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12 Soft Skills OBRIGATÓRIAS para Desenvolvedores

Veja as principais soft skills para quem quer trabalhar com programação e desenvolvimento

À medida que avançamos em direção ao futuro do trabalho que será impulsionado pela inteligência artificial, os especialistas preveem que as habilidades interpessoais em engenharia de software se tornarão ainda mais críticas. Habilidades como empatia, pensamento crítico e habilidades de comunicação provavelmente persistirão ao longo do tempo e se tornarão mais procuradas do que as boas e velhas habilidades para um programador, desenvolvedor web, de sites em wordpress, desenvolvedor de plugins. Uma hard skill para um desenvolvedor, por exemplo, pode ser a capacidade de programar software.

Uma soft skill (veja a definição), por outro lado, é a capacidade de se relacionar bem com todas as pessoas com quem interage. Abaixo está uma lista das habilidades interpessoais mais importantes para desenvolvedores de software em 2023. Também inclui uma explicação detalhada dessas habilidades e como elas podem tornar um programador perfeito para sua empresa de software e, em caso de dúvidas, é só deixar aí nos comentários.

O que são soft skills para desenvolvedores?

Os desenvolvedores de software não devem apenas se sentar em frente a um computador, escrever códigos e criar aplicativos. Você também é um ser humano, portanto, como profissionais de outras áreas, você precisa ser uma pessoa competente e acessível em seu local de trabalho. E para isso, você precisa desenvolver um traço de personalidade interpessoal para si mesmo. Soft skills ou habilidades interpessoais ajudam você a colaborar e interagir com outras pessoas de forma eficaz.

Existem várias definições do que são soft skills. A maioria deles gira em torno da noção de que as soft skills são as habilidades que permitem que você se comunique e interaja com outras pessoas. E fazê-lo de forma significativa e harmoniosa. Isso inclui coisas como comunicação, empatia, paciência e muito mais. No geral, essas habilidades não são aprendidas em cursos ou faculdade. São habilidades interpessoais que desenvolvemos ao longo da vida.

Algumas pessoas são comunicadores natos e parecem ter uma afinidade particular por soft skills. Mas a boa notícia é que quase todo mundo pode aprender a ser um excelente comunicador. Você pode aprender a demonstrar mais empatia e se tornar mais confiante. Aqui, vamos mencionar 10 soft skills essenciais para se destacar como desenvolvedor de software. Avalie qual habilidade você já possui, qual habilidade precisa ser aprimorada e qual expertise você precisa aprender e desenvolver imediatamente. Veja quais são as soft skills mais importantes para um desenvolvedor de software.

1. Empatia

Ser capaz de simpatizar com sua equipe permite que você entenda completamente os problemas que eles enfrentam e encontre uma maneira de fazer seu projeto funcionar para todos. Sugerir novas ideias é muito mais fácil quando há um entendimento entre os membros de uma equipe de que não haverá nenhum feedback negativo ou zombaria, não importa como alguém se sinta sobre uma ideia. A empatia nos permite prever como os outros provavelmente reagirão ao que dizemos, o que significa que podemos adaptar a forma como falamos com nosso público.

Se você não gosta da ideia de alguém, pergunte-se por quê. Então, quando você der feedback, comece dizendo algo positivo sobre a sugestão deles, depois o que você não gosta e termine com outro positivo. Essa abordagem de ‘sanduíche’ significa que a pessoa a quem você está dando feedback não se debruçará sobre os pontos negativos, mas entenderá os prós e os contras de sua ideia.

A empatia com o usuário, por sua vez, permite que você veja as coisas do ponto de vista dele. São eles que vão usar o seu produto, então você deve sempre, sempre tentar ver as coisas do ponto de vista deles antes do seu. Só porque você gosta de como algo parece/funciona, isso não significa que seus usuários gostarão. A tomada de decisão deve ser mais do que uma preferência pessoal.

