Monster Hunter World: Ainda vale a pena jogar em 2021?

Monster Hunter world (MHW), é o último jogo da série Monster Hunter, com lançamento inicial em dezembro de 2017 e lançamento mundial em 2018 pela Capcom, em 2021 ele faz 3 anos desde seu lançamento global.

Contendo uma mistura de elementos dos antigos jogos e adicionando novas mecânicas que o tornaram rapidamente um favorito para os fãs da série e o jogo mais vendido pela Capcom.

História

A cada 10 anos acontece a migração dos dragões anciões para uma terra chamada de Novo Mundo, seguimos com aventureiros enviados para explorar este fenômeno seguindo o dragão ancião Zorah Magdaros.

fazendo com que a velha história de um novato aventureiro(a) que gradualmente vai destacando-se até se tornar uma lenda e adquirindo novas descobertas sobre o mundo em que vivemos tenha um tom mais refrescante.

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Monster hunter world – cena de abertura

IA

Antes da gameplay em si é preciso dar um destaque especial a inteligência artificial implementada no jogo, fazendo com que os monstros mirem em membros com armas especificas ou que se posicionam a certa distância e ainda procurando eliminar os mais fracos primeiro, priorizando aqueles com pouca vida primeiro.

o mais incrível se da por cada monstro ter seu próprio território dentro das regiões disponíveis, ocasionalmente ou por interferência do jogador um monstro pode acabar invadindo território de outro e resultando nas brigas de terreno.

Gameplay

Agora, não se engane, a velha história por si só ainda levanta expectativas, tanto ao ponto de que os fãs mais antigos ficaram mais apreensivos quando anunciaram que Monster Hunter World se passaria no novo mundo.

É um pouco difícil de explicar e fácil de entender quando se joga, mas do que caçar monstros e superar dificuldades sendo mais fraco do que seu inimigo, não isto vemos de sobra em “soulslike“.

Monster Hunter World nos oferece algo diferente, fazemos parte de uma cultura que adora o perigo, enfrentar os monstros com armas maiores do que o personagem o tornam lento, fazendo com que você se adapte e procure usar outros utensílios para auxiliar nas caçadas, como armadilhas naturais ou criadas pelo jogador antes ou até durante as caçadas.

As animações de culinária de Monster Hunter World são uma obra de arte, sim culinária é uma parte importante do jogo que passa despercebida por jogadores novatos, então lembre-se de conferir.

Ainda será bem recebido pelo chef, festivais são dados para comemoram suas melhores conquistas, e você irá reparar cedo ou tarde que todas as animações de interações, assim como animações de culinária seguem o tom festivo e engraçado mencionado anteriormente.

Monster Hunter World se foca no modo cooperativo, para que vários jogadores possam e encontrar, interagir e jogar juntos, mas um jogador novato encontraria toda essa promessa mesmo em 2021?

Não, jogadores veteranos não se encontram com tanta frequência dentro de Monster Hunter World, mas insto não significa que o jogo esteja morto, pelo contrário, o jogo possui uma forte base de jogadores constantes.

Os jogadores veteranos apenas “migraram” e se encontram com mais frequência em grupos dedicados, em plataformas como o ‘Discord’ principalmente, isto significa que mesmo não tendo grupos de pessoas no lobby, o chamado de S.O.S ainda será atendido.

Ainda é possível achar estes mesmos lobbys cheios de vida durante os eventos sazonais e festivos como os festivais de inverno e verão, natal e halloween.

Gráficos e áudio

Monster hunter world
Monster hunter world – iceborne

Monster Hunter World apresenta os melhores gráficos já apresentados na série Monster Hunter, dando um visual incrível e encantador.

Desde a atenção aos detalhes de cores em cada área explorável do jogo criando cenas tiradas de um livro de fantasia, monstros com cores mais realísticas do que apresentados anteriormente.

O gráfico ainda possui foco no realismo, da criação de personagem aos monstros e até as armas e armaduras criadas, mas quanto realismo possui um jogo sobre armas gigantes e criaturas do tamanho de caminhões soltando fogo?

Este é um dos diferenciais de Monster Hunter World, a mistura de elementos realísticos com algo que sai diretamente de um desenho animado, esta mistura ajuda ainda na imersão do jogador na cultura do perigo!

