Pesquisar
Close this search box.

Anime Pokémon: Da Primeira Captura ao Adeus de Ash

Saiba tudo sobre o Anime Pokémon desde a sua estreia até o fim da jornada

Quando se trata de Pokémon (site oficial), ou você é um fã do anime Pokémon, do jogo, dos filmes e tem acompanhado os jogos, o anime, os filmes, as cartas colecionáveis e tudo mais, ou está abismado com a mania Pokémon que resiste na internet e fora dela, desde o ano de 1996, que os monstrinhos de bolso surgiram na tela sem cores do Game Boy da Nintendo. Todo mundo estava vidrado naquelas criaturinhas que só repetiam o nome delas e trouxeram na sua cola outras produções japonesas que deram início a “segunda febre das armaduras” no Brasil.

Independentemente do lado em que você esteja, você já deve ter ouvido falar de algo ou visto algum episódio do desenho de Pokémon e quer saber porque estão todos falando sobre a despedida do protagonista, Ash Ketchum, e quer saber mais sobre suas aventuras. Então, faremos uma viagem no tempo até o início do Pokémon, falando um pouco sobre os jogos, animes, filmes, live-action e muito mais. Se você ficar curioso e quiser saber mais, então, é só deixar aí nos comentários.

Desenho do pokémon
anime pokémon
Tudo começou a 25 anos atrás

Pokémon: O Anime, os Filmes, os Jogos e Muito Mais

Pokémon é a abreviação de “Pocket Monsters”, o nome original japonês. A franquia tem suas raízes em uma revista de jogos no início dos anos 1980 no Japão – Game Freak, iniciada por Satoshi Tajiri e Ken Sugimori. Tajiri era o escritor, enquanto Sugimori era o ilustrador.

Eles logo perceberam que a cena dos fliperamas na época não estava mais tão quente e decidiram desenvolver jogos por conta própria. Isso incluía jogos que foram publicados pela Nintendo no NES e Game Boy, como Yoshi, e até mesmo jogos para SEGA, como Magical Tarurūto-kun no Mega Drive, console da SEGA. Em seu tempo como desenvolvedora, a Game Freak teve seus títulos publicados até mesmo pela Sony.

Quando a Tajiri e Co. apresentou a ideia de Pokémon para a Nintendo, porém, os editores realmente não entenderam. No entanto, Tajiri recebeu o benefício da dúvida graças ao sucesso dos títulos anteriores da Game Freak, e ele trabalhou sob a orientação de Shigeru Miyamoto (o criador do Super Mario) para criar Pocket Monsters: Red e Green, um jogo que combinava a coleta e troca de monstros. E assim começou uma franquia que se tornou a segunda maior franquia de jogos de todos os tempos. (Caso você esteja se perguntando, Mario é o maior e também pertence à Nintendo.)

26 de fevereiro de 1996 marca a estreia da franquia Pokémon na forma de ambos os jogos no Game Boy no Japão. Em sua essência, Pocket Monsters: Red e Green era um RPG japonês muito básico. Para comemorar as incríveis vendas, a versão Green recebeu um update e melhorias, sendo relançada como Pocket Monsters: Blue, que é mais conhecida no Brasil, ao lado da Red. Um segundo update do game viria na forma de Pocket Monsters: Yellow, que foi inspirado no superpopular anime de Pokémon, que foi ao ar na mesma época, e tem algumas mudanças em relação ao jogo base, sendo a principal, o pokémon Pikachu como seu pokémon inicial.

Ver desenhos é muito legal, assistir aos clássicos, sejam longas ou curtas-metragens, novos ou antigos, é muito legal. Mas, tão legal quanto ver desenhos é criar seus próprios desenhos, personagens ou histórias. E, ao contrário do que muita gente acredita, aprender a desenhar não é algo que requer talento ou dom. Desenhar é algo que qualquer um pode fazer com a orientação certa e treinamento. Então, se você quiser aprender como criar personagens, roteiros e desenhar, temos um conteúdo especial que vai ajudar você a sair dos bonecos de palito e chegar ao nível profissional. Só clicar e começar a desenhar!

Os jogos de Pokémon

Anime pokemon | anime, console, game boy, mangá, niantic, nintendo, nintendo switch, pokémon | anime pokémon: da primeira captura ao adeus de ash | b4e395dc imagem 2022 12 22 162508875 | análises
Pokémon Red

Nos games, você joga como um treinador de Pokémon viajando pelo mundo e coletando os onipresentes monstrinhos (inspirados pelo amor de infância de Tajiri por sua coleção de insetos) e treine-os em batalhas com outros Pokémon. Você começa com um único Pokémon (você pode escolher um de três) e um dos objetivos é “pegar todos”.

