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SEO para Youtube: 10 Dicas Simples para Você rankear Mais Alto na Pesquisa

Saiba como melhorar seus views, aparecer primeiro nas pesquisas e ganhar inscritos no canal com técnicas de SEO para Youtube

O YouTube é o segundo maior mecanismo de busca do mundo – perdendo apenas para sua empresa controladora, o Google (site oficial).

Oito em cada 10 resultados de pesquisa de vídeo são vídeos do YouTube, e a plataforma está em constante crescimento, com mais de 500 horas de vídeo enviadas para o YouTube a cada minuto. Como você evita se perder no mar de vídeos?

Sua melhor aposta é otimizar ótimos vídeos para pesquisa usando as práticas recomendadas de SEO de vídeo.

Com essas dicas, você pode criar uma sólida estratégia de SEO para YouTube. Vamos falar sobre como posicionar melhor seus vídeos no Youtube, e se você ficar com dúvidas, é só deixar aí nos comentários.

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Saiba como alcançar melhores resultados com SEO para Youtube

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O que é uma estratégia de SEO para YouTube?

Search Engine Optimization (SEO) é a prática em constante mudança de projetar conteúdo da web para ter uma classificação alta nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs). A pesquisa geralmente é o guardião do seu conteúdo, portanto, otimizar seu conteúdo para pesquisa é necessário para atrair tráfego e aumentar o número de seguidores.

Ao contrário do Google, que usa backlinks e outros fatores para avaliar a classificação, o SEO para vídeos do YouTube envolve a otimização de seu canal, listas de reprodução, metadados, descrições e vídeos. Você pode otimizar seus vídeos para pesquisa dentro e fora do YouTube. Você pode conhecer o básico de SEO para vídeos do YouTube, como incluir palavras-chave em títulos, meta descrições e tags. No entanto, você pode fazer mais pelo SEO do YouTube por meio da acessibilidade de vídeo.

Como os bots dos mecanismos de pesquisa não podem assistir a vídeos, eles dependem dos dados de texto que os acompanham para indexá-los adequadamente. Um componente chave para uma estratégia de SEO do YouTube é aproveitar o poder do texto do seu vídeo na forma de transcrições, closed captions e legendas, que podem impactar positivamente a experiência do usuário, engajamento, tempo de exibição, visualização e SEO.

Dicas para Melhorar o seu SEO?

Depois de pegar o jeito das melhores práticas de SEO do Youtube, você vai querer levar suas habilidades ainda mais longe para ficar à frente da concorrência. Se você estiver pronto para experimentar algumas técnicas mais avançadas, também pode conferir nosso arquivo de artigos de SEO do Youtube. Vá em frente e implemente algumas dessas dicas de SEO e você verá um aumento no seu tráfego dentro de alguns meses, à medida que os mecanismos de pesquisa processam suas alterações. Esperamos que este artigo tenha ajudado você a aprender como otimizar corretamente seu canal para SEO.

Aqui estão dez dicas para maximizar as visualizações e impulsionar seu SEO no YouTube.

1. Selecione uma ótima palavra-chave

Seo para youtube
SEO para Youtube

Antes de impulsionar o SEO do YouTube, você precisa selecionar a palavra-chave ou frase certa para o seu vídeo. As palavras-chave geralmente aparecem em títulos e metadados de vídeo e, quando faladas no áudio, as palavras-chave aparecem em legendas e transcrições. Isso é uma vitória para SEO. Palavras-chave e frases-chave devem corresponder a:

  • o que quer que descreva seu vídeo com precisão;
  • as palavras e frases que os usuários inserem nos mecanismos de pesquisa para encontrar conteúdo como o seu;

Para descobrir quais frases e palavras-chave as pessoas usam na pesquisa, você terá que fazer uma pesquisa de palavras-chave. Uma estratégia fácil para encontrar uma palavra-chave para o seu vídeo é usar a sugestão de pesquisa do YouTube. Digite uma palavra ou frase relevante para o seu setor na barra de pesquisa e veja as sugestões que o YouTube oferece.

