Pesquisar
Close this search box.

O iGaming está crescendo constantemente a cada ano

Tanto no Brasil quanto no mundo, estamos assistindo ao crescimento do mercado de iGaming. Venha entender melhor esse crescimento, descobrir o papel do celular nesse processo e saber qual o perfil dos gamers.

A procura pelo jogo digital é muito ampla e engloba vários tipos de jogos virtuais. Além de os antigos jogos de console – que ainda mantêm seu interesse – terem dado lugar também a um interesse renovado por jogos eletrônicos online, como os MMO, existe ainda uma tendência crescente para o registro em plataformas online de cassino, principalmente na busca do grande predileto dos brasileiros: o caça-níquel.

Tanto assim é na verdade, que existem vários cassinos aliciando novos registros com a oferta de free spins, que tornam a experiência dos usuários ainda mais lúdica e vantajosa. O fato é que, em todos os jogos eletrônicos online, dos cassinos aos MMO e RPG, o crescimento está sendo acentuado, rápido e continuado.

iGaming está crescendo. Veja a pesquisa

Recentemente uma pesquisa realizada pela Accenture concluiu que o setor dos videogames está, de fato, em crescimento, sendo que esse mercado já está avaliado em mais de 300 mil milhões de dólares e se estima que existam mais de 2,7 mil milhões de gamers ao redor do globo.

Muito mais vasto do que inicialmente, quando existia apenas no PC ou nas consoles, esse mercado engloba hoje outras formas de jogo, aproveitando a mobilidade dos smartphones e se adaptando, também, à preferência global (e particularmente notória no Brasil) pelo uso do celular.

Muitos estudos – incluindo os da NPD Group – associam também esse crescimento ao isolamento e à necessidade de encontrar atividades dinâmicas e seguras na própria casa. Ainda assim, o fato é que o iGaming tem, hoje, uma presença mais relevante no mercado do entretenimento do que outras atividades igualmente possíveis de realizar em casa, como o cinema ou a música. Venha saber mais sobre o estudo da Accenture e o papel do gaming na atualidade, para melhor compreender seu crescimento.

A pesquisa da Accenture

A pesquisa da Accenture se baseou em dados recolhidos junto de 4.000 gamers mundiais (pessoas que jogam, em média, entre quatro ou mais horas semanalmente. Teve em conta os 4 mercados de jogo mais intensos, que representam, por si só 47% do total desse mercado: a China, o Japão, os EUA e os UK (Reino Unido). Segundo a Accenture o iGaming está em crescimento em todo o mundo e tem uma presença nas vidas de pessoas de vários grupos demográficos, permeando diversas faixas etárias e comunidades distintas.

O fato de os jogos terem uma forte ligação social na atualidade, com a construção de várias comunidades de gaming poderá ter sido um dos motivadores do crescimento mais recente. Os limites de crescimento continuam desconhecidos”. A especialista afirma que a expansão do mercado de gaming tem grandes implicações para os muitos negócios que operam no seu ecossistema, incluindo developers, distribuidoras, criadores de conteúdo e plataformas de jogos. E por isso, o estudo visou explorar essas diferentes linhas de receitas, as mudanças na demografia deste universo e o aumento da importância das interações sociais ligadas ao gaming.

Na verdade, a maior procura por jogos como os que se baseiam em tecnologia blockchain se relaciona com essa necessidade de pertencimento e comunidade, à qual se alia também o desejo de monetização da atividade.

O valor do mercado de iGaming

Segundo a pesquisa da Accenture, o valor do setor de iGaming é, na atualidade, de 300 mil milhões de dólares, sendo que os gastos efetivos com consoles, videogames e a subscrição dos serviços de geram a maior parte dessa receita. Além disso os valores investidos na publicidade e as indústrias adjacentes como os equipamentos para celular os produtos para gamers, os periféricos e o merchandising são também importantes fontes de receita do mercado, que continua crescendo.

Não podemos também esquecer que as próprias temáticas do gaming estão saltando do jogo para outros meios. Sua sobrevida no cinema, nas competições internacionais e no restante mercado de entretenimento contribui igualmente para o crescimento do setor internacionalmente. Um conceito relativamente recente – de gamificação – faz até com que muitas indústrias adotem os jogos em sua forma de ação, para garantirem seus públicos.

Os celulares no iGaming: o mundo e o Brasil

Os smartphones são uma parte muito importante do crescimento do mercado de iGaming, sendo que, por seu preço, simplicidade e acessibilidade, esse acabou se tornando um meio muito procurado para a realização de vários tipos de atividade. No Brasil, atualmente, se estima que existam mais celulares ativos do que habitantes e essa adoção de smartphones, em crescimento, vem sendo aproveitada pela indústria de gaming, que investe de forma intensa na criação de jogos mobile, sendo esta também uma de suas principais fontes de receita.

Mas, afinal, quem são esses gamers?

