Pesquisar
Close this search box.

Pica Pau: História, Desenho animado e seus principais personagens

A história, os personagens e os melhores episódios de Pica Pau

Sabe aquele pássaro que “tiene cabelo vermelho? E de grande nariz? E que faz ha-ha-HÁ”. Ao contrário do pequeno mexicano do desenho, é muito difícil haver alguém que não conhece e ama o Pica Pau. Criado pelo cartunista Walter Lantz para uma série de curtas, o passarinho maluco e anárquico causa confusões nos desenhos animados a mais de 80 anos e ainda é lembrado por muitos com carinho e nostalgia.

Como todo o personagem, o Pica Pau (Facebook – página oficial) teve seus altos e baixos na carreira, mas nunca deixou de lado sua risada maluca e as confusões que aprontava com todo mundo em sua volta, levando os coadjuvantes do desenho a loucura e as crianças de várias gerações as gargalhadas. Vale a pena lembrar alguns dos melhores episódios e, se você não conhece a história do nascimento do personagem, vamos falar sobre a criação dele, além de relembrar alguns de seus melhores episódios. Se você conhecer alguma história legal do Pica Pau ou tiver alguma dúvida, é só deixar aí nos comentários.

A Criação do Pica Pau

No início de 1940, o estúdio de Walter Lantz estava com problemas. A Universal Studios decidiu cortar o orçamento semanal para a operação do estúdio, forçando-a a correr atrás de outras formas de financiamento. A situação financeira ficou tão séria que o estúdio acabou fechando por um breve período mas, felizmente, foi salvo depois que Lantz e sua equipe lançaram o quarto desenho animado protagonizado pelo personagem Andy Panda chamado de “Crazy House” (Casa Maluca em português). Lantz usou o desenho como um apelo final aos chefes da Universal e, no final, conseguiu chegar a um acordo satisfatório com eles.

No outono de 1940, o estúdio estava de volta aos negócios novamente, no entanto, Lantz ainda se viu com apenas um personagem principal, Andy Panda, que estrelou uma série de curtas de sucesso moderado. Sucesso moderado foi bom, mas não foi suficiente para Lantz, especialmente depois de sua recente experiência com a Universal. Ele precisava de um personagem de desenho animado inovador que realmente desse ao seu estúdio um nome na indústria.

Esse personagem inovador chegou no quinto episódio de Andy Panda, chamado “Knock-Knock” (aqui conhecido como “Toc Toc”). Dirigido pelo próprio Lantz, o curta envolvia Andy e seu pai sendo importunados pelas travessuras de um Pica Pau ruivo e maluco. Segundo Lantz, a ideia do Pica Pau foi inspirada em uma experiência da vida real.

Segundo a história, ele e sua esposa, Grace Stafford, estavam em lua de mel em Sherwood Lake, Califórnia, quando um Pica Pau local começou a abrir buracos em sua casa. O pássaro era tão perturbador que a esposa de Lantz sugeriu que ele o transformasse em um personagem de desenho animado. Embora esta história certamente adicione um toque de romantismo à criação da grande estrela de Lantz, parece improvável, em grande parte porque a lua de mel de Lantz ocorreu em 1941.

Ver desenhos é muito legal, assistir aos clássicos, sejam longas ou curtas-metragens, novos ou antigos, é muito legal. Mas, tão legal quanto ver desenhos é criar seus próprios desenhos, personagens ou histórias. E, ao contrário do que muita gente acredita, aprender a desenhar não é algo que requer talento ou dom. Desenhar é algo que qualquer um pode fazer com a orientação certa e treinamento. Então, se você quiser aprender como criar personagens, roteiros e desenhar, temos um conteúdo especial que vai ajudar você a sair dos bonecos de palito e chegar ao nível profissional. Só clicar e começar a desenhar!

Pica Pau e o Pernalonga

Qualquer que seja a inspiração para o Pica Pau, ficou claro que o novo filme possuía uma certa loucura e vitalidade que os curtas de Lantz não viam desde o início dos anos 1930. Não é estranho acreditar que o roteirista Ben Hardaway foi responsável pela maior parte disso. Recém-chegado ao estúdio, ele tinha uma paixão especial por personagens malucos. Na verdade, foi Hardaway quem desenvolveu as primeiras versões do Pernalonga em curtas animados do Gaguinho produzidos para a Warner Bros.

