Pesquisar
Close this search box.

Review de Everspace 2: Vale a Pena jogar esse RPG e Shooter no Espaço

Está de olho no Everspace 2? então veja se vale a pena comprar o game no nosso review desse RPG espacial.

Everspace 2 (site oficial) é um shooter espacial arcade com uma pitada de RPG que acabou de chegar ao Steam saindo do acesso antecipado, lançado pela Rochfish Games, o jogo tem uma vibe de “Afterburner no espaço” é um dos Lançamentos para PC que chega as lojas esse mês.

Você está livre em um ambiente aberto para voar com sua nave, atirar, lançar mísseis, fazer um “barrell roll” (Peppy, é você?) e muito mais.

A história gira em torno de um rapaz chamado Adam que pilota sua nave para uma empresa de mineração de um cristal até que é pego em meio a um conflito e daí para frente, os problemas só aumentam.

Mas, será que o jogo vale os salgados R$125 que a loja da Steam está pedindo? Vamos falar sobre isso e, se você ficar com dúvidas, é só deixar nos comentários.

O Clone

Você é Adam, um piloto de uma frota de mineradores que está trabalhando para um rabugento chefe ao lado de alguns colegas. Se você é um veterano na série, talvez alguns dos rostos presentes nessa cena sejam familiares, mas, como sabemos: é melhor não se apegar a ninguém por enquanto. Seu companheiro tem alguns problemas com a nave dele e, para garantir que está tudo bem com você, pede que você faça algumas manobras.

Aqui começa o tutorial básico do game, voe para um lado, voe pro outro, acelere, “do a barrell roll”, e tudo mais. Avançamos um pouco e chegamos até o asteroide onde iremos minerar algum tipo de cristal, mas a entrada está cheia de algum tipo de fungo alien que não deixa as portas abrirem.

Então, nosso contratante “gentilmente” pede que nós entremos e limpemos o caminho para ele, afinal, ele está nos pagando “tão bem”… Aqui é a parte onde aprendemos a usar nossas armas, como um tiro laser básico e explodimos uma pedra com mísseis.

Quando entramos no sítio de mineração, há uma nave perdida por lá que agradece que o resgate finalmente chegou, mas claramente se trata de uma armadilha. Enfrentamos uma tropa de drones e, quando escapamos do asteroide, nossa tropa está sendo atacada por naves de mercadores de escravos.

Quando, somos capturados e levados ara a nave dos escravistas, descobrimos que somos um clone militar. Nosso capturador não leva a sério os avisos de não expor nosso personagem como um clone e a frota dele é atacada por uma larga frota de naves militares. Quando escapamos com a ajuda do nosso colega de cela é aí que a aventura começa.

Especificações Técnicas

Everspace 2 é um game relativamente pesado e o hardware para jogar pode ser considerado de nível mediano, sendo preciso uma placa de vídeo boa para aproveitar o game no máximo. Ele requer um processador e sistema operacional de 64 bits e, se tiver uma placa gráfica avançada, pode até conseguir jogar com DLSS, 4K e ray tracing ativado para uma experiência ainda mais bonita.

Requisitos Mínimos:

  • Sistema Operacional: Windows 10 64-bit
  • Processador: Intel Core [email protected] ou AMD FX [email protected]
  • Memória: 8 GB de RAM
  • Placa de vídeo: Nvidia GeForce GTX 970 (4 GB) ou AMD Radeon RX 6400 (4GB)
  • DirectX: Versão 11
  • Armazenamento: 35 GB de espaço disponível

Requisitos Recomendados:

  • SO: Windows 10 64-bit
  • Processador: Intel Core [email protected] ou Ryzen 5 [email protected]
  • Memória: 16 GB de RAM
  • Placa de vídeo: Nvidia GeForce RTX 2070 (8 GB) ou AMD Radeon RX 5700 XT (8GB)
  • DirectX: Versão 12
  • Armazenamento: 35 GB de espaço disponível
  • Outras observações: SSD recommended.

