Guia para iniciantes de Pokémon Go em 2021

Como jogar poké-bolas, como conseguir candy e mais dicas para quem começou ou voltou ao Pokémon Go

Você quer começar a jogar Pokémon Go ou voltar a ele? Então, o nosso guia para iniciantes de Pokémon Go vai te ajudar. “Mas para que eu quero um guia? Eu ando, o bicho aparece eu jogo a bola e acabou! Vou no pokéstop e pego mais. O que tem além disso para fazer?” Bom, essa é uma visão bem antiquada do jogo. Sim, no começo ele era só isso mesmo, tinha pouco o que fazer além de capturar e antes. Os ginásios estavam no começo de sua vida e nem mesmo os 150 pokémons da geração Red/Blue estavam presentes.

Porém, mesmo após anos de lançamento do Pokémon Go, o jogo ainda está forte. Embora os dias em que víamos multidões de jogadores parando o tráfego para pegar um Vaporeon já tenham ficado para trás, Pokémon Go continua sendo um dos jogos para celular mais populares do mundo até hoje, com ainda mais a fazer graças ao lançamento constante de novos Pokémon, eventos, recursos e outros conteúdos.

Se você é um novo jogador querendo entrar no jogo pela primeira vez ou um treinador que deixou a caça para trás e está interessado em voltar, aqui está um guia para iniciantes para ajudá-lo a (re)começar no Pokémon Go. Você também pode se interessar por nossas dicas para Dominar Pokémon Go e, se o seu smartphone já não aguenta mais o jogo, que tal dar uma olhada em nossos Melhores Smartphones para Jogar Pokémon Go.

Guia para iniciantes de pokémon go
Pokémons no mundo real

Leia Também:
Melhor Build para Pokémons Speedsters
Melhor Build para Pokémons Defensores
Melhor Build para Pokémons Suporte
Melhor Build para Pokémons Atacantes
Melhor Build para Pokémons Polivalentes

FAQ Rápido

Como ter Pokémons mais fortes?

Evolua o treinador primeiro, não os Pokémons. Até o nível 18 ou 20, você deve evoluir seu treinador e capturar monstrinhos, para depois evoluí-los.

-- Publicidade --
Como pegar um Pokémon mais fácil?

Jogue bolas curvas. Gire a Pokébola antes de lançar, assim ela será lançada com efeito curvo e o treinador ganha mais XP ao capturar o monstrinho.

Quais as vantagens do Pokemon Shiny?

Os Shiny (Brilhante) são apenas efeitos estéticos, com uma coloração diferente.

O que são os Pokémons Sortudos?

Os monstrinhos que tem sorte mais alta tendem a ser mais fortes e que gastam menos para se fortalecer.

O que é Pokémon Go?

Lembra do primeiro vídeo lançado sobre Pokémon Go, que mostrava um Pikachu saindo de trás de um vaos, pokémons lutando numa ponte e milhares de jogadores indo atrás de um Mewtwo no meio da Times Square em Nova York? Bom, esqueça. Não tem praticamente nada a ver com aquilo. O Nerdologia Tech explica o motivo e como o jogo poderia ficar mais próximo do apresentado no trailer de lançamento.

Guia para Iniciantes de Pokémon Go para Novos e Velhos Jogadores

Pokémon Go é uma versão diferente da popular franquia de caça-monstros da Nintendo lançada para os celulares. Ao contrário dos títulos clássicos de Pokémon, o jogo usa o GPS do seu telefone e a realidade aumentada para que os Pokémons apareçam ao seu redor como se estivessem no mundo real. O download do jogo é gratuito no Google Play e na Apple App Store, com a opção de comprar itens do jogo usando dinheiro real ou PokeCoins que você acumulou jogando.