Os coelhos nesses filmes eram completamente insanos e muito longe do Pernalonga apresentado por Tex Avery em “A Wild Hare” (“A Lebre Selvagem”). Ainda assim, eles fizeram sucesso com o público – e quando Hardaway chegou ao estúdio Lantz, ele procurou reviver a personalidade insana de seus protótipos do Pernalonga no personagem Pica Pau.

https://www.youtube.com/watch?v=PZAP4OwnsE4
O primeiro curta do Pernalonga

Até a risada do Pica Pau soou semelhante à risada das lebres anteriores de Hardaway, embora isso não seja uma surpresa quando se considera que a voz do novo personagem foi pelo mesmo dublador, Mel Blanc. Lantz e sua equipe adoraram o curta e parecia que o estúdio estava indo na direção certa. No entanto, nem todos concordaram.

O chefe do departamento de curtas-metragens da Universal, Bernie Kreiser, não gostou do filme. “Você está louco, Lantz?” ele disse depois de exibi-lo. “Quem vai querer um Pica Pau? Ele é terrível. Ele é indisciplinado. Ele tem uma risada louca. Ele vai fazer todo mundo sair do cinema antes que o filme comece! Barulhento, ele é barulhento, ele é feio.” Lantz respondeu dizendo a Kreiser que a Universal estava apenas distribuindo seus filmes e não pagando por eles. “Então lance-o!”, disse ele, “Porque estou me arriscando.” No final, quando o filme foi finalmente lançado, o público respondeu com entusiasmo.

O próximo desenho do personagem, “Woody Woodpecker” (aqui no Brasil chamado de “Pica Pau Biruta” ou, mais conhecido como “Pica Pau Maluco”), deu ao personagem seu nome. Novamente dirigido pelo próprio Lantz, este segundo curta foi ainda mais louco que “Toc Toc”. Os animais fofos da floresta, ao estilo Disney, estão frustrados com a insanidade do Pica Pau. Tentando aliviar a situação, o Pica Pau decide visitar o psiquiatra, Dr. Horace N. Buggy. O médico sucumbe à maluquice do Pica Pau e acaba enlouquecendo ele mesmo. Enquanto isso, Pica Pau, que no decorrer do filme literalmente “cai fora de cena”, discute a loucura do médico com a plateia!

O Pica Pau, em muitos aspectos, foi um ponto de virada para o estúdio Lantz. As criaturas fofas da floresta representam o estilo geral do estúdio Lantz desde 1935. Eles se opõem à loucura de Woody e do médico, ambos personagens malucos que manifestam o tipo de humor que dominaria o universo Lantz ao longo dos anos 1940. A energia do desenho animado só foi reforçada pela trilha sonora jazzística do recém-adquirido diretor musical de Lantz, Darrell Calker, e as caracterizações de voz malucas de Mel Blanc. Nos cinemas, o curta provou ser um grande sucesso de público e cimentou o Pica Pau como uma estrela estabelecida no estúdio Lantz.

Pica pau | anime, colorizar, criação de personagem, desenhar, desenhos, desenhos animados, mangá | pica pau: história, desenho animado e seus principais personagens | aac146f5 imagem 2022 09 06 174841549 | dicas/guias
Walter Lantz na abertura do desenho The Woody Woodpecker Show

O desenho foi cancelado em 1972, quando o estúdio de Lantz foi fechado e o personagem só ganhou um novo desenho em 1999, com “The New Woody Woodpecker Show” (aquela versão que passava principalmente na TV Record nas tardes de sábado) produzido pela Universal Animation Studios. Essa versão foi cancelada em 2002. De 2018 a 2020, o personagem ganhou uma web-série chamada apenas de “Wood Woodpecker” que buscava resgatar o espírito maluco dos curtas originais.

Os Principais Personagens

A galeria de personagens é extensa. Há vários personagens memoráveis como o cão da Companhia Telefônica (“Em todos esses anos nesta indústria vital…”) ou o bandido Luiz – O Espalha Lixo, mas se vamos pensar no elenco regular do desenho, existem alguns que se destacam acima de todos. Esses são os que vamos mencionar aqui, deixando os coadjuvantes que apareceram apenas uma ou outra vez de lado. e focados principalmente na animação clássica:

Pica Pau

O próprio dono do desenho, o Pica Pau, é apresentado como pertencente a espécie Campephilus principalis, nome científico para o Pica Pau Bico de Marfim (uma espécie que está oficialmente extinta). Algumas coisas variam de acordo com a situação. Por exemplo, em alguns capítulos ele é grande o bastante para montar em seu cavalo, o Pé-de-Pano, em outras ele é pequeno até caber na palma da mão de alguém, mas, ele sempre mantêm seu topete vermelho, bico amarelo e penugem azul.

