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SEO no Instagram: 6 Dicas para Aumentar sua Visibilidade em 2023

Saiba como fazer um bom SEO no Instagram para impulsionar suas vendas, ganhar mais seguidores e destacar o seu perfil

Se você estiver usando o Instagram para comercializar seus negócios, a melhor maneira de garantir o sucesso é aumentar seus seguidores no Instagram primeiro. Quanto mais pessoas você conseguir alcançar, maiores serão suas chances de gerar vendas. Portanto, a otimização do SEO no Instagram é obrigatória.

Para aumentar seus seguidores, você precisa ser encontrado na plataforma. Esta é a parte mais complicada porque o SEO no Instagram é um pouco diferente do SEO normal do Google com o qual você está acostumado, então demora um pouco para se acostumar.

Este guia mostra algumas das melhores maneiras de otimizar a pesquisa do Instagram (site oficial) e por que você deve se preocupar com a otimização do Instagram em primeiro lugar. Mas primeiro, vamos direto ao que é exatamente o SEO no Instagram. Se você ficar com alguma dúvida, é só deixar aí nos comentários.

O que é o SEO no Instagram?

O SEO no Instagram é um processo de otimização do conteúdo do perfil e das postagens do Instagram para que ele tenha uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa do Instagram e nos feeds de conteúdo sugerido. Fazer isso de forma eficaz resultará em mais visibilidade, mais seguidores e mais engajamento.

Assim como os mecanismos de pesquisa do Google, seus seguidores também podem encontrar sua marca no Instagram. E essa técnica infalível de otimizar seu perfil e conteúdo para o mecanismo de busca do Instagram é chamada de SEO no Instagram. Você pode garantir que seu perfil/conteúdo apareça nas pesquisas usando palavras-chave direcionadas e adicionando hashtags relevantes ao seu perfil e postagens. É por isso que vários profissionais de marketing de mídia social otimizam sua conta de marca no Instagram para que ela apareça toda vez que seu público-alvo alimenta uma palavra que é crucial para seus negócios. Mas compensa?

Por que otimizar para o Instagram?

Mas por que você precisa da otimização do Instagram em primeiro lugar? Por que o Instagram é tão importante que você deve dedicar seu tempo para ser encontrado na plataforma? Aqui estão algumas estatísticas para responder às suas perguntas:

O Instagram tem mais de 1 bilhão de usuários ativos – 1,48 bilhão de usuários que você poderia alcançar com as táticas corretas de SEO do Instagram. Dois terços da base total de usuários do Instagram têm 34 anos ou menos. Isso é crucial com o aumento do poder de compra dessa faixa etária. As pessoas gastam aproximadamente 53 minutos por dia no Instagram. Isso representa uma parte significativa do dia deles, o que aumenta suas chances de atrair clientes em potencial na plataforma.

83% das pessoas estão usando a rede social para descobrir novos produtos ou serviços. Isso significa que o conteúdo da sua marca no Instagram pode ajudá-lo efetivamente a atrair clientes em potencial. De acordo com o Facebook IQ, depois de ver um produto ou serviço no Instagram, 79% das pessoas buscaram mais informações enquanto 65% visitaram o site ou app da marca. 46% chegaram a fazer uma compra (seja online ou offline) e 31% seguiram a conta da marca.

Seo no instagram
Pesquisa do Facebook IQ

Dicas Para Melhorar O Seu SEO?

Depois de pegar o jeito das melhores práticas de SEO no Instagram, você vai querer levar suas habilidades ainda mais longe para ficar à frente da concorrência. Se você estiver pronto para experimentar algumas técnicas mais avançadas, também pode conferir nosso arquivo de artigos de SEO do Instagram. Vá em frente e implemente algumas dessas dicas de SEO e você verá um aumento no seu tráfego dentro de alguns meses, à medida que os mecanismos de pesquisa processam suas alterações. Esperamos que este artigo tenha ajudado você a aprender como otimizar corretamente seu canal para SEO.

O que torna o SEO no Instagram diferente?

Os dados acima mostram o quão importante é ser encontrado no Instagram, pois pode ser o que alimenta a aquisição de clientes. No entanto, uma coisa a observar é que ser encontrado no Instagram não funciona como em mecanismos de pesquisa populares como o Google. Por um lado, as hashtags fazem mais diferença do que as palavras-chave, embora as palavras-chave ainda desempenhem um papel pequeno.