-- Publicidade --

Embora haja uma variedade de coisas para fazer em Pokémon Go atualmente, incluindo completar missões e lutar contra outros jogadores, seu objetivo principal é capturar Pokémons. Você pode encontrar Pokémons selvagens completando tarefas de pesquisa ou em raid battle, mas o lugar mais comum em que você os encontrará é no mapa do mundo real, como sempre. Você verá Pokémon selvagens surgindo periodicamente ao redor de seu avatar enquanto o jogo está aberto, e tocar em um iniciará uma batalha.

Como capturar Pokémon

Ao contrário dos jogos Pokémon clássicos, você não usa seu próprio Pokémon para lutar e enfraquecer monstros selvagens no Pokémon Go; em vez disso, você simplesmente joga uma Pokém Bola neles passando o dedo na tela. É um processo simples, mas existem algumas maneiras de melhorar suas chances de capturar o Pokémon.

Fazer arremessos habilidosos é uma dessas maneiras. Ao segurar sua Pokébola, você verá um anel se aproximando do Pokémon selvagem. Lançar a Pokém Bola dentro do anel resultará em um lançamento “Legal”, “Ótimo” ou “Excelente”, aumentando suas chances de pegar o monstro. Quanto menor for o anel, melhor será o seu lançamento se você acertá-lo, resultando em uma maior vantagem de captura. Alimentar Pokémon com berries selvagens os torna mais fáceis de serem capturados.

Jogadas curvas e berries

Embora um simples arremesso e direto seja suficiente para pegar muitos Pokémon comuns, você terá mais sorte capturando monstros realizando arremessos de bola curva. Gire a Poké Bola em um círculo algumas vezes e, em seguida, deslize para cima em um ângulo para curvar seu lançamento. Isso aumentará suas chances de capturar o monstro se você for capaz de acertá-lo.

Alimentar o Pokémon selvagem com uma berry também aumentará suas chances de pegá-la. As berrys vêm em várias variedades. Razz Berries, por exemplo, tornam um Pokémon mais fácil de capturar, enquanto Nanab Berries fazem o Pokémon se mover menos: útil para capturar monstros nervosos como Zubat (embora você provavelmente terá um milhão deles). No entanto, os efeitos das berries não se acumulam; você só pode usar uma berry por vez, e se o Pokémon conseguir escapar da bola, o efeito da berry será anulado, então você precisará usar outra.

-- Publicidade --
Guia para iniciantes de pokémon go em 2021 | ba547d5e pokemon go3 | married games dicas/guias | android, mobile, multiplayer, niantic, nintendo, pokémon, pokémon go, singleplayer | guia para iniciantes de pokémon go
Pokémon Go

Como conseguir Pokémon candy e evoluir o Pokémon

Pokémons não sobem de nível no sentido tradicional em Pokémon Go, com as batalhas, por exemplo. Em vez disso, você aumenta e evolui seus monstros alimentando-os com candy. Cada vez que você captura um Pokémon, você ganhará candys para aquela espécie; por exemplo, pegar um Bulbassauro renderá três Bulbassauro candy. Você pode então alimentar o Pokémon com aquele doce a partir de sua tela de status para aumentar seu Combat Power (CP) ou evoluí-lo.

Isso o incentiva a capturar o máximo de Pokémons que puder, mesmo se você já tiver um monstro dessa espécie. Você também pode dobrar a quantidade de candy que ganha de um Pokémon selvagem alimentando-o com uma Pinap Berry antes de pegá-lo. Você precisa pegar muitos Pokémons para ganhar candy o suficiente para evoluí-los.

Já que candy são necessários para energizar e evoluir seu Pokémon, a melhor maneira de estocar candy é “pegar e soltar”: capturar Pokémon selvagens repetidamente e transferir aqueles com estatísticas mais baixas para o Professor Willow. Você pode ver as estatísticas de um Pokémon tocando em Appraise na tela de status. Se o monstro não for do seu agrado, toque em Transferir para mandá-lo embora. Isso removerá o Pokémon de sua coleção permanentemente, mas você receberá um candy em troca.

