Pesquisar
Close this search box.

12 Melhores Marcas de Placas de Vídeo Rankeadas da Pior para a Melhor

Saiba quais são as Marcas de Placas de Vídeo para você comprar sem medo

A placa de vídeo, também conhecida como GPU, é uma parte essencial de um computador. Embora as versões básicas normalmente sejam mais do que suficientes para uso geral, versões mais poderosas e avançadas são necessárias para quem deseja usar seu PC para jogos ou trabalhar com modelagem 3D.

Isso porque os jogos da geração atual exigem processamento gráfico avançado para exibir texturas detalhadas e altas resoluções. Isso torna a parte de vídeo um dos aspectos mais importantes para quem quer comprar ou montar um PC gamer.

No entanto, ter a saber o que faz uma GPU e ter a placa certa não é tão fácil quanto parece. Existem dezenas de marcas, como a Asus (site oficial), Nvidia (site oficial) e AMD (site oficial) disponíveis no mercado e cada uma delas tem seus aspectos positivos e negativos que as diferenciam de todas as outras.

Algumas são construídas com componentes mais baratos, mas podem não durar tanto ou atingir os mesmos níveis de desempenho, enquanto outros podem se concentrar no resfriamento para auxiliar no overclock.

Seja qual for o caso, é importante pesquisar minuciosamente as diferentes marcas antes de comprar uma nova placa de vídeo, para que você entenda exatamente o que está obtendo ao gastar seu dinheiro.

Afinal, a GPU é um dos elementos mais caros e influentes de um computador e você não gostaria de cometer um erro caro. Para saber quais marcas você deve, ou não investir, vamos falar das melhores marcas de placas de vídeo e, se você ficar com dúvidas, é só deixar nos comentários.

12. XFX

Quando foi lançada, a XFX especializou-se inteiramente em placas de vídeo NVIDIA, mas mudou para a AMD em 2009 e manteve parceria com esse fabricante até hoje. Provavelmente a menos conhecida das principais marcas de GPU, não deve ser descartada imediatamente. Para aqueles que desejam usar uma placa de vídeo AMD, a XFX é uma marca que oferece alguns dos melhores valores disponíveis. Ao longo de sua história, desenvolveu uma reputação de criar produtos de alta qualidade.

Embora não pareçam particularmente elegantes e não sejam necessariamente as melhores placas de vídeo disponíveis, as GPUs XFX são conhecidas por serem capazes de competir em alto nível em termos de desempenho bruto, mantendo um preço acessível a um número maior de jogadores de PC. Por exemplo, sua linha Speedster SWFT 319 teve uma avaliação incrivelmente boa enquanto funciona em alto nível com pouco ruído.

A XFX tem alguns problemas quando se trata de suporte ao cliente, classificando-se entre as piores marcas de placas de vídeo nesse quesito. Isso é um problema, considerando que a pesquisa da varejista Digitec Galaxus, conforme relatado pela Digital Trends, indica que suas GPUs são as mais propensas a falhar nos primeiros dois anos após a instalação.

Deixa eu te contar uma coisa antes de continuarmos

Você já sonhou em transformar seu amor por videogames em mais do que apenas um hobby?

Estamos preparando uma nova SUPER-AULA ao vivo e exclusiva!!

Nessa aula exclusiva do Studio Married Games, revelaremos não apenas os fundamentos do desenvolvimento de jogos, mas também como você pode superar obstáculos técnicos e iniciar seus projetos com confiança e criatividade.

Esta é sua oportunidade de aprender com os melhores na área, ganhar insights valiosos e começar a trilhar seu caminho em direção a uma carreira dos sonhos no universo dos jogos. A paixão já está aí, agora é hora de dar poder a ela.

Não deixe escapar essa chance de fazer história no mundo dos jogos e seja avisado EM PRIMEIRA MÃO quando essa aula (e outras coisitas mas) forem acontecer!. 

Inscreva-se agora e transforme essa possibilidade em realidade. Estamos te esperando!

11. NVIDIA

A grande maioria dos jogadores comprará suas placas de vídeo de terceiros, e não dos próprios fabricantes de chips. Normalmente, empresas como NVIDIA e AMD enviam um suprimento de chips de GPU para outras marcas, como MSI ou ASUS, com essas empresas projetando a placa de vídeo completa adicionando componentes extras, como sistemas de refrigeração e uma placa. No entanto, os fabricantes originais produzem suas próprias placas de vídeo, com a NVIDIA apresentando a linha Founder’s Edition em 2016.

