Pesquisar
Close this search box.

GameJamPlus: Rio de Janeiro é novo polo de games do Brasil

Em cerimonia de premiação da GameJamPlus, secretário de ciência e tecnologia do Rio de Janeiro falou sobre projetos, com apoio da Prefeitura carioca, para impulsionar o mercado e novos talentos

No dia 02 de julho de 2022, sábado, aconteceu a Grande Final da GameJamPlus 21/22, a 6ª edição da maior maratona competitiva de desenvolvimento de jogos focados em negócios. O evento, que celebrou a conclusão de uma longa jornada global de desenvolvimento de jogos, ocorreu na Casa Firjan, instituição situada no bairro Botafogo, no Rio de Janeiro, e contou com um público de aproximadamente 200 pessoas de 10 países diferentes. A cerimônia de abertura teve início aproximadamente às 16h e contou com a presença de lideranças locais de países que impulsionam e fomentam o desenvolvimento de jogos em suas respectivas regiões. 

Leia Também:
Aprenda a criar Histórias em Quadrinhos
62 Melhores Mods De The Sims 4
15 Melhores Aplicativos Similares Ao HappyMod
Windows 10/11: Como Ativar Sem Instalar Nada
Guia Definitivo Para Criar E Desenhar Personagens
WordPress: Tudo Sobre O Criador De Sites

Gamejamplus
GameJamPlus

A edição de 21/22 teve seu início em outubro de 2021, e contou com a produção de mais de 180 jogos, que, após diversas etapas de avaliação e aprimoramento, resultaram em 36 equipes e estúdios finalistas que estiveram presentes com seus representantes no evento final.

Apresentada pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e pela Secretaria Municipal de Cultura, a cerimônia final da GameJamPlus 21/22 recebeu o apoio de diversos patrocinadores e parceiros oficiais, como Bemobi, DT3, Artplan, UTI Vida, Tilting Point, Mad Mimic, SICOOB, SEBRAE, Alura, Xphere e Indie Hero. Nomes como Pedro Caxa (o maior TikToker de desenvolvimento de jogos do Brasil e criador do game Camp Wars), Carol Paiffer (CEO da ATOM/S.A e integrante do programa Shark Tank Brasil) e Nicolle Merhy (gamer, empresária e CEO da equipe de e-Sports Black Dragons) também marcaram presença no evento. 

A final também contou com a participação de Willian Coelho, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, que em seu discurso ressaltou a relevância da Secretaria e sua conexão com a temática de jogos da GameJamPlus. Corroborando com a visão de impacto econômico citada pelo secretário, a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) foi outra empresa que contribuiu, através de aporte financeiro, para a realização do evento, visto o enorme potencial de exportação que os games representam.

Ainda precedendo o início da entrega das premiações, ocorreu o painel de tema Games e Empreendedorismo, formado pelas painelistas Carol Paiffer, Nicolle Merhy, Silvani Neri (Game Designer, COO da GameJamPlus e fundadora da LAB108) e Juliana Brito (CEO da Indie Hero e co-fundadora da startup Workay). Em aproximadamente 30 minutos de duração, as convidadas expuseram as diferentes percepções da indústria a partir de suas áreas de atuação.

Dando sequência ao roteiro do evento, a cerimônia de entrega de troféus começou aproximadamente às 17h30. Dos estúdios e equipes premiadas, muitas vieram de países onde o ecossistema de jogos está em fase inicial, o que faz com que muitos participantes tenham na maratona sua primeira experiência com games. O projeto campeão da GameJamPlus, por exemplo, foi o primeiro trabalho realizado pela equipe, um grupo de desenvolvedores das Filipinas. A escolhida para representar a equipe filipina foi Nissie Arcega, uma jovem de 26 anos de idade e estreante em eventos de desenvolvimento de jogos. O jogo da equipe, Meet Me on the Mountain, foi também o primeiro jogo em que Nissie trabalhou, sendo ela a responsável por todo design narrativo do projeto.

O evento foi transmitido ao vivo no YouTube, em duas transmissões: português com tradução em LIBRAS e português com tradução simultânea em inglês. É possível conferir a íntegra da gravação do evento no canal oficial da GameJamPlus no YouTube.

Durante a solenidade, 18 categorias foram premiadas, sendo elas técnicas, criativas, destaques regionais, business e o Jogo do Ano 21/22, o projeto que soma a melhor nota, tanto nos quesitos técnicos, quanto no planejamento de produto e negócios. Os prêmios abrangeram jogos e estúdios independentes de todo o mundo, sendo 3 do Brasil. Veja Fotos da cerimonia

Confira a lista completa das categorias e dos jogos vencedores:

  • Melhor Build: Eldritch Inc – Bolívia
  • Melhor Pitch: Ink Spell – Brasil
  • Melhor Jogo de Diversidade: Escor: A Saga de Kurô – Brasil
  • Melhor Narrativa: Strokes of the Past – Costa Rica
  • Melhor Sound Design: Meet Me on the Mountain – Filipinas
    Mix It – Costa Rica
  • Melhor Jogo PC: Ink Spell – Brasil
  • Melhor Jogo Mobile: Itsy Bitsy Spider and Friends – Brasil
  • Melhor Game Design: Eldritch Inc – Bolívia
  • Melhor Direção de Arte: Eldritch Inc – Bolívia
  • Melhor Jogo – Brasil: Ink Spell – Brasil
  • Melhor Jogo – Europa: Paint the Thing – Macedônia do Norte
  • Melhor Jogo – Ásia: Meet Me on the Mountain – Filipinas
  • Melhor Jogo – LATAM: Eldritch Inc – Bolívia
  • Melhor Jogo – África: Verdant – Etiópia
  • Jogo do Ano – 3º Lugar: Itsy Bitsy Spider and Friends – Brasil
  • Jogo do Ano – 2º Lugar: Ink Spell – Brasil
  • Jogo do Ano – 1º Lugar: Meet Me on the Mountain – Filipinas

Fale conosco nos comentários e diga se curtiu essa novidade e aproveite para ler mais notícias no nosso site.

Descubra as principais Ferramentas Para Criar Personagens de Games
Além disso, o Cosplay no Cosmódromo está de volta maior do que nunca este ano na arena de chefes de Destiny 2
Jogadores já podem fazer a pré-compra do game para experimentar Assassins Creed Mirage no iOS de uma nova maneira nos modelos iPhone 15 Pro com o chip A17 Pro e em todos os iPads com chip M1 ou posterior
Mudanças massivas serão implementadas no Reino Eterno, com atualizações do sistema de itens, Marés Infernais mais intensas, entre outras em Renascer do Saque de Diablo IV
Saiba os primeiros passo para saber como fazer um jogo no godot
Sequência da série DRAGON BALL Z: BUDOKAI TENKAICHI será lançado após um hiato de mais de 15 anos.