Para ter todos os 151 Pokémon, no entanto, além de capturar, você teve que trocar com outros jogadores. Pokémon Red e Pokémon Green/Blue foram lançados como versões diferentes do mesmo game, por assim dizer, e cada uma tinha alguns Pokémon exclusivos.

Os jogadores podiam usar o cabo de ligação do Game Boy da Nintendo para conectar e trocar Pokémons, bem como travar batalhas entre si. As batalhas Pokémon baseadas em turnos foram o outro aspecto importante do jogo. Jogar The Final Fantasy Legend, no Game Boy, mostrou a Tajiri que o sistema poderia levar mais do que apenas jogos de ação – havia um lugar para jogos de RPG também.

A Niantic trabalhou com a The Pokémon Company para lançar o Pokémon Go, um jogo de realidade aumentada para smartphones e tablets. Como você já deve saber, se você não vive sob uma rocha, com o Pokémon Go, você realmente sai e pega Pokémon na vida real, por assim dizer. O jogo usa o GPS do seu dispositivo para correlacionar sua localização no mundo real e a localização de vários Pokémon selvagens no mundo do jogo e, quando você estiver perto de um, poderá sacar seu telefone ou tablet e escanear os arredores – o aplicativo irá sobrepor o Pokémon para a visão do mundo através de sua câmera, portanto, “realidade aumentada”.

Pokémon Go, como praticamente todos os principais jogos de Pokémon, tem sido extremamente bem-sucedido até agora, com mais de 30 milhões de usuários, mas o impacto que este jogo teve nos jogos, na Nintendo e até na política é impressionante.

Pokémon Red, Green e Blue

E assim, em Red e Green/Blue, você também viaja para diferentes ginásios Pokémon e luta contra os líderes de ginásio para ganhar insígnias, um processo que fica mais desafiador à medida que avança. No final, você enfrenta os melhores treinadores de Pokémon do país e também derrota uma megacorporação do mal (a maioria dos RPGs japoneses do gênero acaba tendo o mesmo enredo básico, na verdade). Pokémon Red e Green/Blue vendeu milhões de cópias. A filosofia de dois jogos por lançamento na série principal continua até hoje e cada geração introduziu mais e mais Pokémons.

Anime pokemon | anime, console, game boy, mangá, niantic, nintendo, nintendo switch, pokémon | anime pokémon: da primeira captura ao adeus de ash | 08136bb1 image | análises
Alguns esboços do que viria a ser os jogos de Pokémon

Fora das telas grandes e pequenas, houve um jogo de cartas colecionáveis que também foi um grande sucesso para a marca. O jogo de cartas, por sua vez, teve várias versões e lançamentos mundo afora (sim, de novo). A marca cresceu tanto que já existiam até parques temáticos Pokémon, ou Poképarks, no Japão e em Taiwan. Existem cafés temáticos chamados Pokémon Cafés em todo o mundo e lojas Pokémon dedicadas que vendem mercadorias exclusivas. É difícil encontrar alguém que, pelo menos, não tenha ouvido falar da franquia de alguma forma.

Pokémon como uma franquia é muito importante para jogos em geral, mas especialmente para jogos portáteis. Enquanto o Japão e o mundo se movem para dispositivos móveis e o mercado tradicional de consoles portáteis encolhe, o Pokémon tem vendido consistentemente milhões de cópias.

Procurando Desenho do Pokémon para Colorir? Então veja essas matérias:

Pokémon Yellow – Seguindo os passos do Anime

Se por um lado no game, você deve começar com um dos três Pokémon iniciais nas versões Red e Green/Blue, o anime resolveu fazer algo um pouco diferente: ter um pokémon completamente novo como o seu inicial e um protagonista diferente: o rato-elétrico Pikachu e seu treinador, Ash Ketchum.

Ketchum foi o personagem principal do anime por anos e Pokémon Yellow redesenhou o personagem principal do jogador para combinar com o personagem do anime, além de adicionar o personagem Pikachu, junto com vários outros personagens do jogo. Curiosamente, o nome de Ketchum na versão japonesa do anime é Satoshi, em homenagem a Tajiri, o criador do jogo.

Enquanto os Pokémon geralmente ficam em suas Pokébolas (Pokémon são capturados usando Pokébolas que você carrega – como exatamente elas funcionam é um mistério), mas o Pikachu de Ash se comportou de maneira diferente. Ele se recusou a ficar dentro da bola e segue você como o Pikachu de Ash Ketchum fez no anime.

A popularidade do anime e do Yellow, acredito, levou Pikachu a se tornar o Pokémon mais conhecido e amado que existe, tornando-se o mascote da franquia. O sucesso de Pocket Monsters levou a América do Norte a ter os jogos em 1998 para o Game Boy (como Pokémon Red e Blue). Esses poucos anos no público viram Pokémon passar de um jogo sobre um hobby para um fenômeno mundial.