Existem algumas vantagens em ir direto para a NVIDIA para suas placas de vídeo. Em primeiro lugar, você pode ter certeza de que terá chips da melhor qualidade com uma placa Founder’s Edition, pois a NVIDIA obviamente tem a primeira escolha. As placas criados diretamente pelos fabricantes de chips também costumam incorporar um estilo de resfriamento de ventilador, em vez do método ao ar livre usado pela maioria das marcas, que pode se adequar melhor a algumas configurações.

No entanto, marcas de terceiros podem oferecer melhor valor em várias áreas. As placas de vídeo da Founder’s Edition são caras e muitas vezes é possível encontrar alternativas mais baratas. Outras marcas também podem oferecer sistemas de resfriamento mais eficientes, o que, por sua vez, permite que a GPU seja acelerada de forma mais agressiva para aumentar o desempenho. Acrescente o histórico ruim da NVIDIA quando se trata de suporte ao cliente e os jogadores podem descobrir que procurar em outro lugar é o melhor curso de ação.

10. Sapphire

Em termos de longevidade, Sapphire fica em algum lugar no meio das principais marcas de placas de vídeo. Ele está no mercado há pouco mais de uma década, então não é exatamente um novato, mas também carece de alguma experiência de empresas como ASUS e MSI. Nada disso significa que esta seja uma marca que deva ser evitada. Na verdade, a Sapphire está facilmente entre os melhores parceiros AMD disponíveis, com muitos modelos populares em sua coleção.

Em um nível básico, as placas de vídeo Sapphire oferecem praticamente tudo o que um jogador deseja. Elas não são muito caras, têm grande confiabilidade e oferecem níveis de desempenho semelhantes a outras marcas líderes. A linha Nitro+, em particular, recebeu críticas excelentes e é uma das líderes de classe no topo do mercado, ganhando destaque devido ao seu eficiente sistema de resfriamento.

A Sapphire tem uma alta taxa de falhas nos primeiros 24 meses após a venda, de acordo com a pesquisa, mas a Sapphire ajuda a compensar isso com atendimento ao cliente excelente e um tempo de resposta rápido para solicitações de garantia.

9. AMD

Ao contrário da NVIDIA, que agora se concentra em suas caras placas de vídeo Founder’s Edition, a linha de produtos primários da AMD é centrada em placas de referência mais baratas. Eles oferecem um nível básico de desempenho e são realmente úteis apenas para quem tem um orçamento limitado ou deseja uma nova GPU no momento do lançamento. Afinal, placas de vídeo personalizadas de terceiros sempre levarão algum tempo extra para serem projetadas e lançadas.

O feedback dos jogadores sugere que o principal problema com as placas de vídeo de referência da AMD é que elas são resfriadas por um sistema de ventilação em vez de ar livre. Isso significa que as placas funcionam em uma temperatura mais alta, são mais barulhentos e lutam para atingir todo o seu potencial. Placas de vídeo de terceiros geralmente utilizam métodos de resfriamento mais eficientes que permitem que as GPUs funcionem em um nível superior.

Existem alguns cenários em que o resfriamento por ventilador é útil, como em condições mais apertadas ou ao usar várias placas de vídeo, portanto, pode ser positivo em casos raros. As próprias GPUs da AMD também devem ser mais compatíveis com uma gama maior de computadores, pois não são tão customizadas e têm um formato padrão, outra consideração para quem não tem espaço dentro do gabinete do computador.

8. PowerColor

O PowerColor está no mercado de placas de vídeo há algum tempo. Uma das muitas marcas de GPU taiwanesas, foi fundada em 1997 e é especializada inteiramente em placas de vídeo. Saber que todo o negócio da empresa depende da produção de placas de vídeo confiáveis e de qualidade deve dar aos clientes alguma confiança de que terão um produto decente e certamente a empresa cumpre nesse aspecto.

