Pesquisar
Close this search box.

Super Mario Bros O Filme: Tudo do Encanador da Nintendo Fora dos Games

Quer se preparar para ver Super Mario Bros O Filme? Então saiba quantas vezes o encanador esteve na TV e cinema

Com o lançamento da animação de Super Mario Bros O Filme, estrelado por Chris Pratt (Guardiões da Galáxia) e Jack Black (Tenicious D, Kung Fu Panda) vai finalmente quebrar uma regra que a Nintendo criou desde os anos 90: Nunca levar seus personagens para o cinema! O longa de 1993, Super Mario Bros – O Filme, estrelado por Bob Hoskins (Uma Cilada para Roger Rabbit) e John Leguizamo (John Wick – De Volta ao Jogo), foi um grande fracasso e descaracterizou demais os personagens.

Esse problema explica o motivo de, apesar dos inúmeros pedidos dos fãs, não há um filme de Metroid ou Legend of Zelda, e a série da Netflix que estava programada para ser lançada em 2015 foi cancelada após vazamento do projeto. Como o encanador bigodudo ficou fora das telas por muito tempo, fica a expectativa dos fãs para que a animação que está por vir produzida pela Illumination (a mesma de Minions) seja um sucesso e abra a mente da produtora japonesa para que suas outras franquias também cheguem aos cinemas e telas de TV.

Mas, você sabia quantas vezes o Super Mario esteve nas telas fora dos games? Vamos falar sobre as adaptações de Super Mario e, se você ficar com dúvidas, é só deixar aí nos comentários.

Saturday Supercade (1983-84)

Antes de Mario aparecer em seu jogo Super Mario Bros. em 1985, ele era o herói em um jogo de arcade chamado Donkey Kong. Portanto, fazia sentido que sua primeira aparição em animação fosse em um segmento relacionado ao macaco titular. Como o título indica, o Saturday Supercade foi desenvolvido como uma série de desenhos animados nas manhãs de sábado com segmentos baseados em vários personagens de videogame.

Os personagens incluídos foram Q*Bert, Frogger, Pitfall Harry e Donkey Kong. No último segmento, a trama envolve o macaco fugindo do circo enquanto Mario (Peter Cullen) e sua parceira Pauline (Judy Strangis) tentam recuperá-lo. É engraçado ver que nesta animação, o Donkey Kong é quase como um Pernalonga, aprontando contra Mario, e o encanador (na época um carpinteiro) era a vítima das “macacadas” do gorila.

Super Mario Bros.: Peach-Hime Kyushutsu Dai Sakusen! (1986)

A primeira aparição de Mario em qualquer filme foi em um curta-metragem de animação japonesa chamada “Super Mario Bros.: Peach-Hime Kyushutsu Dai Sakusen!” (“A Grande Aventura para Salvar a Princesa Peach”). O enredo é um tanto padrão de Super Mario. O King Koopa/Bowser (Akiko Wada) sequestra a princesa (Mami Yamase), com a intenção de se casar com ela. Ao mesmo tempo, Mario (Toru Furuya) e Luigi (Yu Mizushima) planejam salvá-la.

Embora este filme nunca tenha sido lançado em DVD e não tenha sido visto por muitos fora do Japão, ele ainda tem alguma influência nos jogos – o movimento giratório da cauda de Mario contra Bowser foi replicado em Super Mario 64. Além disso, seu significado cultural permanece discretamente intenso, pois foi um dos primeiros filmes inspirados em um videogame. Ele pode ser visto completo no Youtube.

The Super Mario Bros. Super Show (1989)

Talvez o programa de TV mais famoso envolvendo Mario que foi exibido por aqui na TV Globo. Apresentava segmentos animados e de trechos live-action estrelando o lutador profissional Capitão Lou Albano como Mario e Danny Welles como Luigi. Além dos designs dos personagens e dos primeiros nomes (Princesa Toadstool e King Koopa em vez de Bowser e Peach), o show não tinha muito em comum com os jogos.

Em vez disso, Mario e seus amigos viajaram para vários locais como Spy Land, Car Land e outros lugares que parodiavam filmes, livros e outras mídias. Embora não seja o programa mais aclamado baseado em um videogame, a atuação de Lou Albano como Mario é lembrada com carinho por muitos – talvez até influenciando a opinião de Chris Pratt sobre o personagem. O programa também é conhecido hoje pelo meme das frases do Toad.

Amada Anime Series: Super Mario Bros. (1989)

Como a popularidade de Mario estava atingindo um pico febril em todo o mundo, o Japão fez três curtas-metragens de anime que foram lançados diretamente em vídeo. Muito parecido com a série americana que foi ao ar no mesmo ano, esta série utilizou os personagens de Mario em cenários ligeiramente diferentes, embora com foco principal nos contos de fadas japoneses.

Especificamente, escalou Mario, Princesa Peach e Bowser nos papéis principais de Momotaro, Issun-boshi e Branca de Neve. Assim como seu primeiro filme, eles nunca foram lançados fora do Japão, mas permanecem um tanto lembrados entre os superfãs de Mario. Você pode ver os longas com legendas em inglês no Youtube.