Ao mesmo tempo, adicionar hashtags à sua biografia não ajudará sua conta a aparecer nas pesquisas por essas hashtags. Além disso, incorporar palavras-chave ao nome do seu perfil e ao identificador do Instagram melhora sua capacidade de descoberta mais do que adicioná-las ao seu conteúdo. Então, tudo isso pode ficar um pouco confuso se você for novo em SEO no Instagram. É exatamente por isso que criamos este post – para ajudá-lo a descobrir as melhores táticas de otimização do Instagram para que você seja encontrado na plataforma.

Dicas para otimização do Instagram

Como você se destaca em um mar de mais de um bilhão de usuários do Instagram? O SEO no Instagram é um ótimo lugar para começar. Colocar seu conteúdo em destaque nas páginas de resultados de pesquisa pode ajudar a estender seu alcance orgânico. Aqui estão algumas das melhores ideias de SEO no Instagram para melhorar sua descoberta e alcance na plataforma:

1. Otimize seu perfil do Instagram para pesquisa

A função de pesquisa do Instagram funciona um pouco como o Google, pois fornece os perfis mais relevantes com base no seu termo de pesquisa. De acordo com o Instagram, os resultados da pesquisa dependem de vários fatores, incluindo as contas que você segue e às quais está conectado.

As postagens que você curte no Instagram têm uma grande influência para determinar a relevância. Além disso, as palavras-chave também desempenham um papel crítico. Portanto, ajuda se você puder otimizar o perfil do Instagram com palavras-chave para aparecer em pesquisas relevantes.

2. Otimize seu nome e nome de usuário

Incorporar uma palavra-chave primária em seu nome e nome de usuário é uma boa maneira de melhorar suas chances de aparecer em pesquisas relevantes. Por exemplo, uma busca pela palavra-chave “interiores” traz perfis que possuem a palavra-chave em seu nome, nome de usuário ou ambos. Para nomes de usuário, isso nem sempre é possível, pois normalmente você precisa manter o nome da sua marca oficial. Mas você pode encontrar uma maneira de brincar com o nome do perfil em sua biografia.

Sua biografia também é um ótimo lugar para adicionar palavras-chave para as quais você deseja classificar. Você pode usar este espaço para descrever sua empresa com palavras-chave secundárias relevantes. Por exemplo, digamos que você queira segmentar a palavra-chave “salão de beleza”, então você também pode incluir palavras-chave secundárias como “estilo”, “maquiagem” ou “reformas” em sua biografia.

3. Escreva legendas otimizadas para palavras-chave

Na página Explorar do Instagram, você só pode pesquisar conteúdo usando hashtags e tags de localização. Além disso, o Instagram também oferece recomendações de conteúdo personalizadas para cada usuário com base em seus interesses e interações.

Por exemplo, se você “gosta” regularmente de postagens relacionadas a comida, sua página Explorar provavelmente exibirá conteúdo que se alinha com o tipo de conteúdo no qual você demonstrou interesse. É aí que entram as legendas de suas postagens.

O algoritmo da página Explorar do Instagram usa uma estrutura de incorporação de contas que ajuda a identificar contas que são topicamente semelhantes entre si. Essa estrutura aprende o que uma palavra representa com base no contexto. Além disso, identifica como certas contas são relevantes umas para as outras com base nas palavras-chave usadas em biografias, nomes e nomes de usuários, bem como legendas.

É exatamente por isso que escrever legendas descritivas no Instagram com palavras-chave relevantes aumentará suas chances de aparecer na página Explorar de usuários relevantes. O Instagram usará as palavras-chave nas legendas de suas postagens para determinar quais tópicos de interesse se alinham com sua conta.

Seo no instagram
Sem um bom conteúdo, o SEO não ajuda

4. Considere as hashtags como palavras-chave

No Instagram, as hashtags funcionam como palavras-chave em mecanismos de pesquisa comuns – elas ajudam os usuários a descobrir conteúdo relevante. Quando você procura por uma determinada hashtag, ele mostra todas as postagens marcadas com essa hashtag. Da mesma forma, marcar sua postagem com uma determinada hashtag significa que a postagem aparecerá quando alguém pesquisar por essa hashtag específica.

Portanto, é crucial adicionar hashtags da moda do Instagram relevantes ao conteúdo para atrair o público certo. Mas tente não sobrecarregar o espaço da legenda com hashtags, pois pode ser uma monstruosidade. Embora você tenha a liberdade de usar até 30 hashtags, certifique-se de encontrar a densidade de hashtag certa para suas postagens. Você pode fazer testes para encontrar o número perfeito para você.

