Pesquisar
Close this search box.

Kingston Fury Renegade SSD PCIe 4.0: O SSD mais Rápido e de Alta Performance

O Kingston Fury Renegade SSD melhora tudo o que foi apresentado no KC3000 e ainda mais

A Kingston já possui um dos SSDs mais rápidos disponíveis no mercado, mas agora a empresa está expandindo seu portfólio de alto desempenho com o Kingston Fury Renegade SSD (site oficial), menos caro, que oferece desempenho semelhante, mas tem mais resistência à gravação. A resistência extra vem com uma compensação de capacidade de armazenamento um pouco menor, no entanto.

O Kingston Fury Renegade promete algumas melhorias em relação aos modelos anteriores e é atualmente alguns reais mais barato. O Renegade oferece até 7,3 GBps de largura de banda, um aumento de 300 MBps e até 1 milhão de IOPS na interface PCIe 4.0. Ele apresenta resistência de 1 petabyte gravado por TB versus 800 terabytes gravados por TB para o KC3000 (embora ambos tenham garantias de 5 anos).

Outra diferença importante entre essas duas unidades muito semelhantes é que o Fury Renegade é comercializado como um SSD para jogos e anunciado como Playstation 5 Ready (embora não tenha um dissipador de calor). Vamos falar um pouco sobre o Fury Renegade SSD e, se você ficar com alguma dúvida, é só deixar aí nos comentários.

Kingston Fury Renegade SSD

https://www.youtube.com/watch?v=87HqxcJ-wZo

Um SSD “gaming” não oferece necessariamente nada de especial em relação a uma unidade de SSD típica de computadores domésticos. Certamente pode haver diferenças – como há entre o KC3000 e o Fury Renegade – mas o impacto para um usuário geral é tipicamente pequeno, se não insignificante. Para um jogador competitivo ou um gamer hardcore, mesmo esse impacto mínimo faz uma diferença e, no geral, o Fury Renegade tem um desempenho um pouco melhor, ainda assim muito semelhante, ao do KC3000, tornando-o um dos SSDs PCIe Gen 4 mais rápidos do mercado.

Especificações Técnicas

Produtos500 GB1TB2TB4TB
Capacidade (Usuário / Bruto)500 GB / 512 GB1000 GB / 1024 GB2000 GB / 2048 GB4000 GB / 4096 GB
Fator de formaM.2 2280M.2 2280M.2 2280M.2 2280
Interface / ProtocoloPCIe 4.0 x4 / NVMe 1.4PCIe 4.0 x4 / NVMe 1.4PCIe 4.0 x4 / NVMe 1.4PCIe 4.0 x4 / NVMe 1.4
ControladorPhison PS5018-E18Phison PS5018-E18Phison PS5018-E18Phison PS5018-E18
DRAMDDR4DDR4DDR4DDR4
MemóriaMicron 176L TLCMicron 176L TLCMicron 176L TLCMicron 176L TLC
Leitura Sequencial7.300 MBps7.300 MBps7.300 MBps7.300 MBps
Gravação Sequencial3.900 MBps6.000 MBps7.000 MBps7.000 MBps
Leitura aleatória450.000 IOPS900.000 IOPS1.000.000 IOPS1.000.000 IOPS
Gravação aleatória900.000 IOPS1.000.000 IOPS1.000.000 IOPS1.000.000 IOPS
Resistência (TBW)500 TB1.000 TB2.000 TB4.000 TB

O Fury Renegade é classificado para velocidades sequenciais de até 7,3/7,0 GBps de leitura/gravação e até 1M/1M de IOPS de leitura/gravação aleatória. A unidade está disponível em capacidades de 500 GB, 1 TB, 2 TB e 4 TB. Vale a pena notar novamente que o Fury Renegade é classificado para desempenho de leitura sequencial de pico mais alto do que o KC3000, embora isso não se traduza necessariamente em uma vantagem no mundo real.

