Pesquisar
Close this search box.

Como Instalar uma Fonte de Alimentação Passo-a-Passo

Aprenda passo-a-passo Instalar uma Fonte de Alimentação no seu PC.

Esteja você montando um PC gamer pela primeira vez, atualizando ou substituindo peças antigas, em algum momento você precisará saber como instalar uma fonte de alimentação (PSI). Não deixe que aquele monte de fios o assuste, porque mudar a fonte pode ser um processo bem fácil. Tudo o que você precisa é de uma chave de fenda, fácil acesso ao gabinete do seu PC e talvez um pouco de paciência quando se trata de como você gerencia os cabos.

As Fonte de Alimentação, como as criadas pela Corsair ou Cooler Master, são uma das partes mais importantes qualquer PC gamer, embora elas possam ser um pouco esquecidas já que não são chamativas ou cheias de luzes RBG. Fabricantes como a Nvidia, AMD e Intel tentam tornar seus componentes o mais eficientes o possível, mas a melhor placa de vídeo e o melhor processador para o seu PC gamer ainda precisam de uma quantidade suficiente de energia para funcionar corretamente.

Se você não fornecer energia suficiente para o seu PC funcionar, é aí que você terá problemas e temidos curtos-circuitos que podem acabar com suas peças caras – ou pior. Mas não se preocupe. Basta seguir nosso guia sobre como instalar uma Fonte de Alimentação e tudo vai dar certo. Vamos falar um pouco sobre como instalar a fonte e, caso você tenha dúvidas, é só deixar aí nos comentários.

Escolhendo a Fonte Certa

Escolher a fonte de alimentação certa para o seu sistema é metade do trabalho e é muito mais fácil do que você imagina. Se a instalação da fonte de alimentação foi apenas o primeiro passo na construção do seu PC, você também precisará saber como instalar uma placa de vídeo, fazer um upgrade de CPU, instalar um SSD e talvez até otimizar seu sistema, dando a você um aumento de fps. Não se preocupe, temos uma dica especial que vai te ajudar a resolver todos esses problemas.

Descubra qual capacidade de potência você precisa

Cada um de seus componentes virá marcado com a potência necessária na parte de trás de suas caixas. Mas hoje em dia a maioria dos fabricantes oferece suas próprias calculadoras de fonte de alimentação para determinar qual a capacidade que você vai precisar, ou seja, você pode ir direto à fonte que pretende comprar e ver qual atenderá a suas necessidades. A calculadora do site OuterVision e conta com uma opção básica para iniciantes ou com um detalhamento mais abrangente para especialistas.

Lembre-se de ver a sua Fonte de Alimentação atual com qualquer uma dessas ferramentas antes de fazer outra compra. Você pode descobrir que a fonte de alimentação que você possui vai dar conta da tarefa. Se sim, fantástico! Você não precisa fazer nada. Mas se não, a próxima coisa a considerar é a classificação de eficiência da unidade.

Quão eficiente você quer ser?

Instalar uma fonte de alimentação
Eficiência energética das fontes

Os adesivos que você vê em uma Fonte de Alimentação que afirmam ser 80 Plus não são apenas para exibição. Isso significa que ele converte a energia da sua tomada de parede em energia para o seu PC com mais eficiência. Menos energia desperdiçada significa menos calor gerado como resultado.

Carga da fonte de alimentação20,00%50,00%100,00%
80 Plus70%70%70%
Bronze 80 Plus80%80%80%
Prata 80 Plus82%85%82%
Ouro 80 Plus85%88%85%
80 Platina Plus90%92%89%
80 Titânio Plus90%92%94%

Mais recentemente, essas categorias foram expandidas para incluir as classificações 80 Plus Bronze, Silver, Gold, Platinum e Titanium, do menos ao mais eficiente. Você não verá Fontes de Alimentação Platinum ou Titanium com muita frequência, pois geralmente são unidades de fonte de alimentação de maior potência que têm um preço bem acima do normal. Embora não seja uma medida direta, essas classificações também são um testemunho da confiabilidade de uma Fonte de Alimentação. Às vezes, as empresas justificam o aumento no preço com garantia de qualidade adicional, o que significa que você provavelmente poderá ser mais eficiente com um modelo premium.

O que é uma fonte de alimentação modular?

