Pesquisar
Close this search box.

Windows 11 não inicia após a Atualização? Veja como Corrigir

Problemas no computador? Windows 11 não inicia? Descubra como resolver

Você atualizou recentemente seu computador para a versão mais recente do sistema operacional da Microsoft e o Windows 11 não inicializa?

Você entra naquele estado de “pânico controlado”, em que você fica pensando o que vai acontecer com aquele seu setup gamer que montou com tanto trabalho? Você não tem ideia do motivo, mas ele simplesmente não inicia de jeito nenhum? Como você conserta isso?

Se o seu PC não está carregando, mostra uma tela preta ou azul, falha ao inicializar e continua desligando ou o Windows 11 congela na inicialização, continue lendo para saber como corrigi-lo e, se ficar com alguma dúvida, é só deixar aí nos comentários.

Windows 11 não inicializa? Saiba as possíveis causas

Vamos encarar: alguns computadores simplesmente não funcionam tão bem com as novas versões do Windows quanto costumavam. Mesmo com todos os excelentes novos recursos e conveniência trazidos a nós pela atualização do Windows 11, alguns PCs não iniciam, mesmo que você tenha seguido o guia oficial de instalação da atualização do Windows 11.

Um problema que você pode encontrar, por exemplo, é um problema com a fonte de alimentação. Simplesmente conectar o computador à tomada nem sempre garante que o computador será ligado porque a conexão pode estar com defeito. O problema pode ser na tomada, na ligação elétrica ou talvez uma falta de energia, mas esses são fáceis de detectar.

Você também pode encontrar um problema com o disco rígido. Os discos rígidos envelhecem a cada dia e os arquivos armazenados correm o risco de corrupção, especialmente se você compartilhar seu computador com outras pessoas. Se o disco rígido do seu computador estiver danificado, talvez você não consiga atualizar para a versão mais recente do Windows.

Então, por mais que a gente queria, nem sempre o problema é da Microsoft. Muitas vezes o problema pode estar em algum sistema de software instalado no PC ou em algum hardware do seu computador, seja um processador, HD ou até mesmo um pendrive conectado que impede o PC de inicializar. Aqui estão outras razões pelas quais o seu PC não inicia após uma atualização do Windows 11. Mas, antes de tudo, quais são os requisitos mínimos do Windows 11?

Windows 11Requisitos mínimos
ProcessadorDois núcleos (64-bit) de 1 GHz
Armazenamento64 GB
Memória RAM4 GB de RAM
Display9 polegadas e 1366 x 768 de resolução
DirectXVersão 12
SegurançaMódulo TPM 2.0
ConectividadeConexão com a internet

Por que o PC não inicia após a atualização do Windows 11

Seu PC pode estar com problemas de hardware, seja na CPU, nos discos rígidos, no monitor ou na placa-mãe. Infelizmente, não há uma maneira permanente de manter esses problemas sob controle. Tudo o que você pode fazer é verificar se há algum problema que possa ter surgido com a atualização do Windows 11 e ver se há algo que você possa corrigir. Então, supondo que os problemas sejam da Microsoft e o seu software, vamos explorar algumas soluções:

Custo:Variável 0

Duração

Tempo estimado:1 hour

  1. Verifique os requisitos do sistema

    1. Seu PC suporta o Win 11?

      Windows 11 não inicia | microsoft, sistema operacional, tecnologia, windows 10, windows 11 | windows 11 não inicia após a atualização? Veja como corrigir | a22d9f66 imagem 2023 01 19 121059273 | dicas/guias

      Se você não conseguir inicializar seu PC, provavelmente os requisitos do sistema não foram atendidos antes da instalação. Portanto, você deve verificar se o seu computador atende aos requisitos mínimos de sistema para executar o Windows 11.

      Você terá dificuldade em corrigir o problema de inicialização se ele não atender aos requisitos. Depois de saber o que é necessário para o Windows 11, continue baixando e instalando os drivers mais recentes.