Em uma sintonia perfeita com a trilha sonora, você pode esperar músicas incríveis e temáticas excepcionais, com destaque para a atenção dada aos sons emitidos pelos monstros realçando suas características e aumentando ainda mais a imersão de Monster Hunter World.

Grande parte porém, pode acabar sendo gentilmente ignorada pelo engajamento do combate, especialmente com a possibilidade de usar a própria música como uma arma com o Berrante de caça.

Porém, o fato de a musica não atrapalhar e não chamar tanta atenção é planejado, significa que Monster Hunter World da mais destaque aos efeitos visuais apresentados na tela.

Alojamento

para garantir que você ainda possa aproveitar as músicas, visual e do mundo geral de Monster Hunter World, você conta com seu próprio quarto dentro da cidade de Astera (cidade criada pelas frotas de exploração enviadas ao novo mundo).

Seu alojamento irá melhorar de acordo com suas conquistas, podendo passar de uma simples cama no alojamento a uma suíte com acesso a uma fonte termal.

Neste quarto você pode alterar o visual de acordo com seus gostos e ainda, personaliza-lo com cada pedaço do mundo que você mais gostou, isto inclui animais fantásticos que você pode encontrar em sua jornada e trazê-los para casa caso os capture.

Afinal, a Capcom tem seu próprio time de criação de músicas e efeitos sonoros, contando com compositores como:

  • Akihiki Narita
  • Akiyuki Morimoto
  • Zhenlan Kang
  • Tadayoshi Makino
  • Yuko komiyama
  • Masato Kouda
  • Reo Uratani
  • Marika Suzuki

Também há a participação de Nashville Music Scoring Orchestra, caso esteja se perguntando, o porquê desta informação estar aqui se você provavelmente não conhece estes nomes.

Porém se ver os nomes em outro projeto você já conhecerá o padrão de qualidade de seus trabalhos, é sempre bom adicionar conhecimento, assim você pode condensar suas expectativas sobre jogos e filmes antes de assisti-los ou jogá-los.

Se você está no computador pode adquirir a trilha sonora de Monster Hunter World a parte pela loja da Steam.

Monster Hunter World ainda conta com o Amigato, um companheiro que é feito junto a criação de personagem, e será seu principal parceiro durante sua aventura, e tem acesso a um arsenal exclusivo assim como armaduras que podem combinar com a sua.

Caso esteja se sentindo um pouco exótico uma das armaduras especiais que o transformam assim como a sua voz, como um alienígena gato, ou um Mega man em 8bit, apesar de atrapalhado ele é indispensável para novatos e veteranos.

Mecânicas e Jogabilidade

Agora precisamos de outro “antes de…” Porque quando falamos de Monster Hunter World, são dois jogos disponíveis, sim, o pacote de DLC Iceborne basicamente cria um jogo novo, mas vejamos mais a fundo.

Em Monster Hunter World Existe uma gama de armas para você utilizar, diferenciadas em ataques de corte ou contusão, sua diversidade indicará seu posicionamento quando ataca o monstro e sua parte no time.

Também indica sua posição quando o monstro sofre contusão ou derrubado por uma armadilha de cenário ou criada por um jogador, monstros diferentes possuem pontos de ataque diferentes.

Armas Disponíveis

Monster Hunter World possui 14 armas disponíveis, para todos os gostos e estilos.

Espadão: O nome diz tudo, uma espada maior do que o próprio personagem, com ataques devastadores e com alto poder de corte, porém lentos.

Causará o maior dano no jogo e ainda pode ser utilizada para defesa, espere números altos com uma frequência baixa, melhor utilizada com armadilhas ou quando dominar o counter que a arma possui.

Espada Longa: O espírito japonês do jogo não o deixaria sem uma katana, possui um counter assim como o espadão é focada em ataques de cortes, porém faz parte do combo natural da espada e exige um pouco mais de aptidão.

Se for jogar com os amigos tome cuidado pois seus ataques ocupam uma área maior do que o espadão por focar em ataques horizontais, e podem com facilidade atrapalhar seus amigos de realizarem seus próprios combos, então posicione-se bem e boa caçada.

Espada e Escudo: Seria a arma “inicial” do jogo, possui tudo que um jogador precisa, ataques de corte, confere! ataques atordoantes, confere! agilidade e fácil manuseio, confere! possibilidade de se defender dos ataques, confere! única arma do jogo com possibilidade de se curar sem ter que guardar a arma? Confere!