2. Comunicação

A comunicação eficaz é fundamental tanto no trabalho quanto em casa. Nossos desenvolvedores são peças-chave de nossa equipe e estão sempre dispostos a se manifestar em reuniões, sejam elas com funcionários ou clientes. Algumas coisas a ter em mente para se comunicar de forma eficaz:

Fale com clareza e convicção, mesmo que não tenha certeza de si mesmo — as pessoas prestarão mais atenção ao que você diz se o fizer com confiança. Ouça. Os melhores comunicadores passam tanto tempo ouvindo quanto falando. Não interrompa a pessoa que está falando. Deixe-os dizer o que querem dizer e, em seguida, contribua com seus pensamentos.

3. Trabalho em equipe

Trabalho em equipe
Trabalho em Equipe é essencial

Não importa o que você faça, haverá momentos em que você terá que trabalhar em equipe. Seja uma equipe de desenvolvedores, designers ou uma equipe de projeto, os desenvolvedores precisam trabalhar bem em conjunto para obter sucesso. Trabalhar bem com os outros torna o seu trabalho mais divertido e torna as pessoas mais propensas a ajudá-lo no futuro. Você pode nem sempre concordar com as pessoas de sua equipe, mas ter pontos de vista diferentes ajuda a construir empresas mais bem-sucedidas.

Isso significa que você precisará ser capaz de trabalhar em equipe. Não é fácil, pois algumas pessoas são notoriamente difíceis de trabalhar. Você precisa contar com várias habilidades interpessoais listadas aqui. Isso inclui paciência, empatia, comunicação e gerenciamento de tempo – pelo menos. Embora venha com um conjunto de desafios, o trabalho em equipe é essencial e leva a melhores resultados. E se isso soa como um clichê, lembre-se de que há um número crescente de pesquisas mostrando que as pessoas trabalham melhor em equipe.

4. Acessibilidade e utilidade

Em algum momento, alguém vai querer te perguntar algo. Pode ser sobre suas tarefas do dia, sobre um problema ou bug, ou apenas sobre seus planos para o fim de semana. Ser acessível é fundamental. Se as pessoas não sentirem que podem abordá-lo e perguntar algo, quando algo der errado, é menos provável que peçam ajuda. Isso pode significar que um pequeno problema logo evolui para um grande problema. Não ser acessível ou prestativo também significa que é menos provável que outras pessoas o ajudem, caso você precise.

Se você conseguir estabelecer um relacionamento com as pessoas, é mais provável que elas trabalhem com você e não contra você. Deixe claro para as pessoas quando você não tem tempo para se comunicar, colocando fones de ouvido quando estiver ocupado e ficando offline no bate-papo da empresa. Se alguém ainda se aproximar de você, marque um horário em que vocês possam se encontrar para discutir as coisas.

5. Paciência

Às vezes, você fará parte de uma equipe ou reunião que não consiste apenas em desenvolvedores. Isso significa que você terá que explicar os motivos por trás de suas decisões e fazê-lo de maneira não técnica. Algumas pessoas receberão tudo imediatamente, enquanto outras precisarão de mais tempo. Ser paciente com as pessoas em momentos como esse é fundamental para que as equipes trabalhem bem juntas.

Nem todo mundo entende o quão difícil é a programação ou quanto tempo o código leva para ser escrito. Eles podem pedir que você faça algo sem perceber o escopo do que estão pedindo. Isso pode levar à frustração. Não se apresse em explicar por que não é tão simples quanto eles pensam e responda a quaisquer perguntas que eles tenham. Depois de reservar um tempo para fazer isso, as sessões futuras se tornarão muito mais fáceis!

6. Mente aberta

Quando sua mente está aberta, você está mais disposto a aceitar novas ideias, sejam elas suas ou de outra pessoa. Mesmo as piores ideias podem inspirar algo grandioso se você estiver disposto a considerá-las antes de descartá-las. Quanto mais ideias você tiver, mais projetos terá potencial para trabalhar.