Salvo algumas exceções, a maioria dos Pokémon em Pokémon Go evolui depois que você os alimenta com um certo número de candy. Bulbassauro, por exemplo, requer 25 candys para evoluir para Ivyssauro, enquanto Ivyssauro requer 100 candys para evoluir para Venussauro. No entanto, alguns Pokémon também precisam de um item específico para evoluir. Scyther, por exemplo, precisa de um Metal Coat e 50 Scyther candys para evoluir para Scizor. Todos os itens evolutivos necessários serão exibidos na tela de status do Pokémon.

Batalhas de Raid

Os Ginásios também é o lugar onde, periodicamente, batalhas de Raid. Essas lutas cooperativas fazem com que você se junte a outros jogadores para enfrentar um único Pokémon potente. Se você conseguir derrotar o monstro dentro do limite de tempo, você ganhará um punhado de itens junto com a chance de pegá-lo. Parecido com o que é visto lá no trailer com vários jogadores lutando com o Mewtwo.

-- Publicidade --

Os ataques caem em quatro níveis:

Raids de uma estrelaLutas contra Pokémons comuns e geralmente podem ser concluídos sozinho.
Raids de três estrelasLutas contra Pokémons evoluídos e pode exigir que você se junte a dois ou três outros jogadores.
Raids de cinco estrelasLutas contra Pokémons lendários e requer uma equipe de, pelo menos, sete jogadores.
Mega RaidsLutas um Pokémon Mega Evoluído e requer uma equipe de, pelo menos, oito jogadores.

Como participar de Raids

Antes de participar de uma raid, você precisa ter um Raid Pass ou um Remote Raid Pass. O primeiro permite que você entre na raid enquanto está fisicamente no Ginásio, enquanto o último permite que você entre na batalha remotamente. Há, no entanto, uma ligeira desvantagem nisso; jogadores que entrarem em um ataque remotamente causarão menos danos do que aqueles que estão fisicamente no Ginásio.

Existem algumas maneiras de colocar as mãos em Raid Passes. Você pode receber um de graça ao girar o disco de fotos em uma academia; no entanto, você só pode manter um Raid Pass grátis em seu inventário por vez. Ambos os tipos de Raid Pass também estão à venda na loja do jogo do Pokémon Go. Um único Raid Pass custa 100 PokeCoins, enquanto um pacote de três Remote Raid Passes custa 250.

PokeStops e Ginásios

Pokestops e ginásios
PokeStops e Ginásios

Ah… disso você lembra? Pokémon Go foi criado para ser jogado ao ar livre e, para encorajá-lo a explorar os arredores, o jogo transforma certos pontos de referência e locais do mundo real em dois pontos de interesse diferentes: PokeStops e ginásios.

PokeStops são pontos de referência azuis que dispensam itens e XP. Inicialmente, eles aparecem como um cubo no mapa do mundo superior e se transformam em um símbolo de Poké bola quando você está dentro do raio de interação. Enquanto estiver em um PokeStop, toque nele e gire o disco para ganhar um punhado de itens grátis e uma tarefa de Pesquisa de Campo (mais sobre isso em breve). Depois de girar um PokeStop, ele ficará roxo e você precisará esperar vários minutos antes de girá-lo novamente.

-- Publicidade --

Os Ginásios, por outro lado, se parecem com torres e funcionam de maneira um pouco diferente dos Ginásios dos jogos clássicos de Pokémon. Em vez de lutar contra um líder de Ginásio (é… nada Misty aqui), você pode deixar um de seus Pokémon em uma Ginásio e defendê-lo para seu time. A cor do ginásio indica qual equipe está no controle dele.

Se o ginásio estiver sob o controle de sua equipe, você pode soltar um de seus Pokémon (desde que haja espaço para ele) para ajudar a protegê-lo. Se outra equipe tiver o controle do ginásio, você pode lutar contra o Pokémon que o defende e recuperar o controle.

Dependendo de quanto tempo seu Pokémon defendeu um Ginásio, você ganhará PokeCoins (moeda do jogo do Pokémon Go) quando ele for nocauteado e devolvido a você. Cada Ginásio também tem seu próprio disco que você pode girar para receber itens gratuitos e XP, como no Pokéstop.

