Pesquisar
Close this search box.

Live Streaming: A melhor configuração de 2022 para suas lives

Saiba como fazer Live Streaming e as melhores configurações para suas transmissões

As Live Streaming (transmissão ao vivo) tem a cada dia que passa se tornando o principal meio de comunicação e entretenimento na internet, principalmente com a pandemia de Covid19. Ficar em casa e assistir ao conteúdo produzido na internet por pessoas que ligam suas câmeras e transmitem jogos ou falam com os amigos, jogam jogos de RPG ou qualquer outra forma de entretenimento se tornou quase tão comum quanto ligar a TV e ver a novela.

E é por isso que hoje, venho te dar várias dicas e mostrar a melhor configuração para entrar nesse mundo de streaming. Vamos falar um pouco sobre as configurações e dicas para que você faça a sua transmissão de jogo e comece a se tornar um streamer. Se você for muito bem (ou falar muita besteira) e isso pode começar a lhe render algum dinheiro (ou um processo, dependendo o que você falar). Torcendo para que tudo dê certo parta você, vamos começar e, se tiver alguma dúvida, fale conosco nos comentários.

Leia Também:
Saiba mais sobre como se tornar um streamer
Veja todos os filmes da Marvel na ordem correta
O que é uma VPN?
Filmes para ver juntinho com seu par
Filmes para solteiros curtir sozinhos

Live streaming | hardware, pc, streaming, tecnologia | live streaming: a melhor configuração de 2022 para suas lives | 09e9fddd streaming | dicas/guias
Fazer streaming virou moda e fonte de renda

Explicações Gerais

Embora esse post seja a melhor configuração de live streaming para 2022, não temos como se adequar a variedade e qualidade de computadores que existem no mercado, então, a maioria das dicas aqui dadas podem ser efetivas e outras podem não combinarem com os computadores mais fracos. Porém tudo é questão de testes, façam inúmeras transmissões testando configurações novas e etc, até achar a configuração perfeita para o seu computador.

Em geral, as transmissões são feitas em 1080p e 30 fps, mas, isso não é uma regra e nem é uma obrigação. Muitos streamers que eu acompanho fazem transmissão de jogos retrô da era 8 ou 16-bits, por isso, não precisam de uma transmissão em 4K e 60 fps para transmitir jogos do Nintendinho. jogos modernos podem ficar mais bonitos em transmissões mais poderosas, mas, depende do seu conteúdo, por isso, adeque-se tambem a isso na hora de transmitir.

Eu tenho internet necessária para virar um Streamer?

Olha que eu não sei qual a sua internet, mas a própria NVIDIA disponibiliza uma “tabelinha” para seguir e encontrar o melhor bitrate para transmitir. Quanto melhor for a sua velocidade, melhor será a sua transmissão. Imagina transmitir a sua cara via webcam e o jogo rodando a 60 fps com uma banda larga de 2 MB? Não dá!

Em geral, as bandas largas em fibra ótica fornecem uma qualidade de streaming melhor do que as ADSL, então, veja quais são os planos e pacotes que as operadoras da sua região fornecem e veja qual se adequa ao seu orçamento e ao seu plano de carreira de streamer.

Live streaming
Internet rápida é essencial

Mas antes, o que é Bitrate?

Bitrate é a taxa ou fluxo de dados de transferência de bits.

O que isso tem haver comigo?”

Bem, para fazer uma live streaming, precisamos comprimir a imagem (vídeo) e envia-la para a plataforma (Twitch, Mixer, Youtube etc) para essas imagens serem processadas e por fim disponibilizadas para os viewers. Abaixo segue uma lista da NVIDIA demonstrando qual a melhor configuração segundo sua internet.

OBS: O Bitrate não interfere totalmente na resolução mas sim no Framerate (FPS), ou seja, para jogos mais frenéticos como Battle Royales em geral e FPS’s tentem diminuir a qualidade geral do vídeo e focar nos quadros por segundos.

