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SEO ou Marketing de Conteúdo: Qual a Diferença e Qual Usar?

Focar no SEO ou Marketing de Conteúdo? Qual dos dois irá acelerar os resultados da sua página? Descubra!

Alavancar a presença da sua marca na internet nunca é fácil e, às vezes, ainda pode custar algum dinheiro. Por isso, trabalhar para que Marketing de conteúdo (página da Wikipedia) e  SEO (sigla para Search Engine Optimization) são duas das estratégias de marketing mais importantes que você tem para um negócio ser bem-sucedido na internet. Mas qual tática levará a mais crescimento:

SEO? Marketing de conteúdo? Ou os dois?

Aqui vamos descobrir a resposta. Como vamos falar, escolher entre marketing de conteúdo ou SEO nem sempre é uma resposta fácil. E, muitas vezes, você vai querer usar os dois para ter os melhores resultados e causar muito mais impacto.

Então, vamos detalhar a diferença entre SEO e marketing de conteúdo para que você possa escolher qual estratégia de marketing focar agora para expandir seus negócios. Se ficar com alguma dúvida, é só deixar nos comentários.

SEO ou Marketing de Conteúdo? Qual é a diferença entre eles?

A diferença entre SEO e marketing de conteúdo é que o SEO é o processo de otimizar suas páginas da web para ter uma classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa, enquanto o marketing de conteúdo é usado para ter mais exposição para sua empresa com o uso de conteúdo. SEO é técnico e marketing de conteúdo é mais criativo. Essa é a ideia básica por trás do marketing de conteúdo e do SEO, mas os detalhes e a aplicação de cada estratégia vão muito além.

O SEO ajuda suas páginas da web a ter uma classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa, para que as pessoas possam encontrar seu conteúdo, enquanto o marketing de conteúdo ajuda a direcionar o tráfego para sua empresa de fontes externas. Uma estratégia de marketing de conteúdo bem-sucedida requer SEO e vice-versa. Mais quais são as diferenças entre o Marketing de Conteúdo e o SEO? Veja uma tabela de comparação:

Marketing de conteúdoSEO
Postagens no blogTag de título
Postagens de mídia socialMeta Descrição
E-mailsTítulos
E-BooksURL
InfográficosConteúdo da página
VídeosTexto alternativo
Arquivos de áudioLinks internos
Estudos de casoDados Estruturados
White PapersVelocidade da página
Pontos vitais principais da Web
Experiência móvel
Backlinks
Menções de marca
Compartilhamentos sociais
Autoridade de domínio
Autoridade da página

O que é SEO?

SEO é a abreviação de Search Engine Optimization, e esta é uma estratégia de marketing que se concentra em otimizar seu site e páginas da web para ter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa orgânica. Um bom SEO aumentará a visibilidade do seu conteúdo e direcionará mais tráfego para um site.

Conforme explicado nesta matéria sobre o que é otimização de mecanismo de pesquisa, existem duas maneiras principais de otimizar um site para SEO e uma lida com fatores na página e o outro se concentra em elementos fora da página. E quando usados juntos corretamente, você pode classificar melhor as suas páginas da web nos mecanismos de pesquisa como Google, Yahoo e Bing para palavras-chave específicas relacionadas ao seu negócio.

É por isso que toda empresa precisa de SEO, que não quer gastar dinheiro com anúncios, e deve se concentrar em técnicas de SEO, independentemente de suas vendas anuais ou do número de funcionários.

Seo ou marketing de conteúdo | estratégia, marketing, marketing de conteúdo, redes sociais, seo, tecnologia | seo ou marketing de conteúdo: qual a diferença e qual usar? | 6cde8365 imagem 2023 01 05 114846299 | dicas/guias

Tipos de SEO

O SEO na página refere-se às técnicas de otimização que você pode usar em todo o site para ajudá-lo a ter uma classificação mais alta e obter mais tráfego dos mecanismos de pesquisa. O SEO na página se concentra no conteúdo e no código-fonte HTML de uma página que pode ser otimizada. Esses fatores no site incluem:

  • Title Tag: Também conhecido como meta título. Refere-se ao título de uma página da Web que aparece na página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP). Suas principais palavras-chave devem ir aqui.
  • Meta Description: Descreve o conteúdo de uma página da web. É o que aparece abaixo da tag de título nas SERPs.
  • Títulos: refere-se às tags H1 a H6 em uma página da web. Suas palavras-chave devem ser colocadas nesses títulos.
  • URL: refere-se ao local em que uma página da Web está hospedada em um site. É o que aparece na barra de endereços do seu navegador. Colocar a palavra-chave principal é uma boa ideia aqui.
  • Conteúdo da página: Este é o texto principal que o usuário lê em uma página da web. Você pode incluir palavras-chave alvo aqui para aumentar a relevância da página para determinados tópicos.
  • ALT Text: Este é um atributo HTML que descreve o conteúdo dentro de uma imagem na página. Você pode colocar palavras-chave de SEO neste local.
  • Link interno: refere-se a qualquer link em um site que vincule entre duas páginas no mesmo site. Adicionar palavras-chave de SEO ao texto âncora pode aumentar a relevância da página de destino.
  • Dados estruturados: também conhecidos como Schema Markup, ajudam os mecanismos de pesquisa a entender melhor o conteúdo de uma página da web. Também ajuda a página a ser classificada nas seções de resultados avançados dos SERPs.
  • Velocidade da página: refere-se à rapidez com que suas páginas da Web demoram para carregar antes que um usuário possa interagir com elas. Uma velocidade mais rápida é igual a uma melhor experiência do usuário. E uma melhor experiência do usuário equivale a classificações mais altas.
  • Core Web Vitals: Este é um novo fator de classificação de SEO na página do Google. Está relacionado à velocidade da página, à experiência do usuário e ao layout da página.
  • Experiência móvel: os mecanismos de pesquisa agora usam a versão móvel do conteúdo como fator predominante para indexar e classificar uma página da web. Portanto, uma boa experiência móvel é essencial para um melhor SEO na página.

Melhorar seus resultados de pesquisa para determinadas palavras-chave rapidamente é o que torna o SEO na página é um fator importante de classificação. Além disso, qualquer pessoa pode aproveitar esses métodos para aumentar suas classificações e tráfego de palavras-chave. Clicando no link, você pode aprender mais sobre otimizar páginas SEO e como melhorar ainda mais as suas páginas e a classificação delas nos mecanismos de pesquisa.

SEO fora da página

O SEO fora da página refere-se às ações realizadas fora do seu site que afetam as classificações dos mecanismos de pesquisa. É mais difícil controlar os elementos fora do site porque consiste em fazer com que outros sites mencionem sua marca e criem links para páginas da web individuais.

Um bom SEO fora da página é importante para o sucesso online, pois melhorará a relevância, a confiabilidade e a autoridade do seu site, o que facilitará a classificação do seu conteúdo nos mecanismos de pesquisa.

Os tipos de SEO fora da página incluem:

  • Backlinks: Refere-se a outros sites com links para suas páginas da web e é um dos principais segredos do SEO. Quanto mais backlinks você adquirir, melhor. E, quanto maior a qualidade desses backlinks, mais força suas páginas recebem.
  • Menções à marca: refere-se a menções não relacionadas à sua empresa em outros sites. Ter menções à marca é uma boa maneira de melhorar a confiança e a autoridade do seu site.
  • Compartilhamentos sociais: refere-se ao conteúdo compartilhado em sites de mídia social como Facebook, Twitter, LinkedIn, Pinterest, Reddit, etc. Quanto mais seu conteúdo for compartilhado, mais backlinks naturais você poderá adquirir para um site.
  • Autoridade de domínio: refere-se a uma pontuação medida entre 1 e 100 e calcula a autoridade do seu site em comparação com outros sites. A autoridade de domínio consiste principalmente na idade do domínio, seu histórico, o número de domínios raiz vinculados ao domínio e o número total de links.
  • Autoridade da página: refere-se a uma métrica usada para pontuar páginas da Web individuais em um domínio. Quanto maior o valor da autoridade da página, maior a probabilidade de o mecanismo de pesquisa retornar uma página da Web nos resultados da pesquisa orgânica.