    2. Baixe os Divers mais Recentes

      Antes de solucionar problemas do seu PC, é sempre aconselhável baixar e instalar todos os drivers mais recentes para o hardware do seu computador. Isso garantirá que tudo funcione corretamente e permitirá que você corrija quaisquer problemas de compatibilidade de hardware.

      Você também pode baixar drivers diferentes, excluir alguns e fazer alguns testes para descobrir o que funciona. A manipulação de drivers envolve um pouco de curva de aprendizado. Só faça se tiver certeza do que está fazendo.

    3. Problemas com Hardware

      Alguns dispositivos externos conectados ao PC podem estar interferindo no Windows 11. Problemas relacionados a software – arquivos de sistema corrompidos, ausentes ou danificados. Todo o tipo de hardware que pode estar impedindo o seu PC de ligar. Faça uma verificação disso antes de seguir. Veja as etapas.

  2. Problemas com Hardwares conectados

    1. Desconecte todos os dispositivos conectados

      Você tem muitos dispositivos conectados ao seu computador? Talvez um deles esteja impedindo o processo de inicialização. Dispositivos externos como impressoras, discos rígidos externos, mouses e outros dispositivos que você possa ter conectado podem estar em uso, impedindo que o sistema funcione como deveria. Veja como corrigi-lo

    2. Desligue tudo que está conectado

      Primeiro, desligue a fonte de alimentação e desconecte todas as unidades externas e dispositivos USB do seu PC. Isso inclui pendrives, discos rígidos externos e qualquer coisa conectada via USB.

    3. Ligue somente o necessário

      Windows 11 não inicia | microsoft, sistema operacional, tecnologia, windows 10, windows 11 | windows 11 não inicia após a atualização? Veja como corrigir | 34c02ed6 imagem 2023 01 19 123737125 | dicas/guias

      Deixe o monitor e o teclado conectados. Ligue a fonte de alimentação novamente e veja se o PC para de mostrar a tela preta. Uma vez ligado, conecte seus dispositivos externos. Dispositivos externos podem interferir no seu computador e afetar seu desempenho.

  3. Fonte de Alimentação pode ser o problema

    1. Desligue a fonte de alimentação e ligue-a novamente

      A atualização do Windows consome bastante energia da bateria do computador. É recomendável atualizar o computador, no caso de um laptop, quando estiver totalmente carregado, com energia de sobra. No entanto, se não houver energia no PC, será ainda mais difícil inicializar o computador.

    2. Como verificar a fonte

      Windows 11 não inicia | microsoft, sistema operacional, tecnologia, windows 10, windows 11 | windows 11 não inicia após a atualização? Veja como corrigir | e6e824d7 imagem 2023 01 19 125042432 | dicas/guias

      • Plugue a fonte no plugue de alimentação do computador;

      • Conecte o cabo de alimentação do computador na tomada;

      • Comece verificando sua conexão com a tomada de parede. Seu PC está conectado a uma tomada? Caso contrário, desconecte-o e conecte-o novamente corretamente.

    3. Veja a luz de carregamento no laptop

      Você também deve verificar o indicador de luz de carregamento para ver se está carregando. Você verá as luzes de LED do laptop acenderem e ouvirá os ventiladores girando quando ligar o computador. Se o computador ainda não inicializar, você pode tentar substituir a fonte de alimentação – use apenas a bateria desta vez.

    4. Se não estiver carregada

      Sua bateria pode estar completamente descarregada se você estiver sempre usando seu laptop. Portanto, aguarde cerca de 1 a 2 horas para carregar (dependendo de quanto tempo leva para carregar totalmente) e tente inicializar o computador novamente. Certifique-se de manter o computador conectado enquanto faz isso.

    5. Confira o cabo de alimentação

      Até agora, seu computador deve estar funcionando bem. Mas se não for, dê mais duas tentativas à bateria antes de condená-la. Uma vez ligado, aperte o botão de atualização várias vezes. Além disso, você deve verificar se há algum cabo de alimentação danificado. Se o cabo de alimentação estiver danificado, você terá que substituí-lo por um diferente.

