Pesquisar
Close this search box.

Intel NUC: Tudo o que Você precisa saber [Análise Completa]

Os Intel NUCs podem ser melhor descritos como PCs pequenos e básicos que são bastante impressionantes nas circunstâncias certas

Os computadores de mesa geralmente são dispositivos grandes e pesados. Muitas pessoas, no entanto, acham que essa é uma troca razoável pelo desempenho adicional que eles oferecem em um laptop ou tablet. No entanto, nos últimos anos, a tecnologia progrediu para que os PCs de mesa agora possam caber em espaços menores.

A Intel tem sido líder neste mercado, projetando dispositivos compactos que oferecem quase o mesmo desempenho de uma maquina maior. A empresa os chama de Intel NUC (site oficial), ou Next Unit of Computing (Próxima Unidade de Computação). Um PC compacto, que pode ser atualizado para funcionar como um PC Gamer poderoso, com direito a uma placa de vídeo decidada, ou em escritórios e home-teathers.

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o Intel NUC e, se você ficar com alguma dúvida, é só deixar aí nos comentários.

O que é um Intel NUC?

Intel NUC de 7° GeraçãoProcessador inclusoSistema operacionalMemória incluídaArmazenamento incluídoSaída gráfica
Intel® NUC 7 Business, um mini PC com Windows® 10 Pro para Intel Unite® – NUC7i5DNKPUIntel® Core™ i5-7300U Processor (3M Cache, up to 3.50 GHz)Windows 10 Pro, 64-bit*2x 4GB DDR4256GB NVMe SSDDual HDMI 2.0a, 4-lane eDP 1.4
Intel® NUC 7 Business, um Mini PC com Windows® 10 Pro – NUC7i5DNKPCIntel® Core™ i5-7300U Processor (3M Cache, up to 3.50 GHz)Windows 10 Pro, 64-bit*2x 4GB DDR4256GB NVMe SSDDual HDMI 2.0a, 4-lane eDP 1.4
Intel® NUC 7 Business, um Mini PC com Windows® 10 Pro – NUC7i3DNKTCIntel® Core™ i3-7100U Processor (3M Cache, 2.40 GHz)Windows 10 Pro, 64-bit*1x 4GB DDR4128GB SSDDual HDMI 2.0a, 4-lane eDP 1.4
Intel® NUC 7 Business, um Mini PC com Windows® 10 Pro – NUC7i3DNHNCIntel® Core™ i3-7100U Processor (3M Cache, 2.40 GHz)Windows 10 Pro, 64-bit*1x 4GB DDR41 TB HDDDual HDMI 2.0a, 4-lane eDP 1.4
Intel NUC 8° GeraçãoProcessador inclusoSistema operacionalMemória incluídaArmazenamento incluídoSaída gráfica
Intel® NUC 8 Home – um Mini PC com Windows 10 – NUC8i3BEHFAIntel® Core™ i3-8109U Processor (4M Cache, up to 3.60 GHz)Windows 10, 64-bit*16GB Intel® Optane™ Memory + 1x 4GB DDR4-240016GB Intel® Optane™ Memory, 1TB HDDHDMI 2.0a; USB-C (DP1.2)
Intel® NUC 8 Home – um Mini PC com Windows 10 – NUC8i5BEHFAIntel® Core™ i5-8259U Processor (6M Cache, up to 3.80 GHz)Windows 10, 64-bit*16GB Intel® Optane™ Memory + 1x 4GB DDR4-240016GB Intel® Optane™ Memory, 1TB HDDHDMI 2.0a; USB-C (DP1.2)
Intel® NUC 8 Home – um Mini PC com Windows 10 – NUC8i5BEKPAIntel® Core™ i5-8259U Processor (6M Cache, up to 3.80 GHz)Windows 10, 64-bit*2x 4GB DDR4-2400256GB Intel 760p NVMe SSDHDMI 2.0a; USB-C (DP1.2)
Veja as especificações de todos os produtos no site oficial do Intel NUC

Antes do laptop, os desktops eram itens enormes que exigiam um espaço dedicado. Eles não se encaixavam muito bem em casa, e um PC poderoso, capaz de rivalizar com consoles como o Sony PlayStation 5 ou Xbox Series S/X, era um inconveniente caro. Os laptops, no entanto, tornaram a computação portátil. Você não estava mais acorrentado à sua mesa se precisasse usar o PC.