Embora nem toda ideia que você tenha se transforme em algo, você não sabe o que acontecerá até que tenha pensado a fundo. Mantenha sua mente aberta para novas ideias não apenas de sua equipe, mas do resto da empresa e até mesmo de clientes. Os clientes são os que usam seu produto, então eles são as melhores pessoas para lhe dizer o que funciona e o que eles precisam.

7. Resolução de problemas

Em algum momento de sua carreira, você enfrentará um problema. Pode acontecer regularmente ou pode ser raro, mas é inevitável. A maneira como você lida com os problemas terá um grande impacto na sua carreira e na empresa em que trabalha. A resolução de problemas é uma habilidade fundamental que os empregadores procuram em possíveis funcionários; portanto, quanto mais exemplos você tiver de resolução de problemas, melhor.

Resolver problemas
A habilidade de resolver problemas é um diferencial

Ao abordar um novo problema, sempre o veja de forma objetiva, mesmo que seja um problema que você criou acidentalmente. Depois de saber exatamente qual é o problema, descubra o que o causou. Encontrar uma solução é fácil quando você conhece a causa. Quase.

Também é importante lembrar que, independentemente de ter causado o problema ou não, você não precisa corrigi-lo sozinho. Trabalhar com pessoas dentro e fora de sua equipe ajuda você a resolver um problema mais rapidamente do que sozinho.

8. Responsabilidade

Responsabilidade é tudo sobre tomar posse de seus erros. Pode ser difícil admitir que uma decisão que você tomou criou um resultado indesejável, mas, a longo prazo, você e seu empregador estarão em melhor situação. Quando você se esconde de seus erros, há grandes chances de que você ou um de seus colegas cometa o mesmo erro no futuro.

Em vez de fugir do que aconteceu, levante a mão e admita a responsabilidade. Aproveite a oportunidade para analisar o que deu errado e, em seguida, use esses dados para corrigir o problema e ensinar você e seus colegas a evitar erros semelhantes.

9. Criatividade

As melhores ideias e soluções geralmente surgem quando abordamos as coisas de um ângulo diferente e menos óbvio. Isso é o que separa as pessoas mais criativas – de programadores a empreendedores e autores – de todos os outros. Apesar da opinião popular, a criatividade pode ser aprendida, mas vem com a prática. Ler ficção, escrever, arte, artesanato e até cozinhar são formas de explorar a criatividade. Quanto mais formas de criatividade você explorar, mais fácil será encontrar maneiras diferentes de abordar o mesmo problema.

10. Gestão do tempo

Quando você tem muito o que fazer, saber administrar seu tempo é crucial. Quanto tempo você gasta planejando? Realmente codificando? Trabalhando com sua equipe para ter novas ideias Gerenciar seu tempo com eficiência permite que você se concentre no que é mais importante e realize as tarefas com mais eficiência.

Técnicas como a técnica Pomodoro, onde você trabalha por um determinado período de tempo em uma tarefa, faz uma pausa e depois volta para ela, ou a técnica Kanban, onde você visualiza suas tarefas, são ótimas maneiras de construir uma rotina ou aprender a se concentrar sua atenção se você for multitarefa.

Embora às vezes surja a necessidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo, e você pode sentir que faz muitas coisas ao fazê-lo, estudos mostraram que isso é ruim para a produtividade. Não dar atenção total a algo significa que as tarefas demoram mais para serem concluídas e é mais provável que você cometa erros.

Se você costuma fazer várias tarefas ao mesmo tempo, priorize sua lista de tarefas e use uma das técnicas mencionadas acima para ajudá-lo a se concentrar. Você ficará surpreso com o quão mais rápido você faz as coisas quando elas têm toda a sua atenção!

11. Autoconsciência

Os desenvolvedores devem ser confiantes nas coisas que sabem e humildes nas coisas que não sabem. Saber em que área você precisa melhorar é uma forma de verdadeira confiança, tornando a autoconsciência uma das habilidades interpessoais vitais do desenvolvedor de software. Quando um desenvolvedor está ciente de seus pontos fracos, ele pode buscar treinamento e orientação adequados de seus colegas ou gerente.