O Anime Pokémon e a 2° “Febre das Armaduras”

Anime pokemon | anime, console, game boy, mangá, niantic, nintendo, nintendo switch, pokémon | anime pokémon: da primeira captura ao adeus de ash | 3c851c70 imagem 2022 12 22 150018213 | análises
Ash finalmente se torna um Mestre Pokémon

Pokémon é muito mais do que apenas jogos. Nas últimas duas décadas, evoluiu para um fenômeno social e de mídia. A franquia acabou com um anime de enorme sucesso e longa duração de 1997 no Japão e em diversos países, com mais de 1200 episódios (!). E o anime tem seus próprios spin-offs—Pokémon Chronicles, Pokémon Sunday, Pokemon Origins e muito mais. A exibição no Brasil começou em 10 de maio de 1999, no programa Eliana e Alegria, na TV Record, e foi um absurdo sucesso.

Fazia alguns anos que os animes haviam sumido da TV brasileira, após a “febre das armaduras” que começou com a exibição de Os Cavaleiros do Zodíaco, na extinta TV Manchete, e a vinda de Pokémon reacendeu o interesse das emissoras em produções nipônicas, o que resultou na exibição de outros animes no mesmo estilo como Digimon Adventures, Metabots, Bayblade, Yu-Gi-Oh, Youkai Watch!, entre outros.

No anime principal, acompanhamos o garoto da cidade de Pallet, Ash Ketchum, que ao contrário do protagonista do jogo, Red, é um garoto não muito brilhante e com pouco conhecimento sobre os monstrinhos de bolso, mas com uma determinação e positividade além dos limites (Red é um personagem mais focado e com conhecimentos mais profundos sobre as criaturas, o que causa muito debate entre os fãs sobre quem é o melhor treinador, Red ou Ash. Em geral, o consenso dá a vitória a Red.)

Já o Pikachu, geralmente chamado de Ash’s Pikachu para diferenciar de outros pikachus comuns, é um pokémon elétrico com um potencial acima do normal para sua espécie. Não dá para saber se isso se deve ao fato dele ter sido atingido por um raio logo no primeiro episódio ou se é algo especial dele (além do poder do protagonismo, é claro), mas é sabido que este pikachu é capaz de feitos muito além dos outros pikachus e até mesmo de sua forma evoluída, o Raichu.

O anime segue Ash Ketchum enquanto ele sobe na classificação das ligas Pokémon em diferentes regiões, geralmente acompanhando os lançamentos dos jogos, com novos pokémons sendo apresentados em todos os episódios e com o grupo principal formado por Ash e alguns companheiros, que mudam dependendo da temporada, e enfrentando outros treinados, líderes de ginásios e os bandidos da equipe Rocket.

Além das batalhas, o anime de pokémon tem diversas camadas comuns nos animes e busca ensinar as crianças algumas lições valiosas sobre a amiga, cuidado e perseverança. Ash busca ser o melhor treinador de pokémons do mundo e nada se coloca em seu caminho, luta contra os adversários sem medo, mas demonstra uma enorme preocupação com seus companheiros de bolso, em especial o Pikachu.

Essa preocupação e determinação é retribuída por seus monstrinhos na forma de força de vontade em lutar e vencer as lutas e, mesmo na derrota, o garoto e sua equipe não se abalam e continuam em frente, apenas esperando a próxima batalha. Mas quantas temporadas tem o anime de Pokémon? Qual temporada é equivalente a qual jogo? Quantos episódios tem cada temporada de Pokémon? Veja a lista com as respostas:

GeraçãoNome no BrasilEpisódiosData deExibição
TemporadaJogoda TemporadaN° TotalEstreiaFinal
1Red, Green, Blue e YellowLiga Índigo821 de abril de 199721 de janeiro de 1999
2Red, Green, Blue e YellowAventuras nas Ilhas Laranja3628 de janeiro de 19997 de outubro de 1999
3Gold e SilverA Jornada Johto4114 de outubro de 199927 de julho de 2000
4Gold e SilverCampeões da Liga Johto523 de agosto de 20002 de agosto de 2001
5Gold e SilverLiga Mestre659 de agosto de 200114 de novembro de 2002
6Ruby e SaphireAvançado4021 de novembro de 200228 de agosto de 2003
7Ruby e SaphireDesafio Avançado524 de setembro de 20032 de setembro de 2004
8Ruby e SaphireBatalha Avançada549 de setembro de 200429 de setembro de 2005
9Ruby e SaphireBatalha da Fronteira476 de outubro de 200514 de setembro de 2006
10Diamond e PearlDiamante e Pérola5228 de setembro de 200625 de outubro de 2007
11Diamond e PearlBatalha Dimensional528 de novembro de 20074 de dezembro de 2008
12Diamond e PearlBatalhas Galácticas534 de dezembro de 200824 de dezembro de 2009
13Diamond e PearlVencedores da Liga Sinnoh347 de janeiro de 20109 de setembro de 2010
14Black e WhitePreto e Branco5023 de setembro de 201015 de setembro de 2011
15Black e WhiteDestinos Rivais4922 de setembro de 20114 de outubro de 2012
16Black e WhiteAventuras em Unova e Aventuras em Unova e Mais Além25/2011 de outubro de 2012 / 25 de abril de 201318 de abril de 2013 / 26 de setembro de 2013
17X e YXY4917 de outubro de 201330 de outubro de 2014
18X e YDesafio em Kalos446 de novembro de 201422 de outubro de 2015
19X e YXYZ4729 de outubro de 20153 de novembro de 2016
20Sun e MoonSol e Lua4317 de novembro de 201621 de setembro de 2017
21Sun e MoonUltra Aventuras495 de outubro de 201714 de outubro de 2018
22Sun e MoonUltra Lendas5421 de outubro de 20183 de novembro de 2019
23Sword e ShieldJornadas4817 de novembro de 20194 de dezembro de 2020
24Sword e ShieldJornadas de Mestre4211 de dezembro de 202010 de dezembro de 2021
25Sword e ShieldJornadas Supremas4617 de dezembro de 202116 de dezembro de 2022

Os Melhores Episódios de Pokémon

O anime Pokemon está forte há mais de vinte anos. Nesse tempo, Ash capturou muitos Pokémon, enfrentou uma variedade de inimigos e viajou ao lado de alguns companheiros memoráveis. Com tantos episódios que compõem o anime, é natural que alguns sejam esquecidos com o tempo.

Cada temporada do anime Pokemon tem, pelo menos, um punhado de episódios re-assistidos, e alguns podem ser assistidos no aplicativo Pokemon TV. O serviço alterna episódios regularmente, portanto, muitas vezes há algo novo (e antigo) para os fãs conferirem. Sejam eles antigos, novos ou em algum lugar no meio, aqui estão alguns dos melhores episódios da série para ver na Pokemon TV.

Vá para o Oeste, Jovem Meowth

Ao longo da série, Meowth foi um gatinho apaixonado, apaixonando-se por vários outros Pokémon felinos, como o Skitty de May e um Purrloin – mas seu primeiro amor foi de longe o mais impactante, pois é a razão pela qual ele fala e anda em dois pés! Enquadrado em um filme em Hollywood, este episódio de flashback explica as origens de nosso gato vilão favorito, ao mesmo tempo em que explica seu ódio pela forma evoluída de sua espécie, o Persian. Se quiser assistir, é só clicar na Pokémon TV.

Vá para o oeste, jovem meowth
Vá para o Oeste, Jovem Meowth

Adeus, Pikachu

Adeus, pikachu
Adeus, Pikachu

Ash sempre colocou o bem-estar de seu Pokémon em primeiro lugar e valorizou seus sentimentos dele sobre os seus próprios – algo que este episódio deixa bem claro. Quando Ash e o grupo se deparam com um bando de Pikachu selvagens que rapidamente aceitam Ash como um deles, Ash se prepara para dizer adeus, acreditando que é do interesse de Pikachu estar com sua própria espécie – mas Pikachu não aceita e se recusa a sair do seu lado. Assista na Pokémon TV.

Estratégia com um Sorriso

De todos os companheiros de Ash, nenhum foi tão ferozmente competitivo quanto May e Dawn. Ver essas duas competirem um contra a outra é estressante e imensamente satisfatório. Sua vitória inesperada encerra o arco do personagem de Dawn, finalmente devolvendo a confiança que ela havia perdido 18 episódios antes, no episódio 9 da 11ª temporada. Está claro que Dawn fará seu nome como Coordenadora, ao mesmo tempo em que fará da Copa Wallace um dos melhores arcos do Concurso da série. Assista na Pokémon TV.

Estratégia com um sorriso
Estratégia com um Sorriso

Nade, Pule e Conquiste a Vitória

Anime pokemon | anime, console, game boy, mangá, niantic, nintendo, nintendo switch, pokémon | anime pokémon: da primeira captura ao adeus de ash | 4c420f70 imagem 2022 12 22 155744841 | análises
Nade, Pule e Conquiste a Vitória

O episódio mais engraçado e excêntrico de Pokemon Jornadas realmente empurrou a suspensão da descrença. As duas histórias incluíram um concurso de salto Magikarp que lembra o aplicativo de 2017 que termina com o Magikarp de Goh em órbita e uma viagem para uma ilha de Slowpoke, onde a coroa Shellder de Slowking muda a personalidade de todos. O que se segue é um dos episódios mais hilários e engraçados que a série que você pode ver na Pokémon TV.

