Pesquisar
Close this search box.

Classes de Baldurs Gate 3: As Classes, O Que Elas Fazem, Melhores Subclasses e Muito Mais

Em dúvidas sobre qual a melhor das Classes de Baldurs Gate 3? Então veja aqui qual é a melhor para você jogar

Para os amantes de um bom RPG de Mesa, ou mesmo aqueles acostumados aos jogos de RPGs para PC, como a série Baldurs Gate (site oficial) e MMORPG, está bem-acostumado com o termo Classes de RPG. Uma classe é, basicamente, a sua profissão no jogo. O que o seu personagem é capaz de fazer, sua capacidade de luta e habilidades que o fazem (ou não) valioso para um grupo de aventureiros.

As classes Baldurs Gate 3 fazem coisas muito diferentes, mas nossas classificações de lista de níveis deixam claro que, embora todas sejam divertidas de jogar, nem todas são igualmente poderosas.

Eles certamente têm diferentes pontos fortes e fracos, então escolher a melhor classe de todos eles pode fazer muito para ajudar a tornar o jogo mais fácil.

Então, escolher bem a sua é essencial antes de começar a jogar, afinal, um personagem que é capaz de curar seus aliados, certamente tem muito valor para um grupo.

Um guerreiro armado com um machado mágico decepador de cabeças, também vem a calhar, mas agora, um beduíno das mil e uma noites, com habilidades de sobrevivência no deserto, teria pouca (ou nenhuma) utilidade em uma aventura que se passa em um navio pirata no alto-mar (claro, isso dependeria do mestre, mas normalmente, não ajudaria muito). Nesta matéria, vamos falar sobre todas as classes em Baldurs Gate 3, e, se você ficar com dúvidas, é só deixar aí nos comentários.

A Importância das Classes de Baldurs Gate 3

As classes em Baldurs Gate 3 são indiscutivelmente a escolha mais importante que você escolherá no jogo, pois determinam quantidade de vida, habilidades, feitiços, as várias habilidades do seu personagem de Baldurs Gate 3 e a maioria dos detalhes sobre ele. Todas as classes têm seu valor e não há nenhuma que não possa ajudar em nada, mas certas classes serão extremamente úteis ou simplesmente terão um pouco mais de força por trás delas.

Mesmo Dungeons and Dragons Quinta Edição, no qual a mecânica e o mundo são fortemente baseados, nunca conseguiu colocar suas classes em um nível de poder uniforme – e Baldurs Gate 3 não é diferente. Analisando mais a fundo, nem mesmo no RPG original elas são uniforme em poder. E nem deveriam, afinal, o jogo é feito para ser jogado em grupo onde um ajuda o outro, cobrindo suas fraquezas e deficiências.

Em última análise, porém, a classe em Baldurs Gate 3 que você escolher deve ser sempre aquela que você achar mais atraente. Todos eles são totalmente capazes de passar pelo jogo, todos eles são divertidos de jogar, e o fato de você poder escolher entre um grupo de companheiros de diferentes classes significa que você sempre pode encontrar alguns amigos para preencher algumas das funções que você não pode fazer.

CURTIU? QUER MAIS CONTEÚDOS COMO ESSE? DEIXE SEU NOME E EMAIL E RECEBA MAIS MATÉRIAS COMO ESSA

A Função das Classes em Baldurs Gate 3

Atualmente, existem onze classes em Baldurs Gate 3 para escolher e mais estão por vir. Apresentamos o básico do que eles fazem abaixo, mas mais abaixo temos muito mais informações sobre como eles funcionam.

BárbaroTanque baseado em Força/Constituição e lutador corpo a corpo
BardoConjurador de suporte versátil baseado em Destreza/Carisma e usuário de habilidades
BruxoConjurador baseado em carisma com um conjunto versátil de feitiços “pau para toda obra” que variam de acordo com seu patrono mágico
ClérigoConjurador baseado em sabedoria cujos poderes variam dependendo de seu deus
DruidaConjurador baseado em sabedoria capaz de transformação, buffs e suporte
FeiticeiroConjurador baseado em carisma com ênfase em poder de fogo bruto e poderes dependentes de uma “linhagem”
GuerreiroClasse baseada em Força/Destreza/Constituição que pode ser especificada em qualquer combate não mágico
MagoConjurador baseado em inteligência especializado em escolas de magia
PaladinoCorpo a corpo baseado em Força/Carisma, tanque, curandeiro e classe de suporte
RangerCombate corpo-a-corpo e à distância baseado em Destreza/Sabedoria com algumas habilidades mágicas e utilitárias de suporte
LadinoUsuário furtivo baseado em destreza e habilidades com foco em ataques de alto dano

Claramente, um elemento importante aqui é ter o atributo específico para corresponder à classe. Há mais para eles do que os atributos mencionados, reconhecidamente – um Feiticeiro idealmente também terá uma boa pontuação de Constituição e Destreza – mas esses são os essenciais que seus poderes e habilidades principais geralmente alimentam.