Instalar uma fonte de alimentação | amd, fonte de alimentação, hardware, pc, tecnologia | como instalar uma fonte de alimentação passo-a-passo | 99d02d60 imagem 2022 08 29 161734783 | dicas/guias
Fonte Modular

As Fontes de Alimentação padrão vêm com todos os fios pré-integrados no dispositivo. O problema aqui é que você raramente precisa usar todos eles, a menos que tenha em seu PC várias Placas de Vídeo e uma variedade de adições, condenando muitos dos fios a ficarem pendurados como uma monstruosidade ou viver uma vida esmagada atrás de sua placa-mãe.

Fontes de alimentação modulares são mais caras, mas permitem que você escolha quais fios serão usados e deixam o gerenciamento de cabos do seu sistema mais facilmente. Você pode até comprar mais cabos do fabricante se estiver faltando um para uma placa de vídeo, por exemplo. Se isso for muito caro, você está com sorte, pois há um meio-termo. As Fonte de Alimentação semimodulares, preenchem a lacuna entre os modelos modulares e padrão, com cabos essenciais conectados e outros deixados como opcionais. Geralmente, eles também são um pouco mais gentis com seu orçamento.

Encontre o tamanho certo

A última coisa a ter em mente ao selecionar a fonte de alimentação certa para você é o tamanho em comparação com o seu gabinete. As fontes de alimentação ATX padrão têm 100 mm de largura, mas todas variam em comprimento. Existem algumas Fontes de Alimentação maiores e outras menores, a serem observadas, o que representaria um desafio mesmo em algumas torres completas. Depois de toda essa deliberação, agora você deve ter uma Fonte de Alimentação perfeita para suas necessidades e que pode se encaixar perfeitamente em seu chassi.

Se você estiver tentando atualizar ou substituir sua fonte de alimentação, primeiro você precisará desconectar todos os fios da Fonte de Alimentação da placa-mãe e desparafusar a caixa antiga do gabinete. Você pode deixar sua placa-mãe conectada ao gabinete e às ventoinhas para economizar tempo, mas se você estiver com falta de espaço para se movimentar, talvez queira desconectá-las e quaisquer outros componentes intrusivos para evitar danos desnecessários.

Dependendo do tipo de fonte de alimentação que você escolheu, é preferível conectar os cabos necessários antes de instalar a Fonte de Alimentação, pois isso pode se tornar difícil de alcançar mais tarde. Encaixe a Fonte de Alimentação no gabinete quando tudo estiver preparado, prendendo-o com parafusos.

No gerenciamento de cabos, é melhor passar os fios pela parte de trás do chassi, atrás da placa-mãe. Os designs dos gabinetes variam, mas geralmente vêm com suas próprias soluções de gerenciamento de cabos, permitindo que você puxe cada um para o plugue correspondente pelo encaixe mais próximo. Não se esqueça de conectar seu processador, placa de vídeo, HD e placa-mãe, bem como quaisquer outras adições que você possa ter.

Como instalar uma fonte de alimentação

Siga estas etapas para configurar e instalar uma unidade de fonte de alimentação básica.

Como Instalar uma Fonte de Energia no PC

Veja como instalar uma fonte de alimentação no PC neste guia passo-a-passo.

Equipamento Necessário

  • Uma Fonte de Alimentação;
  • Um gabinete de Computador;

Ferramentas Necessárias

  • Chave de Fenda Phillips

Custo total: Reais 0

Duração

Tempo Estimado: 20 minutes

  • Abra o gabinete.

    Instalar uma fonte de alimentação | amd, fonte de alimentação, hardware, pc, tecnologia | como instalar uma fonte de alimentação passo-a-passo | 9f286670 imagem 2022 08 29 140415479 | dicas/guias

    O método para abrir varia de acordo com seu design. A maioria dos novos gabinetes usa um painel ou uma porta. Computadores mais antigos exigem que toda a tampa seja removida. Remova todos os parafusos que prendem a tampa à caixa e coloque os parafusos de lado.

    Todas as fontes de alimentação contêm capacitores que retêm energia depois que a fonte de alimentação é desligada. Nunca abra ou insira objetos metálicos nas aberturas da fonte de alimentação, pois há risco de choque elétrico.

  • Alinhe a fonte

    Instalar uma fonte de alimentação | amd, fonte de alimentação, hardware, pc, tecnologia | como instalar uma fonte de alimentação passo-a-passo | 6dd454f3 imagem 2022 08 29 140846076 | dicas/guias

    Alinhe a fonte na caixa para que os quatro orifícios de montagem se alinhem corretamente. Verifique se qualquer ventoinha de entrada de ar na fonte de alimentação está voltada para o centro do gabinete e não para a tampa do gabinete. Aperte a fonte de alimentação. Segure a fonte na posição enquanto a parafusa no gabinete.