Deixando o Roguelike para trás

O primeiro jogo do Everspace era um roguelike no qual você jogava os clones sucessivos de um hábil piloto, morrendo repetidamente em horríveis explosões de laser e se espalhando em pedacinhos na velocidade da luz, apenas para ver negado ao abraço da morte e acordar novamente em um novo novo corpo, todo molhado e nu e deslizando para fora de uma cápsula de parto como um presunto caído.

Desta vez, você é o último clone deixado na caixa. A “última bolacha do pacote” e você tem só mais uma vida sobrando, mas por causa dos jogos salvos e checkpoints, o jogo não é tão difícil quanto o anterior e pode ser mais amigavel com quem está entrando na série.

Everspace 2 agora é um RPG de ação, com itens, construções e upgrades. Destrua uma nave inimiga e ela deixará detritos colecionáveis voando para todos os lados. A maior parte é monótona e comum e você irá recolher aos montes, lotando seu inventário de tranqueiras.

Algumas delas são brilhantes e incomuns, o que te deixa empolgado e pronto para ir atrás da próxima nave e ver oque ela deixará para você. E algumas delas são raras, as coisas boas, que te fazem comemorar por finalmente ter algo realmente legal e maluco para encontrar o próximo inimigo e testar seu brinquedo novo.

A rotatividade de coletar armas e armaduras um pouco melhores está bem ajustada. Sua nave tem slots suficientes para revestimento, reforços, armas primárias e secundárias e módulos de carga expansíveis, de modo que você raramente passa por mais de um punhado de encontros com inimigos antes de encontrar algo que seja uma upgrade realmente gratificante.

Há mais DNA de Diablo aqui do que qualquer outra coisa, com armas espaciais caindo em um punhado de tipos básicos, cujas os status parecem ter sido feitos por um gerador de números aleatórios para cuspir algo único (mas não necessariamente bom).

Eleve seus jogos a um novo nível com essa oferta única

As naves inimigas podem ter uma mistura de armadura cinética e escudos baseados em energia, e as armas tendem a ser proficientes em proteger um tipo mais do que o outro da barra de saúde que você está tentando reduzir. Sim, é basicamente dano elemental, transposto para a ficção espacial.

Classes de Naves

Da mesma forma, as naves se comportam como classes de RPG, cada uma com suas próprias habilidades especiais e passivas. Um tipo de nave é essencialmente um necromante e pode transformar destroços derrotados em drones de combate amigáveis que o seguirão, atirando em qualquer coisa que eles não gostem. Outro, o Scout, causa dano bônus dependendo de quão longe você está do seu alvo, e pode ficar invisível para apunhalar pelas costas naves desavisadas.

Se não fosse por todos os feixes de laser e corpos orbitais, você poderia esquecer que estava no espaço. Quando o Everspace 2 se apega muito às normas testadas e comprovadas do gênero, pode parecer genérico e sem imaginação.

Existe um sistema de criação, para converter armas e itens inúteis em pilhagem com um nível mínimo garantido, que é exatamente o mesmo visto na maioria dos outros RPGs de ação modernos.

É uma solução perfeita para o problema de ter muito lixo inutilizável em seu inventário, mas, com certeza, não é a única.

Everspace 2
Everspace 2

Você pode encontrar itens especiais que o teletransportam para encontros pontuais com inimigos de alto nível para loots raros, que como sistema funciona muito bem, mas é tão familiar que serve apenas como um passatempo apenas para os fãs de RPG de ação. É simples, funciona, mas te lembra que você vai ficar horas fazendo isso até achar algo realmente legal. Portanto, é bom que o loot não seja a única coisa que mantém o Everspace 2 interessante.

Uma vez que você tenha uma nave que você goste, pinte-a em suas cores favoritas, aparafuse algumas novas asas divertidas e torne-a tão reflexiva que você mal pode dizer que ela está lá, você está livre para explorar a galáxia e explodir coisas.

