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Plataforma para monetização de jogos Yandex Games chega ao Brasil

Os desenvolvedores do país têm uma nova oportunidade de gerar renda com seus jogos sem pensar em atrair jogadores. Desde setembro deste ano, está disponível na América Latina a plataforma Yandex Games,


Com um catálogo de jogos para navegador HTML5 que cuida de sua promoção e monetização. Na ativa desde 2018, a Yandex Games, que abriga projetos de estúdios e desenvolvedores independentes de todo o mundo, acaba de aterrissar no Brasil. Com mais de 10 mil jogos de vários gêneros, a plataforma está disponível emmais de 70 idiomas e cerca de 50 novos jogos são adicionados a cada semana sem necessidade de instalação e gratuitos para os seus usuários.

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Yandex Games chega ao Brasil

Por não exigir direitos exclusivos sobre o conteúdo postado, o desenvolvedor pode colocar na Yandex Games os seus projetos já existentes, uma vez que o formato HTML5 é fácil de portar. A Yandex Games oferece seu próprio SDK, com o qual é fácil integrar na plataforma jogos que não foram originalmente criados para ela.

“Agora 80% de todos os jogos para celular são feitos em Unity, e isso é uma vantagem adicional: o desenvolvedor pode adaptar um jogo já escrito em Unity para o formato web, trazê-lo para Yandex Games e receber uma fonte adicional de renda que não compete com a distribuição deste jogo nas lojas de jogos para celular”, diz Pavel Epishin, CEO da Yandex Games.

Quando um desenvolvedor cria um jogo, é preciso atrair jogadores, porém a Yandex Games também oferece um suporte a ele neste quesito. Após passar pela moderação da plataforma, o jogo recebe automaticamente um tráfego gratuito fornecido por inteligência artificial. Um sistema de recomendação baseado na tecnologia Machine Learning leva as pessoas ao jogo, focando em sua expertise e selecionando os lançamentos mais relevantes do catálogo. A audiência mensal da Yandex Games é de cerca de 24 milhões de pessoas que passam cerca de 40 minutos por dia jogando.

A plataforma também ajuda na distribuição internacional do jogo, pois, para que ele esteja disponível na plataforma, deve ser compatível com o idioma inglês. No entanto, se o jogo suportar um grande número de idiomas (por exemplo, espanhol e português), o mesmo ganhará uma vantagem em países onde esses idiomas são os principais. Até o momento, o catálogo da Yandex Games inclui mais de 30 gêneros de jogos diferentes, e um terço de todos os jogos já foram traduzidos para o inglês.

“Os desenvolvedores vão para qualquer plataforma de jogos para obter tráfego e os jogadores buscam conteúdo de qualidade. A Yandex Games se encarrega dessas duas tarefas, pois fornece muito tráfego orgânico e muitos jogos bons de todo o mundo. Trazemos tráfego de graça, para que os desenvolvedores possam testar e refinar seu produto até que se certifiquem de que ele atingiu um nível internacional. No momento em que o jogo se torna popular em um determinado país, ele pode ser traduzido para outro idioma e, junto com a Yandex Games, abrir um novo mercado sem despesas adicionais. Quem desejar fazer um upgrade no jogo, poderá comprar tráfego ou publicidade adicional”,
acrescenta Epishin.

A motivação final para desenvolvedores independentes e estúdios de jogos é ganhar dinheiro. Ao longo de quatro anos, a plataforma pagou mais de US$ 40 milhões aos desenvolvedores. Existem duas maneiras de ganhar dinheiro no Yandex Games:

Integrar publicidade em todos os principais formatos do jogo:

Os blocos de anúncios são colocados por meio de uma rede que utiliza a tecnologia de lances em tempo real (RTB) para vender e comprar impressões. O RTB permite maximizar a receita de anúncios, HTML5 fullscreen, sticky banner, rewarded vídeo e outros; usando um modelo de leilão e selecionando automaticamente a melhor oferta promocional.

Adicionar compras no aplicativo.

A moeda do portal Yandex Games é chamada Yan. Se integrada ao jogo, os desenvolvedores podem obter receita fornecendo serviços pagos aos jogadores, como vidas, tempo extra para completar um nível ou acessórios de personagens. Cerca de 10% da receita total da plataforma vem dessas compras. Ao mesmo tempo, para alguns desenvolvedores a receita da compra no aplicativo é comparável à receita da
publicidade e, em alguns casos, até a excede. Como regra, os jogos com compras no aplicativo são jogados por mais tempo e a presença de todos os métodos de pagamento populares na Yandex Games aumenta as conversões em compras.

Sobre a Yandex Games

A plataforma está apenas começando o trabalho ativo na região e visa o desenvolvimento de longo prazo na América Latina. A Yandex Games planeja cooperar com desenvolvedores independentes e estúdios estabelecidos para ajudá-los a encontrar novos usuários e entrar em outros mercados. Para outras informações, acesse o site da Yandex Games. Acesse o Guia do Desenvolvedor da plataforma.

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