Super League pode tirar clubes do FIFA 22 e integrá-los ao PES 2022

Nos últimos dias o que mais se fala no mundo futebol europeu é a polêmica envolvendo a criação de uma nova liga de futebol para os clubes europeus, a European Super League, que através de um planejamento super ambicioso de reunir os 20 maiores clubes do velho continente. A ação faz frente a atual entidade máxima do futebol, a FIFA, e também a responsável pelo futebol da Europa, a UEFA, organizadora oficial da Champions League.

Acontece que toda essa polêmica, além de influenciar diretamente no dia-a-dia do futebol europeu , pode afetar o futuro dos jogos de video games com a temática do esporte, como as próximas edições de FIFA, Pro Evolution Soccer (PES) e Football Manage. Isso por conta dos direitos de exclusividades entre as produtoras e os clubes, além das licenças de ligas e copas.

Super league pode tirar clubes do fifa 22 e integrá-los ao pes 2022 | 698a4faf fifa | married games notícias | ea sports, eletronic arts, fifa, konami, pes, pro evolution soccer | super league
Super League pode tirar clubes do FIFA 22 e integrá-los ao PES 2022 | ea sports, eletronic arts, FIFA, konami, pes, pro evolution soccer | super league

Os clubes que já aceitaram a proposta da ESL são: Inter de Milão, Juventus, Milan, Atlético Madrid, Barcelona, Real Madrid, Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United e Tottenham Hotspur. Estes são considerados fundadores da liga, ainda está pendente o convite para 3 times, além de mais 5 que deverão passar por um processo de classificação. Todos os times receberam uma quantia absurdamente alta para a integração. A decisão deixou a FIFA e UEFA furiosas e tomarão medidas duras como punição severa para clubes e jogadores participantes.

Como a Super League afetaria os games de futebol?

Com essa mudanças no mundo futebolístico, o FIFA, título da EA Sports, com sua licença vinculada diretamente ao órgão do futebol, a série está completamente ligada às competições organizadas pela FIFA – a Superliga proposta pode não ser reconhecida pela mesma e, como previsto, quase certamente não aparecerá no jogo.

Isso afetaria drasticamente, principalmente, o modo Ultimate Team, modo online de sucesso absoluto da franquia desde 2009. O investimento feito pela Eletronic Arts para o modo é grande, tendo em vista o resultado animador das microtransações feitas a partir do modo, que possibilita a chance de um player conseguir tal jogador famoso para seu clube.

-- Publicidade --
Super league pode tirar clubes do fifa 22 e integrá-los ao pes 2022 | 093b463c 1681 | married games notícias | ea sports, eletronic arts, fifa, konami, pes, pro evolution soccer | super league
Super League pode tirar clubes do FIFA 22 e integrá-los ao PES 2022 | ea sports, eletronic arts, FIFA, konami, pes, pro evolution soccer | super league

No caso do Pro Evolution Soccer (PES), jogo publicado anualmente pela KONAMI, não é tão vinculado as entidades do futebol, porém ainda sim possui licenças de clubes, direitos de imagem de clube e jogador e competições, como era com as competições da CONMEBOL, tais como Copa Libertadores e Copa Sulamericana e UEFA com a Champions League e Europa League, antes das mesmas migrarem para o concorrente.

O atual momento do cenário de futebol pode fazer com que a Konami veja tudo com bons olhos, tendo em vista que seu jogo possivelmente teria uma facilidade maior para negociar a licença com esse novo campeonato, enquanto que o produto rival, a série FIFA, seria muito prejudicado por conta da sua fidelidade com a entidade FIFA e perderia os jogadores e exclusividade dos clubes presentes na ESL.

Vale lembrar que a rivalidade entre PES e FIFA vai muito além de qual jogo é melhor, mas a briga é boa em questão de licenciamentos, e o PES corre atrás do prejuízo de ter perdido os direitos da Champions League e Libertadores, como dito anteriormente. Já o Football Manage seria o menos afetado, porém ainda sim teria mudanças significativas para o futuro do game.

Super league pode tirar clubes do fifa 22 e integrá-los ao pes 2022 | a305c156 pes | married games notícias | ea sports, eletronic arts, fifa, konami, pes, pro evolution soccer | super league
Super League pode tirar clubes do FIFA 22 e integrá-los ao PES 2022 | ea sports, eletronic arts, FIFA, konami, pes, pro evolution soccer | super league

O assunto ainda é muito recente e, por isso, não temos muitas informações de como será o futuro dos games atuais de futebol ou se teremos um novo concorrente para FIFA e PES, que saia na frente para o direitos de imagem dos clubes da European Super League. Por enquanto, os jogos seguem na produção normalmente, e estão esperando uma definição. A guerra da FIFA e UEFA contra os organizadores do novo campeonato segue de pé e provavelmente teremos mais notícias em breve.

Quer saber mais notícias envolvendo games e tecnologia? Fique ligado no nosso site, aqui você encontra tudo!

-- Publicidade --

Via: IGN

Avatar of rafael meireles

Jornalista, 23 anos e fascinado por FPS. Poucas coisas na vida de Rafael o fazem tão bem quanto escrever e jogar videogames. Futebol e música também têm parcelas de seu coração.