Caixa de pesquisa do YouTube com o termo “youtube seo” na barra de pesquisa e sugestões abaixo, como “youtube seo 2021”, “youtube seo tutorial” e “youtube seo tools”. Você também pode encontrar palavras-chave em seu relatório de pesquisa do YouTube (no YouTube Studio em Fontes de tráfego > Pesquisa do YouTube).

Para verificar se você tem uma boa palavra-chave, procure-a no YouTube e veja quantos “Sobre resultados” ela gera. Idealmente, você deseja encontrar variações de palavras-chave com alto volume de pesquisa, mas menos concorrência, para se destacar da multidão. Selecionar a melhor palavra-chave é mais fácil dizer do que fazer, mas muitas ferramentas podem ajudar. Quais são as melhores ferramentas para localizar palavras chaves?

FerramentaPlanos/LimitesSite
Explorador de palavras-chave do MozGratuito com limiteSite Oficial do Moz
Site do Google AdwordsGratuitoGoogle AdWords
UberSuggestGratuito com LimiteUberSuggest
VidIQ VisionGratuitoVidIQ Vision

Com essas ferramentas, você pode explorar outros recursos, como volume de palavras-chave, que é o número de pesquisas que a palavra-chave recebe por mês no Google, e custo por clique, que é o custo médio por clique do termo no Google Ads.

Depois de identificar uma ótima palavra-chave, inclua-a no nome do seu arquivo de vídeo para que o YouTube conheça o tópico do seu vídeo. Por exemplo, o nome do seu arquivo pode ser “tutorial-de-maquiagem-para-o-hulk” seguido do tipo de arquivo de vídeo. Dica profissional: para vídeos individuais, tente usar frases-chave de “cauda longa”, que são mais específicas. Por exemplo, “tutorial de maquiagem para o Hulk” seria uma frase-chave mais direcionada do que apenas “tutorial de maquiagem”.

2. Inclua legendas precisas

Legendas do youtube
Legendas do Youtube

O YouTube transcreve automaticamente seus vídeos para fornecer legendas automáticas. No entanto, as legendas automáticas do YouTube são apenas 70% precisas, resultando em legendas incompreensíveis e muitas vezes embaraçosas.

O Google recompensa os resultados de pesquisa úteis e penaliza o spam. Parte da definição de spam é “sem sentido gerado automaticamente”, que é uma descrição adequada da maioria das legendas automáticas. Ao usar legendas imprecisas, você corre o risco de ser rotulado como spam e perder a classificação de pesquisa do seu canal do YouTube.

Para combater os efeitos prejudiciais das legendas automáticas para a estratégia de SEO para YouTube, convém adicionar legendas ocultas precisas por meio de um arquivo SRT aos seus vídeos do YouTube. Os mecanismos de pesquisa podem rastrear texto, mas não podem assistir a vídeos. Suas legendas estarão cheias de palavras-chave relevantes que indicam sobre o que é seu vídeo, para que o Google possa rastrear seu conteúdo e classificá-lo de acordo.

Existem várias opções para adicionar legendas aos vídeos do YouTube. Alguns YouTubers usam a transcrição automática como ponto de partida e limpam os erros manualmente. Existem outras opções de transcrição DIY, que são baratas, mas demoradas e tediosas. A solução mais simples é enviar seus vídeos para um serviço profissional de transcrição de vídeos. A transcrição de vídeo profissional é de alta qualidade com um tempo de resposta rápido.

Além de aumentar o SEO para vídeos do Youtube, as legendas também têm os seguintes benefícios:

Classificação de pesquisa mais alta: a Digital Discovery Networks realizou um estudo que prova que as legendas nos vídeos do YouTube aumentam o SEO. Eles viram um aumento nas visualizações de 13,48% nas primeiras 2 semanas usando legendas e 7,32% no geral. Para testar isso, eles procuraram por uma frase-chave que estava presente apenas nas legendas de seus vídeos, não no título, descrição, tags ou metadados. Os vídeos com legendas têm uma classificação alta para a frase porque os mecanismos de pesquisa podem rastrear o texto da legenda.