Taxa de UploadBitrateResoluçãoTaxa de Quadros por segundos (FPS)
3 Mbps2,5001024×57630
4 Mbps3,5001280×72030
6 Mbps5,0001280×72060
8-10 Mbps6,0001920×108060
12+ Mbps10,0001920×108060
15+ Mbps12,0001980×108060
20+ Mbps15,0002560×144060
40+ Mbps30,0003840×216060
Tabela demonstrativa NVIDIA.

Nesses links, vocês podem acessar a melhor configuração de acordo com as maiores empresas de streaming: TwitchMixer e Youtube.

Dica: Como dito antes, para conteúdos de jogos mais frenéticos (e até de corrida), é recomendado abaixar a resolução da live stream, pois jogos com mais movimentações e explosões são mais difíceis de serem comprimidos podendo causar uma stream “travada”.

Escolha o Encoder correto!

Live streaming | hardware, pc, streaming, tecnologia | live streaming: a melhor configuração de 2022 para suas lives | 99a2ae49 imagem 2021 02 17 202804 | dicas/guias
Configurações do StreamlabsOBS.

A maioria dos computadores de hoje possuem uma placa de vídeo integrada ou adquirida pelo dono(a) do computador. Entenda qual o seu caso e como usar da melhor forma. Se quiser entender mais o que é e como funciona a sua placa de vídeo, temos uma matéria completa sobre as GPU.

  • Software(x264): para vocês ou que não possuem uma placa de vídeo potente ou que possuem um processador de ultima geração;
  • Hardware(NVENC): é um codificador físico da própria NVIDIA que é dedicada para gravação e streaming. Isso faz que sua GPU funcione normalmente sem atrapalhar toda a placa;
  • Hardware(NVENC)(New): Uma versão mais nova do antigo. Alguns bugs e erros podem acontecer;

Intervalo de Keyframe

Os keyframes são quadros que não dependem de dados de outros quadros para serem exibidos totalmente, portanto, são os mais caros em relação à taxa de bits e a mais alta qualidade, embora se o codificador estiver fazendo um bom trabalho, você não poderá para ver uma grande diferença entre os keyframes e outros tipos de quadros. A maioria dos sistemas recomendam 2, se você estiver enfrentando problemas, coloque 0.

Em qual resolução eu devo fazer lives?

Isso depende muito do seu computador, sua internet e o jogo ou conteúdo que você irá transmitir, mas vou dar algumas dicas e exemplos para seguir usando o StreamlabsOBS. Outros softwares podem ter configurações diferentes, mas a base será sempre similar:

Live streaming | hardware, pc, streaming, tecnologia | live streaming: a melhor configuração de 2022 para suas lives | 8ee0aa26 image | dicas/guias
Configuração – Vídeo, StreamlabsOBS

Base (Canvas) Resolution

Coloque a resolução em que você joga. Normalmente é a mesma resolução do monitor do seu desktop ou notebook. Colocar um valor muito acima fará com que a transmissão fique lenta ou fora do enquadro e colocar muito baixa pode gerar uma transmissão com um quadro muito pequeno e pixelado.

Output (Scaled) Resolution

É a resolução final que será entregue aos seus espectadores. Sempre coloque uma resolução que igual seu bitrate e sua velocidade de internet. Equilibrando as duas você terá desempenho e qualidade ideais.

Downscale Filter

Aqui temos 3 opções, são elas: Bilinear, Bicubic e Lanczos. Para computadores mais fracos, use a bilinear. Ela irá borrar um pouco a imagem mas com desempenho total. Bicubic e Lanczos são parecidas, a Lanczos possuem mais taxa de quadros onde o vídeo fica bem mais polido. Se estiver enfrentando problemas de desempenho, troque para Bicubic.

Tipo e valor do FPS

Sempre coloque o valor de FPS comum e coloque a 60fps sua transmissão. A maioria das internets conseguem aguentar essa transmissão e é uma das mais comuns nas plataformas de streaming te colocando no padrão para ganhar mais visualizações.

E o Áudio da transmissão?

Live streaming | hardware, pc, streaming, tecnologia | live streaming: a melhor configuração de 2022 para suas lives | f57575b2 image | dicas/guias
Configuração – Áudio, StreamlabsOBS.