Na maioria dos casos, quando as pessoas negam que não sabem algo, muitas vezes é um sinal de insegurança em relação às soft skills. Mas se um desenvolvedor está seguro de si mesmo e reconhece suas fraquezas, é um sinal de maturidade emocional que é sempre uma habilidade valiosa. Da mesma forma, ter confiança nas coisas que eles sabem também é igualmente importante. A autoconfiança permite que as pessoas falem o que pensam, cometam menos erros e enfrentem as críticas de frente.

12. Auto-aprendizagem

Ter a habilidade de autoaprendizagem pode beneficiar muito um desenvolvedor em seu local de trabalho. A autoaprendizagem ao longo da vida pode equipá-los com a capacidade de identificar problemas e procurar rapidamente soluções eficazes por conta própria. Existem milhares de desenvolvedores que entram no mundo da tecnologia sem um diploma formal de computação, mas ainda possuem habilidades interpessoais em engenharia da computação.

Quando uma pessoa é apaixonada e curiosa por um assunto, nada a impede de adquirir as habilidades para se tornar um desenvolvedor de software com muito mais conhecimento. Como o cenário da tecnologia da informação está em constante mudança, os desenvolvedores devem se manter atualizados com as tendências e novidades atuais. Seja aprendendo um novo idioma ou se interessando por uma nova tecnologia, aprender e estudar continuamente são boas habilidades interpessoais para um engenheiro de software possuir.

A autoaprendizagem ajuda os codificadores a ampliar seu pensamento de resolução de problemas e evitar ficar preso em um obstáculo. Além disso, aprender coisas novas é muito mais fácil agora, graças à riqueza de software disponível gratuitamente na Internet.

FAQ Rápido

Quais as principais soft skills para os desenvolvedores?

Empatia: Ser capaz de simpatizar com sua equipe permite que você entenda completamente os problemas que eles enfrentam e encontre uma maneira de fazer seu projeto funcionar para todos.
Comunicação: Fale com clareza e convicção, mesmo que não tenha certeza de si mesmo — as pessoas prestarão mais atenção ao que você diz se o fizer com confiança.
Trabalho em equipe: Trabalhar bem com os outros torna o seu trabalho mais divertido e torna as pessoas mais propensas a ajudá-lo no futuro.
Acessibilidade: Ser acessível é fundamental. Se as pessoas não sentirem que podem abordá-lo e perguntar algo, quando algo der errado, é menos provável que peçam ajuda.
Paciência: Ser paciente com as pessoas em momentos como esse é fundamental para que as equipes trabalhem bem juntas.

Os programadores precisam de soft skills?

Também é necessário possuir soft skills. São atributos, características e habilidades pessoais que permitem aos trabalhadores interagir bem com os outros e realizar projetos.

A codificação é uma soft skill?

Se você for um programador de computador, a codificação seria uma hard skill. As soft skills, por outro lado, são habilidades interpessoais ou pessoais que podem ser usadas em todos os trabalhos. Estes incluem comunicação, trabalho em equipe e adaptabilidade.

O que são soft skills no suporte de TI?

Habilidades como comunicação, colaboração, adaptabilidade e resolução de problemas – comumente chamadas de habilidades “soft” – agora são tão essenciais para o sucesso em TI que algumas empresas começaram a chamá-las de habilidades essenciais.

Essas são as habilidades obrigatórias para desenvolvedores de software, e todas as habilidades interpessoais descritas neste post se complementam. Ter boas habilidades de comunicação pode levar a uma melhor colaboração e coesão da equipe. Ser autoconsciente de seus pontos fortes e fracos pode melhorar suas habilidades de responsabilidade. E o resultado é um desenvolvedor completo com forte potencial. Fale conosco nos comentários e diga se curtiu essa novidade e aproveite para ler mais notícias, sobre como o LG Xboom XG9, no nosso site.

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