De acordo com a WePC, PowerColor é um nome associado a produtos superiores e oferece uma grande variedade de placas de vídeo refrigeradas com water cooler que oferecem resfriamento excepcional e desempenho premium. O PowerColor Liquid Devil Radeon é um excelente exemplo disso, com seu preço competitivo tornando-o uma boa opção para PCs de jogos de gama média e alta.

A PowerColor teve alguns tropeços em sua história recente que prejudicam sua marca. A série RX 5000 da empresa lutou com uma alta taxa de falhas e viu uma grande porcentagem de suas placas de vídeo serem devolvidas, sem nenhuma explicação sobre o motivo. No entanto, isso não impediu que o PowerColor voltasse à forma com placas de vídeo que não tiveram o mesmo problema imediatamente depois.

Aproveitando que estamos conversando, deixa eu te fazer um convite:

Imagine um lugar onde sua paixão por jogos se torna o alicerce de uma carreira empolgante. Imaginou? Então chega de imaginar e vem para onde isso é real: É a nossa Super-Aula ao vivo, exclusiva para entusiastas de jogos como você, que desejam dar o próximo grande passo. 

Nesta super aula do Studio Married Games, vamos juntos descobrir como transformar ideias em realidade, superar qualquer desafio técnico e explorar ferramentas que farão seus projetos ganharem vida.

Se você está procurando um sinal para começar, este é ele. Estamos preparando tudo, mas você já pode guardar um lugar para você! Tá esperando o que?

Junte-se a uma comunidade de criadores apaixonados e dê o primeiro passo em direção a uma carreira de sucesso no desenvolvimento de jogos. Seu futuro no mundo dos jogos começa com esta aula. A aventura está apenas começando. Vamos nessa? 🎮🚀

7. Zotac

Apesar de ser um recém-chegado ao mercado de placas de vídeo, a Zotac já ganhou reputação por produzir GPUs mais baratas que muitas vezes são significativamente mais baratas do que as alternativas de outras marcas. Isso torna o Zotac uma opção atraente para quem tem um orçamento mais apertado ou não quer necessariamente levar seus computadores ao máximo absoluto.

A marca consegue chegar a preços tão baixos porque usa peças de qualidade inferior para diversas áreas da placa de vídeo, como os componentes de refrigeração. Isso significa que as GPUs podem atingir temperaturas um pouco mais altas e ficar abaixo das melhores especificações das placas rivais, mas isso não deve ser um problema para a grande maioria dos jogadores — especialmente porque a marca não tem uma taxa de falhas particularmente alta.

Enquanto isso, o tamanho menor da linha Zotac os torna uma boa escolha para quem deseja uma configuração de computador mais compacta. A empresa se concentra em sua parceria com a NVIDIA e pode não ter uma variedade tão grande quanto algumas das maiores marcas de placas de vídeo, embora ainda tenha uma seleção sólida de produtos para todos os tipos de jogadores.

6. ASRock

Entre os principais players no mercado de GPUs, a ASRock é uma das marcas mais recentes. A empresa fabrica placas-mãe e outros componentes de computação há muitos anos, mas só começou a projetar e vender suas próprias placas de vídeo em 2018, em resposta ao aumento de pessoas minerando criptomoedas e precisando de GPUs poderosas. Mas isso não significa que suas placas de vídeo não sejam produtos impressionantes e ótimos para jogos.

Na verdade, a ASRock se tornou um dos parceiros AMD mais respeitados em apenas alguns anos de entrada no mercado. Quase todos os seus produtos são avaliados bem e não há preocupações sérias quando se trata de suas GPUs. Ele oferece uma seleção um tanto limitada de placas de vídeo em comparação com seus rivais, mas geralmente tem preços competitivos em seus modelos de orçamento e de última geração.

Com uma taxa de falha incrivelmente baixa e atendimento ao cliente bem recebido, os jogadores devem estar confiantes de que não terão muitos problemas se optarem por uma placa de vídeo ASRock.

5. Inno3D

A Inno3D é uma das marcas menores de placas de vídeo, mas já existe há muito tempo, apesar disso, com a empresa inicialmente fundada em 1998. Isso a torna um dos fabricantes mais experientes nesta lista. Embora não seja a marca ideal se você estiver interessado em ter o melhor desempenho, ela oferece uma boa variedade de modelos econômicos que não custam muito, mas ainda funcionam sem problemas e oferecem grande valor. Isso o torna a escolha ideal para alguém novo em jogos de PC ou para aqueles que estão tentando montar um computador com um orçamento apertado.