  4. Verifique se o monitor do PC está funcionando

    1. Seu monitor está funcionando?

      Windows 11 não inicia | microsoft, sistema operacional, tecnologia, windows 10, windows 11 | windows 11 não inicia após a atualização? Veja como corrigir | 836b6508 monitor2 | dicas/guias

      Em seguida, verifique se o monitor do PC está funcionando corretamente. Se você não conseguir ver nada na tela, tente conectar um monitor externo ao seu computador. Se isso não funcionar, seu adaptador de vídeo provavelmente falhou e você terá que substituí-lo. Se o seu PC mostra que está carregando e ainda não consegue acender, o monitor do seu PC pode estar desligado.

    2. Verifique a alimentação do monitor

      Nesse caso, o botão do monitor de energia do PC indica que está ligado, mas o monitor ainda não acende. Se você tentar desconectar e conectar o cabo de alimentação e o monitor ainda mostrar uma tela preta, o monitor do seu PC é o problema. Desligue a tomada, desconecte o monitor e substitua-o por outro. Se o problema era com o monitor anterior, usar um novo deve corrigi-lo.


  5. Execute um comando de reparo

    1. Use o prompt de comando para corrigir o Windows

      O prompt de comando é uma ferramenta poderosa e essencial para todos os usuários do Windows. É a interface de linha de comando definitiva que permite executar programas e comandos de dentro do Windows. Para muitas pessoas, a linha de comando é um pouco assustadora.

    2. Corrija o Master Boot Record

      Você pode executar o prompt de comando para verificar a desordem do disco do PC ou corrigir o Master Boot Record (MBR). O prompt de comando ajuda a corrigir MBR e discos corrompidos que podem causar problemas de carregamento ou congelamento no seu PC. Então, veja como executar um prompt de comando:

    3. Como fazer o comando

      Windows 11 não inicia | microsoft, sistema operacional, tecnologia, windows 10, windows 11 | windows 11 não inicia após a atualização? Veja como corrigir | fef9dcae imagem 2023 01 19 124011254 | dicas/guias

      Reinicie o PC várias vezes para ser direcionado para o reparo automático.

      Clique em Opções avançadas, selecione solucionar problemas e clique no prompt de comando.

      Na linha de comando, digite:

      chkdsk c: /f /r

      Pressione Enter.

    4. Se não resolver

      Seguir as etapas acima corrigirá o problema de inicialização se o disco do seu PC for o problema. Se isso não funcionar, talvez o problema esteja no MBR, portanto, em vez de digitar o comando check disk. Siga os mesmos passos ao reiniciar. O PC irá direcioná-lo para o Ambiente de Recuperação do Windows:

    5. Fazendo o Check Disk

      Windows 11 não inicia | microsoft, sistema operacional, tecnologia, windows 10, windows 11 | windows 11 não inicia após a atualização? Veja como corrigir | 6d7006bf imagem 2023 01 19 125453292 | dicas/guias

      Clique em Opções avançadas > Solução de problemas > Prompt de comando.

      Digite estes comandos (pressione Enter após cada comando):

      bootrec /FixMbr

      bootrec /FixBoot

      bootrec /RebuildBcd

      Reinicie o computador.

    6. Executar os comandos pode ajudar a melhorar o desempenho do seu PC

      O comando MBR corrige o Master Boot Record corrompido, enquanto o Check Disk Order restaura os dados perdidos e repara o disco. Lembre-se, você deve executar o prompt de comando como administrador. Para fazer isso:

    7. Como executar o comando

      • Pressione a tecla Windows em seu teclado.

      • Navegue até a barra de pesquisa e digite cmd.

      • Passe o mouse sobre o aplicativo Prompt de Comando e clique com o botão direito do mouse em “Executar como administrador.”

      • Quando o prompt de comando for aberto, digite:

      chkdsk C:

      •E aperte enter.

      Isso escaneará seu disco rígido em busca de erros e corrigi-los se forem encontrados.

  6. Reparos usando opções de inicialização

    1. Problemas de software

      Se nada parece funcionar até agora, talvez seu PC tenha problemas de software. Pode ser que seu PC tenha arquivos de sistema ausentes ou corrompidos, pois isso pode acontecer após a atualização da versão atual do Windows.