Melhor experiência e envolvimento do usuário: as legendas ocultas aumentam a audiência porque mantêm o espectador envolvido independentemente de seu acesso ao áudio. Isso é especialmente importante para usuários móveis que podem não ter acesso ao áudio. Como mais de 70% do tempo de exibição do YouTube vem de dispositivos móveis, é fundamental ter legendas precisas.

Os vídeos do YouTube com legendas ocultas comprovadamente aumentam o envolvimento do usuário, ganhando mais curtidas, compartilhamentos e comentários do que vídeos sem legendas. Um maior engajamento, por sua vez, aumenta os fatores de classificação da pesquisa de vídeo, o que se traduz em mais visualizações. Além disso, um maior envolvimento leva a um maior tempo de exibição, uma métrica crítica para determinar a classificação de pesquisa no YouTube. Tempos de exibição mais longos se correlacionam diretamente com classificações SERP mais altas.

Acessibilidade de vídeo: além de aumentar o SEO para Youtube, as legendas ocultas tornam seus vídeos do YouTube acessíveis a espectadores surdos ou com deficiência auditiva. As legendas também permitem que as pessoas que ouvem assistam ao seu vídeo em um trem barulhento ou em uma biblioteca silenciosa com o som desativado. Em essência, as legendas tornam seu vídeo visível, compreensível e agradável para um público maior.

3. Adicione uma transcrição à descrição do seu vídeo

A descrição do vídeo é a melhor opção para exibir sua transcrição no YouTube. O campo de descrição acomoda 5.000 caracteres, o que geralmente é suficiente para caber na transcrição de um vídeo de 10 minutos com muitos diálogos. Se sua transcrição não se encaixa ou se você deseja incluir outras informações importantes na descrição, como uma frase de chamariz, pode adicionar uma versão truncada com um link para a versão completa em uma página da web separada.

Embora a pesquisa do site Backlinko não tenha encontrado nenhuma correlação entre as descrições otimizadas para uma determinada palavra-chave e as classificações para esse termo, as descrições ricas em palavras-chave ainda são uma prática recomendada, pois podem ajudar seu vídeo a classificar termos relacionados e aparecer como um “vídeo sugerido”. As transcrições também podem aumentar o engajamento tornando o conteúdo rapidamente escaneável.

Dica profissional: faça das transcrições de vídeo seu atalho de marketing de conteúdo

Muitas marcas estão fazendo um alcance incrível com vídeo, mas os profissionais de marketing muitas vezes não conseguem perceber que as transcrições podem fazer muito mais. Os vídeos podem ser um ponto de partida para a criação de conteúdo e esforços de marketing de entrada direcionados por meio de transcrições de vídeo e conteúdo derivado. Considere usar uma transcrição de vídeo para impulsionar o SEO criando conteúdo útil e compartilhável.

4. Ofereça legendas em vários idiomas

Assim como as legendas em português tornam seus vídeos acessíveis a mais espectadores, as traduções expandem ainda mais seu público e aumentam o SEO para Youtube. O alcance global do YouTube é enorme. Em todo o mundo, mais de 2 bilhões de usuários conectados assistem ao YouTube todos os meses. As legendas em idiomas estrangeiros permitem que espectadores internacionais e não nativos de seu idioma aproveitem seus vídeos.

Legendas youtube
Legendas ajudam no rankeamento do seu vídeo no Youtube

Os mecanismos de pesquisa também indexarão seus arquivos de legenda traduzidos e incluirão seu vídeo nos resultados de pesquisa nesses idiomas. Isso pode ser enorme para uma estratégia de SEO para Youtube, pois você tem uma chance melhor de classificação mais alta para palavras-chave que não sejam em inglês devido à menor concorrência. Lembre-se de sempre verificar a precisão de suas traduções e considere usar um fornecedor para garantir legendas de alta qualidade.

