Pesquisar
Close this search box.

O Fim do Yahoo Respostas

Depois de 15 anos, o Yahoo Respostas chega ao seu fim. Veja detalhes e novas alternativas de sites de perguntas e respostas.

Quem nunca foi ao Yahoo Respostas dar boas risadas que atire a primeira pedra. Um lugar cheio de memes e perguntas seríssimas (ou não), que te fazem refletir sobre as coisas mais simples da vida. E isso tudo vai acabar.

Isso mesmo que você leu, o Yahoo Respostas vai acabar! Todas as pérolas serão perdidas para sempre. A partir de 20 de abril já não é mais possível adicionar ou editar o conteúdo da maior biblioteca de perguntas da internet, e o site será permanentemente desativado em 4 de maio.

Mensagem sobre o fim do yahoo respostas
Aviso exibido na tela inicial do yahoo respostas sobre o encerramento

Se você tem dados que gostaria de salvar na plataforma, calma! Não se desespere. Será possível solicitar o download de todo o seu conteúdo até 30 de junho (veja os detalhes). Não é possível, porém, salvar o conteúdo de outras pessoas. Nesse caso, corre pro site e printe tudo o que quiser antes de 4 de maio. Usuários que tentarem entrar no site após a data serão redirecionados para a página principal do Yahoo.

Sobre o Yahoo Respostas

Página inicial do yahoo respostas
Página inicial do yahoo respostas

O Yahoo Respostas foi fundado em junho de 2005, sendo um dos mais antigos do formato. Formato esse que é bem simples de entender: perguntas e respostas. Um usuário que criasse um perfil poderia fazer perguntas sobre os mais diversos assuntos (tudo, TUDO que você puder imaginar), ou responder à perguntas de outros usuários (a resposta poderia ser séria ou em tom de brincadeira, dependendo do teor da pergunta).

É uma plataforma com uma premissa extremamente interessante, levando em consideração que qualquer um poderia te responder (e aí cabe a você acreditar ou não).

É claro que existia uma série de diretrizes que as perguntas deveriam seguir, como “seja cortês, seja um bom cidadão, cite suas fontes, pergunte claramente e categore corretamente”, maus exemplos seriam “utilizar discurso de ódio, desabafar, conversar (ou qualquer coisa que viole o sistema pergunta-resposta), ser rude ou obsceno, explorar a comunidade (utilizar o site para ganho próprio em cima dos usuários), roubar, violar a lei, se comportar maliciosamente, ferir os outros ou fazer coisas como criar várias contas só para trolar, escrever coisas incompreensíveis propositalmente ou postar a mesma questão diversas vezes seguidas”.

Crianças com menos de 13 anos também eram proibidas de utilizar o conteúdo do site.

Porém, quem é que faz a monitoração dessas regras? O próprio usuário, devendo reportar à equipe responsável do site qualquer violação às diretrizes obrservada.

Para incentivar os usuários a utilizar corretamente a plataforma foi implantado um sistema de pontos. Ao entrar pela primeira vez, ganha 100 pontos. Logar todos os dias garante um ponto por dia. Fazer uma pergunta consome 5 pontos, mas escolher a melhor resposta recupera 3. Responder à perguntas concede 2 pontos. O número de perguntas e respostas que o usuário pode fazer também é limitado de acordo com o nível que ele ocupa (níveis 1 até 7).

Memes

Sim, há muitas perguntas sérias e importantíssimas postadas no Yahoo Respostas. Mas ele ficou “famoso” exatamente pelos memes. Há tantos, que é difícil dizer até onde as perguntas são reais ou feitas apenas para “zoar”. Relembre algumas pérolas:

Memes do yahoo respostas 1
Como se faz leite em pó?
Memes do yahoo respostas 2
Como será que se fazem perguntas (em uma pergunta)?
Memes do yahoo respostas 3
Como se chama essa música?
Memes do yahoo respostas 4
Vírus do pc passa para as pessoas? (via @gabmaiabraga no twitter)
Memes do yahoo respostas 5
E aí, dá? (via @gabmaiabraga no twitter)
Memes do yahoo respostas 6
Quem disse que oração não funciona? (via @gabmaiabraga no twitter)

Mais exemplos podem ser conferidos na thread de @gabmaiabraga no Twitter:

É, os memes com certeza farão muita falta…

Encerramento

Desde 2014, quando foi lançado o novo layout roxo, o Yahoo Respostas entrou em declínio. Pouca confiança, muita zoeira fez com que a parte mais “séria” do site entrasse em colapso.

No começo do mês, foi enviado um e-mail para todos os usuários do Yahoo Respostas comunicando o encerramento do mesmo. Entre as razões para o feito, foi justificada uma queda na popularidade.