King Koopa’s Kool Kartoons (1989-90)

Este é talvez o mais bizarro dos produtos relacionados ao elenco de apoio de Mario. King Koopa’s Kool Kartoons foi um programa infantil de curta duração que foi ao ar apenas em uma estação de TV local em Los Angeles. A premissa era que King Koopa/Bowser (Christopher Collins) havia se tornado o apresentador de seu próprio programa infantil do tipo Krusty, o Palhaço, e, ao lado de seu ajudante, Ratso.

No programa, ele apresentava desenhos animados de domínio público. Ironicamente, nenhum dos próprios desenhos do Mario foi apresentado. O show durou apenas uma temporada de 65 episódios, a maioria dos quais são considerados mídia perdida. Aqui no Brasil, ele nunca foi exibido.

As Aventuras de Super Mario 3 (1990)

Depois que Super Mario Bros. 3 se tornou um dos videogames mais aclamados pela crítica e mais vendidos da história, Mario recebeu uma nova série animada com o nome específico do jogo. Embora utilizasse o mesmo estúdio de animação e design do Super Show, o show usou principalmente dubladores diferentes e incluiu histórias, personagens e cenários com mais precisão para os jogos.

Desta vez, o rei Koopa (Harvey Atkin) foi acompanhado por um esquadrão inteiro de seus filhos – os Koopalings. O programa durou 26 episódios antes de ser seguido por uma temporada seguinte intitulada Super Mario World, que foi o mais preciso de todos os três programas para os jogos. Aqui no Brasil, esses desenhos foram exibidos junto com o Super Show, sem nenhuma distinção ou indicação de que eram parte de outro programa.

Super Mario Bros. (1993)

O infame fracasso que assustou a Nintendo das telonas por mais de 25 anos. Embora a ideia de Mario e Luigi serem interpretados por Bob Hoskins e John Leguizamo não seja tão ruim, ela é prejudicada por uma produção problemática, humor sem graça e um enredo com pouca semelhança com os jogos.

Em vez de dois encanadores viajando para o reino dos cogumelos, temos dois encanadores viajando para uma dimensão alternativa governada por híbridos humanos-dinossauros. Toad é um músico, Peach nunca foi vista no longa, e em seu lugar temos a participação da Princesa Daisy, Yoshi é um raptor saído de Jurassic Park e King Koopa/Bowser (Dennis Hopper) é um tipo “farialimer” de rua com cabelo espetado. Apesar de tudo isso, o longa ainda tinha um gancho no final para uma sequência e o roteiro foi transformado em uma história em quadrinhos.

Super Mario Bros O Filme (2023)

Nintendo e Illumination apresentam a nova animação baseada no mundo de Super Mario Bros. — O Filme. Dirigido por Aaron Horvath e Michael Jelenic (Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas) a partir do roteiro de Matthew Fogel (Uma Aventura Lego 2, Minions 2: A Origem de Gru), o filme é estrelado por Raphael Rossatto como Mario; Carina Eiras no papel da Princesa Peach; Manolo Rey como Luigi; Marcio Dondi no papel de Bowser; Eduardo Drummond como Toad; Pedro Azevedo no papel de Donkey Kong; Leo Rabelo como Cranky Kong; MARCO RIBEIRO no papel de Kamek; e Filipe Albuquerque como Spike.

Super Mario Bros. — O Filme foi produzido pelo fundador e CEO da Illumination, Chris Meledandri, e Shigeru Miyamoto, pela Nintendo. O filme foi cofinanciado pela Universal Pictures e Nintendo, e será distribuído em todo o mundo pela Universal Pictures.

FAQ Rápido

Quantos filmes do Super Mario já existiram?

Houveram dois filmes baseados em Mario antes deste. Em 1986, o filme de anime Super Mario Bros.: A Grande Missão para Resgatar a Princesa Peach! inaugurado no Japão. O próximo longa será lançado em 2023 e tem Chris Pratt e Jack Black no elenco.

O Luigi está em Mario 1?

A primeira aparição de Luigi foi no jogo de arcade Mario Bros. de 1983 como o personagem controlado pelo segundo jogador. Mais tarde, ele apareceu em Super Mario Bros. para o NES, e novamente em Super Mario Bros.: The Lost Levels, Super Mario Bros. 2, Super Mario Bros. 3 e Super Mario World.

Qual é a primeira aparição de Mario em uma série animada de TV?

A primeira aparição de Mario em uma série animada de TV foi em Saturday Supercade de 1983, depois ele estrelou seu próprio programa, “The Super Mario Bros. Super Show!”, exibido em 1989.

Quanto dinheiro o filme de Super Mario de 1993 fez?

Lançado em 28 de maio de 1993, Super Mario Bros. foi um fracasso crítico e comercial, arrecadando $ 38,9 milhões em todo o mundo contra um orçamento de $ 42-48 milhões.

Fale conosco nos comentários e diga se curtiu essa novidade e aproveite para ler mais notícias, como nossa lista de melhores TV de 55 polegadas, para você aproveitar e comprar agora, no nosso site.

Quer dar vida aos seus modelos 3D com texturas impressionantes? Continue lendo para aprender tudo sobre o processo de mapeamento UV do Blender!
Saiba mais sobre a espetacular memória RAM DELTA TUF RGB DDR5
Quer saber se vale a pena jogar a última obra de Akira Toryama? Então veja nossa analise de Sand Land
Conheça o robusto HD portátil SSD T-FORCE M200
Aprenda como enviar comandos aos personagens do seu jogo com o Signals no Godot
Saiba mais sobre os processos e mecanismos de Renderização no Blender