Pesquisar
Close this search box.

Super Mario Bros Easter Eggs: Todas Surpresas Escondidas no filme

Procurando por referências e surpresas no longa do encanador? então veja onde e o que procurar para não perder nada!

Um filme de Super Mario Bros. Claramente sempre seria repleto de easter eggs dos jogos de Mario e de toda a Nintendo em si. Deve ser por isso que ele foi lançado na Páscoa. Desde o começo da carreira do “Jumpman” como um “carpinteiro” até outros títulos mais recentes da Nintendo, tudo que foi possível ser espremido de referências relacionadas à gigante dos jogos está lá.

Agora, vamos deixar claro que esse artigo TEM SPOILERS do filme e, caso você ainda não tenha visto e não quer saber de nada, vá para outra matéria, como essa sobre as outras aparições de Mario na TV e Cinema. Então, sem mais delongas, vamos mergulhar em nossa busca intensa pelos melhores easter egg da Nintendo e de Mario que pudemos encontrar em Super Mario Bros. – O Filme e, se você ficar com dúvidas, é só deixar nos comentários.

Jumpman

Jumpman
Jumpman

Você viu o jogo de arcade Jumpman no filme? Jumpman é um nome alternativo para Mario, e é como ele era conhecido em sua primeira aparição no videogame em Donkey Kong em 1981. Quando o fiel encanador italiano voltou à ação em Donkey Kong Jr de 1982, ele já havia recebi o nome de Mario.

Em 1983, um jogo de plataforma chamado Jumpman foi lançado pela Epyx, originalmente para Atari. Podemos presumir que foi devido ao sucesso do personagem da Nintendo.

Falas Icônicas

Aqueles que prestarem a atenção nos diálogos do filme, enquanto procuram pelos eggs vão notar alguns momentos de falas bem interessantes, que fazem referências aos jogos da Nintendo e a cultura pop, vamos listar três aqui que são legais:

  • Na cena do passeio pela cidade do Reino Cogumelo, um toad vendedor fala para outro que, para funcionar, basta dar uma “sopradinha no cartucho”. Para os mais novos, isso não faz sentido, mas para quem jogava Nes, Master System e outros consoles de cartucho, isso era quase como um hack da vida real.
  • Chegando no castelo, os Toads guardas não estão a fim de deixar Mario passar por eles e mandam ele embora dizendo que a “princesa está em outro castelo”.
  • Donkey Kong chama a plateia para curtir a luta no melhor estilo Russel Crowe, gritando “não foi para isso que vocês vieram?”, referenciando o filme “O Gladiador”, de 2000.

Charles Martinet

Falando no jogo do Jumpman, aquele carinha que está jogando o arcade na pizzaria é uma referência ao próprio Jumpman, como se fosse uma versão 3D daquele pequeno Mario lá no arcade. Outro detalhe interessante sobre ele é que o dublador de Mario (e de praticamente todos personagens na franquia) Charles Martinet (que também faz a voz do Parthunaax em Skyrim) lhe dá voz. Martinet também é a voz do pai do Mario, que aparece na cena do jantar.

Chefe Spike

O filme apresenta um personagem chamado Spike como chefe dos irmãos, que é hostil a Mario e Luigi. Ele está vestido com roupas da marca Wrecking Crew. Spike, ou Foreman Spike, é um inimigo de Mario e Luigi dos jogos. Ele é o capataz do local de demolição onde os irmãos trabalham no lançamento de 1985, Wrecking Crew.

A razão de ser de Spike é impedir o progresso de seus inimigos, da mesma forma que no filme ele quer impedir que os irmãos prosperem com sua própria empresa. Foreman Spike apareceu em vários videogames Mario e faz uma participação especial muito bem-vinda aqui. Ele é dublado pelo comediante Sebastian Maniscalco.

Garanta agora o seu Nintendo Switch e jogue onde quiser!

Mãos Sem Luvas

O filme Super Mario Bros. tem uma cena em que Mario e Luigi estão jantando com a família. Você pode se assustar ao ver os irmãos sem luvas enquanto jantam, já que eles sempre as usam nos jogos. Não? Charlie Day, que dubla Luigi no filme, nos disse que eles tiram as luvas para evitar que o molho de espaguete caia sobre elas. Afinal, eles são brancas. Mas, no filme, Mario comenta que as luvas são um tipo de “marca registrada dos irmãos” para ajudar no marketing.

