Pesquisar
Close this search box.

BuddyPress: Tudo sobre o Melhor e Mais Fácil Plugin para Criar sua Rede Social

Saiba o que ´é o BuddyPress e descubra como criar a sua própria rede social na internet

BuddyPress é um plugin para WordPress e o mais usado que os proprietários de sites usam para criar comunidades nas plataformas online. Ele vem pronto com os recursos que são comumente encontrados nas plataformas disponíveis online, como conversas, perfis, painel de atividades e muito mais. Para estender as funcionalidades, os usuários podem contar com a ajuda de plugins ou componentes de terceiros, o que o torna mais flexível com o trabalho.

Levando em consideração que um desenvolvedor é quem escolhe usar ou não alguns recursos do sistema, o plugin de WordPress tende a adaptar perfeitamente aos botões, aos itens necessários e a exibição das páginas apenas os recursos que foram escolhidos. Essa plataforma geralmente é usada por empresas, blogs ou sites onde há compartilhamento de informações confidenciais para que elas não precisem se preocupar com segurança e proteção.

Apesar disso, o BuddyPress também é útil principalmente para amadores, estudantes e colegas e também para outras pessoas que querem se comunicar e trocar ideias. Projetado principalmente para grupos, equipes e comunidades online, o plugin ajuda a criar perfis personalizados, gerenciar conexões seguras e privadas, monitorar amizades, criar grupos e muito mais.

Vamos falar um pouco sobre esse plugin e como utilizá-lo em seu site WordPress para que você crie a sua comunidade facilmente. Se ficar com dúvidas ou tiver sugestões, basta deixar aí nos comentários.

Entendendo o BuddyPress

BuddyPress é uma ferramenta muito fácil e prática para criar comunidades online, que o ajudará a construir conexões profissionais em todo o mundo. É flexível e amigável. Além disso, inclui vários recursos e ferramentas para postagens criativas. Ele consiste em vários temas gratuitos e exclusivos, e os componentes do BuddyPress também são atraentes em temas responsivos. Se você quer reunir as pessoas em uma plataforma social e quer converter seu site em uma comunidade de usuários com interesses comuns, o plugin gratuito BuddyPress é o melhor para sua ideia.

Ele funciona como uma rede social moderna, poderosa e complexa que permite incluir excelentes complementos através do sistema de plugins do WordPress. É um excelente recurso para facilitar a operação, integração, amabilidade e uso de qualquer site de comunidade virtual. Para quem quer aprender a usar e criar os melhores sites em WordPress e transformá-lo em uma rede social, o BuddyPress é a solução.

Os membros da sua comunidade se registrarão neste site para fazer perfis de usuários, criar conexões sociais, ter conversas pessoais, produzir e se mover em equipes. BuddyPress ajuda você a construir na internet um local para sua empresa ou comunidade alternativa reunir seus membros e amigos em um só lugar. Além disso, o BuddyPress está disponível em vários idiomas para facilitar a sua utilização.

Painel inicial do buddypress
Painel inicial do BuddyPress

O código BuddyPress ajuda os criadores e desenvolvedores de sites a criar suas comunidades online e possui uma boa interface de programação de aplicativos de afinidade de tema (API) que farão o possível para tornar cada página do seu site em BuddyPress excelente. Você poderá alterar o estilo e a fonte para criar a aparência que você quiser. Os temas do BuddyPress também são construídos em blocos, como os temas do WordPress, com alguns modelos extras. Além disso, o plugin oferece a opção de personalizar seus próprios temas.

BuddyPress tem suporte para vários plugins WordPress. No caso, você está considerando usar algum deles, então visite suas páginas de configurações dos plugins e certifique-se de que tudo está de acordo com as suas necessidades.

O BuddyPress não oferece uma avaliação gratuita, em vez disso, fornece uma versão gratuita para seus usuários, onde você pode começar seu trabalho em seu site sem cobrar nada por isso, para você começar, sem estresse, a criação da sua comunidade online.