Em geral, o streaming de áudio utiliza um sistema de buffer e uma plataforma segura de fluxo de dados para permitir que os usuários finais ouçam arquivos de áudio completos sem interrupção. Esse tipo de streaming de dados também requer largura de banda significativa.

Especialistas apontam que o streaming de áudio de alta qualidade é um fenômeno um tanto recente e que, nas décadas anteriores, muitos dos principais tipos de conexões, como Internet discada ou ofertas de largura de banda mais lenta, não acomodavam streaming de áudio ininterrupto. Para a maioria dos sistemas de baixo porte coloquem Stereo. Para vocês que possuem um áudio melhor, pesquise o seu áudio (na própria configuração do Windows).

Sample Rate

A sample rate, ou taxa de amostragem, refere-se ao número de amostras de áudio gravadas a cada segundo. É medido em amostras por segundo ou Hertz (abreviado como Hz ou kHz, com um kHz sendo 1000 Hz). Uma amostra de áudio é apenas um número que representa o valor da onda acústica medida em um ponto específico no tempo. Para os streaming domésticos, coloque 48hz mas façam testes. Se o sistema bugar o som ou estiver travando, mude para 44hz.

[amazon bestseller=”placa de captura” tracking_id=”mg-paulo-20″ grid=”3″ items=”3″]

Iniciando sua Live Streaming

Você conseguiu configurar sua máquina? Escolheu a sua plataforma preferida? Já decidiu qual o tipo de conteúdo você fará? Testou o jogo? Seus convidados chegaram? Todos tem a pauta? Se a resposta for sim para essas perguntas, você está pronto para começar a “streamar“. Tanto o OBS como o Streamlabs possuem uma nova funcionalidade de login no próprio aplicativo. Você loga com sua conta Twitch, Mixer ou Youtube e ja recebe o codigo de transmissão direto sem precisar colocar mais nenhuma informação.

Feito isso é só correr pro abraço e a fama

Info, Tags e Títulos da Live

As informações que você coloca na live te ajudam a rankear você no site onde a transmissão está sendo feita e ajudará também aos espectadores encontrarem você no meio do mar de conteúdo que é oferecido. Isso ajuda sua transmissão a ficar nos top recomendados da plataforma mesmo não tendo muita visualizações.

Colocar um título chamativo sempre te ajudará a crescer e conseguir mais views. É muito importante também colocar o jogo que vocês estão jogando ou plataforma, assim a plataforma rankeia de forma inteligente seu público principal. As tags podem ajudar, mas tente achar sempre uma que se adeque ao conteúdo transmitido.

Live streaming | hardware, pc, streaming, tecnologia | live streaming: a melhor configuração de 2022 para suas lives | b786c481 image | dicas/guias
Começando a transmitir, StreamlabsOBS.

Também tenha ciência de que colocar um título ou prometer um conteúdo e no fim, seja lá por que motivo for, não o entregar, vai frustrar o seu público. Não prometa que jogará um jogo ou falará sobre um assunto e, no fim, entregue uma coisa completamente diferente. Claro, dependendo do seu público, eles podem compreender que imprevistos acontecem e você tenha que mudar os planos no meio do caminho.

Tome muito cuidado com o conteúdo protegido por direitos autorais também, pois a plataforma pode te penalizar com “flags” e isso fará com que o seu canal seja desmonetizado e não alcance o seu público total. Alguns jogos, como Cyberpunk 2077, oferecem o “modo streamer” que retira do jogo as músicas protegidas por direitos autorais. Veja quais os conteúdos você pode ou não transmitir e vá em frente.

Qual a melhor plataforma de streaming?

Live streaming | hardware, pc, streaming, tecnologia | live streaming: a melhor configuração de 2022 para suas lives | 1a93a4c0 nimotv | dicas/guias
Existem várias plataformas de streaming.

Não podemos dizer ao certo qual a melhor e mais garantida para crescer nesse meio pois depende do conteúdo que está sendo produzido. Mas podemos dizer quais são as 4 maiores e mais famosas plataformas: Twitch, Youtube Gaming, TikTok e Facebook Gaming Cada uma delas possuem seus prós e contras tanto para ganhar um dinheiro quanto para ganhar acessos. Um numero solido sobre essas informações não podem ser dados.

