Pesquisar
Close this search box.

Intel Arc: A Primeira Investida da Intel no Mercado de GPUs

Placas de vídeo da família Intel Arc são uma opção para quem procura uma GPU intermediária de baixo custo

Durante uma boa parte de 2022, o Intel Arc Alchemist (site oficial) – a primeira tentativa do fabricante de processadores criar placas de vídeo para jogos – parecia estar com problemas. Muito atrasado, sem detalhes de especificações e sujeito a rumores rapidamente negados de produção problemática, toda a família Arc Alchemist era um enigma com entradas DisplayPort. Apenas muito recentemente, durante um evento ao vivo focado principalmente nos processadores Raptor Lake de 13ª geração da Intel, as placas de vídeo Arc para desktop tiveram seus preços concretos e detalhes da data de lançamento revelados.

Agora, eles não pretendem ser rivais sérios de placas premium 2022, como Nvidia GeForce RTX 4080 e RTX 4090; se as placas de vídeos da Intel, como Arc A770 e Arc A750, puderem se misturar com as melhores placas gráficas, elas estarão em alguma prateleira focada em rodar jogos em 1080p. Ainda assim, com suporte ao ray tracing, bem como um reforço de desempenho no upscaling XeSS, a Intel sentirá que tem uma chance de lutar.

Aqui está tudo o que há para saber sobre as novas GPUs Arc Alchemist, incluindo suas especificações e outros recursos potencialmente úteis e, se você ficar com alguma dúvida, é só deixar nos comentários.

Família de Placas de Vídeo Intel Arc

O Arc Alchemist, ou o Arc A-series (como a Intel às vezes o chama), é composto inteiramente de placas de vídeo de nível básico, de gama baixa e intermediária. Cinco GPUs principais foram confirmadas: Arc A770, Arc A750, Arc A580, Arc A380 e Arc A310, com as duas primeiras também definidas para modelos “Limited Edition” totalmente construídas pela Intel, além das várias versões de placas de parceiros.

Aqui estão todas as GPUs confirmadas tiveram suas especificações divulgadas na íntegra. Aqui estão as manchetes:

Modelo Arc AlchemistMemória GDDR6Largura de banda de memóriaXe coresUnidades Ray TracingVelocidade do ClockPotência total da placa
A770 / A770 Edição Limitada8 GB / 16 GB560 GB/s32322100MHz225 W
A750 / A750 Edição Limitada8GB512GB/s28282050MHz225 W
A5808GB512GB/s24241700MHz175W
A3806 GB186GB/s882000MHz75 W
A3104GB124GB/s662000MHz75 W

As variantes de edição limitada do A770 e A750 são semelhantes às placas GeForce Founders Edition da Nvidia, sendo construídas inteiramente de acordo com as especificações da Intel. A Arc A750 Limited Edition parece idêntica à versão padrão, embora a A770 Limited Edition tenha o dobro da memória GDDR6 da A770 básico. Curiosamente, a Intel lista a “potência total da placa” da A770 Limited Edition e da A750 Limited Edition como 225W, apesar de o primeiro ter mais RAM, processadores de ray tracing e núcleos Xe.

Falando nos núcleos Xe, esses são os pilares da arquitetura do Arc Alchemist e cada um contém três ferramentas importantes: um conjunto de mecanismos vetoriais de 256 bits, que lidam com o desenho convencional de gráficos na tela, 192 KB de cache L1 compartilhado e um conjunto de mecanismos de matriz de 1024 bits. O último executa tarefas de learning machine, como os núcleos Tensor em placas Nvidia RTX, especialmente em como uma dessas tarefas pode ser upscaling assistido por IA no estilo DLSS. É esperado que as placas Alchemist de nível superior tenham mais núcleos Xe a bordo do que o A380.

Recursos do Intel Arc Alchemist

Esse recurso de upscaling é chamado de XeSS (Xe Super Sampling) e funciona de maneira semelhante ao Nvidia DLSS, AMD FSR 2.0 e FSR 2.1. Para aumentar o desempenho, os jogos são renderizados em resolução inferior à nativa. Em seguida, o XeSS junta a imagem na tela, usando dados de quadros anteriores, para torná-la semelhante à resolução nativa – para que você tenha o máximo, senão toda a nitidez, com mais quadros por segundo.

Outra postagem recente no blog da Intel aborda detalhes técnicos bastante profundos sobre o XeSS; um detalhe interessante é que ele inclui seu próprio anti-aliasing, que substitui os suavizadores de borda nativos (como o TAA) no processo de upscaling. O DLSS também faz isso, enquanto o FSR simplesmente aumenta qualquer AA que o jogo já estava usando. Também como DLSS e FSR, o XeSS exigirá que os jogos implementem ativamente o suporte a ele. Aqui estão os compradores confirmados até agora:

  • Arcadegeddon
  • Anvil: Vault Breakers
  • Chivalry II
  • Chorus
  • Death Stranding Director’s Cut
  • Dolmen
  • Enlisted
  • Gotham Knights
  • Ghostbusters: Spirit Unleashed
  • Ghostwire: Tokyo
  • GRID Legends
  • Naraka: Bladepoint
  • Redout 2
  • Shadow of the Tomb Raider
  • Super People
  • The DioField Chronicle
  • The Riftbreaker
  • The Settlers
  • Vampire: The Masquerade – Bloodhunt

O suporte ao Ray Tracing também vem como padrão nas placas Arc Alchemist, embora ainda não se saiba como eles realmente funcionarão com um luxo gráfico tão exigente ativado. Também será possível fazer overclock nelas, portanto, espere que os modelos de parceiros de placa sejam lançados com overclocks de fábrica modestos, assim como suas GPUs Nvidia e AMD costumam fazer.