Pica pau
Pica Pau

O personagem de Lantz é conhecido por sua insanidade e dedicação incansável em causar confusão. Embora essa personalidade altere um pouco com os anos, passando de um ativo causador de problemas para um pássaro extremamente vingativo só quando provocado. Ele também já foi muito mais insano (principalmente nas animações dos anos 40, o “Pica Pau maluco”) para alguém mais controlado que apenas reagia as situações.

Em alguns episódios, ele realmente pega algum dos outros personagens e o atormenta até levar todo mundo a loucura, já em outros, ele é vítima de algum esquema ou de alguém que perturba seu sossego e, em retaliação, passa a infernizar o causador até que ele tenha aprendido a lição. Em alguns poucos, ele também apenas quer se dar bem, conseguindo comida grátis ou alguma outra coisa e, em bem pouco, ele acaba se dando mal no fim. Porém, em nenhum momento falta sua icônica risada para debochar da sua vítima ou mostrar a todos o quão esperto ele é.

Andy Panda

Andy panda
Andy Panda

Andy era o protagonista dos curtas de Lantz até o lançamento de “Toc Toc”, quando o Pica Pau roubou a cena colocando o pandinha como coadjuvante das aventuras do pássaro maluco. Andy aparece em seus curtas como um panda filhote acompanhado de seu pai. Nos curtas dos anos 40, Andy era mais inocente, agindo como uma criança pequena que se mete em confusão e cabendo ao seu pai tirá-lo dessas enrascadas.

Com o passar dos anos, Andy era mostrado como um jovem, morando sozinho e cuidando de coisas como o seu jardim ou contas. Andy nunca apareceu em outra animação além dos curtas que ele protagonizava ou das histórias compartilhadas entre ele e o Pica Pau.

Picolino

Picolino, ou Chilly Willy, é outro personagem de Lantz que protagoniza alguns desenhos próprios, sendo geralmente colocado como membro da “Turma do Pica Pau”, embora nunca tenha aparecido em algum desenho do pássaro maluco. Ele vive no polo sul (ou norte, depende do episódio) e, em geral, está buscando alguma forma de se manter quente ou comer alguma coisa.

Picolino
Picolino

A vítima das travessuras do Picolino, em geral, é um cão marrom burro chamado Smedley, que ou está protegendo algo ou tentando pescar. Picolino também dividiu a tela com alguns coadjuvantes, incluindo um urso polar grande e um albatroz que não sabia aterrizar.

Winnie Pica Pau

Winnie Woodpecker foi criada na animação “O Trio Amoroso” de 1954, mas no Brasil ela era conhecida como Paulina. Na série clássica, ela apareceu também em “Pica Pau Internacional”, na cena onde ela dança com o Pica Pau na França), mas Winnie se tornou uma personagem relevante em “O Novo Pica Pau”, estrelando seus próprios desenhos.

Ao contrário do Pica Pau, Winnie de 1999 não é maluca ou vingativa. Em geral, os desenhos dela são sempre focados em Winnie tentando fazer algo e, sem ela perceber, causando problemas aos outros personagens. Na animação web de 2018, Winnie aparece com um visual mais próximo de Paulina do que do visual da série de 1999.

Winny pica pau/paulina
Winny Pica Pau/Paulina

Pé-de-Pano

Pé-de-pano
Pé-de-Pano

O cavalo companheiro de várias histórias do Pica Pau enquanto ele participa de aventuras no velho oeste. Pé-de-Pano, ou Sugar-foot, é um cavalo bonzinho, medroso, não muito inteligente e até meio-chorão. Em alguns momentos, ele é a montaria do Pica Pau e, em outros, é um cavalo maltratado por um bandido do oeste que termina por ajudar o pássaro a colocar o bandido na cadeia. Em geral, Pé-de-Pano está sempre junto do pássaro e é bastante leal a quem é bom com ele.

Toquinho e Lasquita

Os irmãos Spliter e Knothead (Toquino e Lasquita) são os sobrinhos do Pica Pau. Toquinho é um Pica Pau macho que veste uma gravatinha e Lasquita uma fêmea com rabo de cavalo e uma sainha cor-de-rosa ou amarela. No desenho clássico, ambos eram coadjuvantes que apareciam em alguns episódios para ajudar o Pica Pau em algum esquema ou aprontavam com algum vilão do episódio, mas eram muito inocentes e praticamente não tinham nenhum destaque.