A Inno3D também tem uma das menores taxas de falha de qualquer grande marca de GPU, com apenas 0,5% de seus produtos falhando nos primeiros dois anos de vida. O desempenho melhor do que marcas como MSI e ASUS demonstra o quão confiáveis e bem construídas são suas placas de vídeo. O principal problema com o Inno3D é que seu tamanho pequeno pode dificultar você de conseguir de alguns modelos, dificultando que você tenha placa de vídeo exata que deseja.

4. EVGA

A EVGA é outra empresa experiente na área de computação e produz de tudo, desde placas de vídeo e placas-mãe até monitores e acessórios. Fundada em 1999 por Andrew Han e Keith Rotchford, a empresa é conhecida principalmente por sua parceria com a NVIDIA nos anos mais recentes, produzindo uma variedade de modelos de placas de vídeo que são bem conhecidos por sua alta qualidade e desempenho excepcional.

Com excelente tecnologia de resfriamento, as GPUs EVGA podem fazer overclock sem que temperatura suba muito, dando aos jogadores ainda mais retorno para seus investimentos. A empresa desenvolveu uma reputação de excelente atendimento ao cliente e suas longas opções de garantia estendida para os clientes. Tudo isso os tornou uma escolha popular entre aqueles que desejam obter uma placa de vídeo NVIDIA.

Tudo isso está prestes a mudar agora, porém, com a EVGA anunciando que está saindo do mercado de placas de vídeo em meio a uma disputa com a NVIDIA. Embora ainda existam muitas GPUs da empresa disponíveis para compra online, nenhum novo modelo será produzido e seu suporte provavelmente cairá em algum momento. Considerando isso, os compradores podem querer escolher outra marca para suas necessidades de GPU.

3. Gigabyte

Como seus concorrentes taiwaneses ASUS e MSI, a Gigabyte se tornou um dos maiores nomes do mundo das placas de vídeo. Isso não deve ser uma grande surpresa, pois a empresa oferece grande valor com a maioria de suas GPUs com preços muito competitivos e desempenho de alta qualidade. Não importa que tipo de experiência um jogador esteja procurando, a Gigabyte deve ter uma resposta.

Os modelos Aorus Master e Vision oferecem especificações de ponta para o melhor desempenho, enquanto a linha Gaming OC é de grande valor a um preço muito mais barato. O também possui placas de vídeo da AMD e da NVIDIA, o que significa que os clientes têm muitas opções quando se trata de escolher sua próxima GPU.

A Gigabyte se destaca como uma marca confiável graças, em grande parte, as placas confiáveis e duráveis que produz. Muitas também vêm com ferramentas úteis que permitem que até jogadores casuais modifiquem as configurações para fazer overclock de GPUs e desbloquear ainda mais desempenho. No entanto, não pode ser classificada tão bem quanto seus principais rivais devido a relatórios mais difundidos de atendimento ao cliente ruim e uma taxa de falha ligeiramente maior do que ASUS e MSI.

2. MSI

A Micro-Star International estabeleceu-se como uma das figuras líderes no mercado de placas de vídeo. Mais conhecida simplesmente como MSI, a empresa oferece uma ampla gama de hardware para PC e laptops, tornando-se um dos principais players do mercado. Um grande ponto de venda quando se trata dessa marca em particular é que os jogadores que optarem por usar o MSI não serão restringidos, pois vendem placas NVIDIA e AMD.

Essa liberdade também é válida quando se trata das diferentes faixas que a MSI oferece para uma variedade de players diferentes. Ele possui a especificação de ponta MSI Suprim X altamente cotada para aqueles que desejam obter o máximo de seus jogos, bem como a linha Ventura mais focada no orçamento para quem deseja uma opção mais barata. Enquanto isso, ele também possui a popular seleção de Super Gaming que fica em algum lugar no meio em termos de preço e desempenho.

Com seus designs elegantes e desempenho geralmente silencioso, há muito o que gostar no MSI e é fácil ver por que ele se tornou uma força quando se trata de placas de vídeo. Embora tenha havido algumas reclamações sobre o atendimento ao cliente da empresa, é uma área que está melhorando. Em qualquer caso, as placas MSI são conhecidos por estarem entre os mais confiáveis ​​disponíveis, portanto, isso não deve ser uma grande preocupação para a maioria dos usuários.