O jogo é tecnicamente jogável com um gamepad, mas é projetado em torno de uma mira precisa do mouse. Você tem um grau satisfatório de liberdade para apontar ao redor da tela, permitindo que você escolha seus alvos enquanto metralha de um lado para o outro, desviando de mísseis e girando livre pelo espaço.

Há também um grupo de personagens companheiros que oferecem bônus passivos se você der a eles recursos específicos e, durante o final do jogo, você passará muito tempo viajando pela galáxia em busca de metal e peças que desbloqueiam novos bônus, como a capacidade de construir portões e viagens rápidas entre sistemas.

Todos esses sistemas são bastante superficiais e, uma vez introduzidos, não evoluem durante o jogo. Mas, comparado a outros jogos do gênero, você não precisará ser formado em economia, engenharia ou ler páginas de tutoriais para entender como funciona mercado, o crafting e todo o resto aqui.

Um Universo Finito

Embora haja muito o que fazer e Everspace 2 sugere um mundo maior e mais complexo do que realmente existe, você logo se depara com seus limites. Não demora muito para que os objetivos da missão sejam reciclados. Existe um sistema de oferta e demanda de mercadorias, mas o comércio é tão subdesenvolvido que é inútil se preocupar.

Teria sido ótimo ter alguns aspectos de RPG de verdade ocorrendo fora de sua nave, talvez algumas opções de diálogo ramificadas, qualquer coisa que diminuísse a sensação de que sua bunda foi permanentemente fundida ao assento do piloto.

Há um enredo melodramático divertido e um elenco de personagens intensamente irritantes. A sensação de velha guarda também se estende a como o mundo aberto funciona. Este não é um universo contínuo com transições suaves entre planetas e espaço, como em No Man’s Sky, em vez disso, os locais são essencialmente níveis, zonas delimitadas nas quais você entra e sai com telas de carregamento muito breves entre elas.

Everspace 2
Este é o meu velho grande amigo, parceiro de lutas que se chama… qual o seu nome mesmo?

Também há um grande elenco de personagens e segredos de uma antiga raça alienígena para descobrir. Está claramente se inspirando muito em Mass Effect e Star Wars, mas a história demora muito para engatar e os personagens são todos rasos e esquecíveis.

Se você está procurando o próximo épico de ficção científica em Everspace 2, ficará desapontado. Eu, que adoro jogar games pela história e personagens, fiquei.

Esses tempos de carregamento são um pouco chocantes para as mentes acostumadas aos enormes e vastos mundos de No Man’s Sky, mas significa que o Everspace 2 tem locais construídos à mão, assim como os bons games de antes costumavam fazer.

Existem cemitérios de navios sombrios, desfiladeiros ensolarados, cavernas labirínticas, um planeta infeliz que teve um hemisfério explodido. O jogo parece consistentemente espetacular, seja como o pano de fundo de uma briga violenta ou como um lugar para se admirar enquanto procura recursos para atualizar sua nave.

Depois de entrar no ritmo de viajar de mapa em mapa e limpar todos os objetivos, é assustadoramente fácil perder a noção do tempo. Rockfish colocou tantos locais impressionantes neste jogo. Esteja você percorrendo a superfície de um planeta deserto, circulando uma lua semi-destruída com seu núcleo exposto ou navegando por corredores apertados para entregar ramen em uma metrópole flutuante, sempre há algo novo para ver. Everspace 2 não tem uma grande história e seus sistemas não são particularmente profundos, mas as coisas que ele faz bem mais do que compensam suas deficiências.

Afinal, é bom ou não?

Se vai explorar o universo de Everspace 2, considere-o como um shooter espacial de arcade para um jogador com uma vida útil de 30 horas, em vez de um “Diablo no espaço” que você jogará para sempre, e é extremamente divertido. Aqui o negócio é explorar, estar ciente de que algumas vezes você vai encarar hordas do mesmo inimigo e ganhar as mesmas coisas até que, opa, uma arma explosiva superlegal acabou de cair no meu colo.