Uma capacidade que salvará sua vida várias vezes, o tempo de guardar a arma e de se curar é crucial, por este motivo é uma arma escolhida para builds de suporte.

Assim você pode ser útil em combate e quando se curar também cura seus amigos sem que eles ou você tenha que parar a batalha e se afastar (atraindo ataques de inimigos específicos), e de bônus a animação de ataque e contusão são ótimas.

Lâminas-Duplas: Se você gosta de anime, achou sua arma, focado em ataques ágeis e rápidos é uma arma de corte que pode possui um atributo especial diferente para cada espada.

Espere vários números subindo conforme ataca, números baixos, mas vários deles, a arma varia entre dois modos com ataques diferentes, consiste em usar o modo A para carregar o modo B e utilizar o B para dano e movimentação.

Além de um ataque especial quando deslizando com o modo B que, caso acerte o monstro o fará passar por cima dele rodando com braços abertos, causando danos em toda área que você passar, um favorito de fãs de AOT.

Martelo: Simples e prático, martelo desce monstro morre, focado em ataques de contusão, o martelo assim como as lâminas duplas consiste em dois modos, normal e energizado.

Não há counter como no espadão porém se tiver um bom timer, poderá utilizar o ataque mais forte que fará o monstro ter um leve desequilíbrio e parando seu ataque, isto caso acerte a cabeça é claro.

Que é exatamente onde você deveria se focar com esta arma, braços, pernas e caudas é trabalho de quem corta, com o martelo você quer causar o contusão e nocautear o monstro para que os seus colegas possam se focar nas outras partes com mais facilidade.

Berrante de Caça: Então se espada e escudo é focado em builds de suporte, o que o berrante de caça faz? Sabemos que ele cria melodias que podem dar atributos diferentes desde aumentar sua quantidade de estamina a aumentar sua chance de acerto críticos.

Como os melhores berrantes são baseados nos bônus que podem dar, não espere ver muito desta arma no inicio do jogo, e também não espere ver muito no restante do jogo.

Apesar de ser uma arma excelente ele se posiciona-se no meio no rank de popularidade das armas, isto dito, acaba sendo de consenso comum que os melhores bônus são de ataque e defesa.

Agora é onde está a pegadinha, se você possui uma ótima arma focada em contusão, que te da aumento de ataque e defesa, critico ou dano elemental de acordo com o que você estiver utilizando, porque você precisaria de amigos?

Exato, esta arma é mais popular com quem prefere jogar sozinho, você perceberá uma certa animação nos membros do grupo caso um deles se junte a caçada.

Lança: A arma para builds defensivas, afinal você possuirá bônus de defesa na sua arma, com foque em dano de corte, com possibilidade de entrar em modo defensivo por alguns segundos bloqueando totalmente o dano.

Faz toda diferença ter alguém com esta classe em caçadas especiais como Behemoth (monstro de evento colaborativo) e fatalis (meio que o chefão final), tome cuidado com os efeitos que o jogo tem a oferecer.

Atributos que vale para seus inimigos também vale para você, mesmo defendendo ainda pode ser colocado em chamas ou eletrocutado fazendo com que você baixe sua defesa e se coloque em uma posição de perigo.

Lançarma: o que acontece se você quiser trocar parte do poder defensivo da lança por poder ofensivo? Coloque uma arma na sua lança hora!

Assim você pode causar danos maiores ao sacrifício de sua instância de defesa, possuindo tanto poder de corte quanto de contusão da arma, tem que ser recarregada a cada poucos ataques.

Quando dominada se torna uma arma realmente divertida de utilizar, causando explosões enormes e com a possibilidade de defesa, é que depois de ser focado é um pouco difícil de achar o tempo para guardar o escudo e se curar.

Transmachado: com a possibilidade de alterar entre um machado ou espada, é uma excelente arma de corte que quando na forma de espada carrega cargas de energia.

Suas cargas podem ser utilizadas para causar um ataque devastador explosivo que ainda irá transmitir o elemento ou o status anormal que sua arma possuir.

Caso acerte o ataque ira primeiro se pendurar no monstro no local atingido e dai poderá utilizar a carga completa ou parcial dependendo de quantas vezes apertar o botão de ataque.

O que pode levar um tempo, porque 5 segundos montado em um T-rex não é tão fácil quanto pode parecer, ainda assim é a arma mais fácil de colocar o monstro em atributo especial.