Toquinho e lasquita
Toquinho e Lasquita

Já em “O Novo Pica Pau”, ele passaram a protagonizar desenhos próprios em histórias ao estilo “Esqueceram de Mim”, com os irmãos criando armadilhas e pregando peças em vilões que estavam tentando entrar em sua casa ou enganar o Pica Pau.

Leôncio

Leôncio, ou Wally Warlus, é um leão-marinho que co-protagoniza diversos desenhos do Pica Pau. O seu papel muda conforme o roteiro, sendo que em uns ele é o senhorio da casa onde o Pica Pau mora, às vezes é alguém que cruza o caminho da ave ou o atrapalha de alguma forma ou, quando está com mais azar, é apenas a vítima escolhida da insanidade do pássaro. Hora amigo, hora rival, Leôncio é caracterizado por seu sotaque forte eternizado pela voz do dublador Júlio Municio Torres.

Leôncio
Leôncio

Zeca Urubu

Zeca urubu
Zeca Urubu

Esse poderia ser considerado o “vilão” do desenho do Pica Pau. Buzz Buzzard, ou como é chamado aqui, Zeca Urubu é trapaceiro, vigarista, desonesto e está sempre tentando aplicar algum golpe no Pica Pau, seja através de sua malandragem ou através da força mesmo. Ele sempre aparece como algum bandido ou trapaceiro, seja em versões modernas ou no velho oeste.

Quando ele não quer roubar o dinheiro do Pica Pau (nem que seja só uma moeda), ele quer roubar a namorada dele. Mesmo quando ele é a vítima de alguma maluquice do Pica Pau, é porque ele provocou.

Minnie Ranheta

Assim como Leôncio, Minnie Ranheta, ou Miss Meany, é uma personagem coadjuvante do desenho que não tem um papel fixo. Ela pode ser a enfermeira no hospital, a xerife do velho oeste, a senhoria do apartamento onde ele mora ou o que for necessário para o andamento da trama. Ao contrário de outros personagens, o Pica Pau não gosta muito de provocar Minnie e aparenta até ter um pouco de medo dela, só a atormenta quando tem um motivo.

Minnie ranheta
Minnie Ranheta

Minnie é uma das poucas humanas que aparece no desenho, sendo que a maior parte dos coadjuvantes e elenco de apoio do personagem é de animais antropomorfizados.

Dapper Denver Dooley

Dapper denver dooley
Dapper Denver Dooley

Dooley é outro personagem vigarista do desenho que está sempre tentando aplicar um golpe ou se dar bem. Além de aparecer como vigarista, Dooley também costuma ser retratado como um bandido do velho oeste e, às vezes, é o dono do Pé-de-Pano. Uma de suas características era quando ele era derrotado, o que muitas vezes acontecia, o emocional Dooley começava a chorar. Dooley é outro dos poucos humanos que aparece no desenho.

Zé Jacaré

Outro dos vilões do Pica Pau, Gabby Gator, ou Zé Jacaré, é um personagem que rapidamente sumiu dos desenhos, embora o público lembre dele com bastante carinho graças ao episódio “Voo-Doo Boo-Boo” (aquele em que o Pica Pau diz a famosa frase “Vudu é pra jacu”). O Zé Jacaré não é um bandido ou vigarista assim como outros personagens, e sim apenas quer comer. O problema é que ele quer comer o Pica Pau e isso acaba sendo um problema… para ele.

Zé jacaré
Zé Jacaré

Agora, já imaginou você mesmo desenhando e colorindo como um profissional? Já imaginou criar seus próprios personagens e, quem sabe, até tornar isso uma fonte de renda? Tem muita gente que criar tirinhas e histórias na internet ganhando dinheiro e você pode fazer isso também! Você não precisa de talento ou dom, e sim só da orientação certa! Quer começar a aprender a desenhar? Então, temos um conteúdo especial que vai te ajudar a aprender a desenhar do zero e chegar ao nível dos melhores profissionais!

Os Melhores Episódios de Pica Pau

Genshin impact pica pau
Nem Genshin Impact escapou da influência do Pica Pau

Pica Pau em sua fase clássica tem alguns episódios memoráveis que os fãs devem lembrar todas as falas, do começo ao fim e, se não, pelo menos tem alguma que até deve usar no dia-a-dia. Frases como “vudu é pra jacu” ou “em todos esses anos…” já até apareceram em outras mídias, como easter egg ou uma referência que nos faz sorrir. Vamos relembrar alguns dos melhores episódios que esse desenho já teve e até listar algumas curiosidades sobre eles.