O que está incluído no BuddyPress

BuddyPress é composto por uma série de plugins. Cada plugin é usado para adicionar um recurso social diferente ao seu site, e todos funcionam independentemente uns dos outros, então você pode optar por usar todos eles ou apenas usar plugins específicos para adicionar os recursos que você quiser ao seu site. Os plugins são:

  • Perfis Estendidos: Permite criar arquivos de perfil extras que podem ser preenchidos por seus membros;
  • Mensagens Privadas: Permite que os membros entrem em contato diretamente uns com os outros;
  • Amigos: os membros podem usar isso para criar uma lista de amigos como fazem em sites como Facebook e outras redes sociais;
  • Grupos: permite que os membros criem grupos onde podem compartilhar informações sobre tópicos de seu interesse.
  • Fluxo de atividades: registra qualquer atividade de qualquer membro, bem como a atividade em todo o site de todos os membros, em toda a rede. É um pouco como Atividades recentes no Facebook,
  • Rastreamento de blog: rastreia sites em toda a rede, incluindo sites criados recentemente, postagens mais recentes e comentários mais recentes.
  • Fóruns: Permite que grupos criem e gerenciem seus próprios fóruns, usando uma instalação do bbPress.

Prós e contras do BuddyPress

Assim como todo os sistemas e plugins que você encontrará na web, o BuddyPress tem seus prós e contras. Ele é, de longe, o sistema mais fácil e simples para se criar uma comunidade na web e conta com milhares de downloads, mas, às vezes, essa simplicidade pode não atender as necessidades de usuários mais avançados que precisam de configurações mais específicas e detalhadas para seus projetos.

Aprender tudo sobre o WordPress e dominar o sistema é essencial para você entender quais são as suas necessidades na hora de criar o seu site, blog ou comunidade, então, para que você saiba se o BuddyPress é ou não o sistema de criação de comunidade ideal para você, veja as vantagens e desvantagens que o sistema oferece:

Prós

  • Como o BuddyPress é muito fácil de ser configurado pelos usuários, as coisas são resolvidas muito rapidamente aos olhos dos usuários. As páginas padrão possuem um botão de criação automatizada e também são mapeadas para suas funções específicas.
  • A criação de uma pequena rede social com os usuários e ampliar o círculo com as pessoas que estão prontas para aceitar os novos usuários leva apenas 20 minutos.
  • BuddyPress tem produtos bem estruturados e também tem um excelente suporte.
  • Muitos plugins e addons também estão presentes.
  • Com o uso do BuddyPress, o site desenvolvido pelo usuário torna-se interativo e social.
  • O BuddyPress é muito fácil de ser personalizado pelo usuário, além de ser gratuito.
  • A personalização do site BuddyPress por parte de qualquer é muito fácil, pois a ferramenta oferece muito suporte e plugins adicionais, além de muitos recursos que geralmente são encontrados nas mídias sociais, como adição de comentários, classificações e adição de grupos de usuários.
  • A principal vantagem desta ferramenta é que o seu uso é independente da codificação.
  • Mesmo após a criação do site, a personalização do site também é muito fácil e economiza tempo.
  • Os recursos semelhantes com os outros sites principais, como os temas, os recursos de mensagens e a configuração de um perfil, atraem muitos usuários experientes e iniciantes.

Contras

  • Embora os plugins sejam bons, os recursos de edição e personalização são bem básicos. Não há recursos internos para os usuários conversarem em grupos de desenvolvimento, por exemplo.
  • Embora os addons estejam presentes, os usuários não podem adicionar fotos para atualização de status sem pesquisa prévia relacionada aos plugins, instalá-los e, em seguida, instalá-los no site.
  • As atualizações de atividades também foram prejudicadas da mesma forma, pois não há editores de texto para os usuários adicionarem os links transformados em hipertexto.
  • Para os novatos, a compatibilidade é o problema que eles podem ter que enfrentar, especialmente para os usuários do WordPress. Os plugins podem não funcionar bem de acordo com alguns plugins e temas.
  • Alguns recursos podem se tornar um pouco confusos e alguns deles são até um pouco antigos e também desatualizados.
  • Embora forneça um pequeno vislumbre dos recursos relacionados às mídias sociais, ele não fornece acesso total. Alguns recursos e plugins adicionais são necessários para usá-los completamente.
  • A qualidade do vídeo do plugin precisa de muitas melhorias.
  • Os profissionais com este software só podem criar um site em poucos minutos. Por outro lado, os novos usuários precisam de muito tempo para se acostumar com o sistema.

O Buddypress provou ser uma das ferramentas mais poderosas na criação de comunidades online. Com recursos amigáveis ao desenvolvedor e para aqueles que querem aprender tudo sobre o WordPress, funções personalizáveis de forma inteligente, ele oferece ao usuário um plugin de rede social melhor do que o WordPress sozinho.