Bárbaro

  • Tipo de classe: tanque corpo a corpo
  • Atributos Primários: Força, Constituição
  • Atributos Secundários: Destreza, Sabedoria
  • Prós: Mais HP do que qualquer outra classe, bom poder de linha de frente
  • Contras: Poucas habilidades ou opções de longo alcance
  • Melhor subclasse de Bárbaro: Berserker.

Os bárbaros são uma das classes mais recentes a serem adicionadas ao Baldurs Gate 3, semelhante ao Guerreiro, mas mais focado no custo da versatilidade. Eles se destacam na linha de frente do combate, furiosos para ganhar bônus, mas lutam em qualquer outro contexto, sem uma grande quantidade de habilidades para recorrer. Felizmente, sua durabilidade muito alta significa que eles podem sobreviver à maioria dos combates.

O Berserker aumenta a capacidade de dano em graus ridículos com a habilidade Fúria, permitindo que você faça ataques extras e arremessos como ações bônus. Não é especialmente chique, mas é muito poderoso e vale a pena experimentar enquanto você joga Baldurs Gate 3.

Bardo

  • Tipo de classe: Encantador, conjurador de suporte e usuário da habilidade pau para toda obra
  • Atributos Primários: Carisma, Destreza
  • Atributos Secundários: Inteligência, Constituição
  • Prós: Bom versátil, muito bom em manipulação, algo útil para qualquer situação
  • Contras: Sem opções de poder de fogo maciço
  • Melhor subclasse de Bardo: Colégio do Valor

Os bardos são incrivelmente úteis e simpáticos. Uma das várias classes de conjuradores de carisma, os bardos têm uma variedade de feitiços que suportam, curam e controlam de acordo, mas têm armadura e vitalidade ligeiramente melhores do que os feiticeiros, tornando-os um pouco menos arriscados em combate.

Seus bardos podem não ter nenhuma magia massivamente prejudicial, mas muitas vezes podem evitar lutar completamente com palavras melosas e efeitos enfeitiçantes, ou deduzir um caminho alternativo, se você focar em uma build de Inteligência.

Escolha cuidadosamente os antecedentes de Baldurs Gate 3, essas escolhas são mais importantes para personagens com foco em habilidade.

Classes de baldurs gate 3
Depois disso, todos para a taverna

As duas subclasses são incrivelmente parecidas, mas consideramos a Colégio do Valor superior, pois geralmente é mais útil e menos situacional para aprimorar seus aliados com inspiração de combate do que punir inimigos com palavras cortantes – além disso, as proficiências de equipamentos são melhores do que as três habilidades que você pegar.

Bruxo

  • Tipo de classe: Um conjurador versátil com truques para qualquer situação
  • Atributos Primários: Carisma
  • Atributos Secundários: Constituição, Destreza
  • Prós: Um saco de truques que podem jogar em qualquer situação, atualizações curtas de descanso
  • Contras: Mestre de ninguém, geralmente fica sem slots de magia
  • Melhor subclasse de Bruxo: Demônio

O Bruxo em Baldurs Gate 3 é a contraparte mágica do Ladino; uma figura que pode ter algo para qualquer situação, mas não tem realmente uma especialidade. Eles têm armadura média, vitalidade média, recursos de arma médios, feitiços médios (mas uma gama diversificada para escolher) e, embora você tenha menos slots de feitiço do que a maioria, eles restauram com um descanso curto em vez de um longo.

Além disso, como antes, ser um conjurador de carisma significa que você também pode ser um bom negociador, o que sempre vale a pena investir. Escolha algumas invocações divertidas e você terá um personagem sólido que pode prosperar tanto sozinho quanto em grupo. A subclasse, Demônio, é boa por si só, sendo a principal atração a capacidade de drenar HP temporário dos alvos que você mata. Isso é muito legal e ajuda muito com a baixa capacidade de sobrevivência do Bruxo.

