Pesquisar
Close this search box.

Inclusão ou Marketing? Hogwarts Legacy introduz personagens transgêneros

O RPG de ação de mundo aberto Harry Potter, Hogwarts Legacy, apresenta um personagens transgêneros que os jogadores podem conhecer e interagir.

Desde o anúncio de Hogwarts Legacy, a Warner Games vem tentando desassociar o jogo da autora dos livros, J.K rowling, que atualmente tem causado polêmica ao dar declarações transfóbicas em seu Twitter e apoiar grupos feministas anti-trans, chegando inclusive a colocar no FAQ oficial do game que a autora não está envolvida com o projeto. Apesar disso, a transfobia de Rowling azedou muitos na franquia Harry Potter como um todo, criando um problema para o videogame Hogwarts Legacy.

Você também pode gostar:
Minecraft: Tudo sobre um dos Jogos mais Famosos do Mundo
TODOS os Comandos para Minecraft e como Executá-los
Saiba como Baixar e Instalar o Minecraft no seu PC, MAC e Mobile
Mods OBRIGATÓRIOS para Todos Jogadores de Minecraft
Maono DM30: A Escolha Perfeita Para Podcasters E Streamers
5 Melhores Microfones Para Podcast, Gamer, Streaming E Youtube Até R$ 400

Para demonstrar que não compactua com as opiniões da autora, o game apresenta um personagem transgênero com o qual os jogadores podem interagir na taverna Três Vassouras, chamada Sirona Ryan. Veja um vídeo COM SPOILERS que mostra a personagem:

Personagens transgêneros em Hogwarts Legacy

Após os comentários de Rowling, os desenvolvedores de Hogwarts Legacy se distanciaram da autora e deixaram claro que ela não estava envolvida no desenvolvimento do jogo. Isso não impediu alguns fãs de pedir um boicote ao Hogwarts Legacy, com alguns alegando que comprar o jogo equivale a apoiar as visões transfóbicas de Rowling. Independentemente disso, os desenvolvedores continuam trabalhando para se distanciar das visões transfóbicas de Rowling, até adicionando um personagem transgênero ao jogo.

Hogwarts Legacy permite que os jogadores visitem Hogsmeade, uma pequena vila mágica localizada relativamente perto do castelo de Hogwarts. Um dos estabelecimentos mais populares de Hogsmeade é o Três Vassouras, uma pousada/pub que Harry Potter e seus amigos visitam em várias ocasiões nos livros e filmes. Se os jogadores visitarem o Três Vassouras no Hogwarts Legacy, eles terão a chance de conhecer a dona Sirona Ryan, que por acaso é transgênero.

Personagens transgêneros
Apesar de ser uma personagem feminina, a voz de Sirona é claramente masculina e o voice actor não é creditado

Sirona tem um envolvimento menor em algumas missões do Hogwarts Legacy, mas não tem um papel significativo no jogo além de sua posição como proprietária do Três Vassouras. Ao conversar com ela, os jogadores podem aprender um pouco mais sobre seu passado. Sem entrar em spoilers, os jogadores têm a opção de perguntar a Sirona por que ela confia em um determinado outro personagem do jogo. Ryan o conhecia antes de sua transição. Eles não se viam há anos, mas quando se encontraram novamente, ele a reconheceu instantaneamente. “O que é mais do que posso dizer de alguns de meus colegas de classe. Eles levaram um segundo para perceber que eu era realmente uma bruxa, não um bruxo”, explica ela.

A decisão de incluir um personagem transgênero no Hogwarts Legacy gerou uma resposta mista. Alguns elogiaram a Avalanche por dar esse passo, vendo isso como um desafio contra as visões transfóbicas de JK Rowling. Outros acusaram o estúdio de incluir um “personagem transgênero simbólico” para tentar afastar o game da autora. Alguns, mais reacionários, afirmam que compraram o game apenas para apoiar as opiniões transfôbicas da autora.

Em uma entrevista ao IGN, um representante da Porterkey Games, quando perguntado se a inclusão da personagem era uma resposta aos ataques transfôbicos da autora, disse que “a equipe sentiu que era muito importante criar um jogo que representasse o mundo rico e diverso de Harry Potter, bem como os grupos de pessoas que jogam, o que inclui a comunidade LGBTQIA+. Temos um elenco diversificado de personagens que os jogadores encontrarão ao longo do jogo.”

Sirona Ryan não é a primeira personagem transgênero em videogames, mas certamente será uma das mais conhecidas quando tudo estiver dito e feito, e há algo a ser dito sobre isso, independentemente do motivo pelo qual ela foi adicionada ao jogo. Agora, fica a dúvida: Isso funcionou para acalmar os fãs ou é apenas o marketing da Warner tentando abafar um caso de preconceito? Apenas os jogadores que compraram o game e estão jogando podem responder.

Sobre Hogwarts Legacy

Desenvolvido pela Avalanche Software e publicado pela Warner Bros. Games sob o selo Portkey Games, Hogwarts Legacy é um RPG imersivo, de ação e de mundo aberto ambientado no mundo mágico de 1800. A partir do quinto ano, os jogadores embarcarão em uma jornada por locais novos e familiares, explorarão e descobrirão bestas mágicas, criarão poções, dominarão o lançamento de feitiços, aprimorarão talentos e personalizarão seu personagem para se tornar a bruxa ou bruxo que desejam ser.

Hogwarts Legacy está programado para ser lançado mundialmente para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC em 10 de fevereiro, PlayStation 4 e Xbox One serão lançados em 4 de abril e Nintendo Switch em 25 de julho. Junte-se à conversa Hogwarts Legacy no Site Oficial do Jogo.

 Sobre a Warner Bros. Games

Warner Bros. Games é a principal editora, desenvolvedora, licenciadora e distribuidora mundial de conteúdo de entretenimento para o espaço interativo em várias plataformas, incluindo consoles, portáteis, mobile e jogos para PC de títulos próprios e de terceiros.

Fale conosco nos comentários e diga se curtiu essa novidade e aproveite para ler mais notícias, sobre como os melhores monitores gamers, no nosso site.

Saiba como criar seus personagens usando os 12 Arquétipos de Personagens nos Games
Saiba como Criar Personagens para Games com os ensinamentos que retiramos do sucesso do Super Mario
Aprenda como desenhar um personagem, seja para um jogo, livro ou quadrinhos e como ilustrá-lo
Aprenda Como Criar Personagens para Jogos com a história do Sonic
Saiba como começar o seu trabalho Modelando um Personagem de Jogos para seu game 3D
Saiba mais sobre a identificação com personagens de videogame e como isso pode tornar seu jogo um sucesso