Embora não ofereça um recurso geral do site de mídia social, recursos como grupo de usuários, anexação de comentários e classificação pelos visitantes, etc., o plugin ainda assim é muito prático e interativo. Em suma, se você deseja construir um site que dê total autorização para que as pessoas se conectem socialmente e interajam livremente sem intermediários, o BuddyPress é o lugar certo. Sua disponibilidade em vários idiomas beneficiou muitos empreendedores iniciantes em todo o mundo, tornando-o um software em crescimento e melhor para todos.

Como instalar e configurar o BuddyPress

Se você já instalou um plugin em seu site WordPress, não terá problemas para instalar o BuddyPress. No painel do WordPress, clique em Plugins > Adicionar novo e procure por BuddyPress. Ele deve aparecer como o primeiro resultado, então vá em frente e clique em Instalar e depois em Ativar.

Buddypress | desenvolvimento, pc, plugins, site, tecnologia, wordpress | buddypress: tudo sobre o melhor e mais fácil plugin para criar sua rede social | fe12e3ca imagem 2022 08 01 092259343 | dicas/guias
Instalando o BuddyPress

Instalando o plugin BuddyPress

Você será levado imediatamente para a tela de boas-vindas do BuddyPress, que possui links para ajudá-lo a configurar e gerenciar sua comunidade.

Buddypress | desenvolvimento, pc, plugins, site, tecnologia, wordpress | buddypress: tudo sobre o melhor e mais fácil plugin para criar sua rede social | 2a2e28ed imagem 2022 08 01 092500612 | dicas/guias
Tela de boas vindas do BuddyPress

A primeira coisa que faremos é definir as configurações do BuddyPress. Clicar no botão Começar na tela de boas-vindas o levará imediatamente à área de configurações do BuddyPress. A primeira coisa que faremos é definir as configurações do BuddyPress. Clicar no botão Começar na tela de boas-vindas o levará imediatamente à área de configurações do Buddypress. Como você pode ver na captura de tela, existem três áreas que precisam ser configuradas:

  1. Selecionando os componentes que você deseja incluir
  2. Criando e atribuindo páginas
  3. Ajustando as opções do BuddyPress.

Vamos ver cada um deles, um passo de cada vez

Etapa 1 – Ative os componentes do BuddyPress

Por padrão, o BuddyPress terá alguns dos componentes pré-ativados. Você pode ativar ou desativar todos, exceto dois componentes. Os componentes do Núcleo BuddyPress e Membros da Comunidade não podem ser desativados porque são necessários para que o plugin funcione corretamente.

Buddypress | desenvolvimento, pc, plugins, site, tecnologia, wordpress | buddypress: tudo sobre o melhor e mais fácil plugin para criar sua rede social | 9b12aaaa imagem 2022 08 01 092806322 | dicas/guias
Configurações do BuddyPress

Os demais componentes incluem:

  • Perfis estendidos – Os usuários podem personalizar seus perfis.
  • Configurações da conta – Permite que os usuários editem suas configurações de conta e notificações.
  • Conexões de amigos – Permite que os usuários façam conexões uns com os outros.
  • Mensagens Privadas – Permite mensagens privadas entre usuários.
  • Fluxos de atividades – Fluxos de atividades globais, pessoais e de grupo com comentários encadeados, postagem direta, favoritos e menções.
  • Notificações – Notifique os membros sobre atividades relevantes com um balão na barra de ferramentas e/ou via e-mail.
  • Grupos de usuários – Permite que os usuários se organizem em seções públicas, privadas ou ocultas específicas com fluxos de atividades e listagens de membros separados.
  • Site Tracking – Permite registrar a atividade de novas postagens e comentários do seu site.

Você pode selecionar todos ou alguns deles, dependendo das necessidades do seu site. Também é fácil habilitar determinados componentes posteriormente. Quando terminar de selecionar os componentes que deseja, clique em Salvar configurações.

Etapa 2 – Configure suas páginas

O próximo passo é configurar as páginas que o BuddyPress usará. A maioria das páginas já está criada, mas você precisará criar manualmente as páginas para registro e ativação do usuário. Lembre-se de que você também precisará habilitar o registro do usuário em Configurações> Geral> Permitir que qualquer pessoa se registre no site se você planeja ter uma comunidade pública.