Clérigo

  • Tipo de classe: Conjurador variado e divino com foco geral em suporte/cura
  • Atributos Primários: Sabedoria
  • Atributos Secundários: Constituição, Força
  • Prós: Melhor curandeiro, muito flexível como um todo, alguns ótimos feitiços
  • Contras: Melhor capacidade de combate seria bom, limitações usuais de slots de feitiço
  • Melhor subclasse de Clérigo: Domínio da Vida

Os clérigos estavam bastante quebrados em D&D 5E e também estão quebrados aqui: esses conjuradores são alguns dos melhores curandeiros do jogo, mas também têm poder de fogo e versatilidade para apoiá-los. Combine com o fato de que eles podem equipar armaduras e escudos médios para sobreviver em combate, e eles são uma classe bastante potente como um todo.

A magia Orientação por si só é um quebra-jogo e um dos melhores feitiços do Baldurs Gate 3, adicionando um D4 a qualquer coisa fora do combate. A subclasse em Baldurs Gate 3, Domínio da Vida, aumenta a cura – o arroz com feijão do Clérigo – além de conceder proficiência em armadura pesada, o que pode ser ótimo se você não colocar muito na Destreza do personagem.

Druida

  • Tipo de classe: Conjurador de suporte, controle e utilitário baseado em todas as coisas naturais
  • Atributos Primários: Sabedoria
  • Atributos Secundários: Constituição, Destreza
  • Prós: Não depende muito de feitiços, regras de Wild Shape
  • Contras: Não tem tanto poder ofensivo quanto você esperaria
  • Melhor subclasse de Druida: Círculo da Lua
Classes baldurs gate 3
Não olha agora, mas tem uma aranha do seu lado

Os druidas de Baldurs Gate 3 são basicamente focados em dois truques – Feitiços e Forma Selvagem, sendo o último dos quais permite que você se transforme em animais e lute usando suas habilidades.

Este é um poder incrivelmente versátil que também serve para aguentar quaisquer ataques que você receba (já que você não compartilha pontos de vida com seu eu humanóide e apenas volta ao normal se sua forma animal for nocauteada).

O Druida também tem uma boa seleção de feitiços, mas, além de alguns destaques notáveis, como Bordão Místico e Esquentar Metal, a maioria deles é um tanto morna como um todo. Lembre-se da vantagem da Forma Selvagem, que foi mencionado acima? Então faça um favor a si mesmo e maximize-a. A subclasse de Baldurs Gate 3, Círculo da Lua, tem tudo a ver com aprimorar sua forma selvagem, dando-lhe mais opções e elasticidade. O Círculo da Terra é bom, mas não substitui a transformação em um Urso Polar e atrair agressividade para um corpo que nem é o seu.

Feiticeiro

  • Tipo de classe: Um lançador de feitiços de canhão de vidro focado em alto dano e modificação de Feitiços
  • Atributos Primários: Carisma
  • Atributos Secundários: Constituição, Destreza
  • Prós: Produção de dano massivo, metamagia mágica pode ser muito útil, carisma é uma boa estatística para construir em torno
  • Contras: Sem defesas, sem habilidades com armas
  • Melhor subclasse de Feiticeiro: Linhagem Dracônica

O Feiticeiro ganha poder de uma linhagem herdada, o que os torna mais focados e menos versáteis do que sua classe prima, o Mago. Ter seus feitiços derivados do Carisma é ótimo, pois significa que você também pode desempenhar papéis duplos como o “Orador” do grupo, e a capacidade de modificar seus feitiços com Metamagia significa que você pode ganhar mais com os feitiços que possui.

No entanto, a falha óbvia é que você é tão duro quanto um palito de pão, sem armadura e com pouca vitalidade, e não pode usar nenhuma arma, exceto as mais básicas oferecidas. Magia Selvagem é indiscutivelmente mais divertido, mas é muito caótico para ser confiável o suficiente, já que os efeitos aleatórios podem jogar contra você tanto quanto para você.

A Linhagem Dracônica de Baldurs Gate 3 aumenta sua capacidade de sobrevivência, concedendo a você uma melhor pontuação de Classe de Armadura e vitalidade, bem como alguns bônus extras, dependendo do tipo de dragão que você escolher (recomendamos branco ou vermelho).