Aproveite a cena porque é bem difícil vê-los sem as luvas, mas, tem alguns exemplos disso nos jogos:

Em Mario and Luigi: Superstar Saga, vemos Mario recém-saído do chuveiro, com as mãos à mostra. Da mesma forma, em Super Mario Odyssey, a cueca boxer de Mario significa que ele também foi visto sem luvas. Enquanto isso, na Mansão de Luigi, Mario perde uma luva e Luigi deve procurá-la.

Nintendinho

Claro que Mario possui um NES original O NES que os EUA conhecem é a caixa cinza em blocos – e é o que Mario é visto jogando no filme. Os fãs da Nintendo vão adorar este como um dos easter eggs mais retrô do filme. O NES foi lançado no mercado norte-americano em 1985.

Mas este não foi o primeiro modelo do console. Já existia antes disso, em 1983 no Japão, e era conhecido como Famicom – de Family Computer. Esse modelo era uma versão vermelha e branca, com compartimentos de cada lado para guardar os controladores quando não estavam em uso – e tinha um fio bem curto. O NES se tornou um dos consoles de videogame mais vendidos de sua época e ajudou a rejuvenescer a indústria de jogos dos Estados Unidos após o crash de 1983.

Kid Icarus e a “Grande Aventura para Salvar a Princesa Peach”

Nesta mesma cena, se você reparar na tela da TV, verá que o Mario está jogando outro game conhecido dos amantes do Nintendinho, Kid Icarus! Lançado em 1986, há mais de 35 anos, o game acompanha Pit em suas aventuras para salvar a princesa Palutena, a deusa da luz. Desde então, o jogo teve várias sequências e versões para outros consoles, como o Game Boy, Nintendo 3DS e Nintendo Switch.

A cena também é um aceno ao filme de animação lançado no Japão, “Peach-Hime Kyushutsu Dai Sakusen!”, também de 1986, quando Mario está jogando um joguinho em seu Famicon.

No longa, Mario e Luigi são levados ao Reino dos Cogumelos para salvar a Princesa Peach. Algo bem parecido com o filme atual (e com todos os jogos também).

“peach-hime kyushutsu dai sakusen! ”
super mario bros easter egg
Peach-Hime Kyushutsu Dai Sakusen!

Caça Ao Pato

Se você conhece o jogo, pode notar um pequeno easter egg sorrateiro no fundo de uma das locações do filme no Brooklyn. O cachorro de Duck Hunt também é visto dentro da casa onde os irmão vaõ fazer um serviço, como um quadro na parede. Há outros “eggs” de Duck Hunt espalhados pelo filme, então, fique de olho para não perder nenhum. Duck Hunt é um jogo de tiro da Nintendo lançado pela primeira vez em 1984 no Famicom no Japão e como um jogo de arcade nos Estados Unidos, antes de ser lançado para o NES na América do Norte em 1985.

Cheep Cheep

Quando Toad está levando Mario pelo Reino Cogumelo, entre os muitos elementos do jogo que você pode ver, temos um Cheep Cheep dentro um saco plástico com d’água, como um peixe de pet shop e não parece muito feliz com isso.

Cheep Cheeps são peixes baiacus, aparecendo pela primeira vez nos níveis subaquáticos do jogo. E eles não são muito fãs do Mario – observe seus olhos se estreitarem no clipe enquanto Mario passa. Nos jogos, Cheep Cheeps geralmente usa um ataque de salto nele. A cena da ponte em que um deles gruda na cara de Mario é a forma mais fácil de vê-los, mas esse que dá uma encarada no encanador vale a pena notar.

Piano Ludwig Von Koopa

Este é outro easter egg Mario bem escondido. Bowser, é um músico brilhante no filme e está demonstrando suas habilidades musicais (e as de Jack Black, ator que o dubla, também), Mas se você olhar atentamente para o piano de cauda de Bowser, no qual ele toca suas composições (incluindo o tema das fases subterrâneas do jogo), verá que ele tem um nome interessante.

O piano de Bowser parece ter sido feito por Ludwig von Koopa – cujo nome é uma brincadeira com o famoso compositor Ludwig van Beethoven. Nos jogos, Ludwig von Koopa é o mais velho dos Koopalings, também conhecido como minios de Bowser. Ludwig von Koopa é conhecido por sua inteligência – o que pode explicar como ele é capaz de fabricar, com precisão, um piano de cauda e, presumivelmente, administrar um negócio de sucesso fabricando-os também.

