Pesquisar
Close this search box.

Tecnologia de por trás de um desempenho de Call of Duty: Modern Warfare II

Conheça os quatro pilares tecnológicos distintos que, juntos, elevam a experiência em Call of Duty: Modern Warfare® II e Call of Duty®: Warzone 2.0

Pela primeira vez há um engine unificado em Call of Duty, com o lançamento de Modern Warfare II e Warzone 2.0. Esse mecanismo de última geração que estreou com o Modern Warfare (2019) original viabiliza o Call of Duty mais avançado da história. Inspirados por esse mecanismo de desenvolvimento coeso, as equipes de desenvolvedores decidiram enfrentar esses novos desafios. Neste texto, destacam-se quatro dos principais avanços de jogabilidade que os jogadores experimentam em Modern Warfare II.

Você também pode gostar:
Minecraft: Tudo sobre um dos Jogos mais Famosos do Mundo
TODOS os Comandos para Minecraft e como Executá-los
Saiba como Baixar e Instalar o Minecraft no seu PC, MAC e Mobile
Mods OBRIGATÓRIOS para Todos Jogadores de Minecraft
Maono DM30: A Escolha Perfeita Para Podcasters E Streamers
5 Melhores Microfones Para Podcast, Gamer, Streaming E Youtube Até R$ 400

Desempenho de call of duty
Call of Duty: Modern Warfare II

Gameplay e física aquática 

Uma das primeiras coisas que os jogadores percebem – e reagem – quando entram no novo campo de batalha em Modern Warfare® II, é que a água não é simplesmente um enfeite ou outra barreira qualquer. Os jogadores podem (literalmente) mergulhar, se movimentar e usar a água como uma vantagem tática. E para fazer isso funcionar, tinha que parecer o mais real possível.

“Passamos muito tempo trabalhando com designers, tentando encontrar maneiras de garantir que a água seja perceptivamente plausível e realista”, revela Michal Drobot, Diretor de estúdio e de tecnologia da Infinity Ward na Polônia. “Nosso objetivo é imitar o CGI eficaz nos filmes: você sabe que o CGI é bom quando na verdade não percebe.”

Desempenho de call of duty
A imagem à esquerda mostra interações dinâmicas com a água realista. A imagem à direita é sem umidade processual.

Em Call of Duty: Modern Warfare II, a água não é apenas uma estética de fundo. Na verdade, ela é tão essencial ao ambiente que a equipe de desenvolvimento já notou que ele inspira e impacta a jogabilidade emergente, mesmo na versão beta. Este novo sistema é tão robusto que pode até revelar informações táticas de jogo. “No jogo em equipe, você pode realmente perceber que o time inimigo veio pelos túneis inundados, porque eles estão pingando”, diz Drobot.

Para isso, Drobot e sua equipe implementaram um novo sistema complexo, que permite que todos os objetos do jogo sejam encharcados, com efeitos variáveis na aparência e no desempenho, e eventualmente sequem com base no tipo de material.

Consoles da nova geração

Apesar do poder de processamento extra disponível para os PCs e consoles mais recentes, as equipes de desenvolvimento abordam os hardwares mais recentes com a seguinte mentalidade de estilo: “Se tivermos a opção de usar algo brilhante e sofisticado que não vai melhorar a jogabilidade, tentamos evitá-lo. É sobre a jogabilidade primeiro. Portanto, os consoles de última geração para nós, antes de mais nada, significam visibilidade aprimorada, clareza aprimorada para os jogadores, latência aprimorada e desempenho aprimorado.”

Tecnologia a serviço da jogabilidade. Essa é a essência de call of duty.
Tecnologia a serviço da jogabilidade. Essa é a essência de Call of Duty.

“Além dos benefícios óbvios que os consoles de última geração oferecem, como resolução mais alta e streaming mais estável, também há clareza visual e desempenho”, diz Drobot. “O nível de desempenho característico do Call of Duty é de 60 frames por segundo – os consoles mais recentes podem fornecer 120 Hz estáveis. Na verdade, isso é bastante impactante para uma jogabilidade mais competitiva. Mesmo jogadores casuais não terão muita dificuldade em identificar a diferença entre esses dois modos – é definitivamente muito mais fluido em 120 Hz.”

A beleza está nos detalhes e, neste caso, o estúdio procurou garantir que nenhum detalhe fosse pequeno demais ou esquecido. “Trabalhamos muito para otimizar o jogo para rodar a 120 Hz com maior clareza e resolução, e então nos perguntamos: o que falta? Se houver alguma potência extra que possamos usar, vamos usá-la para melhorar ainda mais o visual.

Então, adicionamos sombras e texturas de maior qualidade. Basicamente, tudo o que podemos melhorar em termos de qualidade, nós fizemos. E há um punhado de recursos exclusivos para os consoles da próxima geração. Talvez o mais notável seja a renderização da água que é mencionada acima.”