O perfil dos gamers também foi analisado para percebermos o crescimento continuado do iGaming e se concluiu que a ideia de que os videojogos são destinados a crianças e adolescentes não é mais verdade, assim como o preconceito de que essa é uma atividade masculina. Hoje, as meninas gamer representam 46% do mercado, sendo que 52% são rapazes e os restantes se consideram de género não binário. 21% dos gamers inqueridos afirmam jogar há apenas quatro anos ou menos.

No que respeita a suas idades, apenas 30% dos novos gamers tem menos de 25 anos. Além disso é muito interessante perceber que para 84% dos gamers inquiridos, essa atividade é uma forma de se conetarem a outras pessoas que tenham os mesmos interesses, se destacando novamente o papel da comunidade para o crescimento do iGaming. Nesse processo também outros aplicativos relacionados com a atividade – como a app de conversação Discord – acabou assistindo a um crescimento significativo entre os usuários de jogos eletrônicos.

Esta pesquisa demonstrou ainda que, na média, os gamers mundiais p assam 16 horas jogando seus games preferidos, se estimando que passem 8 horas assistindo aos streamings de videogames em plataformas como o Twitch, onde o crescimento das comunidades é também evidente. Os fóruns da temática são também muito procurados.

Outras variantes do gaming em crescimento

Embora os videogames sejam muito representativos do crescimento do setor, o mercado de jogos tem outras variantes crescendo. No Brasil por exemplo, notamos que existiu um crescimento sem precedentes das casas de apostas esportivas (agora também com uma variante de apostas orientada para os iGames) e dos cassinos virtuais. No país, se estima que existam cerca de 210 milhões de pessoas que apreciam a atividade também por serem igualmente apaixonadas pelo universo dos esportes e do entretenimento virtual.

Vale a pena recordar que os brasileiros se encontram no ranking mundial dos países onde as pessoas mais passam tempo online e nas redes sociais, sendo ainda um país internacionalmente reconhecido por seu amor aos jogos e aos esportes. Assim, se justifica o forte investimento que a indústria dos cassinos online vem fazendo no país.

O crescimento do iGaming no Brasil

No Brasil, o mundo dos cassinos online e das apostas esportivas virtuais se encontra claramente em ascensão. Aqui, o mercado do iGaming se apresenta como um dos mais promissores, embora seja necessário recordar que o Brasil está somente seguindo uma tendência internacional no que respeita ao crescimento do mercado.

No Brasil, dados emitidos por um levantamento realizado pela empresa SuperData nos indica que 125 bilhões de dólares foram movidos nesse mercado no ano de 2021, o que equivale a um crescimento na ordem dos 12%. Desse modo, a expetativa de crescimento está presente se esperando que, nos próximos anos, os valores aumentem de forma ainda mais significativa.

No que respeita aos jogos de azar, o crescimento se deveu igualmente ao forte investimento das plataformas na promoção, sendo que várias estratégias de marketing, incluindo o marketing de afiliados, acabaram criando uma grande visibilidade para esse setor, gerando um interesse crescente da população.

Além disso, o Brasil está num período de alteração legal no que respeita à lei dos jogos, o que torna a temática da regulação dos mercados virtuais e da legalização do jogo físico bastante presente nas narrativas da mídia nacional. Nesse momento, esses processos legais estão em fase de avaliação pelo Senado. Ainda assim, o fato é que a alusão à temática acaba sendo geradora de interesse por parte dos jogadores do Brasil, que estão aderindo cada dia mais aos cassinos virtuais.

Os jogos de cassino prediletos dos brasileiros

Vale a pena recordar que os cassinos online do Brasil têm um vasto leque de jogos, que incluem os caça-níqueis, os jogos de baralho (como o pôquer, o blackjack ou o bacará) e ainda a roleta ou o bingo, entre outros. De fato, todos esses jogos são muito amados pelos brasileiros, mas o maior destaque acaba indo para os caça-níqueis, sendo essa a variante de jogo mais buscada pelos jogadores do Brasil.

Dentro dos caça-níqueis, os que incluem componentes arcade estão começando a ganhar também alguma preferência, já que reúnem o melhor de dois universos de jogo que os brasileiros apreciam de forma evidente. Se espera que a diversidade de jogos nos cassinos virtuais continue aumentando, contribuindo também assim para o crescimento do setor.

Fale conosco nos comentários e diga se curtiu essa novidade e aproveite para ler mais sobre jogos de cassino online no nosso site.

Saiba como criar seus personagens usando os 12 Arquétipos de Personagens nos Games
Saiba como Criar Personagens para Games com os ensinamentos que retiramos do sucesso do Super Mario
Aprenda como desenhar um personagem, seja para um jogo, livro ou quadrinhos e como ilustrá-lo
Aprenda Como Criar Personagens para Jogos com a história do Sonic
Saiba como começar o seu trabalho Modelando um Personagem de Jogos para seu game 3D
Saiba mais sobre a identificação com personagens de videogame e como isso pode tornar seu jogo um sucesso