Gamemaker Grátis? A polêmica decisão da Unity de cobrar uma taxa de instalação dos desenvolvedores, as outras empresas criadoras de motores gráficos tem se manifestado de formas diferentes para demonstrar suas opiniões sobre essa cobrança.
Desta vez é a GameMaker que resolveu mudar suas políticas de preços, e em favor dos desenvolvedores. A empresa criadora da engine de desenvolvimento de jogos agora oferece a GameMaker grátis para uso não comercial, com uma taxa única substituindo o modelo de assinatura para uso comercial.
Desde agosto de 2021, a engine de jogo do desenvolvedor escocês YoYo Games é de uso gratuito, mas os desenvolvedores que desejam exportar ou publicar seu jogo tiveram que pagar uma taxa de assinatura de US$ 9,99 por mês para plataformas, sem incluir a possibilidade de exportar para console. Se quiser que seu jogo rode em consoles, o valor é de US$ 79,99 por mês para todas plataformas, incluindo consoles.
Agora, conforme anunciado em uma nova postagem no blog dos desenvolvedores, o modelo de pagamento foi alterado para torná-lo mais barato para desenvolvedores comerciais e totalmente gratuito para desenvolvedores não comerciais.
Gamemaker Grátis? É sério mesmo?
GameMaker agora é “absolutamente gratuito para download e mantido para sempre para uso não comercial”, de acordo com sua página de perguntas frequentes. Os desenvolvedores poderão exportar seus jogos para PC, Mac, Linux, Android, iOS e Web, sem precisar pagar nenhuma taxa, desde que não planejem ganhar dinheiro com isso.
Se decidirem vender o jogo, terão que pagar uma única licença comercial por US$ 99, em oposição à assinatura mensal anterior, que lhes permite vender o jogo no PC, Mac, Linux, Android, iOS e Web. Se eles quiserem vender seus jogos também em consoles, a taxa de assinatura mensal de US$ 79,99 ainda será aplicada.
O GameMaker agora também permitirá exportações gratuitas em todos os formatos, incluindo console, para jogos educacionais não comerciais, desde que o desenvolvedor configure uma conta educacional.
“Vimos outras plataformas fazendo movimentos estranhos com seus preços e termos”, disse Russel Kay, chefe da GameMaker, referindo-se ao polêmico plano de cobrança da Unity, anunciado em setembro deste ano. “Então pensamos: e se fizéssemos o oposto, algo que pudesse realmente ser bom para os desenvolvedores? Nosso sucesso é medido pelo número de pessoas que fazem jogos.”
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