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SEO Facebook 2023: Como Otimizar as Páginas para Maximizar o Alcance

Criar uma presença sólida na mídia social é necessário para as empresas em 2023, principalmente devido à facilidade com que se pode configurar e gerenciar sua presença em plataformas populares. Aprenda os principais truques de SEO Facebook para o próximo ano.

Quer o seu negócio seja novo ou antigo, fazer um bom SEO Facebook é essencial para o seu negócio. Embora digam que a rede social do Meta “está morrendo”, ela ainda é uma rede de mídia social que você deve marcar presença e não subestimar o poder dessa mídia social. Aqui está o porquê:

O Facebook está entre as três maiores plataformas de mídia social com base no número de usuários ativos mensais. O Facebook tem 2,41 bilhões de usuários ativos mensais e cerca de 75% dos usuários do Facebook percorrem seu feed de notícias diariamente, tornando o Facebook uma ótima opção para levar suas ofertas a um grande público.

O Facebook usa um algoritmo proprietário para corresponder o conteúdo produzido pelas marcas aos usuários que procuram um determinado produto. Nesse contexto, a otimização de mecanismo de busca desempenha um papel importante na forma como a marca vê as mídias sociais como parte da estratégia geral de marketing digital.

Como você pode imaginar, o Facebook é intensamente competitivo com milhares de marcas competindo pela atenção dos usuários. Quer saber como atingir a atenção deles e alavancar o reconhecimento da sua marca? Vamos falar sobre isso e, se ficar com dúvidas, é só deixar aí nos comentários.

O que é SEO Facebook?

Antes de começar, vamos começar com alguns princípios básicos.

Search engine optimization (SEO) é a arte de aumentar a qualidade e a quantidade de tráfego para o seu site. O processo envolve identificar os principais termos de pesquisa e palavras-chave relevantes para o seu negócio, otimizar o conteúdo do site e conseguir backlinks de qualidade de sites de alta autoridade. O resultado é ter tráfego de qualidade em suas páginas de destino sem pagar nada.

Vamos dar 16 dicas de SEO Facebook para melhorar a otimização do mecanismo de pesquisa do Facebook e, por extensão, melhorar a classificação do site nos resultados do mecanismo de pesquisa com essas dicas de SEO Facebook para aumentar a classificação da sua página.

Escolha um nome de página do Facebook exclusivo

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Escolha o nome com cuidado

Escolher um nome exclusivo para sua página do Facebook é o primeiro e talvez o passo mais crucial. Isso depende, claro, do nome da sua marca e da categoria de serviço ou produto. Antes de finalizar seu nome, certifique-se de que o nome da página da empresa não conflite com outra página de nome da empresa. Além disso, o nome deve descrever seus produtos ou serviços.

Depois de selecionar o nome da página, selecione a categoria que melhor descreve seu tipo de negócio. Em seguida, escreva uma descrição do que a empresa faz e como ela agrega valor aos clientes. Lembre-se de usar palavras-chave relevantes na descrição para garantir que a descrição apareça quando os usuários usarem as palavras-chave em suas consultas de pesquisa.

Dica Pro: Use ferramentas de SEO como o Planejador de Palavras Chave do Google para analisar as palavras-chave usadas pelos concorrentes para destacar a otimização de SEO Facebook.

Personalize o URL da página

Quando sua página é criada, o Facebook gera automaticamente um URL da página com o nome da página. Observe que os usuários do Facebook podem pesquisar sua página por meio do nome de usuário. Se você deseja criar um URL personalizado, deve alterar o nome de usuário da página.

A personalização da URL torna sua página do Facebook mais acessível aos usuários nos resultados da pesquisa. Também aumenta a confiança dos usuários porque confirma que a página representa um negócio. Essa confiança incentiva os usuários a seguir, curtir ou interagir com sua página. Você pode alterar o nome de usuário da página clicando no botão Editar informações da página.

Otimize a seção Sobre

Ao criar uma página no site, escrevemos uma meta descrição que descreve o objetivo da página porque a meta descrição é visível nos resultados da Pesquisa Google. O mesmo se aplica ao SEO Facebook.

Otimize a seção “Sobre Você” deve se concentrar em preencher a seção Sobre da página do Facebook para envolver os usuários e aumentar o tráfego orgânico porque o Google mostra uma versão da seção Sobre da página do Facebook nos resultados da pesquisa como meta descrição.

Otimizar postagens no Facebook

Compartilhar conteúdo é uma das tarefas “regulares” em qualquer lista de verificação de gerenciamento de página do Facebook. Você pode usar cada postagem como uma oportunidade para promover sua página, simplesmente adicionando palavras-chave relevantes ao conteúdo da postagem. Essa ação simples pode ter um impacto sério na classificação das postagens.

Da mesma forma, você pode aumentar ainda mais o impacto do SEO Facebook adicionando palavras-chave relacionadas a negócios a descrições de fotos e atualizações de status porque o Google indexa as páginas do Facebook.