  • Ajuste a Tensão

    Instalar uma fonte de alimentação | amd, fonte de alimentação, hardware, pc, tecnologia | como instalar uma fonte de alimentação passo-a-passo | d676b965 imagem 2022 08 29 141132948 | dicas/guias

    Ajuste o interruptor de tensão. Verifique se o interruptor de voltagem na parte traseira da fonte de alimentação está ajustado para o nível de voltagem adequado para a sua casa. Em geral, o padrão do Brasil é 110v ou 220v.

  • Conecte a placa-mãe

    Instalar uma fonte de alimentação | amd, fonte de alimentação, hardware, pc, tecnologia | como instalar uma fonte de alimentação passo-a-passo | 2df4a9c6 imagem 2022 08 29 141623866 | dicas/guias

    Conecte a fonte de alimentação na placa-mãe. Se o computador tiver a placa-mãe instalada, conecte os cabos de alimentação à placa-mãe. A maioria das placas-mãe modernas usa o grande conector de alimentação ATX que está conectado ao soquete da placa-mãe. Algumas placas-mãe requerem uma quantidade adicional de energia através de um conector ATX12V de quatro pinos.

  • Conecte os dispositivos adicionais

    Instalar uma fonte de alimentação | amd, fonte de alimentação, hardware, pc, tecnologia | como instalar uma fonte de alimentação passo-a-passo | c3545bca imagem 2022 08 29 142747609 | dicas/guias

    Conecte a energia aos dispositivos. Muitos itens em um gabinete de computador requerem energia da fonte de alimentação. Normalmente, esses dispositivos usam o conector estilo Molex de quatro pinos. Localize os cabos de alimentação de tamanho apropriado e conecte-os a qualquer dispositivo que precise de energia.

Feche o Gabinete

Recoloque a tampa do computador ou retorne o painel ao gabinete. Aperte a tampa ou painel com os parafusos que foram removidos quando você abriu o gabinete. Conecte a energia e ligue o computador. O sistema do computador deve ter energia disponível e pode ser ligado.

FAQ Rápido

Qual é o primeiro passo ao substituir a fonte em um computador?

Desconecte todos os conectores de alimentação dos componentes internos e da placa-mãe. Remova os parafusos que prendem a fonte no lugar. Retire a fonte de alimentação antiga junto com seus fios e conectores.

A instalação de uma fonte de alimentação é difícil?

Substituir uma fonte de alimentação é um dos componentes mais fáceis de substituir (comparado a cpu/placa-mãe), lembre-se de conectar a placa-mãe (2 plugues), discos rígidos e placa de vídeo, se necessário.

Quais cabos preciso para minha fonte?

Os cabos que geralmente são necessários para a maioria dos sistemas incluem o cabo principal de 24 pinos, 1 cabo da CPU, 1 ou 2 cabos PCIe, 1 cabo SATA e talvez um Molex. Lembre-se de que os requisitos específicos ainda variam de uma compilação para outra.

Todas as fontes de alimentação do PC têm os mesmos conectores?

Uma fonte de alimentação é inútil se não conectar e alimentar todos os componentes do seu PC. Isso significa que ele precisa ter todos os tipos de conectores necessários. O primeiro conector a ser considerado é o conector principal que alimenta a placa-mãe. Este conector vem em dois tipos, 20 pinos e 24 pinos.

Você sempre pode consultar o manual de instruções da sua placa-mãe se não souber o que conectar aonde, mas a maioria das placas-mãe agora tem um layout padronizado e você pode ter uma boa ideia procurando na internet. E não se preocupe, seu PC não vai explodir como resultado de um pequeno erro de fiação, então não se preocupe. Mas, se quiser ter certeza, confira essa dica que vai ajudar você a dominar a montagem de PCs.

Agora, fale conosco. Você conseguiu instalar a sua fonte corretamente? Ficou com alguma dúvida? Deixe aí nos comentários e aproveite para ler mais sobre hardware no nosso site.

Saiba mais sobre como usar o C# para Unity na hora de fazer seus jogos
Veja essas dicas para os Desenvolvedores Iniciantes na Unreal Engine
Saiba mais sobre Microtransações e se você deve colocar nos seus jogos
Saiba se vale a pena jogar We Are Football 24
Aprenda a Como Ganhar Dinheiro com Jogos Indie e as principais estratégias de vendas
Na dúvida em qual é a Melhor Engine para Jogos? Então veja a comparação entre as três melhores disponíveis no mercado