Pesquisar
Close this search box.

Quais as principais diferenças entre MVP e MVC? Descubra

Descubra as principais diferenças entre MVP e MVC e qual é a melhor para o seu projeto

Imagina que você tá criando um jogo e quer separar as partes dele, o desenvolvimento de código, as músicas, a criação de músicas, sprites, e tudo mais que você pode pensar de um jeito inteligente.

Quer ter certeza de que está fazendo tudo certo, ou ainda, se você tem uma equipe, deixar uma parte do desenvolvimento com um grupo de desenvolvimento e a outra parte com outro.

Como você pode fazer isso? Então, para você fazer isso você deve conhecer as arquiteturas de desenvolvimento e principalmente as diferenças entre MVP e MVC.

Muito comuns em engines como Unity (site oficial) ou Unreal Engine (site oficial). Esses caras te ajudam nisso e é uma boa ideia, para começar. Mas você sabe as diferenças entre MVP e MVC?

Para que você aprenda, nos vamos mergulhar na diferenças entre MVP (Model-View-Presenter) e MVC (Model-View-Controller), dois padrões famosos no mundo do desenvolvimento.

E, se você ficar com dúvidas, é só deixar aí nos comentários.

Veja as diferenças entre MVP e MVC

Pra começar, vamos falar rapidamente sobre o que é o MVP e MVC. O MVC, é a sigla para Model-View-Controller, e é separado em três partes.

Tutorial de MVP

O Model, seria onde você guarda as regras, a lógica do jogo e os dados dos jogadores, View, que é a interface, o que o jogador vê e interage (que seriam os gráficos, menus, HUD, tudo que aparece na tela) e Controller, que seria o maestro da orquestra. Ele recebe as ações do jogador (inputs), manda pro Model e depois atualiza a View. É como se fosse o intermediário entre o jogador e o sistema do jogo.

Já o MVP, sigla para Model-View-Presenter, também tem as partes de Model e View, que funcionam igual ao MVC, mas substitui o Controller pelo Presenter, que em vez de só ser um intermediário, o Presenter tem mais responsabilidade.

Ele pega os dados do Model, processa (como preparar os dados para mostrar na tela), e aí atualiza a View. A diferença é que o Presenter diz para a View o que fazer, em vez de só passar dados.

Principais Diferenças

MVC e MVP são dois padrões arquitetônicos de apresentação que desacoplam as responsabilidades entre a View, o Model e o Controller.

No MVC, o Controller é responsável por gerenciar a comunicação entre a View e o Model. Ele recebe eventos da View e os traduz em ações no Model, ou vice-versa. O Controller também é responsável por gerenciar o estado da View.

No MVP, o Presenter é responsável por gerenciar a comunicação entre a View e o Model. Ele recebe eventos da View e os traduz em ações no Model, ou vice-versa. Além disso, o Presenter é responsável por decidir o que a View mostra.

As principais diferenças entre MVC e MVP são:

  • Responsabilidade do Controller/Presenter: No MVC, o Controller é mais passivo, simplesmente transmitindo eventos entre a View e o Model. No MVP, o Presenter é mais ativo, tomando decisões sobre o que a View mostra e como ela interage com o usuário.
  • Relação com a View: No MVC, a View pode ser mais ativa, atualizando-se baseada nos dados. No MVP, a View é mais passiva, só seguindo as ordens do Presenter.

Qual Escolher?

A escolha do padrão arquitetônico adequado depende de vários fatores, incluindo o tamanho e a complexidade do projeto, as preferências do desenvolvedor e as necessidades específicas da aplicação.

Em geral, MVP é uma boa escolha para projetos que precisam de uma separação clara entre a View e o Model. Também é uma boa escolha para projetos que precisam de uma View mais simples, que só siga as ordens do Presenter.

MVC é uma boa escolha para projetos que precisam de uma View mais ativa, que possa se atualizar sozinha quando necessário. Também é uma boa escolha para projetos que precisam de um pouco mais de flexibilidade, permitindo que o Controller seja compartilhado entre diferentes Views.

Quer Saber mais sobre padrões arquitetônicos?

Estamos preparando um curso detalhado sobre a s várias engines de desenvolvimento de jogos, abrangendo desde conceitos básicos até técnicas avançadas. Se você quer dominar as principais engines do mercado e elevar seus projetos a um novo patamar é só falar conosco e começar a aprender! Tá esperando o quê? Fale com a gente agora e vamos começar a fazer jogos incríveis!

FAQ Rápido

Quais são as principais diferenças entre MVP e MVC?

A principal diferença entre MVP e MVC é a responsabilidade do Controller/Presenter. No MVP, o Presenter é mais ativo, tomando decisões sobre o que a View mostra e como ela interage com o usuário. No MVC, o Controller é mais passivo, simplesmente transmitindo eventos entre a View e o Modelo.

Qual padrão Arquitetônico é melhor?

A escolha do padrão arquitetônico adequado depende de vários fatores, incluindo o tamanho e a complexidade do projeto, as preferências do desenvolvedor e as necessidades específicas da aplicação.

Qual padrão Arquitetônico é mais Simples?

Em geral, MVP é uma boa escolha para projetos que precisam de uma separação clara entre a View e o Modelo. Também é uma boa escolha para projetos que precisam de uma View mais simples, que só siga as ordens do Presenter.

Como escolher o padrão arquitetônico adequado?

Aqui estão algumas dicas para escolher o padrão arquitetônico adequado para o seu projeto:
Considere o tamanho e a complexidade do projeto. Projetos maiores e mais complexos podem se beneficiar de um padrão que fornece mais separação de responsabilidades, como o MVP e considere as preferências dos desenvolvedores. Alguns desenvolvedores preferem trabalhar com um padrão que é mais ativo, como o MVP. Outros preferem trabalhar com um padrão que é mais passivo, como o MVC.

Fale conosco nos comentários e diga se curtiu essa novidade e aproveite para ler mais notícias, sobre como os melhores monitores gamers, no nosso site.

Você sabe que é possível fazer jogos com JavaScript pode ser usada para fazer jogos? Mas, surge a questão de saber se ela é boa para essa tarefa.
Dicas valiosas para quem quem quer começar a fazer Arte para Jogos 2D
Saiba se ainda dá para ser um desenvolvedor de jogs e ter Sucesso Lançando Jogos 2D
Saiba mais sobre Modelagem 3D para Desenvolvedores de Jogos
Saiba como Instalar Mesa Digitalizadora sem Strees
Existem diversas Ferramentas de Desenvolvimento Jogos 2D, mas trouxemos para você só as melhores