    2. Use o modo de segurança

      Windows 11 não inicia | microsoft, sistema operacional, tecnologia, windows 10, windows 11 | windows 11 não inicia após a atualização? Veja como corrigir | 0bf6f2e6 imagem 2023 01 19 130348101 | dicas/guias

      Inicializar seu PC no modo de segurança garante que o PC não falhe devido a aplicativos corrompidos. Além disso, o modo de segurança reduz o número de softwares instalados e funciona apenas em um conjunto limitado de recursos.

    3. Abrir o modo de segurança

      Então, como você inicializa o Windows 11 no modo de segurança? Primeiro, reinicie o seu PC três vezes para levá-lo ao Ambiente de Recuperação do Windows (WinRE).

      • Navegue até a opção Solução de problemas.

      • Clique em Opções avançadas.

      • Vá para Configurações de inicialização e clique em Reiniciar.

      • Pressione qualquer tecla para entrar no modo de segurança.

    4. Restaure e repare o Windows

      O problema também pode surgir de aplicativos desatualizados, que você pode resolver reiniciando o computador. Aqui estão algumas maneiras de reparar um Windows 11 que não inicializa.

      • Inicie o Windows 11 no modo de segurança.

      • Execute o reparo de inicialização do Windows 11.

      • Restauração do sistema.

      Com isso, espere o processo acontecer e veja se o problema resolveu.

    5. Isso pode resolver o problema

      Depois que o PC concluir a inicialização no modo de segurança, reinicie o PC mais uma vez. Isso geralmente pode corrigir o problema de atualização do Windows 11.

    6. E se não resolver?

      O processo de reparo de inicialização é semelhante à inicialização do modo de segurança, mas você deve selecionar a opção de reparo de inicialização aqui. Aqui estão as etapas para executar o reparo de inicialização do Windows 11:

    7. Como fazer a Reparação do Windows

      • Mais uma vez, reinicie o seu PC três vezes.

      • Seu PC o levará ao reparo automático.

      • Selecione Solução de problemas > Opções avançadas > Reparo de inicialização.

    8. Voltar um backup

      A execução do reparo de inicialização corrigirá quaisquer problemas e bugs existentes no driver do dispositivo. Depois disso, seu PC deve funcionar bem. Mas, outra opção é a restauração do sistema a partir de uma data de backup anterior também pode ser uma alternativa. Alguns PCs fornecerão um menu de restauração do sistema se você forçá-los a inicializar.

    9. Restaurando um backup

      Windows 11 não inicia | microsoft, sistema operacional, tecnologia, windows 10, windows 11 | windows 11 não inicia após a atualização? Veja como corrigir | f42eaac4 imagem 2023 01 19 130936449 | dicas/guias

      A restauração do sistema traz seu computador de volta ao seu estado normal. A restauração do sistema não excluirá seus arquivos e programas pessoais.

      • Reinicie o seu PC.

      • Vá até Solução de problemas e, em seguida, Opções avançadas > Restauração do sistema.

      • Quando a janela Sistema for aberta, clique em Avançar.

      • Selecione a restauração mais recente criada e clique em Avançar para continuar.

      • Clique em Concluir.

    10. Você terá que reinstalar softwares depois disso

      A Restauração do sistema restaura o sistema do seu PC para o estado exato do seu computador na data em que foi feito o backup. Você pode ter certeza de que bugs e arquivos de sistema ruins não interferirão no processo de inicialização. Se você não se importar em instalar aplicativos posteriormente, esse processo pode corrigir o problema do Windows 11.

  7. Reinstale o Windows

    1. Se nada mais funcionar

      Windows 11 não inicia | microsoft, sistema operacional, tecnologia, windows 10, windows 11 | windows 11 não inicia após a atualização? Veja como corrigir | c3641c12 imagem 2023 01 19 131531923 | dicas/guias

      A atualização do Windows 11 pode ser um pouco inconveniente durante a instalação. Se você estiver executando um computador de baixo custo, talvez não perceba a diferença entre esta atualização e a anterior. Mas se você tentou consertar seu computador e ele ainda não inicializou após a atualização do Windows 11, você precisará reinstalá-lo.