Lâmina Dínamo: possuindo o ataque mais interessante do jogo, é uma arma de corte, que utiliza cargas de energia que devem ser carregadas por atrito atingindo o monstro.

Depois pode ser transferido para sua espada ou seu escudo com duração de 45 segundos na espada e 1 minuto no escudo, no tempo em que ambas as partes estão carregadas você ainda precisará juntar mais cargas de energia para utilizar o ataque especial.

Além de seu poder total e ainda transmitir o efeito especial de sua arma que por sinal irá mudar a cor do ataque dependendo do atributo da sua arma.

Exige um pouco de treinamento até pegar o jeito de utilizar a arma, carregar suas cargas e ainda se manter vivo, afinal sua caça não ira pacientemente esperara que você esteja pronto.

Por sinal o ataque especial pode ser facilmente errado se o monstro estiver em fúria e correndo de um lado para o outro, é preferível utiliza—lá com amigos ou armadilhas.

Glaive Inseto: Assim como a lâmina Dínamo, é uma arma de cargas e cortes, com a diferença de que as cargas são feitas por uma criatura viva, não é uma favorita daqueles que tem medo de insetos.

Afinal você irá ver um que literalmente tem o tamanho do seu braço, sentado no seu braço enquanto não esta em combate, o seu inseto tem atributos separados ao da arma que mudam dependendo da forma como você o alimentar.

Isto cria combos interessantes também pois assim como as lâminas duplas, você pode possui dois atributos especiais, um para a sua lança e um para seu inseto.

Utilizando o inseto você pode coletar cargas enquanto espalha seu atributo especial contra sua caça, cada uma das cargas melhora um atributo da sua lança, como velocidade, resistência e dano.

Apesar de poder ficar muito tempo no ar e evitar os ataques de monstros com maior facilidade você ainda causa mais dano com os ataques que o levam até o chão, e se não manusear bem sua estamina você pode acabar se colocando em uma posição de risco caindo bem na cara do monstro.

Monster hunter world
Monster hunter world – iceborne

Efeitos e Atributos

Em separo existem ainda as armas de longa distância, focadas em ataques por munição, podem causar tanto dano de corte quanto de contusão especiais, então faz sentido passarmos primeiro pelos atributos que Monster Hunter World possui:

  • Fogo – Forte contra monstros de atributo gelo e fraco contra água, sofrer danos de fogo causará danos por um curto período, você ainda pode rolar para apagar as chamas rapidamente ou ao passar pela água.
  • Água – Forte contra fogo e fraco contra raio, sofrer danos de água causara uma lentidão na recuperação de sua estamina.
  • Raio – Forte contra égua e fraco contra gelo, sofrer danos de raio o torna mais suscetível a sofrer contusão.
  • Gelo – Forte contra raio e fraco contra fogo, sofrer dano de gelo fará com que sua estamina seja consumida mais rapidamente.
  • Dragão – diferente dos outros elementos é fraco contra si mesmo, gelo e raio, sofrer danos do elemento dragão fará com que sua arma perca afinidade, anulará o dano elemental, e ainda reduzira a acumulação de atributos especiais.

Monster Hunter World ainda possuí atributos especiais que assim como os elementos precisão ser acumulados para causar seu efeito, estes sendo:

  • Veneno – Assim como fogo causa danos por um curto período, e só podem ser removidos bebendo um antídoto.
  • Paralisia – Realmente te paralisar e fazê-lo cair no chão o deixando totalmente indefeso.
  • Sono – O faz cair em sono o que leva mais tempo do que a paralisia para passar, porém diferente da paralisia se você for atingido enquanto dorme será acordado, tem um pequeno tempo quando o efeito começa dando a possibilidade de ser evitado ao consumir um energético.
  • Explosão – Ao ser acumulado causara dano explosivo na área atingida dando e ainda sendo contusão.

Lembrando que com diferença do elemento de dragão os outros são validos tanto para você quanto para os monstros.

Agora voltando as armas de Monster Hunter World, longa distância incluem as armas:

Fuzilarco Pesado: Com dano elevado e uma alta capacidade para carregar munições especiais, tem um longo tempo de recarga a variar pela munição.

possui munições únicas para causar danos em área, alta capacidade de munições elementais e variedade que pode carregar em uma única arma.