5. Escreva um título, descrição e tags otimizados para palavras-chave

Depois de ter uma ótima palavra-chave, você precisa garantir que os textos associados ao seu vídeo sejam otimizados para palavras-chave. Por exemplo, se você publicar vídeos sobre tutoriais de maquiagem, otimize o título, as descrições e as tags para a frase “tutorial de maquiagem”.

Lembre-se: os mecanismos de pesquisa aumentaram para o preenchimento de palavras-chave, a prática de usar palavras-chave em excesso e variações de palavras-chave para tentar invadir o sistema. Não se preocupe com isso. Escreva para humanos, não para robôs, ou então você pode ser penalizado. Depois de fazer a pesquisa de palavras-chave e escolher suas palavras-chave, incorpore-as naturalmente nos seguintes campos:

Título: cabe em 100 caracteres, mas é truncado em 70 caracteres, o que significa que suas informações e palavras-chave mais importantes devem estar próximas à frente. Use uma linguagem atraente para incentivar um clique: “como fazer”, “conselhos”, “dicas” ou listas numeradas podem ajudar. Por exemplo: “7 dicas para aumentar as taxas de assinatura de vídeo”.

Meta-Descrição: Cabe 5.000 caracteres, mas trunca em cerca de 120 caracteres, dependendo do seu dispositivo. Para sites de comércio eletrônico, é crucial incluir um link para seu produto, considerando que mais da metade dos consumidores são influenciados por vídeos de produtos. Lembre-se de incluir o http:// ou não será clicável.

Tags: Cabe aproximadamente 500 caracteres, mas não exagere. Use aspas duplas (“) para cercar as frases para que seu vídeo seja uma correspondência exata para uma frase de palavra-chave de cauda longa. Por exemplo: em vez de marcar seu vídeo como “maquiagem” e “tutorial”, marque-o como “tutorial de maquiagem”. Pense como um usuário e sempre adicione tags em ordem de importância.

A Academia de criadores do YouTube lista as seguintes dicas para escrever descrições pesquisáveis:

  • Forneça uma visão geral do seu vídeo usando linguagem natural, não apenas um fluxo de palavras-chave.
  • Coloque as palavras-chave mais importantes no início de sua descrição.
  • Identifique 1 a 2 palavras principais que descrevam seu vídeo e destaque-as na descrição e no título.
  • Use o Google Trends e o Planejador de palavras-chave do Google Ads para identificar palavras-chave populares e seus sinônimos. A inclusão desses termos pode ajudar você a maximizar o tráfego da pesquisa.
  • Evite palavras irrelevantes em sua descrição, que podem criar uma experiência de visualização ruim e violar as políticas do YouTube.
  • Se você planeja postar seu vídeo em vários domínios além do YouTube, lembre-se de variar um pouco as frases-chave. Você não quer competir contra si mesmo em sites diferentes.
  • Por fim, use termos honestos e relevantes. Tentar aproveitar os trending topics irrelevantes para o conteúdo do seu vídeo só resultará em uma pontuação negativa posteriormente.

6. Diga sua palavra-chave alvo em seu vídeo

Se você não disser sua palavra-chave alvo em seu vídeo, ela não aparecerá em suas legendas ou transcrição, dois componentes vitais de uma estratégia bem-sucedida de SEO do YouTube. Tente incorporar sua palavra-chave de maneira cuidadosa e natural em seu vídeo para não sobrecarregar sua transcrição. Se for útil, planeje um script com antecedência e tente incorporar sua palavra-chave no início do vídeo para que ela apareça logo no início da transcrição.

7. Use uma miniatura atraente

Miniatura youtube
Exemplos de miniatura no Cavnas

Escolher a imagem de miniatura de vídeo certa faz uma diferença drástica na taxa de cliques. Use imagens de alta qualidade e alto-contraste com proporção de 16:9. Closes faciais funcionam melhor. Os YouTubers podem escolher qual quadro exibir como miniatura do vídeo. O YouTube apresentará 3 capturas de tela para você escolher, mas você também pode selecionar uma captura de um momento diferente do vídeo ou enviar sua própria imagem.