Antes da gente continuar, deixa eu te falar uma coisa legal…

Agora é a hora de levar sua paixão por jogos a novas alturas. E como você faz isso? Com a nossa aula online que estamos preparando para você!

Com a nossa Super-Aula ao vivo e exclusiva, no Studio Married Games, você terá acesso a um conhecimento que pode transformar sua visão de desenvolvimento de jogos em uma realidade tangível. 

Desde os conceitos básicos até estratégias avançadas para superar barreiras técnicas e iniciar seus projetos, estamos aqui para guiar você por cada passo dessa jornada empolgante. Se inscreva agora e a gente avisa você quando essa aula vai rolar! Clica aí!

As vagas estão se esgotando rapidamente. Inscreva-se imediatamente para não perder essa oportunidade exclusiva de estar entre os 100 aspirantes a desenvolvedores que darão vida aos seus sonhos. A hora de agir é agora. Dê o primeiro passo para realizar seu sonho.

1. ASUS

Para muitas pessoas, a ASUS é muito mais do que apenas uma marca de GPUs. A empresa possui sua própria linha de laptops, acessórios e computadores de mesa que se tornaram alguns dos produtos mais populares do mundo. Isso significa que a empresa tem uma reputação de ser confiável, algo que, sem dúvida, deseja manter em toda a sua linha. Aqueles que compram da ASUS devem ter certeza de que estão levando uma placa de vídeo de qualidade que deve durar sem muitos problemas.

A ASUS também é altamente classificada por causa de suas extensas ofertas de produtos. A empresa oferece placas de vídeo NVIDIA e AMD e tem várias opções para cada tipo de jogador. Se você quer uma GPU poderosa, você pode fazer overclock com segurança ou um RTX 3070 silencioso, a ASUS tem tudo.

Os principais problemas com a ASUS são que ela está no extremo mais caro do espectro quando se trata de placas de vídeo e tem enfrentado reclamações sobre atendimento ao cliente ruim. O custo dos produtos ASUS, no entanto, é em grande parte resultado da qualidade que você pode esperar deles. A empresa também investiu em um novo call center e atualizou seu suporte técnico na tentativa de resolver essas questões.

FAQ Rápido

MSI é uma boa marca de placa de vídeo?

A MSI é uma marca bem conhecida no mundo dos jogos. Suas placas gráficas são conhecidas por seus componentes premium, sistemas de refrigeração de ponta e desempenho confiável.

Placas da AMD são melhores que a Nvidia?

A diferença mais básica entre GPUs AMD e GPUs Nvidia é que os chips Nvidia tendem a ser mais poderosos, especialmente no topo de linha, enquanto os cartões AMD oferecem melhor valor a preços mais baixos e uma interface de usuário mais amigável.

Qual é melhor Nvidia ou MSI?

Placas de terceiros da Asus, MSI, Gigabyte, Zotac têm melhores taxas de clock, melhor solução de resfriamento, recursos rgb, overclocking e software de controle incluídos nelas, além de ter melhor qualidade de construção do que as placas da Founder’s Edition da Nvidia.

As Placas de Vídeo da EVGA são boas?

A EVGA está intimamente ligada à Nvidia e geralmente é considerada uma das marcas de GPU de ponta. Isso significa que, em termos de preços, as GPUs EVGA podem não ser o melhor retorno absoluto para seus investimentos.

Agora, fale conosco e diga se você curtiu as novidades e aproveite para ler mais notícias, como sobre a placa de vídeo RTX 4090 no nosso site.

Quer dar vida aos seus modelos 3D com texturas impressionantes? Continue lendo para aprender tudo sobre o processo de mapeamento UV do Blender!
Saiba mais sobre a espetacular memória RAM DELTA TUF RGB DDR5
Quer saber se vale a pena jogar a última obra de Akira Toryama? Então veja nossa analise de Sand Land
Conheça o robusto HD portátil SSD T-FORCE M200
Aprenda como enviar comandos aos personagens do seu jogo com o Signals no Godot
Saiba mais sobre os processos e mecanismos de Renderização no Blender