Desempenho Intel Arc Alchemist

Em um vídeo de “vitrine de desempenho”, o A750 Limited Edition foi mostrada rodando o jogo Control em 1440p/High entre 56fps e 66fps. As especificações do PC de teste não foram fornecidas, mas podemos presumir com segurança que ele incluía um dos chips Core de 12ª geração da Intel (que inclui vários dos melhores processadores para jogos do mercado).

Intel arc alchemist
Desempenho das placas Intel Arc Alchemist

O vídeo da Intel também incluiu um gráfico de comparação mostrando o A750 Limited Edition superando por pouco a Nvidia GeForce RTX 3060 em Control, F1 2021, Cyberpunk 2077, Borderlands 3 e Fortnite. Mais uma vez, isso mostra que a Intel deseja principalmente entrar na metade mais acessível do mercado de placas gráficas.

Quanto ao A380, a Intel não forneceu unidades de teste fora da China, embora alguns sites ocidentais tenham conseguido importar modelos de varejo para testar. A palavra final sobre as placas deles, infelizmente, decididamente não é boa.

Hardware Unboxed, por exemplo, comparou uma A380 fabricada pela Gunnir com uma AMD Ryzen 9 5950X. Ela teve uma média de apenas 48fps em Assassin’s Creed Valhalla em 1080p/Medium, 42fps em Shadow of the Tomb Raider em 1080p/Highest, 58fps em Hitman 3 em 1080p/Medium e 52fps em Far Cry 6 em 1080p/Medium. Ela teve uma performance melhor em Resident Evil Village, com média de 68fps em 1080p/qualidade balanceada, mas geralmente foi apenas igual ou mais lenta que o AMD Radeon RX 6400 e foi derrotada por outras placas de vídeo de baixo custo como a Radeon RX 6500 XT ou GeForce RTX 3050 da Nvidia.

Os testes da Hardware Unboxed também revelaram até que ponto a A380 depende do Resizeable BAR (torna todo o buffer do quadro gráfico acessível à CPU de uma só vez), sofrendo regularmente quedas de dois dígitos na taxa de quadros daqueles resultados já abaixo do esperado após a desativação do ReBAR. O desempenho pode melhorar com o tempo, se a Intel fizer um bom trabalho com drivers futuros – e isso também vale para a Arc A750. Ainda assim, o que vimos até agora não foi muito convincente.

Um bom recurso presente nas placas é o codificador de vídeo AV1 da Arc Alchemist. O AV1 pode muito bem ser o futuro de como assistimos a vídeos on-line, pois pode produzir uma imagem mais limpa do que outros formatos atuais (como o H.264 da Nvidia), mesmo usando menos dados para transmitir. As placas GeForce RTX 30, Radeon RX 6000 e (naturalmente) as placas Intel Arc Alchemist têm recursos de decodificação AV1, mas a linha Alchemist também apresentará um codificador AV1 adequado, tornando-o muito mais acessível aos criadores de vídeo.

Onde Comprar?

Se você quer comprar uma placa de vídeo da família Intel Arc Alchemist, você pode aproveitar essas promoções de Black Friday. Veja na Amazon se elas estarão disponíveis e aproveite:

FAQ Rápido

O Intel Arc é bom para jogos?

As placas de vídeo Intel Arc conseguem reproduzir jogos em qualidade média, com resolução de 1080p com ótima qualidade de imagem e uma lista crescente de títulos de jogos compatíveis com recursos como o upcaling e até ray tracing.

O Intel Arc é melhor que as placas da linha RTX?

A Intel recentemente compartilhou benchmarks da placa Arc A750 rodando uma grande biblioteca de jogos populares. O Arc A750 teve desempenho até 3% melhor do que o RTX 3060 em 1080p e até 5% melhor em 1440p, embora os números variassem entre os títulos.

Quão bom é o Intel Arc Graphics?

A Intel Arc A750 é uma sólida placa gráfica de 1080p e 1440p com mais desempenho de ‘ray tracing’ do que você poderia esperar. Não é exatamente a GPU versátil que você sempre gostaria que fosse, mas seu preço acessível a mantém na disputa e, para uma GPU de primeira geração, isso é realmente um grande passo.

As placas da família Intel Ar funcionam com processadores AMD?

Sim funcionam. Os jogadores usam processadores Intel com placas de vídeo AMD há anos, então o fato de que o inverso funciona também não é muito surpreendente.

As placas Arc A-series serão uma opção mais barata para quem busca uma placa de vídeo de porte intermediário e poderão jogar os games mais recentes em qualidade mediana, mas, para quem quer algo mais potente, talvez a nossa matéria sobre a GeForce RTX 4090 seja mais interessante. Fale conosco nos comentários e diga se curtiu essa novidade e aproveite para ler mais notícias, matérias e conteúdos legais no nosso site.

Saiba mais sobre a Criação de Sistemas de Partículas em Jogos
Conheça as melhores mais práticas ferramentas de IA para Desenvolvimento de Jogos
Saiba como fazer uma Campanhas de Sucesso para Jogos
Torne-se um desenvolvedor de sucesso construindo Uma Base de Fãs para Jogos Indie
Já se perguntou em como Como Criar Física Realista em Jogos? Então saiba tudo o que você precisa saber para fazer isso
Veja como ter seu game com uma performance incrível com essas Técnicas de Otimização para Jogos 2D