Se você precisa de ideias para imagens, tente usar sites como o Canva, que tem modelos de miniaturas apenas para vídeos do YouTube. Observe que o YouTube sobrepõe a duração do vídeo no canto inferior da miniatura; certifique-se de que não obstrui nada importante em sua miniatura. Além disso, lembre-se de que o Google usa o reconhecimento de imagem para filtrar automaticamente determinadas imagens, como o logotipo do YouTube.

Idealmente, você deseja uma imagem que seja uma ótima representação visual de sua palavra-chave alvo; isso levará sua presença em resultados relevantes ainda mais longe.

8. Adicione cartões do YouTube e telas finais

Os cartões do YouTube são notificações pré-formatadas que incentivam as pessoas a realizar as ações desejadas durante o seu vídeo. Depois de configurados, os cartões aparecem no canto superior direito de seus vídeos para os usuários clicarem e explorarem. Como o objetivo do YouTube é manter as pessoas no YouTube, os cartões são uma ótima maneira de aumentar sua classificação.

Você pode adicionar até cinco cartões em um vídeo. Os cartões podem incluir vários CTAs, como direcionar os espectadores para outro canal, campanha de crowdfunding ou a inscrição no canal.

As telas finais aparecem após a conclusão de um vídeo e informam ao espectador o que ele pode fazer a seguir. Os cartões e as telas finais podem otimizar a experiência do espectador e incentivá-los a assistir a outro vídeo ou realizar outras ações quando terminarem.

9. Concentre-se no engajamento do usuário

As métricas de engajamento, como comentários, curtidas, compartilhamentos e assinaturas, estão fortemente correlacionadas com classificações mais altas, de acordo com a pesquisa do site Backlinko. O Google se preocupa mais com a forma como os espectadores respondem ao seu conteúdo porque é isso que mantém as pessoas em seu site. Para aumentar o envolvimento, tente incentivar os espectadores a compartilhar, curtir ou comentar seus vídeos e reserve um tempo para responder a comentários e mensagens.

O tempo de observação, como você pode imaginar, é muito importante. O tempo de exibição refere-se ao tempo real gasto assistindo a um vídeo (não à porcentagem assistida). Por exemplo, 50% de conclusão de um vídeo de 10 minutos terá classificação superior a 100% de conclusão de um vídeo de três minutos. É importante atrair o espectador nos primeiros 15 segundos com um teaser. Se o seu vídeo descreve como fazer um projeto faça-você-mesmo, mostre ao espectador o produto finalizado no início para despertar o interesse dele.

Tempo de exibição da sessão: O tempo de exibição da sessão é outra medida importante do envolvimento do usuário. O YouTube valoriza como um vídeo contribui para a sessão geral de visualização de um usuário. O espectador saiu do site após o vídeo ou assistiu a mais três vídeos? O YouTube quer que as pessoas passem mais tempo em sua plataforma e prefere vídeos que as ajudem a atingir esse objetivo. Embora possa parecer contra-intuitivo, os vídeos projetados para trazer usuários ao seu site prejudicam seu SEO porque afastam os espectadores do YouTube.

Intenção do usuário: O Google pode ler sua mente. Ok, não exatamente, mas o Google entende o que os pesquisadores querem dizer. Por exemplo, se você pesquisar “como obter mais visualizações no YouTube”, verá um vídeo chamado “Como obter mais visualizações no YouTube em 2021 – em 2 minutos”. Ao criar um título para seus vídeos, certifique-se de escrever algo atraente e relevante. Você pode ficar tentado a usar o título como a frase ou termo pesquisado nº 1 como seu título, mas não o faça. Em vez disso, responda à pergunta do usuário em seu título e adicione o termo de pesquisa à descrição. Confie em nós, o Google sabe.

Crescente base de assinantes: Os assinantes podem gerar muito tempo de exibição na primeira semana em que seu vídeo é publicado. Quanto mais você puder ampliar a experiência e o engajamento do usuário nos primeiros sete dias, melhor. É uma boa ideia postar regularmente, para que seus inscritos saibam quando esperar um novo vídeo.