Buddypress | desenvolvimento, pc, plugins, site, tecnologia, wordpress | buddypress: tudo sobre o melhor e mais fácil plugin para criar sua rede social | c2169a9e imagem 2022 08 01 093147805 | dicas/guias
Configurações do BuddyPress

Se você quiser manter sua comunidade fechada, você terá que inserir novos membros manualmente e pode pular a próxima etapa. Em seu painel, clique em Páginas > Adicionar Novo e crie uma página em branco chamada Registro e outra chamada Ativação. Você não precisa adicionar nenhum conteúdo a essas páginas, pois o BuddyPress exibirá automaticamente o conteúdo apropriado. Depois que suas páginas forem criadas, volte para Configurações> BuddyPress e selecione a guia Páginas. Em Registro, selecione as páginas que você acabou de criar para as funções apropriadas. Clique em Salvar configurações.

Etapa 3 – Ajuste suas configurações do BuddyPress

Agora que as opções principais foram feitas corretamente, é hora de ajustar as configurações. Clique na guia Opções. Aqui você pode definir várias configurações relacionadas a perfis de usuários, grupos, atividades e configurações principais. As configurações em si são bastante explicativas, como você pode ver na captura de tela abaixo:

Buddypress | desenvolvimento, pc, plugins, site, tecnologia, wordpress | buddypress: tudo sobre o melhor e mais fácil plugin para criar sua rede social | ff12ea55 imagem 2022 08 01 093404754 | dicas/guias
Configurações do BuddyPress

Selecione os que são relevantes para sua comunidade e clique em Salvar configurações.

Como trabalhar com BuddyPress

O núcleo do BuddyPress gira em torno dos usuários. Mencionamos antes que você precisará habilitar o registro do usuário em seu site se quiser ter uma comunidade aberta onde seus visitantes possam se registrar livremente em seu site. O próprio BuddyPress não possui funções de membro padrão. Portanto, a opção mais segura é definir a função de usuário dos novos membros como Assinante ou Contribuinte.

1. Perfis de usuário: Depois que alguém se registra, eles recebem seu próprio perfil, que podem controlar na área de administração. Além das opções normais de perfil, cada usuário pode acessar as configurações do Perfil Estendido se você as habilitou na etapa anterior.

A partir daí, eles podem inserir o máximo de informações sobre si mesmos que quiserem. Você pode criar diferentes campos de perfil em Usuários > Campos de perfil para permitir que seus usuários insiram seu nome, data de nascimento, uma breve biografia, links para outros perfis e muito mais. Você também pode agrupar vários campos de perfil para organizá-los melhor.

Buddypress | desenvolvimento, pc, plugins, site, tecnologia, wordpress | buddypress: tudo sobre o melhor e mais fácil plugin para criar sua rede social | a88f0d24 imagem 2022 08 01 094633124 | dicas/guias
Configuração do perfil estendido de usuário

Quando seus usuários terminarem de inserir suas informações de perfil, eles poderão acessar seu perfil público, que possui um grande número de recursos:

  • Última atividade do perfil;
  • Perfil;
  • Notificações;
  • Mensagens;
  • Amigos;
  • Grupos;
  • Definições;

Essa página também serve como um painel pessoal de onde qualquer pessoa, incluindo você, pode enviar mensagens a outros usuários, postar atualizações de status, participar de grupos, modificar configurações globais e muito mais. Além de permitir registros de usuários, você também pode adicionar usuários manualmente a partir do painel do WordPress em Usuários > Adicionar novo.

2. Como funcionam os grupos: Se você selecionou o componente Grupos anteriormente, você e seus usuários poderão criar grupos. Os grupos podem ser definidos como públicos, o que permite que qualquer pessoa participe do grupo. Os grupos públicos também estarão visíveis em todo o site e suas atividades serão exibidas no feed de atividades.