Melhore o SEO local com informações de contato precisas

É uma verdade estabelecida há muito tempo que as empresas com informações de contato imprecisas perdem a confiança do cliente. Essas informações têm tudo a ver com o topo dos resultados de pesquisa para empresas na área local. A chave para atingir esse objetivo é fornecer informações detalhadas, como endereço, número de telefone e horário comercial. Quanto mais informações você fornecer, mais credibilidade o Google dará à sua marca.

Você pode usar sua página do Facebook como parte de suas iniciativas locais de SEO. Para ficar mais visível nos resultados da pesquisa local, atualize o endereço comercial da sua página do Facebook porque o Google indexa essas páginas como parte de seus dados locais de SEO. Este é um hack simples para adicionar outro sinal de pesquisa que aumenta suas chances de liderar os resultados locais de SEO.

Backlinks são outro elemento essencial do SEO Facebook. Todo mundo sabe que o Google mede a credibilidade de uma página da web analisando o perfil e a quantidade de backlinks.

Fontes de alta autoridade com links para seu conteúdo refletem fortemente que seu conteúdo é relevante, confiável e valioso. O Google gosta quando várias fontes confiáveis apontam para o seu site, pois isso aumenta o fator de confiança do público. Da mesma forma, backlinks de fontes de spam também podem prejudicar sua classificação.

Então, como você pode aumentar os backlinks para sua página do Facebook? Comece adicionando backlinks do seu site à sua página do Facebook ou a qualquer outra marca com a qual você esteja colaborando, como artigos ou blogs, o que aumenta a credibilidade.

Em segundo lugar, escreva blogs de convidados regulares e adicione links à sua página do Facebook para que sua página seja sutilmente promovida sempre que uma fonte relevante compartilhar seu blog. Isso aumentará sua classificação de SEO Facebook! Esse método gerará tráfego de alta qualidade e aumentará sua classificação também.

Adicione um botão CTA à sua página

O Facebook oferece a opção de adicionar um botão Call-to-Action (CTA) em sua página. Esse botão aparece no canto superior direito, abaixo da foto da capa. Este botão é uma ótima maneira de converter visitantes em vendas e melhorar o atendimento ao cliente, oferecendo um link direto para seus canais de atendimento ao cliente. Muitas empresas usam esse botão como uma parada intermediária entre as mídias sociais e os sites oficiais.

Alguns exemplos comuns de botões CTA:

  • Marcar um horário
  • Entre em contato com um membro da equipe
  • Faça uma doação
  • Baixe o Aplicativo
  • Comprar produtos ou serviços

Interaja com os comentadores

Os usuários gostam de empresas que apresentam um comportamento amigável. Esse rosto amigável ajuda a criar uma conexão entre os usuários e a marca, garantindo que os usuários se tornem evangelizadores da marca. Para construir essa conexão, as empresas precisam estar em contato com os usuários por meio de todos os canais de comunicação.

Comece respondendo aos comentários no Facebook sem demora para mostrar que sua empresa se preocupa com a opinião dos usuários. Continue a resolver os problemas dos usuários e crie confiança com seu público. Uma abordagem proativa pode incentivar os usuários a comprar seu produto, além de deixar uma boa avaliação que pode desempenhar um papel importante no SEO Facebook.

Gerenciar comentários

Se você estiver administrando um negócio, é provável que receba críticas negativas. Para essas criticas, a melhor prática é resolver o problema e pedir ao cliente para removê-lo ou, pelo menos, moderar a intensidade da revisão. Se gerenciadas adequadamente, as avaliações dos clientes são uma ferramenta poderosa que pode destacar sua página no Facebook.

Se alguém pesquisar uma empresa no Facebook e sua página aparecer perto do topo com avaliações cinco estrelas, isso incentivará o usuário a procurar o site da sua empresa. Esta ação pode de fato levar a uma nova venda.

Crie e compartilhe o conteúdo certo

Eventos no facebook
Eventos no Facebook

Quanto mais conteúdo relevante e atraente você produzir, mais sua empresa será vista como uma líder de pensamento no nicho. Para isso, concentre-se na criação de conteúdo que possa gerar mais engajamento e estimular seus seguidores a curtir, compartilhar e comentar.

Publique conteúdo que ajude, eduque e entretenha seu usuário e os incentive a comentar, marcar como favorito ou encaminhá-lo para seus amigos e colegas. O tempo que uma postagem vai ao ar também é um fator significativo que determina o alcance da postagem.

Encontre o melhor horário para postar

É essencial que você descubra o momento certo para postar no Facebook. Isso exige que você experimente postar em horários diferentes e descobrir o horário com mais engajamento. Depois de acertar, você precisa garantir que todas as suas postagens sejam publicadas nesse intervalo de tempo.

Faça lives e seja autêntico

Quer aumentar o reconhecimento da sua marca? Não sabe o que mais fazer para otimizar o SEO Facebook? Faça Lives! A transmissão ao vivo é uma ótima maneira de se conectar com seus clientes em potencial. O Facebook Live é a maior plataforma de transmissão ao vivo para profissionais de marketing e anunciantes que oferece uma plataforma enorme para mostrar seus produtos a um grande público.