A Luta pela Insígnia

Este episódio tem uma ligação direta com o primeiro longa-metragem da série, “Mewtwo Contra-Ataca”. Imagine você no cinema vendo o filme mais aguardado do ano e de repente “Olha! É o Gary!”. Para quem assistia as primeiras temporadas na TV, ver essa participação poderia ser algo trivial, exceto pelo detalhe que o filme estreou antes do episódio. Aqui temos a luta de Ash contra Jessie e James no ginásio de Viridian. Mas se o líder do ginásio é o chefe da Equipe Rocket, Giovanni, por que ele está enfrentando os mais atrapalhados membros da equipe? Bom, o chefe teve um probleminha com um pokémon muito temperamental. Para ver esse episódio, é só ir na Pokémon TV.

A luta pela insignia
A Luta pela Insígnia

Agora, já imaginou você mesmo desenhando e colorindo como um profissional? Já imaginou criar seus próprios personagens e, quem sabe, até tornar isso uma fonte de renda? Tem muita gente que criar tirinhas e histórias na internet ganhando dinheiro e você pode fazer isso também! Você não precisa de talento ou dom, e sim só da orientação certa! Quer começar a aprender a desenhar? Então, temos um conteúdo especial que vai te ajudar a aprender a desenhar do zero e chegar ao nível dos melhores profissionais!

Principais Personagens de Pokémon

Ao longo dos seus mais de 1200 episódios, Ash colecionou pokémons e amigos (até um possível romance), então, falar de todos os personagens ficaria difícil, por isso, vamos falar mais sobre os companheiros de viagens que surgiram nas primeiras temporadas e os antagonistas mais conhecidos do grupo. Todos fizeram parte da jornada e tiveram sua importância, mas vamos focar em apenas alguns:

Ash Ketchum

https://www.youtube.com/watch?v=vtPb7kD-VTI

Ash Ketchum é o principal protagonista do anime Pokémon. Um treinador Pokémon de 10 anos, seu sonho é se tornar o Mestre Pokémon, vagamente baseado em Red, o protagonista dos jogos Pokémon Red e Blue. Na série, Ash compete nas Ligas Pokémon em Kanto, Ilhas Laranja, Johto, Hoenn, Sinnoh, Unova, Kalos e Alola e outras. Determinado, positivo e um pouco atrapalhado, Ash finalmente se tornou o campeão Mundial em 2022 e sua jornada no anime acabará em 2023, dando espaço a novos protagonistas.

Misty

Misty é a primeira companheira de viagem de Ash. Ela é uma treinadora Pokémon de 12 anos que viaja com ele ao longo da série Original e foi uma das quatro líderes de ginásio de Cerulean junto com suas três irmãs mais velhas, e depois da série original Misty foi reconhecida como a única líder de ginásio. Seu sonho é ser o maior “Mestre Pokémon de Água” do mundo. Misty tem uma personalidade diferente dos outros companheiros de Ash. Ela não é muito feminina, ela era muito arrogante com seus companheiros no começo e esse comportamento começou a se deteriorar lentamente com o decorrer da série. Misty é corajosa, corajosa e aceita as duras realidades da vida.

Anime pokemon | anime, console, game boy, mangá, niantic, nintendo, nintendo switch, pokémon | anime pokémon: da primeira captura ao adeus de ash | c82ab558 imagem 2022 12 22 153116379 | análises
Misty

Brock

Brock
Brock

Brock é um treinador de 15 anos e ex-líder do ginásio da cidade de Pewter e o mais velho de 5 irmãos que cuidava quando seu pai os abandonou para se tornar um mestre. Em suas primeiras aparições, Brock sonhava em ser o melhor criador de Pokémon do mundo, mas depois mudou seu sonho para se tornar um médico Pokémon. Há uma piada na série em que Brock se apaixona por todas as garotas que conhece (em especial as policiais Janes ou enfermeiras Joy), mas alguém sempre o puxa para longe delas. Brock deixa o elenco principal no final da série Diamond and Pearl para se tornar um médico Pokémon.

Pikachu

O personagem mais popular de Pokémon não é outro senão o Pokémon do tipo Elétrico, Pikachu. Pikachu está com Ash desde o início, e eles enfrentaram mais batalhas e obstáculos juntos do que qualquer outro. Mesmo as pessoas que nunca assistiram ou jogaram Pokémon podem nomear Pikachu.