Itens importantes em Pokémon Go

Além de berries e Raid Passes, há uma variedade de itens úteis no Pokémon Go. Eles podem ser obtidos como recompensas por completar tarefas de Pesquisa ou comprados na loja de itens do jogo. Aqui estão alguns dos itens mais importantes do jogo:

Poções

As poções são itens especiais que ajudam na batalha. Como é comum para esse tipo de item, ele vai regenerar uma quantidade da saúde do pokémon, dependendo do quão forte e raro ele é. Existem quatro tipos de poção e um item de reviver seu pokémon que foi nocauteado.

-- Publicidade --
Poção PadrãoRestaura 20 HP
Super Poção Restaura 50 HP
Hyper Potion Restaura 200 HP
Poção máximaRestaura todos os HP
ReviveRevive um Pokémon que foi nocauteado durante uma batalha. Um Revive padrão restaura o Pokémon com metade de seu HP, enquanto um Max Revive o restaura com saúde total.

Incenso

Aumenta o número de Pokémon selvagens que aparecem. Os incensos geralmente permanecem ativos por 30 minutos, mas essa duração é frequentemente estendida durante eventos especiais e, atualmente, durante o período de pandemia.

Módulos de isca

Semelhante aos Incensos, os Módulos de Lure aumentam o número de Pokémon selvagens que aparecem. Esses itens, no entanto, são colocados em um PokeStop, permitindo que outros jogadores também aproveitem seus efeitos. Existem cinco tipos diferentes de Módulos de isca

Módulo padrãoAtrai Pokémon aleatórios
Módulo RainyAtrai água, insetos e Pokémon elétricos
Módulo GlacialAtrai Pokémon de gelo e água
Módulo de Atração MagnéticaAtrai Pokémon elétricos, de aço e de rocha
Módulo MossyAtrai grama, insetos e Pokémon venenosos

Outros Itens

  • Lucky Egg: Dobra a quantidade de XP que você ganha por 30 minutos.
  • Pedaço de estrela: Aumenta a quantidade de poeira estelar que você ganha por 30 minutos.
  • Rare Candy: Pode ser convertido em qualquer tipo de doce Pokémon.
  • Incubadoras: Coloque um ovo Pokémon dentro de uma delas e ele chocará quando você caminhar uma distância suficiente.
  • Itens de evolução: Além de candy, alguns Pokémon requerem um item especial para evoluir. Alguns dos itens de evolução mais comuns incluem o Metal Coat, Sun Stone, King’s Rock, Sinnoh Stones e Unova Stones.
  • TMs: Podem ser usadas para ensinar ao seu Pokémon um novo ataque.

Seu celular não roda Pokémon Go? Aproveite essas promoções de Smartphones da Amazon!

Pesquisa de campo e pesquisa especial

Além de capturar Pokémons, Pokémon Go tem missões para completar chamadas tarefas de Pesquisa. Existem dois tipos principais de tarefas: Pesquisa de Campo e Pesquisa Especial.

As Histórias de Pesquisa especial envolvem a conclusão de tarefas para ajudar o professor Willow a investigar Pokémon misteriosos. Já as tarefas de Pesquisa de Campo são desafios únicos que são principalmente pegos em PokeStops. Você receberá uma tarefa aleatória ao girar um disco e, ao completá-lo, receberá uma recompensa, que pode variar de um item a um encontro Pokémon.

-- Publicidade --

Além de uma recompensa, você receberá um selo pela primeira tarefa de Pesquisa de Campo ao concluir a cada dia. Depois de acumular sete selos, você alcançará um avanço na pesquisa. Isso lhe renderá recompensas adicionais, incluindo a chance de capturar um Pokémon especial. O pokémon da Revelação da Pesquisa muda a cada mês.