Buddypress | desenvolvimento, pc, plugins, site, tecnologia, wordpress | buddypress: tudo sobre o melhor e mais fácil plugin para criar sua rede social | ba2ad3ed imagem 2022 08 01 095248691 | dicas/guias
Configuração de Grupos

Os grupos privados exigem que os usuários solicitem a associação e estarão visíveis em todo o site. A atividade de um grupo privado, no entanto, é visível apenas para os membros do grupo. Por fim, os grupos ocultos são apenas para convidados, não são visíveis no restante do site e a atividade do grupo é visível apenas para os membros do grupo. Cada grupo, independentemente do tipo de grupo, pode ser configurado para permitir novos convites de três maneiras:

  1. apenas administradores do grupo
  2. administradores e mods do grupo
  3. qualquer membro do grupo

Da mesma forma que os membros, cada grupo pode ter um avatar e uma imagem de cabeçalho que o torna mais reconhecível.

3. Adicionando Widgets e Menus: Para tornar sua comunidade o mais amigável possível e facilitar a navegação, você pode criar um menu personalizado e aproveitar os widgets que acompanham o BuddyPress. Vamos cuidar do menu primeiro. Vá para Aparência > Menus e clique no link criar um novo menu.

Dê-lhe um nome e defina o menu a ser usado em qualquer posição de menu que você gostaria que o menu aparecesse. Adicione as páginas que você deseja que apareçam em sua navegação na seção Páginas e adicione as páginas desejadas do BuddyPress. Veja como fica um menu personalizado. O seu menu pode ficar diferente, pois depende do seu blog e da sua necessidade:

Buddypress | desenvolvimento, pc, plugins, site, tecnologia, wordpress | buddypress: tudo sobre o melhor e mais fácil plugin para criar sua rede social | 45ddeda8 imagem 2022 08 01 095706691 | dicas/guias

Configurando a navegação personalizada do BuddyPress.

Agora clique em Salvar Menu para salvá-lo. Em seguida, vamos adicionar alguns widgets à nossa barra lateral para que nossos membros e visitantes do site tenham mais facilidade para navegar pelo site e possam obter imediatamente uma visão geral da atividade do site. Clique em Aparência > Widgets. O tema padrão do WordPress, Twenty Twenty One, tem uma área de widget da barra lateral e duas áreas de widget que aparecem abaixo do conteúdo. Você pode instalar os widget que você quiser e precisar.

Tenha em mente que os widgets disponíveis dependem dos componentes que você ativou anteriormente. Eles permitem que seus usuários façam login ou se registrem, vejam notificações, descubram quem está online e você também pode usá-los para postar um aviso em todo o site para toda a sua comunidade.

Agora que sua comunidade está configurada corretamente, você precisará de um tema para torná-la visualmente atraente. Eles podem ser usados ​​para criar qualquer tipo de site, mas são projetados e desenvolvidos para serem totalmente compatíveis com o plugin BuddyPress para garantir que todas as suas páginas, perfis de usuários, grupos e todas as funcionalidades funcionem conforme o esperado sem problemas. Certifique-se de ver nossa matéria sobre como instalar temas e os melhores temas BuddyPress para sites da comunidade.

Existem muitos outros temas do BuddyPress que você pode baixar e personalizar para se adequar ao design do seu site. Você pode encontrar temas premium do BuddyPress aqui no BuddyBoss. Você pode encontrar temas adicionais em BuddyPress.org. Instalá-los e ativá-los não é tão difícil. Vamos resumir a instalação aqui.

Como instalar um tema BuddyPress:

  • Baixe o tema que você gostaria de usar em seu computador e lembre-se de onde você o salvou.
  • Usando o programa de descompactação de sua escolha (por exemplo, Winzip), descompacte o arquivo que você acabou de baixar.
  • Abra o seu programa FTP (File Transfer Protocol) preferido.
  • Conecte-se ao seu servidor Web via FTP.
  • Carregue a pasta do tema para o seu servidor Web. Isso deve ir para o diretório wp-content/themes/ dentro do diretório de instalação do WordPress em seu servidor Web.
  • Nota: Seu tema personalizado estará localizado em wp-content/themes, mas o tema padrão do BuddyPress permanecerá em wp-content/plugins/buddypress/bp-themes/bp-default. Não exclua o tema padrão, pois isso dificultará muito a atualização do seu site. O tema padrão atua como um tema pai, enquanto o tema que você instala atua como um tema filho.

Como ativar seu novo tema

  • Faça login no seu painel do WordPress.
  • Clique em Aparência > Temas. Pequenas miniaturas de cada tema serão exibidas.
  • Clique no botão “Ativar Link” para ativar o tema escolhido em seu site.
  • Verifique se o tema foi carregado e está sendo exibido corretamente acessando a página principal do seu site.
  • Além dos temas, outra ferramenta que você pode usar para personalizar o BuddyPress são os widgets.