Prefeita Pauline

Para os mais novos, que conhecem o encanador por Super Mario Odyssey, a Prefeita Pauline é uma moça de roupa vermelha e cabelos longos castanhos usando um chapéu de abas largas, mas mal sabem eles que ela e Mario tem um passado junto. Pauline é a “donzela em perigo” original, que Mario deve salvar do gorila escalando andaimes e pulando de barris.

Ela apareceu pela primeira vez em 1981, antes de ser substituída por Peach como namorada de Mario (vai ver por isso ele mudou de nome, para fugir da garota, talvez?) e foi vista novamente em uma série de jogos de Game Boy e Nintendo Wii intitulada “Mario vs Donkey Kong”.

Família Kong

Alguns membros da Família Kong aparecem no filme, quando Mario vai enfrentar o gorila no Reino dos Kongs, como Cranky Kong faz uma aparição no filme como o pai de Donkey Kong (Seth Rogen). Nos jogos da Nintendo, Cranky Kong é o atual avô de Donkey Kong. Ele também é o Donkey Kong original, estrela do jogo de 1981 (aquele que sequestra Pauline em Jumpman).

Esta revelação foi feita em Donkey Kong Country, mas também é referenciada em Super Smash Bros. Brawl e Super Smash Bros. Ultimate. Após sua derrota final nas mãos de Mario, Cranky mudou-se para Donkey Kong Island. Lá, ele envelheceu e e se tornou um macaco velho e rabugento – daí seu nome.

Também há uma participação especial do sobrinho de DK, Diddy Kong, no filme, assim chamado por ser um dos menores membros da família Kong. Diddy Kong apareceu pela primeira vez em Donkey Kong Country. Ele tem sido um dos pilares dos jogos Donkey Kong, Mario e Super Smash Bros. desde então.

Cat Mario

Visto no trailer, Mario se transforma em Cat Mario por meio de um power-up quando está lutando contra Donkey Kong. O traje de gato – e Cat Mario especificamente – apareceu pela primeira vez nos jogos em Super Mario 3D World. O power-up pode ser usado por vários personagens, incluindo Luigi, Princess Peach, Toad e Bowser ao ganhar um Super Bell.

Cat mario
Cat Mario

Na sequência do filme em que Mario se torna Cat Mario, vemos ele exibir os poderes felinos que isso lhe dá, que ele usa contra Donkey Kong. Mas também ganha a aparência fofinha de gato – e isso não passa sem que Donkey Kong fique rindo dele antes de voltar a atacar. Como Cat Mario, o encanador italiano pode pular, escalar paredes e correr mais rápido – de quatro, naturalmente.

Corrida na Raibow Road

A icônica Rainbow Road ocupa o centro do palco no filme enquanto os personagens correm por uma paisagem de selva. Rainbow Road é o percurso final da Special Cup e está presente em todos os jogos Mario Kart. Não é fácil de não ver no filme – mas merece incluí-lo nesta lista porque é tão icônico!

Essa parte também mostra outros detalhes interessantes, como a Peach motoqueira, dos jogos de Mario Kart. Peach monta uma série de motos presentes nos jogos, incluindo a Standard Bike M, a Mach Bike, a Sugarscoot, a Zip Zip, a Sneakster e a Dolphin Dasher – que parece um golfinho sobre rodas. A moto com a qual a versão do filme mais se parece é a Zip Zip de Mario Kart Wii – ela é desbloqueada ao vencer a Lightning Cup de 100cc ou ao completar 2100 corridas.

King Bob-omb e King Boo

Durante a sequência do casamento, é um pouco dificil de não ver o Rei Bob-omb entre os convidados reunidos. Ele não está realmente causando problemas aqui, mas nos jogos ele é um inimigo explosivo. Sua primeira aparição foi em Super Mario 64 como o primeiro chefe enfrentado. Ele é encarregado de guardar o Power Star por Bowser. Outro inimigo famoso é o King Boo que está presente no casamento. Ele é bem grande é dá pra ver ele entre os convidados, mas não tem uma participação tão “explosiva” quando o rei anterior.

Mario Tanooki

Quando Mario se torna uma espécie de criatura peluda no filme após pegar outro power-up, ele se transforma no Tanooki Mario! Esta pequena sequência faz referência ao tanuki, é um guaxinim japonês que parece um cruzamento entre um guaxinim e um cachorro. O tanuki desempenha um papel importante no folclore japonês.

