Pesquisar
Close this search box.

Implementação do 5G SA no Brasil – dados, números, fatos e fontes

O 5G SA será ativado pela primeira vez no País hoje, dia 6 de julho, em Brasília, segundo informado na tarde dessa segunda-feira pela Anatel e pelo Ministério das Comunicações. Neste momento histórico, o Brasil vai dar um salto tecnológico expressivo, tornando-se o primeiro país da América Latina com a tecnologia 5G StandAlone.

Uma das vantagens do padrão 5G StandAlone frente ao padrão 5G Non StandAlone é que a cobertura das antenas de transmissão é maior em cerca de 25% no StandAlone, pois existe a possibilidade as diferentes faixas de frequência do 5G (3.500 e 700 MHz por exemplo) trabalharem de forma agregada, o que expande a área de cobertura.

Leia Também:
Aprenda a criar Histórias em Quadrinhos
62 Melhores Mods De The Sims 4
15 Melhores Aplicativos Similares Ao HappyMod
Windows 10/11: Como Ativar Sem Instalar Nada
Guia Definitivo Para Criar E Desenhar Personagens
WordPress: Tudo Sobre O Criador De Sites

Implementação do 5g
5G

A Capital Federal vai funcionar como piloto, em especial no que diz respeito aos processos de liberação da faixa para a ativação dos serviços 5G nas demais capitais brasileiras, que deverão ter a nova tecnologia implementada até 29 de setembro de 2022, de acordo com o cronograma definido pela Anatel.

O que vai mudar para o País, para o setor de telecom, para os diferentes setores da indústria e para o cidadão comum com a chegada do 5G SA? 

  • Na visão da Ericsson (podemos disponibilizar fontes especializadas, estudos e imagens), esta tecnologia será uma das alavancas fundamentais para ajudar o Brasil em sua retomada econômica e ampliação do potencial competitivo, e veremos um impacto positivo muito significativo em geração de novos negócios e receitas até 2030.
  • O CEO da Ericsson para o Cone Sul da América Latina, Rodrigo Dienstmann, pode compartilhar detalhes de uma análise feita pela companhia mostrando como o 5G SA poderá beneficiar o mercado nacional já no curto prazo e o que as empresas, governo e demais atores do ecossistema de inovação devem fazer para alcançar isso.
  • De acordo com a nova edição do Ericsson Mobility Report, que acaba de ser publicada, o 5G somará 1 bilhão de assinaturas até o final de 2022 e chegará 4,4 bilhões em 2027 em âmbito global. Nos próximos cinco anos, o 5G deverá responder por quase metade de todas as assinaturas móveis no mundo e por 35% na América Latina. O estudo mostra que a tecnologia 5G está se expandindo mais rápido do que todas as gerações anteriores de conectividade móvel e que o tráfego de dados de rede móvel global dobrou nos últimos dois anos, impulsionado pelo aumento do uso de smartphones e banda larga móvel, bem como pela digitalização da sociedade e das indústrias. A expectativa é que 60% do tráfego de dados da rede móvel global seja em redes 5G até 2027.
  • Em todo o mundo, 20 operadoras operam atualmente o 5G SA, usando, em sua maioria, a faixa de 3,5 Ghz. O Brasil já sai na frente com 3 redes 5G SA. A média mensal de tráfego de dados por pessoa no mundo é de 15 gigabytes. No Brasil, esse número é de 8 gigabytes, com previsão de crescimento para 34 gigabytes até 2027.
  • A quantidade de espectro licitada no leilão do 5G no Brasil foi grande, o que pode facilitar a expansão da conectividade na faixa de 3,5 Ghz. Além disso, as grandes teles e outras operadoras arremataram lotes de 40 mhz e 50 mhz na faixa de 2,3 Ghz. Sem falar do espectro do MMV (tecnologia de ondas milimétricas), na faixa de 26 GHz, em que será possível usar a tecnologia FWA (Fixed Wireless Access, que permite conexão sem fio entre locais fixos conectados), boa para áreas remotas. 

Sobre a Ericsson: Fundada em 1876 em Estocolmo, na Suécia, e presente há 97 anos no Brasil, a Ericsson é protagonista nos principais saltos tecnológicos registrados no País e no mundo, sendo referência em tecnologia, comunicações, hardware, software e serviços. É reconhecida mundialmente como líder em plataformas digitais e em redes móveis, não só na construção e na infraestrutura, mas na relevância delas para a sociedade e para a economia dos países em que atua, com uma reputação construída sobre a competência técnica e sua capacidade de inovação.

Desde o início de sua operação local, assumiu papel de liderança no setor de telecomunicações no mercado brasileiro, o que se repete para o setor de infraestrutura para redes. É líder no 2G, 3G, 4G no Brasil e também será no 5G. Em março de 2021, inaugurou em São José dos Campos/SP, a primeira linha de produção de radios e antenas 5G do hemisfério Sul que vai atender a demanda do País e de toda a América Latina. No que diz respeito à inovação, a Ericsson é o principal impulsionador da padronização da indústria para 5G.

Desde 1999, fez mais de 60.000 contribuições ao 3GPP para desenvolver 2G, 3G, 4G e 5G — 15.000 mais do que qualquer outra empresa. No Brasil, está prestes a completar 50 anos de atividades de P&D&I, feitas em parceria com as principais instituições nacionais de Ensino Superior, como a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade de Campinas (UNICAMP) e a Universidade Federal do Pará (UFPA). Visite o site. Fale conosco nos comentários e diga se curtiu essa novidade e aproveite para ler mais notícias no nosso site.

Saiba como criar seus personagens usando os 12 Arquétipos de Personagens nos Games
Saiba como Criar Personagens para Games com os ensinamentos que retiramos do sucesso do Super Mario
Aprenda como desenhar um personagem, seja para um jogo, livro ou quadrinhos e como ilustrá-lo
Aprenda Como Criar Personagens para Jogos com a história do Sonic
Saiba como começar o seu trabalho Modelando um Personagem de Jogos para seu game 3D
Saiba mais sobre a identificação com personagens de videogame e como isso pode tornar seu jogo um sucesso