Agora, se tudo isso parece interessante (ou confuso), então você pode conferir o conteúdo desse link sobre como otimizar páginas SEO e melhorar a classificação do seu site. Ele oferece uma lista de recursos para você ter uma boa noção sobre estratégias de otimização de mecanismos de pesquisa

O que é o Marketing de Conteúdo?

O marketing de conteúdo é focado na criação, publicação e distribuição de conteúdo para um público-alvo online. Um bom marketing de conteúdo não promove explicitamente uma marca, mas visa estimular o interesse em seus produtos ou serviços para que as pessoas queiram se envolver ainda mais com uma empresa.

Existem vários tipos de marketing de conteúdo que você pode usar para criar reconhecimento de marca. E, quando feito corretamente, o marketing de conteúdo pode ajudar a aumentar a autoridade e a confiança do seu negócio, pois você exibirá sua experiência no setor.

Tipos de Marketing de Conteúdo

  • Postagens de blog: refere-se a artigos de conteúdo que você publica no blog do seu site.
  • Publicações em redes sociais: refere-se às publicações que você faz nas redes sociais para engajar os usuários nesses canais. O conteúdo pode consistir em links para o seu site, imagens que provocam uma emoção, citações que inspiram a ação, etc.
  • E-mails: refere-se ao conteúdo que você envia para as pessoas em sua lista de e-mail. Pode ser tão simples quanto uma lista de suas postagens mais recentes no blog ou uma campanha de marketing direto por e-mail.
  • E-books: refere-se a documentos PDF para download que educam seu público sobre um determinado assunto. O conteúdo geralmente não contém linguagem de vendas, mas ajuda as pessoas a resolver um problema. E quando feito corretamente, esses usuários engajados entrarão em contato com você para obter mais informações.
  • Infográficos: refere-se a uma coleção de imagens, gráficos e texto mínimo que fornece uma visão geral fácil de entender de um tópico. Os infográficos são um bom uso do marketing de conteúdo porque as pessoas gostam de compartilhar esses itens com outras pessoas online.
  • Vídeos: Refere-se a vídeos que você publica em sites de compartilhamento de vídeo como YouTube, Vimeo e Dailymotion. Os vídeos são uma boa estratégia de marketing de conteúdo para ajudar a educar seu público sobre um tópico e provar sua experiência no assunto.
  • Arquivos de áudio: refere-se a podcasts e entrevistas que você grava e compartilha em sites de compartilhamento de áudio como Soundcloud, Stitcher, iTunes e Spotify. Ao falar sobre coisas relacionadas ao seu negócio, você pode aumentar sua autoridade no setor.
  • Estudos de caso: refere-se a um exame aprofundado e detalhado de um caso ou casos específicos relacionados ao seu setor, dentro de um contexto do mundo real. Ao coletar dados e compartilhá-los com seu público, você pode se tornar a fonte de informações de alto nível.
  • White papers: refere-se a um relatório ou guia que apresenta um problema e fornece uma solução. Os whitepapers são semelhantes aos estudos de caso, mas são um tipo mais aprofundado de marketing de conteúdo.

SEO é Marketing de Conteúdo?

SEO não é marketing de conteúdo. SEO refere-se ao processo técnico de otimização de uma página da web para aumentar o tráfego para um site. O marketing de conteúdo é focado na criação de conteúdo valioso e relevante que é compartilhado fora de um site para levar as pessoas de volta ao site ou entrar em contato com uma empresa.

Marketing de conteúdo faz parte do SEO?

O marketing de conteúdo faz parte do SEO. O marketing de conteúdo ajuda você na otimização do mecanismo de pesquisa, atraindo mais links para um site. Também facilita o SEO fora da página porque o marketing de conteúdo aumenta o conhecimento, a autoridade e a confiança de uma empresa; e isso ajuda o conteúdo a ter uma classificação mais alta.

Por que o conteúdo é rei em SEO?

O conteúdo é rei em SEO porque o conteúdo de alta qualidade é essencial para uma boa classificação em mecanismos de pesquisa como o Google. No passado, os sites conseguiam classificações mais altas apenas adicionando palavras-chave específicas ao conteúdo. Mas agora, os mecanismos de pesquisa podem avaliar a verdadeira qualidade do conteúdo e classificá-lo de acordo.