No entanto, incorporar uma tela e bateria, mantendo o dispositivo confortável para transportar, deixou pouco espaço para melhorias de desempenho. Isso apesar de a fabricação de eletrônicos obedecer à Lei de Moore, que prevê que o custo da eletrônica cairá enquanto a complexidade e a capacidade aumentarão.

A Intel notou isso e começou a criar um PC de formato pequeno, que ficou conhecido como a Next Unit of Computing. A primeira geração do NUC foi lançada em 2013. O computador sem uma tela integrada foi projetado como um kit de PC. O gabinete pequeno, geralmente quadrado, vinha equipado com uma placa-mãe, CPU integrada e fonte de alimentação.

Os componentes restantes precisam ser adquiridos separadamente e as especificações ficam a seu critério, tornando-os modulares e que atendiam as necessidades (e o orçamento) de quem estivesse comprando. A Intel também não inclui periféricos, então você deve considerar comprar um dos melhores mouse com ou sem fio, teclados e monitores. O mesmo vale para o armazenamento e sistema operacional do seu PC.

Embora você possa escolher qualquer disco rígido adequado ao seu NUC, não há software incluído. Portanto, se você pretende instalar o Windows 10, precisará de sua própria cópia. Você não precisa gastar fortunas com isso, pois ainda existem maneiras de obter o Windows 10 gratuitamente ou barato.

Como funciona um NUC?

Intel nuc
Mini PC Intel NUC Extreme

Ao contrário do Mac mini, que também é um computador portátil sem tela, os dispositivos Intel NUC permitem que você personalize sua configuração. O Mac mini é pré-montado, então você só pode comprar a máquina conforme a Apple oferece. O NUC, no entanto, é mais flexível e econômico. Dependendo do que você deseja usá-lo, você pode optar pela RAM máxima suportada ou pelo mínimo para sobreviver.

Da mesma forma, outros componentes são facilmente trocáveis. Se o orçamento for uma preocupação, você pode usar peças com especificações mais baixas e atualizar com o tempo, à medida que o dinheiro estiver disponível. De muitas maneiras, a linha Intel NUC fica em algum lugar entre o Mac mini e o Raspberry Pi. No entanto, os dispositivos NUC são mais poderosos e mais caros do que suas contrapartes Raspberry Pi.

Para maximizar seu potencial de economia de espaço, cada NUC vem com um suporte de montagem padrão VESA para que possam ser fixados na parte traseira de um monitor ou tela. Dado o requisito de tamanho, os computadores NUC geralmente não conseguem incluir uma placa de vídeo dedicada, contando com gráficos integrados no Processador. No entanto, no início de 2020, a Intel lançou seu primeiro NUC com suporte para uma placa de vídeo offboard, a NUC 9 Extreme.

Usos para um Intel NUC

Como são portáteis, flexíveis e geralmente mais baratos que os computadores desktop tradicionais, os NUCs são a escolha ideal para ambientes de escritório. Para criar um espaço de trabalho confortável, você precisa minimizar a desordem, mas ainda fornecer equipamentos adequados para o trabalho. Dado seu pequeno tamanho, eles também são adequados para aqueles que costumam se movimentar, mas tendem a preferir uma configuração de desktop.

Dito isso, você também pode instalar um sistema operacional inicializável em um pendrive, o que tornaria o NUC um PC semelhante os desktops tradicionais. No entanto, os NUCs são muito mais poderosos, especialmente se você optar pelos componentes de especificação mais alta para sua configuração. Esses dispositivos não são os únicos computadores compactos disponíveis. Eles se beneficiam de designs que se integram perfeitamente aos processadores Intel incluídos.