Além disso, o Fury Renegade tem mais provisionamento excessivo (OP) – por exemplo, com 500 GB de capacidade versus os 512 GB do KC3000 – o que pode ter algum impacto. Mais OP tende a melhorar o desempenho de gravação e a resistência do dispositivo, garantindo que mais blocos sejam livres ou disponíveis para gravação.

O desempenho de gravação aumenta à medida que mais blocos livres se traduzem no controlador sendo melhor preparado para gravações, especialmente as aleatórias. A resistência é aprimorada por meio de uma redução na amplificação de gravação, pois os blocos têm mais liberdade ao serem consolidados, o que também auxilia indiretamente no nivelamento de desgaste.

Desempenho

Infelizmente, não tivemos acesso ao SSD para nossos testes, mas podemos fazer algumas recomendações de canais e sites para que você veja alguns benchmarks e análises. Em relação ao seu desempenho, o canal Reacher Tech fez um vídeo mostrando alguns detalhes técnicos do SSD e como ele se comporta em algumas situações. Veja:

Também consultamos o site Digital Citzen que fez alguns testes e, de acordo com eles, usando um software da Black Magic, mostrou que o Kingston Fury Renegade entrega velocidades muito rápidas tanto para escrita quanto para leitura de dados, acima de 5 GB/s e cerca de 4,8 GB/s, respectivamente.

Kingston fury renegade
Resultados de benchmark na Blackmagic. Fonte: Digital Citzen

Também há o review completo do site Adrenaline, que pode mostrar alguns testes adicionais do Kingston Fury Renegade.

Software Kingston Fury Renegade

Kingston fury renegade
SSD Manager

O Fury Renegade funciona com o aplicativo SSD Manager da Kingston. Esta “SSD Toolbox” fornece informações básicas sobre a unidade, incluindo a revisão serial e de firmware, bem como estatísticas de uso e integridade. Embora isso seja desnecessário para muitos usuários, é bom ter a opção, especialmente porque as atualizações de firmware se mostraram mais úteis à medida que as unidades se tornaram mais avançadas.

Às vezes, são necessárias melhorias ou correções no cache do SLC, por exemplo, o que torna o SSD Manager uma ferramenta útil para quem gosta de controlar até o último detalhe de sua máquina.

Construção

O Fury Renegade vem no formato comum, com um dissipador de calor de alumínio grafeno e é unilateral com capacidade de 1 TB a 4 TB. O dissipador de calor é estilizado, mas não fará muita diferença em relação ao resfriamento em situações muito quentes, por outro lado, significa que cabe em laptops, consoles e certas placas-mãe. A unidade possui um controlador, dois pacotes DRAM e dois pacotes NAND junto com o PMIC típico da Phison. A etiqueta traseira mostra informações pertinentes, como modelo, série e revisão do firmware de fábrica, além do código QR.

O controlador Phison E18 não é novo e é um dos principais concorrentes PCIe 4.0 do mercado. O Fury Renegade também possui o layout de DRAM duplo que a Kingston usa em vários produtos. Este tipo de DRAM neste layout é potencialmente mais barato e mais flexível, especialmente se a placa for utilizada para vários modelos e capacidades. O padrão de 1 GB de DRAM por 1 TB de NAND se aplica aqui, mais do que suficiente para uso do consumidor, mas é bom ver na era da economia do fabricante.

Kingston fury renegade
Kingston Fury Renegade

O Fury Renegade possui dois pacotes NAND que garantem o seu desempenho. O desempenho máximo viria com quatro matrizes por canal. A maioria dos fabricantes optou por criar um modelo para o E18 quando emparelhado com este flash versus o antigo TLC B27B de 96 camadas da Micron. Outros fabricantes de flash, como SK hynix, têm flash de geração de 176 camadas concorrentes a caminho. No entanto, a maioria do flash exibido durante o evento ISSCC deste ano foi do tipo QLC, destacando o fato de que o flash de 4 bits está destinado a conquistar uma fatia maior do mercado em um futuro próximo. No entanto, o TLC de 3 bits continua sendo o flash de escolha para desempenho, principalmente porque você pode obter mais intercalação por capacidade com matrizes menos densas.