Não se sabe o motivo, mas o Pikachu de Ash tem um potencial muito acima de seus pares, mesmo sem uma evolução e é capaz de lutar de frente com outros pokémons que normalmente não seria pareo. Esse “poder oculto” é o motivo para que Jessie e James da Equipe Rocket não desistam de roubá-lo. Durante a série Journeys, Pikachu chegou ao auge com Ash ao derrotar o feroz Charizard de Leon no Campeonato Mundial.

Pikachu
Pikachu

Jessie, James e Meowth

Jessie, james e meowth
Jessie, James e Meowth

As primeiras pedras no sapato de Ash e seus companheiros. Jessie e James são membros da equipe Rocket, uma equipe de vilões localizada na região de Kanto (cada região tem seu próprio grupo de malfeitores) que é especializada em roubar pokémons. Apesar dessa “profissão”, Jessie e James claramente não são maus e cuidam muito bem de seus companheiros (ao contrário de outros que os usam apenas como ferramentas). Seu bordão de apresentação, armadilhas e esquemas que nunca funcionam e suas saídas explosivas são suas marcas registradas.

Jessie teve uma infância muito pobre, chegando a comer neve para se manter, e jurou que um dia seria muito rica e poderosa, enquanto James era um garoto muito rico que fugiu de casa por não querer seguir as expectativas impostas pelos pais. Meowth era um pokémon vira-latas que se encantou por uma Meowth fêmea e se esforçou para aprender a falar a língua humana e andar sobre duas pernas para conquistá-la, mas foi rejeitado por falar e andar como um humano.

Gary Carvalho

Ash é o protagonista de Pokémon e muitos dos outros personagens atuam como contrapontos para ele. Ash encontra muitos treinadores formidáveis e enfrenta vários rivais durante sua jornada, mas é Gary Oak quem causa a maior impressão. Gary é facilmente um dos melhores rivais de Ash.

Gary carvalho
Gary Carvalho

Gary é neto do professor Carvalho e começa sua aventura ao mesmo tempo que Ash. Eles costumam se encontrar durante a jornada e, a cada vez que o fazem, Gary prova o quanto é um treinador inteligente e perspicaz. Ele é responsável por algumas das batalhas mais emocionantes no trecho anterior do anime Pokémon.

May

May
May

May é filha do líder do ginásio da cidade de Petalburg, Norman, e a irmã mais velha de Max. Inicialmente, May não gostava de Pokémon, pois ela só queria começar sua jornada pela aventura e liberdade que vinham de viajar com um Pokémon. No entanto, seu encontro com Ash e Brock mudou isso e seu amor por Pokémon começou a crescer constantemente. Ela se interessa por concursos de Pokémon, entrando neles com seu time e vencendo em muitos. Eventualmente, seu Torchic evolui para um Combusken, que mais tarde evolui para um Blaziken.

Dawn

Dawn é uma treinadora Pokémon que viaja com Ash e Brock em Sinnoh. Seguindo os passos de sua mãe como treinadora, ela escolhe Piplup, com quem ela já havia feito amizade anteriormente, e parte com o objetivo de se tornar mestre. Como nativa de Sinnoh, ela frequentemente explica certos aspectos da região desconhecidos para Ash e Brock, e se mantém atualizada com as tendências populares como o Pokétch.

Dawn
Dawn

A medida que ela participa e vence mais torneios, Dawn gradualmente se torna mais confiante em suas habilidades como treinadora e treina regularmente com seu Pokémon antes de cada concurso. Sua frase de efeito é “Não precisa se preocupar!”, Mas ela geralmente diz isso quando realmente há necessidade de se preocupar. Embora ela originalmente planejasse participar dos concursos de Kanto, ela decide permanecer em Sinnoh quando seu Buneary é oferecido como modelo para uma revista Pokémon.

Serena

Serena
Serena

Serena foi apresentada na Geração VI e completou uma das melhores escalações de companheiros de viagem para Ash ao lado de Clemont e Bonnie, também é a paixão do garoto de Pallet. Ao contrário dos outros companheiros de Ash, os dois se conheceram antes em um Acampamento de Verão Pokémon, mesmo que Ash não se lembrasse disso.

Serena imediatamente se aproximou de Ash e se tornou uma personagem popular desde então, graças ao seu coração bondoso e natureza solidária. Serena até se tornou uma coordenadora Pokémon experiente e estabelecida por mérito próprio, retornando à série mais uma vez em Pokémon Journeys, para o deleite de Ash e de todos que estavam assistindo.

O Adeus de Ash Ketchum

O protagonista de longa data do anime Pokémon , Ash Ketchum, finalmente se tornou o melhor treinador do mundo depois de derrotar o Campeão de Galar, Leon, no Masters Eight Tournament. Foi o ponto culminante de um arco de 25 anos para o anime, com Ash e seu parceiro Pokémon Pikachu finalmente sendo coroados campeões após anos de derrotas esmagadoras. Agora que Ash realizou o que pretendia fazer naquele primeiro episódio em 1997, o que vem a seguir para ele e Pikachu? Parece que um passeio em direção ao pôr do sol, já que acaba de ser anunciado que a próxima temporada do anime Pokémon apresentará dois novos protagonistas centrais em seu lugar.