É também por isso que o conteúdo de boa qualidade no marketing de conteúdo é essencial, bem como os blogs são importantes para o SEO. Se o conteúdo que você está compartilhando online não for bem recebido, as pessoas vão querer consumi-lo ou compartilhá-lo com outras pessoas.

Portanto, um bom conteúdo é benéfico para fins de SEO e marketing de conteúdo. E você precisa se esforçar bastante para criar o melhor conteúdo possível para o seu negócio.

Essa ideia também é parte da resposta do motivo do SEO demora tanto para funcionar. Se você não está tratando seu conteúdo como “rei” ou otimizando-o da maneira certa, pode levar mais tempo para que seus esforços de SEO surtam efeito. Para obter dicas práticas sobre como acelerar os resultados da otimização de mecanismo de pesquisa, dê uma olhada no conteúdo do link sobre como otimizar páginas SEO que explica como melhorar seu SEO rapidamente.

Estatísticas de SEO e Marketing de Conteúdo

  • 75% dos profissionais de marketing usam SEO e 61% redirecionam o conteúdo existente para fins de marketing de conteúdo, de acordo com o SEMrush.
  • Segundo o Content Marketing Institute, 70% dos profissionais de marketing de conteúdo B2B dizem que os esforços de marketing de conteúdo de sua organização foram um pouco ou muito mais bem-sucedidos do que no ano passado.
  • Também segundo o Content Marketing Institute, 93% dos profissionais de marketing de conteúdo B2B mais bem-sucedidos relatam que sua organização é extremamente/muito comprometida com o marketing de conteúdo.
  • Para o HubSpot, o tráfego da Web está entre as duas medidas mais comuns de sucesso para estratégias de marketing de conteúdo.
  • O marketing de conteúdo gera mais de três vezes mais leads do que o marketing de saída e custa 62% menos, segundo a pesquisa do Demand Metric.
  • Conteúdo de alta qualidade e criação de links são os dois sinais mais importantes usados pelo Google para classificar seu site para pesquisa de acordo com o Search Engine Watch.
  • Quanto mais backlinks uma página tiver, mais tráfego de pesquisa ela receberá do Google, segundo o Ahrefs.
  • Para o Databox, 70% dos profissionais de marketing consideram o SEO mais eficaz do que o PPC.
  • E para o Search Engine Journal, 49% dos profissionais de marketing relatam que a pesquisa orgânica tem o melhor ROI de qualquer canal de marketing.

FAQ Rápido

Qual é a melhor estratégia SEO ou marketing de conteúdo?

Embora o debate se concentre em SEO ou marketing de conteúdo, a realidade é que você deve usar essas duas estratégias juntas. O SEO ajuda as pessoas a encontrar seu conteúdo, enquanto o conteúdo ajuda a direcionar o tráfego para seu site e melhora sua classificação. Uma estratégia de marketing de conteúdo bem-sucedida requer SEO e vice-versa.

O marketing de conteúdo melhora o SEO?

Quanto mais conteúdo adicionado, estrategicamente definido em torno de suas palavras-chave mais valiosas, melhora sua classificação de SEO. O marketing de conteúdo ajuda as empresas a divulgar suas palavras-chave orgânicas procuradas por meio de seus sites de uma maneira envolvente e valiosa, mas também pode aumentar o número de backlinks.

Qual é um exemplo de marketing de conteúdo?

Exemplos de marketing de conteúdo incluem mídia como boletins informativos, podcasts, postagens de mídia social e vídeos. Todas essas formas de conteúdo visam fornecer informações úteis e relevantes que encantem os usuários e os atraiam para sua marca.

Marketing de conteúdo é fácil?

É fácil desenvolver um plano de marketing de conteúdo excessivamente ambicioso. No entanto, o plano que você projeta deve ter elementos de conteúdo que você pode fazer de forma realista com base em seu orçamento e recursos. Acompanhe quanto tempo você leva para criar cada parte do conteúdo para que possa incluir esse tempo em sua programação.

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