Há também uma série de plugins incríveis que estendem ainda mais as funcionalidades do BuddyPress. A maioria deles é simples de configurar e manter atualizado. Eles permitem adicionar anexos a mensagens privadas, colaboração do usuário em documentos e muito mais. Aqui estão alguns dos plugins relacionados ao BuddyPress mais notáveis:

1. Links BuddyPress: O plugin Links BuddyPress adiciona recursos de compartilhamento de mídia avançada ao BuddyPress. Isso significa que, se você compartilhar um link para outro site, ele exibirá automaticamente alguns dos dados incluídos no link. Imagens, vídeos, miniaturas e trechos geralmente são exibidos para que seus membros possam ter uma ideia do que se trata o link.

2. BuddyPress Docs: BuddyPress Docs é um plugin obrigatório se você planeja construir uma rede corporativa. É a versão BuddyPress do Google Docs e permite que os membros de sua comunidade colaborem em documentos, criem documentação e muito mais.

3. bbPress: O bbPress adiciona uma ótima solução de fóruns ao já poderoso sistema de gerenciamento de conteúdo do WordPress. É uma ótima maneira de estender a funcionalidade do seu site BuddyPress e incentivar a interação do usuário. Além disso, o bbPress se integra perfeitamente ao BuddyPress.

4. BuddyPress Simple Terms And Conditions: Com o BuddyPress Simple Terms And Conditions, é fácil estender a página de registro do BuddyPress com uma caixa de seleção para aceitar os termos e condições ou termos de uso. Esta é uma necessidade se você administra um site de negócios. Também pode poupar muitas dores de cabeça potenciais no caminho.

O WordPress sozinho é uma plataforma muito poderosa, mas quando você a combina com o BuddyPress, ela se torna ainda mais poderosa. Você pode transformar rapidamente seu site em uma rede social completa, rede da empresa e muito mais. Ele permite que seu público-alvo discuta e comente sobre seus serviços e produtos, além de obter suporte imediato se encontrar algum problema.

Emparelhe o BuddyPress com alguns plugins extras e um tema lindo e você pode abrir seu site para um público totalmente novo. Se sua empresa precisa de um lugar para facilitar a comunicação e a colaboração, não procure mais, escolha o BuddyPress.

FAQ Rápido

O que o plugin BuddyPress faz?

É um plugin que pode ser instalado no WordPress para transformá-lo em uma plataforma de rede social. O BuddyPress foi projetado para que qualquer um possa criar sua própria rede social ou ferramenta de comunicação.

BuddyPress é bom?

BuddyPress é um excelente plugin para desenvolvedores e proprietários de sites que desejam criar um site de rede social gratuito com o WordPress. Está disponível gratuitamente e possui uma extensa lista de extensões gratuitas e pagas que podem ser usadas para expandir sua funcionalidade principal.

O BuddyPress é um tema ou plugin?

Um dos plugins mais populares para construir uma comunidade online é o BuddyPress. O BuddyPress ajuda você a criar qualquer tipo de site da comunidade com perfis de membros, fluxos de atividades, grupos de usuários, mensagens e muito mais.

Qual é a diferença entre BuddyPress e bbPress?

O bbPress é um tipo de software de fórum, enquanto o BuddyPress é um plugin de rede social. Se você precisa apenas receber comentários, iniciar determinados tópicos ou permitir que os usuários interajam em um tópico, o bbPress pode ser a melhor opção para o seu site.

Agora, deixe nos comentários: O que acha do BuddyPress? Você utiliza ele para fazer seu blog ou rede social? Deixe aí nos comentários e aproveite para ler mais sobre tecnologia e WordPress no nosso site.

Saiba se vale a pena jogar Fabledom
Quer dar vida aos seus modelos 3D com texturas impressionantes? Continue lendo para aprender tudo sobre o processo de mapeamento UV do Blender!
Saiba mais sobre a espetacular memória RAM DELTA TUF RGB DDR5
Quer saber se vale a pena jogar a última obra de Akira Toryama? Então veja nossa analise de Sand Land
Conheça o robusto HD portátil SSD T-FORCE M200
Aprenda como enviar comandos aos personagens do seu jogo com o Signals no Godot