Tanooki Mario é particularmente confuso porque também existe Raccoon Mario. No entanto, enquanto a aparência de Tanooki Mario é um traje animal completo – com o rosto de Mario e as mãos enluvadas visíveis – o Raccoon Mario simplesmente tem a cauda e as orelhas no boné. Então, dá para diferenciar.

Outros Eggs que Valem a Pena Mencionar

  • O foguete no qual Mario e DK viajam para o casamento é o mesmo que DK usa em alguns níveis do retorno ao país de DK;
  • Bowser está vestido como na cena do casamento de SMO, também o buquê de plantas de piranha é o mesmo do jogo;
  • Mario usa um atalho na estrada na Raibow Road pulando para baixo, possível referência ao atalho da estrada em MK8;
  • Mario e Luigi correm por um canteiro de obras no Brooklyn semelhante a fase 1-1 de Super Mario 1, e no final, após deslizar por um poste, há também um “Burger Castle” com uma referência óbvia ao castelo no final das fases;
  • Referência ao item Casco Azul na cena da Raibow Road;
  • DK faz vários movimentos Smash durante a luta;
  • O tema de Bowser Fury toca durante o primeiro discurso de Bowser para seu exército;
  • Toad cozinha comida para os guardas do castelo como em seu jogo, Captain toad, e também seu tema pode ser ouvido neste momento;
  • Mario e Luigi jogam Bowser na batalha final agarrando-o pelo rabo, como em SM64;
  • Os clientes que Mario e Luigi atendem no começo do filme possuem uma pequena estátua de vidro Pikmin que é exibida em sua mesa;
  • O mapa que aparece no comercial de Mario e Lugi tem referências aos outros jogos da Nintendo, como “Rua Link” ou “Rua Kirby”;
  • Alguns locais marcantes aparecem como a pizzaria Punch Out, que tem fotos das lutas de Little Mac; A Sunshine Travel Agency (referência a Mario Sunshine); uma loja de cartas no Brooklyn que seria uma referência as cartas de baralho que a Nintendo fabricava antes dos jogos; o restaurante Duck Hunt; as placas com o nome Game & Watch (referência a um acessório em forma de relógio da Nintendo); e o Lava Rápido Baloon Fight que aparece quando eles voltam para o Brooklyn no final do filme.

FAQ Rápido

Quantos filmes do Super Mario já existiram?

Houveram dois filmes baseados em Mario antes deste. Em 1986, o filme de anime Super Mario Bros.: A Grande Missão para Resgatar a Princesa Peach! inaugurado no Japão. O próximo longa será lançado em 2023 e tem Chris Pratt e Jack Black no elenco.

O Luigi está no primeiro jogo do Mario?

A primeira aparição de Luigi foi no jogo de arcade Mario Bros. de 1983 como o personagem controlado pelo segundo jogador. Mais tarde, ele apareceu em Super Mario Bros. para o NES, e novamente em Super Mario Bros.: The Lost Levels, Super Mario Bros. 2, Super Mario Bros. 3 e Super Mario World.

Qual é a primeira aparição de Mario em uma série animada de TV?

A primeira aparição de Mario em uma série animada de TV foi em Saturday Supercade de 1983, depois ele estrelou seu próprio programa, “The Super Mario Bros. Super Show!”, exibido em 1989.

Quanto dinheiro o filme de Super Mario de 1993 fez?

Lançado em 28 de maio de 1993, Super Mario Bros. foi um fracasso crítico e comercial, arrecadando $ 38,9 milhões em todo o mundo contra um orçamento de $ 42-48 milhões.

Fale conosco nos comentários e diga se curtiu essa novidade e aproveite para ler mais notícias, como sobre Mario + Rabbids que jogamos na BGS, no nosso site.

BioWare abraça suas raízes narrativas em um RPG single player; Assista uma emocionante sequência de gameplay estendida que prepara a história e os desafios
TEAMGROUP na Computex 2024 apresenta novos produtos com o lema: "Elevate Gaming . Empower AI"
Saiba se vale a pena jogar Fabledom
Quer dar vida aos seus modelos 3D com texturas impressionantes? Continue lendo para aprender tudo sobre o processo de mapeamento UV do Blender!
Saiba mais sobre a espetacular memória RAM DELTA TUF RGB DDR5