Melhor reconhecimento do jogador e alvos

Call of duty: modern warfare ii
De cima para baixo – Usamos vários sistemas de tempo de execução que analisam a imagem, como fariam nossos olhos, com dicas visuais sutis, mas importantes, para melhorar a visibilidade do jogador e a capacidade de rastrear alvos em movimento. Na imagem inferior, você vê a figura do jogador

Em uma intensa experiência multijogador como a de Call of Duty: Modern Warfare II, um antigo desafio que os desenvolvedores precisavam superar era sobre contraste e a visibilidade dos personagens. Basicamente, trata-se do risco de os personagens se misturarem ao ambiente, principalmente à distância. “O que você faz se tiver um canto escuro do seu mapa e tiver alguém escondido lá com uma skin de operador também escura?” Drobot perguntou a sua equipe. “Ou, o que você faz se estiver em um quarto escuro e olhando para fora em condições de luz, e você tem alguém usando uma skin muito brilhante?”.

A Infinity Ward desenvolveu um sistema que rastreia visualmente os jogadores e seu ambiente para corrigir automaticamente o contraste. “Utilizamos um processamento parecido com o que a percepção humana real faz”, explica Drobot.

Ele acrescenta: “Em nosso jogo, sabemos onde estão todos os jogadores, mas nem sempre sabemos como eles realmente parecem para você como jogador. Então, analisamos a imagem, as condições de iluminação, o tipo de pele do personagem, ou como o personagem realmente se parece, e tentamos garantir que eles sejam contrastados dinamicamente dependendo da situação.”

VRS (Variable Rate Shading)

Uma grande questão que a equipe enfrentou, compartilhada por Drobot, foi: “Como você mantém o jogo visualmente incrível e, ao mesmo tempo, e ainda como um jogo de tiro que tem mais a ver com a habilidade do jogador, e não com algo que interfira na sua jogabilidade?”

“Na verdade nós temos vários sistemas que garantem que os jogadores, seus inimigos ou amigos, estão mais visíveis para você” ele comenta. “Nós temos um tipo de renderização muito especializada que usa somente o que chamamos de variable rate-shading,  onde é possível mudar a resolução da tela de forma super precisa. A gente consegue dizer ‘Oh, o meio da tela estará com uma resolução maior que as laterais’. Ou talvez tenha um ponto de interesse na tela que deveria ter uma resolução maior.”

“Obviamente os personagens dos jogadores devem ter a maior resolução” enfatiza Drobot. “Então não importa se você está jogando em HD, Ultra-HD ou 4k, nós ainda iremos jogar mais resolução em uma parte específica da tela, para garantir que o inimigo e o ambiente apareçam mais nitidamente para você”.

Call of duty: modern warfare ii
Call of Duty: Modern Warfare II

Ao dar atenção em diversos detalhes, a Infinity Ward e os desenvolvedores de Modern Warfare II ainda conseguiram se manter focados no quadro geral: empolgar os jogadores. Cada atualização e melhoria técnica foi feita com um compromisso meticuloso para garantir a melhor experiência de jogo, independente da plataforma. Afinal, no calor da batalha é  gameplay que faz toda a diferença, não importa se você é um jogador hardcore ou novato na franquia.

Modern Warfare II já começou muito bem. E agora que Warzone 2.0 está disponível, retornaremos em breve para ver com mais detalhes como a tecnologia de Call of Duty é atualizada e o poder da nova geração de Warzone.

Os fãs não devem deixar de visitar o site oficial da Infinity Ward para mais atualizações e novidades diretamente do estúdio.  Call of Duty: Modern Warfare II e Call of Duty: Warzone 2.0 são publicados pela Activision. O desenvolvimento de ambos os jogos é liderado pela Infinity Ward com desenvolvimento adicional dos seguintes estúdios (em ordem alfabética) Activision Central Design, Activision QA, Activision Shanghai, Beenox, Demonware, High Moon Studios, Raven Software, Sledgehammer Games, Toys for Bob e Treyarch. 

Para ficar por dentro das novidades de Call of Duty: Modern Warfare II , visite o site oficial do jogo e seu canal oficial no YouTube. Fale conosco nos comentários e diga se curtiu essa novidade e aproveite para ler mais notícias, sobre como os melhores monitores gamers, no nosso site.

Saiba mais sobre a identificação com personagens de videogame e como isso pode tornar seu jogo um sucesso
Entenda mais sobre a arte conceitual de personagens de videogame
Saiba mais sobre animação de personagens 3D
Veja algumas estratégias de Marketing Digital para Jogos
Aprenda como Criar seus Jogos e todas as etapas do desenvolvimento
Saiba mais sobre a função do Modificador Boolean no Blender