As tarefas especiais de pesquisa, por outro lado, são as missões de “história” de Pokémon Go. Eles são introduzidos por uma breve mensagem do Professor Willow e normalmente vêm em vários estágios. Cada estágio que você completa lhe renderá várias recompensas, e completar toda a linha de pesquisa normalmente culmina com a chance de capturar um Pokémon especial e raro.

Equipe Go Rocket

Como os jogos clássicos de Pokémon, o Pokémon Go tem seu próprio time do mal para derrotar: o Team Go Rocket. Conforme você joga, você ocasionalmente verá um balão de ar quente acima do mapa ou em um PokeStop, Toque no balão do Team Go Rocket e você desafiará um membro do Rocket para uma batalha. Até mesmo os membros mais famosos da Equipe Rocket, Jessie e James, apareceram no jogo por tempo limitado.

Todos os membros da Equipe Go Rocket usam Shadow Pokémon, que têm olhos vermelhos e são cercados por uma aura roxa. Se você conseguir derrotar o capanga da Equipe Go Rocket, você terá a chance de capturar um dos Shadow Pokémon que eles usaram. Você pode manter o Pokémon em sua forma de sombra, se desejar, ou pode usar Stardust para “purificá-lo”.

Existem vantagens e desvantagens em ter Shadow Pokémon. Durante a batalha, esses monstros têm um bônus de ataque, então eles causam mais dano do que Pokémon normal. No entanto, eles precisam de mais candy e poeira estelar para evoluir. Pokémon purificados, entretanto, recebem um aumento de estatísticas base e requerem menos candy e poeira estelar do que monstros normais para serem energizados, mas eles perdem o bônus de ataque mencionado anteriormente.

-- Publicidade --

Eventos

Desde o Halloween de 2016, Pokémon Go realiza regularmente eventos no jogo, e essas são algumas das atividades mais divertidas de fazer no jogo. Há uma variedade de eventos a cada mês, incluindo um Community Day: um evento de um dia que estrela um Pokémon específico e dá a você a chance de aprender um movimento exclusivo do evento. O Community Day de outubro de 2021, por exemplo, ocorreu em 9 de outubro e a estrela foi o Pokémon fantasma Duskull.

Outros eventos no jogo incluem a Fashion Week e o Psychic Spectacular. Esses eventos acontecem por alguns dias e fazem com que certos tipos de Pokémon apareçam com mais frequência do que normalmente. Os eventos normalmente também incluem novas tarefas de Pesquisa para completar e alguns outros bônus no jogo, como aumento da duração do incenso ou a chance de capturar um Pokémon Shiny, então você não quer perder quando um evento está em andamento. Você receberá avisos no jogo quando um evento estiver próximo de acontecer.

Valor, Instinto ou Místico

Guia para iniciantes de pokémon go em 2021 | dcc7994c times | married games dicas/guias | android, mobile, multiplayer, niantic, nintendo, pokémon, pokémon go, singleplayer | guia para iniciantes de pokémon go
Líderes dos times

Em Pokémon Go você captura, batalha e treina os pokémons no mundo real. Passeie por seu bairro, visite praças, monumentos e capture monstrinhos que podem aparecer em qualquer lugar. Visite os pokéstops e ganhe itens para ajudá-lo em sua jornada ou desafio os pokémons que guardam os ginásios e tome o lugar deles para você se tornar um líder de ginásio.

Junte-se a outros jogadores em um dos três times liderados por um dos assistentes do professor Willow: Místico, Valor ou Instinto, para mostrar a todos quem é o melhor. Mas, fique atento pois Giovanni, o líder da Equipe Rocket, também mandou alguns de seus capangas dominar os pokéstops e ginásios. É seu dever derrotá-los. Vai encarar essa nova jornada para ser um mestre? Pegue seu celular e vá a caça. O mundo de Pokémon espera por você!

Pokémon Go está disponível para Android e iOS.

-- Publicidade --
Avatar of paulo fabris

Paulo Fabris é um jornalista, escritor, RPGista, gamer, cosplayer, nerd e fã de animes desde a época da TV Manchete.