    2. Faça um backup

      Importante: uma reinstalação do Windows excluirá todos os arquivos e pastas do seu disco rígido ou SSD. Portanto, é altamente recomendável que você pegue sua unidade e conecte-a a outro computador para fazer backup de todos os seus arquivos ou pastas pessoais. Vou explicar como reinstalar o Windows 11 abaixo.

    3. Comece desligando o computador

      Você deve fazer isso porque, se o computador estiver ligado, ele pode estar tentando inicializar a partir do disco rígido e causar problemas no processo de atualização. É melhor desligar o computador e deixá-lo desligado por, pelo menos, alguns minutos antes de continuar com o processo de instalação.

    4. Inicialize pelo DVD/USB

      Inicialize a partir da unidade de DVD/USB ou do menu de opções de recuperação (se disponível)

      Após desligar o computador por alguns minutos, pressione e segure o botão liga/desliga por aproximadamente dez segundos. (Até que a luz indicadora de energia acenda novamente.)

    5. Aguarde o início do processo de instalação.

      A próxima etapa depende se você possui ou não uma unidade de DVD ou USB com o Windows 11. Se você tiver uma unidade USB com Windows 11, conecte-a a uma das portas do seu computador. Se você tiver um DVD com o Windows 11, insira-o na unidade óptica do seu computador.

    6. Se nada disso funcionar

      Depois que tudo estiver instalado e o computador for reiniciado, vá em frente e reinicie o computador para concluir o processo de instalação. Você terá que entrar em contato com a Microsoft ou outros especialistas de suporte se tiver tentado todas essas etapas e ainda não inicializar após a instalação da atualização do Windows 11.

Resultado

Windows 11 não inicia | microsoft, sistema operacional, tecnologia, windows 10, windows 11 | windows 11 não inicia após a atualização? Veja como corrigir | 7dadb0a4 imagem 2023 01 19 131656068 | dicas/guias

Como você pode ver, existem várias maneiras de corrigir problemas de atualização do Windows 11. Se você atualizar seu computador para a versão mais recente do Windows, poderá realizar suas atividades diárias sem problemas. Depois de ler este guia, se você ainda tiver problemas com a atualização do Windows 11, provavelmente desejará entrar em contato com um especialista.

FAQ Rápido

Como encontro minha chave do Windows?

Geralmente, se você comprou uma cópia física do Windows, a chave do produto deve estar em uma etiqueta ou cartão dentro da caixa em que o Windows veio. Se o Windows veio pré-instalado em seu PC, a chave do produto deve aparecer em um adesivo em seu dispositivo.

O que acontece se você não ativar o Windows?

Haverá uma notificação ‘O Windows não está ativado, ative o Windows agora’ em Configurações. Você não poderá alterar o papel de parede, cores de destaque, temas, tela de bloqueio e assim por diante. Tudo o que estiver relacionado à Personalização ficará esmaecido ou inacessível. Alguns aplicativos e recursos deixarão de funcionar.

Como tirar a marca d’água e mensagem de ativação do Windows?

A maneira mais fácil de tirar a mensagem Ativar Windows 11 é simplesmente comprar uma nova chave de ativação do Windows.

A licença do Windows 11 é vitalícia?

O Windows 11 Home está atualmente disponível com uma licença vitalícia para um PC, portanto, pode ser transferido quando um PC é substituído.

Fale conosco nos comentários e diga se curtiu essa novidade e aproveite para ler mais notícias, sobre como os teclados HyperX Alloy Origins, no nosso site.

BioWare abraça suas raízes narrativas em um RPG single player; Assista uma emocionante sequência de gameplay estendida que prepara a história e os desafios
TEAMGROUP na Computex 2024 apresenta novos produtos com o lema: "Elevate Gaming . Empower AI"
Saiba se vale a pena jogar Fabledom
Quer dar vida aos seus modelos 3D com texturas impressionantes? Continue lendo para aprender tudo sobre o processo de mapeamento UV do Blender!
Saiba mais sobre a espetacular memória RAM DELTA TUF RGB DDR5