Além de um counter caso tenha o escudo acoplado, por ser difícil de ser utilizada apesar do poder destrutivo é a arma menos popular de Monster Hunter World, apesar de poder causar danos incríveis.

Fuzilarco leve: Contrário ao fuzilarco pesado, possui menos cargas de munições especiais e compensa com alta mobilidade.

Podendo recarregar mesmo durante a esquiva se torna excelente para inimigos que ficam mais tempo no ar do que no chão, ainda alterna entre as munições elementais a faz uma arma versátil.

Arco: A palavra do dia é movimento, você ficará mais tempo perto do monstro do que longe, alternando entre curto e médio range.

Pode alterar entre munições especiais e elementais assim como a exclusiva carga de poder.

Varia ataques espalhados e concentrados para causar o máximo de dano possível de acordo com o monstro que estão caçando, ainda conta com um ataque especial perfurante que é extremamente satisfatório.

DLC – Iceborne

Agora sobre a importância da DLC – Monster Hunter World Iceborne citado por Ryozo Tsujimoto em entrevista.

Quando criamos esta expansão gigante que chamamos de Iceborne, levamos em consideração tudo que a comunidade tinha a dizer. Além de mais conteúdo, estamos colocando muitas melhorias de qualidade de vida para tornar a jogabilidade ainda mais confortável e divertida, então acho que os jogadores vão adorar o que está por vir.

Ryozo Tsujimoto

Ela inclui uma mecânica nova que altera os combos de cada arma assim como adiciona meios mais fáceis de se pendurar nos monstros, pois até o momento só era fácil com as armas de Glaive Inseto, espada escudo e arco.

Para todas as outras você precisaria pular de algum penhasco ou tronco próximo para tentar um ataque aéreo e assim com uma certa porcentagem você poderia se pendurar no monstro.

A novidade adicionada com a DLC se chama Garra Retrátil, uma garra que possibilita facilmente subir nos monstros, que não seja o Rajang mas outros monstros será mais fácil de se pendurar e usar o ataque especial.

Caso tenha alguma munição na sua garra, ainda poderá “arremessar” o monstro na direção em que estiver, caso acerte uma parede ou outro monstro irá causar a queda do mesmo.

A experiência de jogo de Monster Hunter World não é prejudicada por não ter a expansão, mesmo sem ela, o jogador ainda desfruta de 14 armas principais para desenvolver seu estilo.

Podendo se adaptar e usar armas diferentes enfrentar as diversas espécies de monstros dentro do jogo, ainda contendo armadilhas e explosivos além de pedras para distração.

Caso preste atenção ao mapa, poderá usar ainda armadilhas naturais para derrubar seus inimigos e ganhar uma janela de oportunidade.

Além das mecânicas de combate o jogo ainda te possibilita a pesca, que mais do que um minigame, te dá acesso a itens utilizáveis nas caçadas além de poder expor seus peixes em aquários dentro do seu quarto.

Também possui uma rede para capturar pequenos animais para decorar seu quarto ou adquirir algo que eles possuem, foco no monstro pequeno, nada de capturar monstros grandes para ter de estimação.

Também há uma câmera com suas próprias missões, então fique com um olho afiado caso encontre uma cena inusitada ou diferente que mereça ser salva.

Caso esteja tendo problemas com armas ou outras mecânicas, está disponível um manual pela própria Capcom.

Ainda Vale a Pena MHW?

Sim! com constantes promoções tanto em consoles como no computador, Monster Hunter World possui um preço muito mais acessível do que no seu lançamento.

Possibilitando tanto a compra de ambos o jogo como sua DLC por um valor amigável, estimula novos jogadores com a adição de armaduras para iniciantes.

MHW ainda possui uma grande fã base e tem adicionado conteúdo periodicamente, o último sendo um evento de colaboração pelo lançamento do filme live action “Monster Hunter”.

Todas as novidades são anunciadas no canal oficial da Capcom do Youtube com as atualizações e os monstros novos.

História 8/10
Gameplay10/10
Gráfico8/10
Áudio7,5/10
Mecânicas10/10
Nota da análise/review de Monter Hunter World
Monster Hunter World – Trailer dos dragões anciões

Veja Também sobre o próximo lançamento da Capcom Resident Evil Village

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Entusiasmado estudante de jogos, com passatempo de leitura e hobby de escrever. Adora realizar pesquisas e cuidar da documentação.

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