Prós e Contras

Kingston Fury Renegade SSD

Paulo “Doido” Fabris

Design
Construção
Performance
Preço

Resultados

Prós
O dissipador de calor embutido funciona bem;
Atinge velocidades sequenciais acima de 7000 MB/s;
Está pronto para DirectStorage;

Contras
Configurações mais altas ficam muito caras;

4.3

Onde Comprar?

Aproveite as melhores ofertas e compre o seu Kingston Fury Renegade SSD

[amazon bestseller=”Kingston Fury Renegade SSD” tracking_id=”mg-paulo-20″ grid=”3″ items=”3″]

Loja oficial da KingstonPreço varia conforme configuração
KaBuM!Preço varia conforme configuração
TerabytePreço varia conforme configuração

FAQ Rápido

Kingston Fury renegade precisa de dissipador de calor?

Com base apenas em sua classificação de resistência, o Kingston Fury Renegade é uma aposta melhor do que muitos SSDs PCI-E 4 baseados em Phison, especialmente porque possui uma garantia decente.

Quais são as capacidades do Kingston Fury Renegade SSD?

O SSD Kingston Fury Renegade vem com as seguintes capacidades de armazenamento: 500 GB, 1TB, 2TB e 4TB.

O Kingston Fury Renegade SSD tem um dissipador de calor?

O Kingston Fury Renegade SSD possui um dissipador de calor, mas você precisará garantir que sua placa-mãe tenha um dissipador de calor para ela (ou compre um separadamente), pois pode ficar quente ao funcionar a todo vapor.

O Kingston Fury Renegade SSD tem um software adicional?

O Fury Renegade funciona com o aplicativo SSD Manager da Kingston. Esta “SSD Toolbox” fornece informações básicas sobre a unidade, incluindo a revisão serial e de firmware, bem como estatísticas de uso e integridade

Sobre a Kingston

De notebooks e PCs a big data, passando por dispositivos wearable e smart com IoT (internet das coisas), até o design e a fabricação de peças por contrato, a Kingston ajuda a entregar soluções para viver, trabalhar e jogar. Os fabricantes de PC e as maiores empresas de armazenamento em nuvem do mundo dependem da Kingston para suas necessidades de fabricação e nossa paixão alimenta a tecnologia que o mundo usa todos os dias. Nos esforçamos além dos produtos para ter uma visão ampla, atender as necessidades dos nossos clientes e oferecer soluções que fazem a diferença. Para saber mais como a Kingston está com você, acesse o site.

Sobre A BGS

A Brasil Game Show (BGS) é a maior feira de games da América Latina e uma das maiores do mundo em público e área. Realizada pela primeira vez em 2009, já recebeu mais de 2 milhões de visitantes somando todas as edições e, atualmente, ocupa os pavilhões do Expo Center Norte, em São Paulo. Reúne as principais empresas do segmento, é palco dos grandes lançamentos do ano, atrai personalidades da indústria mundial de jogos eletrônicos e abre espaço para estúdios independentes.

A BGS é também uma grande oportunidade de negócios que atrai investidores, empresários e profissionais do mercado de games e tem uma forte preocupação social, tendo arrecadado e doado mais de 450 toneladas de alimentos ao longo de suas 12 edições. 

Fale conosco nos comentários e diga se curtiu essa novidade e aproveite para ler mais sobre as memórias da Kingston, como a Kingston Fury Beast no nosso site.

Quer dar vida aos seus modelos 3D com texturas impressionantes? Continue lendo para aprender tudo sobre o processo de mapeamento UV do Blender!
Saiba mais sobre a espetacular memória RAM DELTA TUF RGB DDR5
Quer saber se vale a pena jogar a última obra de Akira Toryama? Então veja nossa analise de Sand Land
Conheça o robusto HD portátil SSD T-FORCE M200
Aprenda como enviar comandos aos personagens do seu jogo com o Signals no Godot
Saiba mais sobre os processos e mecanismos de Renderização no Blender