Usar listas de reprodução: Listas de reprodução relevantes, curtas (de quatro a seis vídeos) e subcategorizadas podem aumentar muito a experiência e o envolvimento do usuário. Também facilita o compartilhamento de vários vídeos ao mesmo tempo, compartilhando um link para a lista de reprodução em vez de um vídeo.

10. Acompanhe suas análises

A única maneira de saber se sua estratégia de SEO do YouTube está funcionando é acompanhar suas análises. As métricas podem ajudar você a entender onde seus vídeos estão indo bem e onde podem precisar de alguns ajustes. O YouTube oferece vários relatórios analíticos para ajudar você a acompanhar seu desempenho.

Análise do canal do YouTube mostrando o número de visualizações nos últimos 28 dias, tempo de exibição e inscritos. Existem muitas análises que você pode acompanhar, mas todo YouTuber deve conhecer essas métricas:

Tempo de exibição: o tempo de exibição é o número total de minutos que os espectadores passaram assistindo seus vídeos. Essa métrica é importante porque o YouTube impulsiona vídeos e canais com tempos de exibição mais altos em seus resultados de pesquisa, pois o tempo de exibição é um ótimo indicador de engajamento.

Taxa de cliques de impressões: a taxa de cliques de impressões mede a taxa na qual as pessoas assistem ao seu vídeo depois de vê-lo na página inicial, na seção de recomendações ou na seção de tendências. As taxas de cliques de impressão geralmente aumentam depois que você lança seu vídeo e diminuem mais tarde, mas ainda é uma métrica importante a ser rastreada, pois pode ajudá-lo a refinar suas miniaturas.

Taxa de cliques do cartão: os cartões são notificações pré-formatadas que incentivam as pessoas a agir enquanto assistem ao seu vídeo. A análise das taxas de cliques do cartão pode ajudá-lo a otimizar os CTAs, o tempo, a duração e o posicionamento do cartão.

Espectadores únicos: os espectadores únicos são o número estimado de indivíduos que assistem a seus vídeos durante um determinado período de tempo. Essa métrica ajuda você a avaliar o tamanho do seu público e pode ajudar na avaliação do engajamento.

Origens de tráfego: o relatório Origens de tráfego mostra como os espectadores encontraram seus vídeos e quais origens contribuem para o maior envolvimento. Você pode usar esses dados para otimizar melhor sua estratégia de promoção de vídeo, decidindo onde compartilhar seu conteúdo.

Crescimento de inscritos: o relatório de inscritos do YouTube mostra quais vídeos, locais e períodos ganharam e perderam inscritos. Com esses dados, você pode saber quais tópicos ressoam com seus assinantes e onde segmentar novos assinantes.

Monitorar essas métricas ao longo do tempo ajudará você a ver quais vídeos têm mais engajamento e os fatores que contribuem para seu sucesso. Observe o que diferencia esses vídeos daqueles que não apresentam um desempenho tão bom. Você pode notar padrões no tópico, tipo de vídeo, duração ou cronograma de postagem.

FAQ Rápido

O SEO realmente funciona para o YouTube?

O SEO para Youtube é uma estratégia de otimização de canais e vídeos para melhorar o posicionamento nos resultados de busca. O YouTube é a maior plataforma de vídeos da internet e também é considerado um dos maiores buscadores. Por isso, é importante saber como otimizar seu conteúdo para a plataforma.

Posso fazer o meu SEO para Youtube sozinho?

Você pode fazer seu SEO para Youtube sozinho. Com alguma pesquisa e muita prática, qualquer pessoa pode aprender como fazer SEO para o seu negócio. Uma maneira rápida de começar com SEO é ler nosso site e seguir as dicas que recomendados.

O que significa fazer SEO para YouTube?

Search Engine Optimization, ou SEO, é o processo de otimização de sua página/conteúdo (neste caso, seu canal e vídeos do YouTube) para ter tráfego orgânico ou não pago da página de resultados do mecanismo de pesquisa.

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