Guerreiro

  • Tipo de classe: Um cheque em branco para combate não mágico
  • Atributos Primários: Força, Destreza, Constituição
  • Atributos Secundários: Sabedoria
  • Prós: Resistente, capaz de usar qualquer arma ou armadura
  • Contras: Um pouco chato, não muito bom fora de combate
  • Melhor subclasse de Guerreiro: Mestre do Combate

O Guerreiro é uma escolha genérica que deve permitir qualquer build de armas e armaduras, dependendo do que você fizer. Você deve escolher Força ou Destreza no início e trabalhar a partir daí, concentrando-se em um ou no outro.

Os Guerreiros são confiáveis em combate e o Surto de Ação é bom, mas fora do combate eles são um pouco frágeis e carecem de contribuições reais. Considerando que você já tem um lutador na equipe – Lae’zel – você provavelmente deveria escolher outra coisa.

A subclasse de Baldurs Gate 3, Mestre do Combate, é de alguma forma mais versátil do que a opção Cavaleiro Arcano, pois oferece uma tonelada de habilidades poderosas para usar em combate. Sugerimos escolher , Ataque com Empurrão e Ataque Desarmador, que lhe darão algo para tudo.

Ladino

  • Tipo de classe: Um pacote de habilidade e furtividade que causa ataques direcionados de alto dano
  • Atributos Primários: Destreza
  • Atributos Secundários: Inteligência, Sabedoria, Carisma
  • Prós: Muitas habilidades, alta mobilidade, ataques furtivos com frequência
  • Contras: Arriscado e um pouco situacional
  • Melhor subclasse Ladino: Ladrão

Ladinos em Baldurs Gate 3 são complicados – eles são realmente bons até que realmente não sejam, e mais fracos do que os ladinos no D&D 5E. Sua alta mobilidade é boa, usando a Ação Astuta para correr em velocidade, mas seu ataque furtivo não é tão mortal quanto costumava ser, e falhar em matar significa que você terá seu ladino de baixa vitalidade e baixa Classe de Armadura repentinamente em perigo.

Além disso, embora todas essas habilidades sejam boas, os ladinos são projetados para explorar à frente, o que é sempre uma coisa incrivelmente arriscada – todos nós sabemos os perigos de dividir o grupo. O poder “Mãos Rápidas” do Ladino, desbloqueado por ser um Ladrão, significa que você ganha uma ação de bônus extra a cada turno. E considerando o quanto Ladinos pode ter de suas ações de bônus, isso é loucura.

Mago

  • Tipo de classe: Um lançador de feitiços puro que pode aprender feitiços adicionais ao longo do caminho.
  • Atributos Primários: Inteligência
  • Atributos Secundários: Constituição, Destreza
  • Prós: Agente causador de dano flexível que raramente fica sem magia
  • Contras: Quando você fica sem magia, você está em apuros. Além disso, você é mole
  • Melhor subclasse de Mago: Escola de Evocação

O Mago é para a magia o que o Guerreiro é para a espada – um papel em branco para fazer o que você quiser (exceto curar). Magos são canhões de vidro, como os Feiticeiros, mas enquanto os Feiticeiros são focados em tipos específicos de feitiços, os Magos são muito mais versáteis, com uma lista de feitiços maior e a Recuperação Arcana que permite a regeneração do Slot de Magia.

Além disso, eles podem aprender novos feitiços permanentemente gastando 50gp em um pergaminho de feitiço. Em relação as subclasses, nenhuma das escolas é ótima no momento e é difícil escolher uma como sendo totalmente melhor.

Mas considerando a Escola de Evocação significa que você pode explodir bolas de fogo sem assar aliados, o que pode salvar vidas em certas circunstâncias, permitindo que você continue com os ataques em área. O escudo regenerador da escola Abjuração não é ruim, mas um máximo de 3HP não é bom o suficiente para ser a melhor escolha de subclasse em Baldurs Gate 3.

Paladino

  • Tipo de classe: Conjurador de carisma, curador e tanque corpo a corpo
  • Atributos Primários: Força, Carisma
  • Atributos Secundários: Constituição, Sabedoria
  • Prós: Carisma, opções de suporte e cura, opções ilimitadas de equipamentos
  • Contras: Sem opções de poder de fogo massivo ou de longo alcance, os feitiços são limitados
  • Melhor subclasse de Paladino: Juramento dos Antigos

Paladinos em Baldurs Gate 3 são muito divertidos e uma boa alternativa para quem quer escolher um personagem que cure, mas não quer jogar de clérigo. Eles são tanques corpo a corpo e guerreiros da linha de frente que também podem lançar magias que curam, apoiam, controlam ou apenas obliteram os inimigos.