A história de Ash terminará com 11 episódios especiais no próximo ano, que também encerrarão as atuais histórias de “Pokémon Jornadas”. Esses episódios começarão a ser lançados em 13 de janeiro no Japão e contarão com o retorno de amigos e rostos familiares como Brock e Misty, os amigos originais que acompanharam Ash nas primeiras temporadas do programa. Tudo isso abrirá caminho para a próxima temporada, protagonizada por novos protagonistas, chamados Liko e Roy na versão japonesa. Não se sabe muito sobre esses novos personagens, mas eles serão acompanhados pelos iniciais Pokémons da versão Scarlet e Violet: Sprigatito, Fuecoco e Quaxly.

Anime pokemon | anime, console, game boy, mangá, niantic, nintendo, nintendo switch, pokémon | anime pokémon: da primeira captura ao adeus de ash | 79735925 imagem 2022 12 22 145953967 | análises
Os novos protagonistas, Liko e Roy

Além dos Animes

Fora do anime na TV, houve 18 filmes e alguns especiais de TV completos, além de um longa-metragem produzido pela Legendary Pictures, em formato live-action chamado Detetive Pikachu. Vendo o quão grande a franquia se tornou, vimos toneladas de referências a Pokémon na cultura pop, desde programas de TV como Os Simpsons e The Big Bang Theory até videogames como Civilization V, Grand Theft Auto V e até Minecraft. Veja alguns das aparições dos monstros de bolso fora dos games e animes:

Filmes

Desde sua estreia em 1997, o anime Pokémon se tornou um dos animes de maior sucesso no mundo, seguindo as aventuras de Ash Ketchum em sua busca para se tornar o maior treinador de Pokémon do mundo, capturando novos Pokémon e desafiando as várias ligas. Sempre ao seu lado está Pikachu, seu primeiro Pokémon e amigo mais próximo. O sucesso do anime resultou em vários filmes (23 longas) que mostram Ash e seus amigos encontrando Pokémon lendários e muitas vezes ajudando a salvar o mundo. Embora esses filmes não tenham muitos fãs fora da franquia, eles fazem seu trabalho de entreter os fãs antigos e novos.

Desdes, podemos destacar o primeiro, “Mewtwo Contra-Ataca”, que foi um enorme sucesso nos cinemas brasileiros (quando eu fui assistir no cinema – no meio da semana – a fila ia do 3° andar do shopping, onde ficavam as salas de cinema, até o andar térreo!), levou milhares de pessoas para ver o rato amarelo nas telas! Um sucesso sem igual para uma produção em desenho animado do Japão (talvez maior que o filme dos Cavaleiros do Zodíaco). Os filmes seguintes lançados nos cinemas brasileiros, “Pokémon: O Filme 2000” e “Pokémon 3: O Feitiço dos Unown” não causaram o mesmo impacto.

Outro grande sucesso em longa-metragem foi “Detetive Pikachu”, o filme em live-action, estrelado por Ryan Reinolds e Justice Smith, baseado no game derivado da franquia Pokémon e acompanha um garoto com pouco interesse nos monstrinhos de bolso e um Pikachu com chapéu de Sherlock Holmes capaz de falar investigando um sinestro esquema que pode por em risco todo o mundo dos humanos e pokémons.

Mangá

Ao longo dos anos não é de se surpreender que Pokémon tenha ganho várias séries de mangá. 19 para ser mais exato. Alguns deles chegaram a ser publicados no Brasil, mas vamos falar da primeira série que chegou por aqui, o volume 1° de “Dengeki Pikachu”, ou “As Aventuras Elétricas de Pikachu”, pois é a que tem alguns fatos interessantes.

Essa adaptação é desenhada por Toshihiro Ono e é composta por 4 volumes, cada um com cerca de quatro ou cinco histórias que acompanham uma aventura de Ash paralelas ao anime. Algumas histórias são bem próximas as do anime e outras são completamente inéditas. No Brasil o primeiro volume acompanha Ash conhecendo Pikachu e enfrentando os ferozes Sparrows para salvar seu amigo, um conto de amizade com Clafairys, uma luta contra Misty no ginásio de Cerulean e uma aventura do grupo encarando um gigantesco Haunter que comia as almas dos treinadores que o desafiava.