Mas lembre-se de que o Instagram levará em consideração outros fatores, como engajamento e relevância da conta, ao classificar sua postagem nos resultados de pesquisa por hashtag. Portanto, quanto mais engajamento você conseguir, maior a probabilidade de sua postagem aparecer em pesquisas de hashtag relevantes.

Por isso, é fundamental levar em consideração o timing da postagem, a qualidade da imagem, etc., para engajar melhor seu público e melhorar a visibilidade do conteúdo. Claro, você deve sempre publicar apenas o conteúdo de alta qualidade se quiser chamar a atenção do seu público. Você também pode descobrir a melhor hora para postar no Instagram para sua marca e tentar agendar suas postagens, reels ou histórias do Instagram para a hora do dia em que seus seguidores têm maior probabilidade de estar ativos e engajados.

5. Aproveite ao máximo o texto alternativo

O Instagram tem um recurso que permite escrever um texto alternativo para descrever vividamente sua foto em detalhes. O aplicativo então lê a descrição da imagem usando um leitor de tela que permite ouvir o que a foto contém. Esse recurso de texto alternativo foi originalmente criado para ajudar os usuários com deficiência visual a entender o conteúdo visual do Instagram.

Além de aprimorar a experiência do Instagram para usuários com deficiência visual, você também pode usar esse recurso para SEO no Instagram. A ideia é usar palavras-chave em seu texto alternativo para ajudar o algoritmo do Instagram a entender melhor o que a imagem contém e como ela pode ser relevante para determinados usuários.

Embora o Instagram gere texto alternativo automaticamente para suas imagens, certifique-se de editar esta seção para torná-la mais descritiva, pois a lista gerada automaticamente pode não ser detalhada o suficiente. Para escrever seu próprio texto alternativo, selecione “Configurações avançadas” antes de terminar de compartilhar uma imagem.

Nas configurações avançadas, toque na opção “Escrever texto alternativo”. Em seguida, escreva seu texto alternativo para descrever com precisão a imagem e, ao mesmo tempo, implementar algumas palavras-chave relevantes. Toque em “Salvar” e compartilhe a postagem.

6. Incentive a marcação

Outra maneira de aumentar a capacidade de descoberta no Instagram é ser marcado. Quando as pessoas marcam sua conta em suas postagens ou histórias do Instagram, outras pessoas poderão clicar em seu perfil. Portanto, há uma boa chance de atrair um público ainda maior quanto mais você for marcado.

Por exemplo, você pode incentivar as pessoas a marcar você nas fotos de seus produtos para ter a chance de aparecer em suas postagens. Você pode então repassar algumas de suas fotos para mostrar o quanto você as aprecia. Mesmo se você quiser manter uma estética de feed consistente, você ainda pode compartilhar suas postagens em suas histórias do Instagram. Como alternativa, você também pode realizar promoções e brindes que envolvam a marcação de sua conta. Essa é uma ótima maneira de aumentar o número de tags porque as pessoas têm mais chances de participar quando há uma chance de ganhar algo.

FAQ Rápido

As hashtags ajudam o SEO no Instagram?

Embora ambos sirvam para ajudar os usuários a pesquisar um conteúdo específico, as hashtags não são as mesmas palavras-chave para SEO: você usa o símbolo de hashtag (#) para hashtags de mídia social, mas não para palavras-chave de SEO.

SEO funciona no Instagram?

Com mais de um bilhão de usuários ativos mensais no Instagram, o SEO desempenha um papel significativo no alcance e na descoberta da plataforma. Como parte da página Explorar, a pesquisa do Instagram é o diretório para todas as contas do Instagram no aplicativo.

Para que serve o SEO no Instagram?

O SEO do Instagram é importante porque pode ajudá-lo a alcançar um público maior e aumentar seus seguidores. Ao otimizar sua conta e conteúdo para mecanismos de busca, você poderá melhorar sua visibilidade e atrair mais seguidores.

Quais são as melhores hashtags para o Instagram?

Principais hashtags do Instagram são:
#love.
#fashion.
#photooftheday.
#beautiful.
#photography.
#picoftheday.
#happy.
#follow.

Fale conosco nos comentários e diga se curtiu essa novidade e aproveite para ler mais notícias, sobre como os melhores consoles de vídeo game, no nosso site.

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