Pesquisar
Close this search box.

Sega Confirma a Morte de Rieko Kodama

A "Primeira Dama dos Games", Rieko Kodama, faleceu em maio de 2022

Rieko Kodama, o desenvolvedor pioneiro da Sega por trás de títulos como Phantasy Star e Skies of Arcadia, morreu aos 58 anos. Contudo, ao contrário do que se pensa, ela não morreu recentemente, neste mês ou no mês anterior. A desenvolvedora faleceu em maio, mas só agora houve a confirmação por parte da imprensa.

Leia Também:
Aprenda a criar Histórias em Quadrinhos
62 Melhores Mods De The Sims 4
15 Melhores Aplicativos Similares Ao HappyMod
Windows 10/11: Como Ativar Sem Instalar Nada
Guia Definitivo Para Criar E Desenhar Personagens
WordPress: Tudo Sobre O Criador De Sites

Rieko kodama
Rieko Kodama

A confirmação veio quando Nick Thorpe, editor de recursos da Retro Gaming Magazine, notou que nos créditos do Mega Drive Mini II da Sega, há uma mensagem que diz: “Em memória de Rieko Kodama”. O usuário do Twitter Ares Arcadia citou o tweet de Thorpe para perguntar ao produtor da Sega, Yosuke Okunari, se esta mensagem significa que Kodama morreu, ao que Okunari respondeu e disse: “Como você entende. Nós a respeitamos”, confirmando sua morte.

Desde então, a Sega confirmou a morte de Kodama, citando que ela faleceu em maio, de acordo com o IGN. Mais detalhes sobre sua morte não serão compartilhados por respeito à privacidade de sua família, diz a Sega.

Oramos para que a falecida descanse em paz e oferecemos nossa gratidão por suas enormes contribuições à Sega”, diz a Sega do Japão, conforme traduzido pela IGN Japan.

Uma Heroína dos Games

A jornada de Kodama no desenvolvimento de jogos começou na década de 1980, quando ela começou como designer gráfica para jogos Master System e Sega Mega Drive, como Altered Beast e Sonic the Hedgehog. Ela foi a principal artista de Phantasy Star e continuou a trabalhar na equipe visual da série até Phantasy Star IV: The End of the Millennium, que ela dirigiu.

Outros créditos incluem versões para Mega Drive de Sorcerian, Alex Kidd in the Enchanted Castle, Sonic the Hedgehog 2 e muito mais. Depois de dirigir Phantasy Star IV, ela dirigiu a adaptação do anime Magic Knight Rayearth (no Brasil transmitido pelo SBT com o nome de “Guerreiras Mágicas de Rayearth”) em 1995 antes de se tornar produtora e líder de desenvolvimento de Skies of Arcadia da Sega.

Ela também era uma figura feminina chave na indústria de jogos e muitas vezes defendia mais vozes femininas nos jogos. Em entrevista ao The Next Level em 2017, Kodama observou que os jogos deveriam ter outros temas além de conflitos violentos se quisessem atrair mulheres gamers.

Eu normalmente não penso em fazer jogos estritamente para um público feminino, mas acho que meus RPGs atraem um público feminino maior”, disse ela. “Títulos violentos com temas de guerra parecem atrair um público predominantemente masculino. Acho que se as empresas querem que mais garotas joguem seus jogos, devem ter isso em mente.”

Ela continuou a trabalhar no desenvolvimento de jogos em alguma capacidade até pelo menos 2018, onde foi a principal produtora do título de compilação da Sega, o Sega Ages. Em 2019, foi reconhecida com o Prêmio Pioneiro na GDC 2019.

Nós da Married Games enviamos nossos sentimentos da família de Rieko Kodama.

Sobre Phantasy Star

Talvez um dos mais celebrados títulos com a participação de Kodama, a série de RPGs Phantasy Star é uma resposta da Sega para o aclamado Final Fantasy, título da Square Enix, exclusivo de consoles da Nintendo na época.

O jogo leva os jogadores ao sistema Solar de Algol, composto pelos planetas Motavia, Palma e Dezoris. Neste mundo, uma forma maligna, chamada de Dark Force, toma conta do imperador Lassic, que o transforma em um tirano. Muitos tentaram detê-lo, mas nenhum teve sucesso. Entre esses, está Nero, que morreu em frente a sua irmã, Alis, nas mãos dos soldados de Lassic.

Antes de morrer, Nero pede a Alis que termine a missão de enfrentar Lassic, com a ajuda de alguns aliados inesquecíveis, como o soldado Odin, o mago Lutz e Myau, uma criatura parecida com um gato falante, para impedir o tirano de conquistar todos os planetas do sistema solar.

Fale conosco nos comentários e diga se curtiu essa novidade e aproveite para ler mais notícias no nosso site.

Fonte: IGN

Durante a conferência TecToy Showcase, transmitida on-line neste sábado (22), fabricante revelou detalhes dos primeiros produtos da Zeenix, sua nova divisão gamer
BioWare abraça suas raízes narrativas em um RPG single player; Assista uma emocionante sequência de gameplay estendida que prepara a história e os desafios
TEAMGROUP na Computex 2024 apresenta novos produtos com o lema: "Elevate Gaming . Empower AI"
Saiba se vale a pena jogar Fabledom
Quer dar vida aos seus modelos 3D com texturas impressionantes? Continue lendo para aprender tudo sobre o processo de mapeamento UV do Blender!