Contudo, o mais interessante é observar as mudanças feitas no mangá ao passar pelos Estados Unidos antes de chegar por aqui. Toshihiro Ono é conhecido por desenhar duas coisas muito bem: bichinhos fofos como os pokémons e lindas garotas. E nesse ponto é como podemos ver que o mangá foi alterado. Veja essa imagem:

Dengeki pikachu
As diferenças entre a versão original e a norte-americana de Dengeki Pikachu
Dengeki pikachu
As diferenças entre a versão original e a norte-americana de Dengeki Pikachu

Além das mudanças nos designs das garotas, o mangá se diferencia dos outros produtos da franquia por sua abordagem mais “realista” das batalhas pokémons. Morte e sangue nos ferimentos (nada exagerado, mas tem algum) estão presentes tornando esse mangá não muito apropriado para as crianças.

Card Game

Desde o lançamento em 1999, o Pokemon Trading Card Game (TCG) tem sido incrivelmente popular entre jogadores de todas as idades. Na verdade, o jogo de cartas Pokémon é uma parte tão importante da comunidade Pokémon quanto os programas de TV e videogames, se não mais para alguns fãs dedicados.

Anime pokemon | anime, console, game boy, mangá, niantic, nintendo, nintendo switch, pokémon | anime pokémon: da primeira captura ao adeus de ash | 07d0d0d4 pokemon tcg battle academy 2022 cinderace v 043 brpt | análises
Pokémon Card Game

Pokemon TGC pode parecer um simples jogo de cartas à primeira vista, mas, na verdade, é uma intrincada competição estratégica que o força a pesar você e os melhores movimentos de seu oponente um contra o outro, enquanto coloca suas próprias cartas em risco. De partidas amistosas contra seus melhores amigos a grandes torneios internacionais, este jogo de cartas colecionáveis é uma atividade estratégica séria que, apesar de sua reputação, qualquer um pode aprender a jogar.

Se você quiser jogar, mas não quer comprar um deck, Pokémon TGC está disponível grátis para Windows, Mac, dispositivos móveis com sistema Android e iOS na Apple Store. Basta baixar no site oficial.

FAQ Rápido

Onde assistir o anime de Pokémon grátis?

O serviço Pokemon TV alterna episódios regularmente, portanto, muitas vezes há algo novo (e antigo) para os fãs conferirem. Sejam eles antigos, novos ou em algum lugar no meio, aqui estão alguns dos melhores episódios da série para ver na internet.

Existe um jogo Pokémon grátis?

Jogo grátis para jogar ‘Pokémon: Unite’ disponível agora no Nintendo Switch. O jogo MOBA recém-lançado é gratuito para jogar no Nintendo Switch e celulares.

Existe um jogo Pokémon para PC?

Existe um jogo oficial Pokémon online para PC – ou seja, Pokémon TCG Online, um jogo de batalha de cartas que é gratuito para jogar, oferecendo desafios para um ou vários jogadores para os fãs de jogos de cartas Pokémon.

Qual Pokémon devo jogar primeiro?

Os jogos Pokémon não precisem ser jogados em nenhuma ordem por motivos de história, já que todos são desconectados e funcionam independentemente, embora haja ainda alguns pontos de conexão entre eles e pequenos easter eggs.

Qual é o jogo de Pokémon mais fácil?

Antes do lançamento de Sword & Shield, X e Y eram os jogos Pokémon mais fáceis.

Qual é o jogo de Pokémon mais difícil?

O jogo Pokémon mais difícil é o Pokémon Platinum

Qual Pokémon é o mais difícil de evoluir?

Larvesta. Ele precisa atingir o nível 59 até que possa evoluir, o que é praticamente um end game para a maioria dos jogos da série principal de Pokémon.

Esta breve história do Pokémon é uma lição importante em muitos níveis. Você vê como um pequeno hobby para uma única pessoa, que o associado ao artista e diretor certos, pode levar a um fenômeno global que não dá sinais de parar. Você sabe como há pessoas que compram um console de jogos apenas para jogar uma ou duas séries de jogos como FIFA ou Call of Duty? No lado portátil das coisas, existe o paralelo onde as pessoas compram sistemas portáteis apenas para jogar Pokémon.

Fale conosco nos comentários e diga se curtiu essa novidade e aproveite para ler mais notícias, sobre como os melhores monitores gamers, no nosso site.

BioWare abraça suas raízes narrativas em um RPG single player; Assista uma emocionante sequência de gameplay estendida que prepara a história e os desafios
TEAMGROUP na Computex 2024 apresenta novos produtos com o lema: "Elevate Gaming . Empower AI"
Saiba se vale a pena jogar Fabledom
Quer dar vida aos seus modelos 3D com texturas impressionantes? Continue lendo para aprender tudo sobre o processo de mapeamento UV do Blender!
Saiba mais sobre a espetacular memória RAM DELTA TUF RGB DDR5