tudo isso você ainda quer ver algo novo e diferente de Scooby-Doo, então o canal no Youtube, Mystery Incorporated é para você. Uma fã série que mistura Scooby-Doo com um toque de Riverdale estrelada por Dade Elza (Fred), Jessica Chancellor (Daphne), Chris Villain (Salsicha), Dayeanne Hutton (Velma) e Thor VonSchultz (o cão que faz o Scooby). O primeiro episódio já foi lançado e a série busca apoio em forma de financiamento coletivo para continuar.

FAQ Rápido

Onde assistir o desenho do Scooby-Doo?

A série clássica “Scooby-Doo, Cadê Você?” pode ser vista na Amazon Prime.

Por que o show de Scooby Doo foi cancelado?

A audiência estavam em declínio e a Hanna-Barbera descartou o desenho, fazendo um hiato de dois anos para a produção antes de lançar uma nova série chamada The New Scooby-Doo Movies em 1972.

A Netflix removeu o Scooby-Doo?

Scooby-Doo Mystery S.A. e o que há de novo Scooby-Doo? ambos deixaram a Netflix em 15 de dezembro de 2021.

Qual a idade dos personagens de Scooby-Doo?

Em Mistério S.A, é definido que Fred e Salsicha tem 17 anos, enquanto Daphne tem 16 e Velma 15 na primeira temporada. A segunda temporada termina com eles tendo 18, 17 e 16.

Agora fale conosco: Conhecia a história do desenho do Scooby-Doo? Conhecia esses personagens? Ficou faltando algum na sua opinião? Fale nos comentários e aproveite para ler mais sobre desenhos, como nosso especial sobre Tom & Jerry, no nosso site.

Quer dar vida aos seus modelos 3D com texturas impressionantes? Continue lendo para aprender tudo sobre o processo de mapeamento UV do Blender!
Saiba mais sobre a espetacular memória RAM DELTA TUF RGB DDR5
Quer saber se vale a pena jogar a última obra de Akira Toryama? Então veja nossa analise de Sand Land
Conheça o robusto HD portátil SSD T-FORCE M200
Aprenda como enviar comandos aos personagens do seu jogo com o Signals no Godot
Saiba mais sobre os processos e mecanismos de Renderização no Blender