Além disso, suas pontuações de Carisma significam que eles ainda desempenham um papel fora da luta como encantadores de boa aparência.

Classes baldurs gate
Fiquei bravo agora

Outra subclasse em Baldurs Gate 3 que ganha das outras opções por pouco, o Juramento dos Antigos é um pouco mais versátil, e a adição de um teletransporte de curto alcance com Passo Nebuloso no 5º nível é algo que deixaria muitas classes com inveja.

Ranger

  • Tipo de classe: atacante utilitário especializado em certas abordagens
  • Atributos Primários: Destreza, Sabedoria
  • Atributos Secundários: Constituição, Força
  • Prós: Alta vitalidade, alguma variação nas compilações
  • Contras: Não é excepcional em nada
  • Melhor subclasse de Ranger: Mestre das Feras

Os Rangers em Baldurs Gate 3 não são fenomenais aqui, pois embora tenham muitas habilidades para escolher, como um Inimigo Favorito, Explorador Natural e Estilo de Luta, esses são basicamente truques pequenos e ocasionalmente divertidos que realmente não se destacam. Destreza é o arroz com feijão aqui, já que o conjunto de feitiços que você desbloqueia no nível 2 é pequeno e um pouco situacional, um bônus para sua classe em vez de parte integrante dela.

Você provavelmente deve focar em empunhar duas armas em Baldurs Gate 3, já que é uma build clássica para Rangers. No mínimo, é mais divertido ter animais seguindo você do que apenas ter bônus em certos inimigos com a subclasse Caçador. Sem falar que a frequência com que você pode convocá-los o torna a habilidade muito potente, especialmente em comparação com o resto da classe.

FAQ Rápido

Quanto tempo de jogo terá Baldurs Gate 3?

De acordo com Swen Vincke da Larian, uma jogada de Baldurs Gate 3 levará entre 75 e 100 horas para completar a história principal.

Até onde você pode progredir em Baldurs Gate 3 no Acesso Antecipado?

Infelizmente, por enquanto Baldurs Gate 3 tem cerca de 20 horas de aventura e seus personagens só podem progredir até o nível 5.

Por que Baldurs Gate 3 ainda tem acesso antecipado?

Segundo a Larian Studios, eles trabalham diretamente com os jogadores durante o desenvolvimento e recebem o feedback deles à medida que novos recursos e correções são adicionados gradualmente ao jogo.

Baldurs Gate 3 continua a história do segundo jogo?

A história de Baldurs Gate 3 não é uma continuação direta dos dois primeiros jogos. Ocorre quase um século após os eventos dos anteriores. Existem poucos, se houver, personagens ainda vivos nos Reinos Esquecidos que tenham memórias pessoais desses eventos.

Os Reinos Esquecidos Dependem de Você

Vítima de um rapto e sem rumo, você está se transformando em um monstro devido a uma infecção. No entanto, quanto mais a corrupção se desenvolve, mais forte você fica. Este poder tem seus benefícios, mas também um preço a pagar.

E, mais do que qualquer habilidade, os laços de confiança que nutrir com seus companheiros podem ser sua maior força. Em meio a um conflito entre demônios, divindades e forças sobrenaturais sinistras, o destino dos Reinos Esquecidos está em suas mãos.

Escolha dentre diversas raças e classes de D&D ou assuma o papel de um personagem original com um histórico detalhado. Aventure-se, saqueie, lute e envolva-se em romances ao longo da sua jornada pelos Reinos Esquecidos e além. Jogue solo e escolha seus companheiros com cuidado, ou jogue em grupo com até quatro amigos no multijogador. Baldurs Gate 3 será lançado para PC, na Steam e GOG, e para PlayStation 5 e chega no dia 31 de Agosto.

Fale conosco nos comentários e diga oque achou dessa matéria e aproveite para ler mais notícias e matérias, como por exemplo, sobre o RPG President Evil, no nosso site.

Sabe como o Unity e o Brasil estão se tornando o principal catalizador da criação de jogos no país
Quer desenvolver suas habilidades de criação de games? Então aprenda criar jogos jogando e transforme a profissão em diversão
Saiba mais sobre desenvolvimento de jogos com esse artigo de Blender para iniciantes