Vamos as Cataratas

Se perguntar para alguém se ela já viu o episódio Niagara Fool’s de 1956, é possível que na hora a pessoa lembre do episódio em que o Pica Pau quer descer as cataratas do Niagara em um barril e, a todo momento, vemos o pessoal de capa amarela gritando “AAAAAEEEEEHHHH…”. Embora seja divertido ver como o Pica Pau manda o guarda cataratas abaixo a todo momento, a história dos Niagara Fool’s (ou Otários do Niagara, em tradução livre) não é tão boa, como explica esse vídeo do canal Meteoro Brasil.

Acrobata Maluco

Lançado em 1943, esse episódio merece o seu lugar na lista de melhores por ter sido um dos desenhos do Pica Pau que foi nomeado ao Oscar, em 1944, para concorrer ao prêmio de Melhor Curta Metragem Animado. Aqui vemos o Pica Pau causando em um circo apenas porque o guarda quis botá-lo para trabalhar em troca do ingresso. Pior decisão da vida dele!

O Barbeiro de Sevilha

Eu, assim como muitos da minha idade, provavelmente tiveram o primeiro contato com a música clássica através de desenhos do Pica Pau e Pernalonga. Se esse for o seu caso, assim como eu, é provável que você não consiga ouvir a ópera O Barbeiro de Sevilha de Gioachino Rossini sem rir. Neste curta de 1944, o pássaro queria cortar o cabelo, mas é confundido como dono do salão por alguns fregueses. Ele poderia simplesmente dizer que estavam enganados e que ele era um freguês também, mas qual seria a graça?

Apesar de toda a piada, existe um forte contexto histórico por trás do episódio que, por não estarmos inseridos na cultura norte-americana da década de 40, não teríamos como saber, mas é bem legal conhecer.

Pica Pau Biruta

O desenho de estreia do pássaro maluco lançado em 1941 foi a salvação de Lantz e seu estúdio. Como mencionado acima, o Pica Pau vai ao psiquiatra para descobrir se está mesmo maluco após os animais da floresta começarem a espalhar que o pássaro tem um comportamento muito estranho, mas, no final, quem termina maluco é o médico e o Pica Pau termina o episódio discutindo com os espectadores do seu desenho no cinema.

O Rachador

Me diga: você sabe o que é rachador? Se você pensou em Velozes e Furiosos, então você não viu esse clássico de 1941 onde o Pica Pau (“um diabo necessário”) inferniza a vida de um guarda de trânsito que estava apenas querendo manter a lei e a segurança nas estradas detendo aqueles que dirigiam em alta velocidade. O “Vruuummmm…” e “Ahhprúprúprúprúquiqu…” são os momentos mais legais, hilários e marcantes desse episódio.

Vivendo num Buraco

Outro episódio clássico cujo a frase “Em todos esses anos nesta indústria vital…” se tornou parte da cultura popular. Smedley estava apenas fazendo seu trabalho de testar as linhas telefônicas, um trabalho muito importante nessa indústria vital, mas havia um Pica Pau no poste e o resto você já sabe. O importante é que, no fim, “a nação descansa em segurança, sabendo que o guarda-linhas mantém a sua indústria vital funcionando a qualquer custo.”

Veja online os Episódios de Pica Pau

EpisódioLink
Guerra é GuerraAssista Aqui
Cobertor ElétricoAssista Aqui
O Pica-Pau e o CupimAssista Aqui
Férias ForjadasAssista Aqui
No HospitalAssista Aqui
TV a CaboAssista Aqui
A Lenda do Pico da Canção de NinarAssista Aqui
Rota de ColisãoAssista Aqui
Pica-Pau Calma, CalmaAssista Aqui
Pica-Pau RebaixadoAssista Aqui
FantasmaAssista Aqui
Um Dia no CabeleireiroAssista Aqui
Com Frio com FomeAssista Aqui
Barata Mais AmigaAssista Aqui
Você Vai Comer Isto?Assista Aqui
Dia dos PaisAssista Aqui
Camping AbutreAssista Aqui
Um Grande EnganoAssista Aqui
Programa de TVAssista Aqui
Dando um GeloAssista Aqui
Pica-Pau RecompensaAssista Aqui
No TopoAssista Aqui
Picolino e a Truta Coberta de PelosAssista Aqui
Dores FalsasAssista Aqui
Bebê AbutreAssista Aqui
Anzol e IscaAssista Aqui
Mau TempoAssista Aqui
Pica-Pau AutomáticoAssista Aqui
Direto Para MontezoomaAssista Aqui
A Granja do Pica-PauAssista Aqui
Hóspede IndesejávelAssista Aqui
O Novo Carro De WinnieAssista Aqui
Na Estrada de FerroAssista Aqui