“Embora as Respostas do Yahoo já tenham sido uma parte essencial dos produtos e serviços do Yahoo, ele se tornou menos popular com o passar dos anos, conforme as necessidades de nossos membros mudaram”

A mensagem segue dizendo que vai voltar atenção para produtos e áreas que atraiam mais os usuários e em conteúdos premium.

Apesar da justificativa ser a falta de popularidade, há também questionamentos se esse encerramento não está relacionado com a divulgação de fake news na plataforma, afinal é um assunto que está em pauta nos dias de hoje.

Alternativas

Onde, então, eu posso sanar minhas dúvidas existenciais na internet (além do Google, claro)? Seguem a seguir alguns exemplos de alternativas parecidas com o Yahoo Respostas:

Red Ask

O Red Ask é possivelmente o novo favorito da galera. Muitos usuários do Yahoo Respostas já migraram para lá e o número de usuários cadastrados continua aumentando. O site funciona mais ou menos como o YR, mas tem um número menor de categorias para encaixar suas perguntas: curiosidades, política, notícias e atualidades, conselhos, música e entretenimento, sexualidade, esportes, debates e opiniões, ciências, astronomia e espaço e dúvidas sobre o site.

No Red Ask há também a possibilidade de identificar uma pergunta por tags, sendo mais fácil de identificar o assunto que você quiser. Além disso, outra particularidade é a possibilidade de fazer enquetes para serem votadas por outros usuários.

O Red Ask é um site bem simples, e lá você poderá encontrar vários nomes que habitavam o Yahoo Respostas. Para você que ainda tem muitas perguntas a serem respondidas talvez seja uma boa opção. Para criar uma conta é bem simples: basta informar nome, senha e e-mail, e aguardar até sua conta ser aprovada para utilizar o site.

Página inicial red ask
O red ask tem uma interface bem simples e clean

Quora

Se você quiser um site mais “sério” para fazer suas perguntas, talvez o Quora seja o lugar certo para você. Para começar, é preciso criar uma conta para acessar o conteúdo do site. Mas criar a conta é bem simples, você pode acessar o site utilizando sua conta do Google ou Facebook, ou informar um nome de usuário, senha e e-mail para uma conta separada.

Após criar a conta, você poderá escolher assuntos de seu interesse em uma lista bem ampla de temas oferecidos. Conforme você vai escolhendo, mais opções ficam disponíveis baseadas no que já foi escolhido. Assim, o site monta uma interface personalizada com os interesses escolhidos.

A particularidade do Quora é que ele oferece “espaços”, que são parecidos com os grupos do Facebook, onde você poderá discutir dúvidas e opiniões com outras pessoas do mesmo espaço, divididos pelo tema central do grupo, contido no título do mesmo.

Também é possível receber mensagens privadas de outros usuários (dá pra controlar quem pode te enviar mensagens nas configurações) e receber notificações (que também podem ser configuradas). O Quora é uma rede social completa de perguntas, respostas e discussões.

Página inicial quora
Página inicial personalizada do quora

Brainly

Se as suas dúvidas são em relação a estudos, matérias, trabalhos de escola e afins, o Brainly é o lugar certo para você. O Brainly já é um site relativamente conhecido dos estudantes, utilizado para fazer tarefas escolares.

Para acessar o acervo do Brainly também é preciso criar uma conta. Mas basta entrar com sua conta do Google, Facebook, ou informar o seu e-mail, criar um nome de usuário e senha e pronto! No Brainly, as perguntas são separadas por matérias como português, matemática, química, biologia, filosofia, ou cursos como administração, pedagogia, psicologia, direito, entre outros.

Sem memes, no Brainly o negócio mesmo é ajudar os colegas com suas dúvidas ou trabalhos. É possível enviar e receber mensagens privadas, e adicionar outros usuários como amigos. Há também um sistema de pontos, que você recebe ao fazer, responder perguntas e ao cumprir desafios do tipo “faça 5 perguntas de matemática em 48 horas”.

Página inicial brainly
O brainly é para quem tem dúvidas nos estudos

E aí, o que você acha do fim do Yahoo Respostas? Se lembra das perguntas que mais te fizeram rir no site? No caso de ser usuário ativo do YR, para onde irá migrar agora? Conta pra gente nos comentários!

Veja mais notícias:

Saiba como começar o seu trabalho Modelando um Personagem de Jogos para seu game 3D
Saiba mais sobre a identificação com personagens de videogame e como isso pode tornar seu jogo um sucesso
Entenda mais sobre a arte conceitual de personagens de videogame
Saiba mais sobre animação de personagens 3D
Veja algumas estratégias de Marketing Digital para Jogos
Aprenda como Criar seus Jogos e todas as etapas do desenvolvimento