Outras, como o Booyah! e a Nimo TV estão surgindo e ganhando espaço no mercado de streaming, seja por suas ofertas de pagamentos aos streamers ou por serem direcionadas a um tipo de conteúdo (como é o caso do Booyah! que é focado em conteúdos de Free Fire). Você pode escolher a sua pelo público, relevância do site ou pelo conteúdo que você irá transmitir.

Mantenha sempre a agenda e seus espectadores não te abandonarão!

Como agradecer subs e donates?

O aplicativo do Streamlabs oferece widgets para colocar notificações assim como o próprio aplicativo (StreamlabsOBS). Nas cenas podemos adicionar uma caixa de alerta (AlertBox) e clicando nela podemos configurar qualquer tipo de mensagem para donate, subs e etc, tanto novos sons personalizados como imagens e até memes.

Live streaming | hardware, pc, streaming, tecnologia | live streaming: a melhor configuração de 2022 para suas lives | 7ad44bf9 streaming | dicas/guias
Sonic e Tails agradecem sua inscrição (fonte: Canal Sega Retrô BR Lives)

Sendo um dos mercados que veem mais crescendo no Brasil, live streamings podem ser uma boa para quem já mexe muito nos computadores e que nas horas vagas gostam de um lazer jogando alguns games ou mesmo querendo conversar com outras pessoas e sair da “mesmice” do trabalho.

Fazer lives ajuda a livrar do estresse também, já que podemos conhecer novas pessoas e nos intervalos das conversar jogar nossos games preferidos. Passando por todas essas dificuldades de configurações e etc, posso te garantir que será uma das mais divertidas experiências que você poderá ter na sua vida!

FAQ Rápido

O que é necessário para iniciar a transmissão?

Como iniciante, você precisa de quatro coisas para transmitir ao vivo: uma câmera, um microfone, software de streaming e uma boa conexão com a Internet. Você também pode adicionar acessórios que melhorarão drasticamente a qualidade da sua transmissão ao vivo sem muito esforço.

Por quanto tempo devo transmitir como iniciante?

Independentemente de você transmitir no Twitch ou no YouTube Gaming, é importante que você crie um cronograma definido. Isso ajudará você a gerenciar seu tempo e informará seus seguidores quando eles devem assistir à sua transmissão. Os streamers típicos devem começar ao vivo de 3 a 5 dias por semana por uma média de 3 a 4 horas por sessão.

O que um streamer iniciante deve comprar?

Há quatro coisas essenciais que você precisa para produzir uma transmissão ao vivo de alta qualidade: um microfone, uma webcam ou câmera, software de transmissão e se possível, uma configuração de iluminação.

Custa dinheiro para transmitir no YouTube?

Existem plataformas de mídia social gratuitas, como YouTube Live e Twich, que permitem transmitir um evento ao vivo gratuitamente (além do custo de qualquer equipamento que você tenha comprado para produção).

O que é transmissão ao vivo e como funciona?

A transmissão ao vivo é quando o vídeo transmitido é enviado pela Internet em tempo real, sem primeiro ser gravado e armazenado. Tecnologias de videoconferência como Skype, FaceTime e Google Hangouts Meet funcionam em protocolos de comunicação em tempo real (RTC) em vez dos protocolos usados por transmissões ao vivo de um para muitos.

Caso você leitor, tenha ficado com dúvida, comente aqui embaixo o que faltou no conteúdo ou algum outro problema que podemos resolver. Fale conosco e aproveite para ler mais sobre streaming no nosso site.

Saiba mais sobre como Escrever Press Releases para Jogos
Saiba quais as Melhores Práticas para Lojas In-Game e monetize seu jogo com sucesso
Veja o processo de Criação de Sprites para Jogos passo-a-passo
Conheça os principais serviços e Modelos de Assinatura em Jogos e se você deve colocar seu indie lá
Aprenda a Como Promover Jogos Indie e as principais estratégias de divulgação
Saiba mais sobre Design de UI/UX para Jogos Móveis e como fazê-lo de forma eficiente