Pica Pau em Outras Mídias

É claro que o Pica Pau não ficou restrito aos desenhos animados e foi levado para outras mídias, entre elas o cinema e os videogames. Entre os anos de 1947 até 1983, foram lançados diversos quadrinhos do Pica Pau, principalmente nos Estados Unidos e Europa. Esses quadrinhos criavam histórias novas, diferentes das exibidas na TV. Assim como outros sobrinhos em HQs, Toquinho e Lasquita surgiram nos quadrinhos e depois migraram para a TV.

Nos videogames, o Pica Pau ganhou alguns títulos, inclusive o Férias Frustradas do Pica Pau, lançado apenas no Brasil pela Tectoy e, em 2003, Pica Pau substituiu o Pernalonga na franquia de jogos Crazy Castle. Estes são os jogos protagonizados pelo personagem:

  • Woody Woodpecker #1, Woody Woodpecker #2, and Woody Woodpecker #3 (1994) para o 3DO Interactive Multiplayer.
  • O jogo do Pica Pau, “Férias Frustradas do Pica Pau” (1996) para Mega Drive e Sega Master System, criado pela Tectoy e lançado apenas no Brasil.
  • Woody Woodpecker Racing (2000) para Dreamcast, PlayStation, PC e GBC.
  • Woody Woodpecker: Escape from Buzz Buzzard Park (2001) para GBC, PC e PS2.
  • Universal Studios Theme Parks Adventure (2001) para Nintendo GameCube.
  • Woody Woodpecker in Crazy Castle 5 (2003) para GBA.

Apenas em 2017, o Pica Pau ganhou o seu filme live-action, Woody Woodpecker: The Movie, misturando computação gráfica com pessoas reais. O filme é um amalgama de diversos episódios e piadas recicladas do desenho. Na trama, um empresário quer destruir parte da floresta para construir casas e condomínios, mas em seu caminho estava a árvore do Pica Pau e, como sabemos, ele não costuma deixar barato para quem tenta derrubar a sua árvore. O longa lançado principalmente com foco no público latino-americano recebeu críticas negativas para sua trama e atuação, mas foi elogiado pelo design do personagem. Pica Pau: o Filme arrecadou US $ 15,3 milhões em bilheteria.

FAQ Rápido

Qual a espécie do Pica Pau?

Pica Pau é identificado em um episódio como um e Campephilus principalis, nome científico para o Pica Pau Bico de Marfim, embora também tenha características do Melanerpes erythrocephalus, chamado de Pica-pau-de-topete-vermelho, mas não se encaixa exatamente em nenhuma das duas espécies.

Qual o episódio do Pica Pau que concorreu ao Oscar?

O curta “O Acrobata Maluco” foi indicado em 1944, para concorrer ao prêmio de Melhor Curta Metragem Animado.

De quem é o criador da risada do Pica Pau?

O cantor Harry Babbitt, foi quem dublou a risada do personagem de desenho animado Pica Pau. Porém a voz do Pica Pau era feita pelo ator e dublador Mel Blanc.

Quantos episódios tem o desenho do Pica Pau?

Produzido nos estúdios da Universal Pictures entre os anos de 1940 a 1972, foram produzidos 196 episódios dos desenhos do Pica Pau ao longo de 36 anos.

Onde Assistir o desenho do Pica Pau?

Pica Pau e seus amigos está disponível para assistir na Globo Play.

Agora fale conosco: Conhecia a história do Pica Pau? Conhecia todos os personagens? Ficou faltando algum episódio na lista dos melhores na sua opinião? Fale nos comentários e aproveite para ler mais sobre desenhos, como nosso especial sobre o desenho do Scooby-Doo no nosso site.

Aprenda como Criar seus Jogos e todas as etapas do desenvolvimento
Saiba mais sobre a função do Modificador Boolean no Blender
Descubra o que faz, quanto ganha e como se tornar um Desenvolvedor de Games Profissional
Saiba mais sobre as Melhores Práticas de Level Design
Você sabe que é possível fazer jogos com JavaScript pode ser usada para fazer jogos? Mas, surge a questão de saber se ela é boa para essa tarefa.
Dicas valiosas para quem quem quer começar a fazer Arte para Jogos 2D