Intel nuc
Intel NUC

Para usuários domésticos, os NUCs são o centro de mídia de home theater perfeito. Em combinação com software como Plex ou Kodi, você pode construir um ótimo PC media center. Como você pode personalizar seu dispositivo, se precisar dele para realizar operações mais complicadas, você pode aumentar a memória, conectar periféricos e escolher suas opções de conectividade e exibição preferidas.

Alternativas Intel NUC

O design modular do NUC é relativamente único. No entanto, a Intel não é a única empresa a produzir computadores compactos. Como mencionamos, a Apple também fornece o Mac mini, um mini PC sem tela. Claro, esta unidade excede em muito o custo do NUC, e você não pode personalizá-lo ou atualizá-lo por conta própria.

No entanto, o dispositivo pré-montado é fácil de configurar e é uma alternativa econômica e econômica para um iMac de tamanho normal. Há também opções mais acessíveis. O Raspberry Pi é a alternativa NUC mais popular, mas mesmo os modelos mais recentes não conseguirão alcançar o mesmo desempenho que os dispositivos da Intel.

Apesar disso, você ainda pode usar o Kodi para transformar seu Raspberry Pi em um centro de mídia doméstico. Se você precisa de um dispositivo razoavelmente poderoso, mas quer mais flexibilidade, você pode construir um PC pequeno com o formato Mini-ITX.

Certo para suas necessidades

A série Intel NUC foi uma das primeiras a oferecer um pequeno computador personalizável, modular e atualizável. Os dispositivos de gama média oferecem uma alternativa acessível às opções pré-montadas e permitem que você atualize seu PC sempre que atender às suas necessidades.

Intel Nuc

Paulo Fabris

Design
Performance
Construção
Preço

Avaliação

PRÓS
Design compacto e repleto de portas;
Fácil acesso a compartimentos e slots de armazenamento;
Adapta-se a uma placa gráfica de comprimento total;
Teclado e mouse inclusos;

CONTRAS
Algumas partes são difíceis de encontrar;
O preço pode ficar mais caro do que um PC Gamer tradicional;

4.1

FAQ Rápido

Os mini PCs são bons para os negócios?

Para muitas pequenas empresas, gerenciar o crescimento também significa gerenciar o espaço. Se você não tem espaço para um laptop ou um desktop tradicional, um mini PC pode ser a opção certa.

Quais os usos para um PC Intel Nuc?

Um mini PC Intel Nuc para uma pequena empresa não apenas pode se esconder atrás de um monitor, mas seu design portátil oferece flexibilidade para reconfigurar facilmente seu escritório ou loja.

Quanto tempo duram os Mini PCs Intel Nuc?

Os Mini PCs são bons e rápidos o suficiente para realizar tarefas de rotina regulares e até mesmo para jogos. Eles têm portas para conectar monitores, teclados e um mouse. Eles podem durar até 3 a 4 anos, dependendo do seu uso. Você pode considerar a atualização das suas peças em caso de qualquer problema, em vez de comprar outro PC.

Devo comprar um mini PC ou desktop?

Embora um PC de mesa forneça bastante energia e possa ser atualizado, eles ocuparão mais espaço. Um mini PC não é tão poderoso e geralmente não pode ser atualizado, mas eles são ultraportáteis e são perfeitos para as tarefas diárias.

Fale conosco nos comentários e diga se curtiu essa novidade e aproveite para ler mais notícias, sobre como os teclados HyperX Alloy Origins, no nosso site.

Saiba como começar o seu trabalho Modelando um Personagem de Jogos para seu game 3D
Saiba mais sobre a identificação com personagens de videogame e como isso pode tornar seu jogo um sucesso
Entenda mais sobre a arte conceitual de personagens de videogame
Saiba mais sobre animação de personagens 3D
Veja algumas estratégias de Marketing Digital para Jogos
Aprenda como Criar seus Jogos e todas as etapas do desenvolvimento