Também tenha em mente que, até o momento, o jogo acabou de sair do Early Acess então espere por alguns bugs e crashs (eu tive alguns) pois eles vão acontecer e você vai ficar mordido com isso, porque não é o tipo de jogo que você salva em qualquer momento.

Não, tem momentos em que você irá ter que esperar a boa vontade do game liberar você para salvar e, enquanto isso, dane-se suas obrigações ou vida, você tem que jogar até poder salvar ou vai perder tudo. As produtoras têm que se atentar a isso mais vezes e entender que nem sempre o jogador pode esperar até o fim de algo pra poder salvar e sair do game.

Everspace 2
Belos visuais de encher os olhos

Visualmente, o game é bonito, as naves são detalhadas e você vai gostar de ficar customizando a sua por algum tempo, da mesma forma que você se preocupa com a aparência dos seus personagens de RPG, mas o protagonista é sempre o mesmo, sem customização ou escolha de gênero.

Falando nele, as cenas são sempre na forma de ilustrações semi-estáticas, num estilo que lembra uma HQ pintada com lápis de cor e giz de cera, enquanto caixas de diálogos passam as legendas do que é dito pelos personagens. Parte boa é que as legendas e todo o sistema está disponível em português do Brasil.

As músicas são bem legais, quando você repara nelas, pois no meio de diálogos, tiros, motores jato e explosões, é bem fácil esquecer que há alguma música ali. Não são marcantes como as de Mass Effect, mas podem ser legais se você procurar a trilha no Youtube e ficar ouvindo para apreciar os esforços dos compositores. Dê uma chance para elas.

Título do jogoEverspace 2
DesenvolvedoraRockfish Games
PublisherRockfish Games
GênerosLooter Shooter, RPG, Ficção Cientifica
PlataformasPlayStation 4, Xbox One, PC
Players1
Tem coop local?Não
Tem coop online?Não
DLCsNão

Onde Comprar:

SteamR$125,99
GOGR$125,99
XboxR$197,65 (incluso no Gamepass)

Everspace 2

Paulo “Doido” Fabris

Gráficos
Música
Jogabilidade
Diversão

Prós e Contras

Prós
Bom equilíbrio entre mundo aberto e shooter arcade;
Bom level design e puzzles inteligentes;
Ambientação deslumbrante;

Contras
História e personagens rasos e esquecíveis;
Não é compatível com joysticks de pilotagem de nave;
Muito griding;

3.8

FAQ Rápido

Everspace 2 está totalmente finalizado?

Após um longo período no Acesso Antecipado, o Everspace 2 foi lançado oficialmente e está disponível em seu estado 1.0 no PC.

Everspace 2 será lançado para consoles?

O jogo está disponivel para Xbox One, de acordo com o site oficial e pode ser jogado nos consoles de última geração, através da retrocompatibilidade.

Por quanto tempo o Everspace 2 ficará em acesso antecipado?

Após dois anos de acesso antecipado, o jogo de tiro espacial Everspace 2 está pronto para ser lançado no PC em 6 de abril.

Quantas horas de jogo tem o Everspace 2?

Campanha principal de aproximadamente 20 a 30 horas, juntamente com várias missões secundárias, exploração e outras atividades.

Agora, fale conosco e diga se você curtiu as novidades e aproveite para ler mais notícias, como sobre nosso Review de Scorn, no nosso site.

Saiba mais sobre a memória T-Force Vulcan DDR5 e descubra se ela é a ideal para o seu setup
Saiba quais são os melhores Softwares de Animação para Desenvolvedores de Jogos
Veja o que você pode aprender fazendo um curso de modelagem no Blender
Saiba mais sobre Design de Personagens para Jogos
Veja as principais Técnicas de Pixel Art que você precisa aprender para criar jogos incríveis
Saiba mais sobre a Criação de Sistemas de Partículas em Jogos