Envolva seu público com chatbots AI do Facebook Messenger

Você está preocupado em como responder ao seu usuário quando estiver offline?

Os chatbots do Facebook Messenger com tecnologia AI continuam a funcionar mesmo quando você fica offline. Ele desempenha um papel vital na otimização de SEO Facebook. Os chatbots podem ajudar sua empresa a oferecer uma experiência de usuário aprimorada, automatizando o processo de mensagens e garantindo respostas rápidas e sem atrasos.

Muitas empresas já oferecem aos usuários informações sobre seus negócios e produtos (como horário, localização, número de contato) por meio de chatbots. Os chatbots com tecnologia AI também podem capturar informações valiosas do cliente que você pode usar posteriormente para personalizar seu alcance e mensagens. Lembre-se: a experiência do cliente é uma parte crucial da construção de uma marca nas mídias sociais e ajudam a alavancar sua estratégia de SEO Facebook.

Personalize as imagens em destaque do Facebook

As imagens chamam a atenção das pessoas. É por isso que os criadores de conteúdo postam fotos coloridas e atraentes como imagens destacadas das postagens e melhorar o seu SEO Facebook.

As imagens em destaque são uma ótima forma de aumentar o tempo de “permanência” dos usuários na página. Para isso, você pode usar imagens, vídeos, depoimentos, detalhes de eventos em imagens. As imagens em destaque também são uma ótima maneira de mostrar seus produtos ou serviços e aumentar o reconhecimento da marca.

Inclua guias personalizadas relevantes em sua página do Facebook

Personalize sua página do Facebook com guias que se encaixam no seu negócio. Esta é uma ferramenta eficaz para aumentar sua classificação de SEO Facebook.

Para editar as guias personalizadas, consulte as configurações da página e navegue até ‘Modelos e guias’. Na maioria dos casos, o modelo de página ‘Padrão’ é selecionado por padrão. Se você quiser alterar o modelo, clique em ‘Editar’ e escolha o modelo adequado ao seu negócio.

Você pode arrastar e soltar as guias que deseja usar em sua página do Facebook. Certifique-se de priorizar as guias mais relevantes para o seu negócio. Isso tornará mais fácil para os usuários obter informações vitais sobre o seu negócio. Essa configuração também oferece mais oportunidades para alavancar palavras-chave de SEO Facebook na página.

Executar anúncios otimizados do Facebook

Ao aplicar todas as estratégias mencionadas acima, você verá um aumento significativo no tráfego orgânico. Se você deseja aumentar o tráfego e a reputação da marca, pode optar por veicular Facebook Ads. Embora os anúncios pagos não influenciem diretamente nas estratégias do SEO Facebook, você pode segmentar esses usuários por idade, sexo, localização, interesse, dados demográficos etc. Uma estratégia otimizada de anúncios do Facebook gera engajamento e tráfego para sua página. Como esse público está interessado em seu produto, as chances são altas de que eles se convertam em clientes.

Dicas Para Melhorar O Seu SEO?

Depois de pegar o jeito das melhores práticas de SEO Facebook, você vai querer levar suas habilidades ainda mais longe para ficar à frente da concorrência. Se você estiver pronto para experimentar algumas técnicas mais avançadas, também pode conferir nosso arquivo de artigos de SEO Facebook. Vá em frente e implemente algumas dessas dicas de SEO e você verá um aumento no seu tráfego dentro de alguns meses, à medida que os mecanismos de pesquisa processam suas alterações. Esperamos que este artigo tenha ajudado você a aprender como otimizar corretamente seu canal para SEO.

FAQ Rápido

Como Fazer SEO Facebook para ter mais curtidas?

Escolha um nome de página do Facebook exclusivo;
Personalize o URL da página;
Otimize a seção Sobre;
Otimizar postagens no Facebook;
Melhore o SEO local com informações de contato precisas;
Aproveite o poder dos backlinks;
Adicione um botão CTA à sua página;
Interaja com os comentadores;

Os anúncios do pagos ajudam no SEO Facebook?

Não, os anúncios pagos não ajudam no SEO Facebook. No entanto, eles podem ajudar você a alcançar mais pessoas com seu conteúdo e melhorar a visibilidade de sua página. Esforços pagos e orgânicos são pilares complementares de uma estratégia de marketing. Ao combinar seus esforços, você pode garantir que está fazendo o melhor para atingir seu público-alvo.

Qual é o melhor: SEO Facebook ou anúncios do Facebook?

Você pode querer fazer vendas rápidas inclinando-se para o Facebook Ads, mas investindo em SEO, terá um efeito mais prolongado do que com o Facebook. Há muitas pessoas que apenas gastam dinheiro no Facebook e não fazem SEO. Mas eles tendem a gastar muito mais em anúncios do que em SEO.

SEO funciona no Facebook?

SEO não se limita a sites; também se aplica às suas páginas do Facebook. Você pode considerar uma página do Facebook apenas como uma página da Web e os princípios de SEO podem ser aplicados aqui para maximizar o alcance, atrair seguidores e promover os negócios, aumentando a visibilidade e a classificação orgânicas.

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