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SEO Rich Snippets: Saiba o que é e Como Otimizá-los

O que são rich snippets e como otimizar para eles? Saiba como melhorar sua visibilidade na Pesquisa Google otimizando o seu SEO rich snippets.

Antigamente, a Pesquisa do Google era sobre aqueles gloriosamente simples e fáceis de otimizar para mostrar rapidamente os 10 links azuis que você vi na tela. Então veio uma nova interface de usuário e, com ela, uma maior dificuldade em se posicionar bem os seus links.

O Google evoluiu para atender a cada vez mais diferentes tipos de resultados de pesquisa e exibições projetadas para atender melhor às necessidades do pesquisador — os rich snippets (site oficial). Não é mais suficiente classificar para 10 links azuis. Agora, você precisa colocar muito mais informações nos seus links para conseguir uma boa classificação

Então, o que exatamente são esses snippets, por que eles são importantes e como fazer a otimização do SEO Rich Snippets e por que você deve otimizá-los?

Neste guia, você aprenderá sobre os diferentes tipos de rich snippets e como usar dados estruturados para ajudar o Google a entender quando sua página pode ser a melhor opção para um rich snippet e, se você ficar com alguma dúvida, é só deixar aí nos comentários.

O que são Rich Snippets?

Rich snippets são resultados da Pesquisa Google aprimorados com dados ou funcionalidades adicionais. Esses resultados avançados adicionam interesse visual, mais informações e maior utilidade para os pesquisadores. Usar sua estratégia de SEO para segmentar rich snippets pode ajudar a aumentar sua CTR orgânica geral (taxas de cliques).

Seo rich snippets
Destaque informações através dos Rich Snippets

Os Rich Snippets ajudam o SEO?

Embora seja geralmente aceito que buscar rich snippets usando a marcação correta de dados estruturados melhorará alguns aspectos do seu SEO, John Mueller, do Google, mencionou ao Search Engine Journal que não é um fator de classificação direto:

Com relação ao uso de dados estruturados em geral para classificação, acho que é meio complicado. Então, por um lado, usamos dados estruturados para entender melhor as entidades em uma página e descobrir onde essa página é mais relevante.…Mas isso não significa que iremos mostrá-lo a mais usuários ou que ele terá uma classificação melhor.”

Como Roger Montti explica no post, “É importante observar que, embora os dados estruturados não existam atualmente como um fator de classificação, eles ajudam a comunicar fatores de conteúdo na página, como as entidades que são o assunto da página”.

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Além disso, Martin Splitt explicou recentemente no Twitter que só porque eles não usam dados estruturados agora não significa que não os usarão no futuro.

Depois de pegar o jeito das melhores práticas de SEO Rich Snippets, você vai querer levar suas habilidades ainda mais longe para ficar à frente da concorrência. Se você estiver pronto para experimentar algumas técnicas mais avançadas, também pode conferir nosso arquivo de artigos de SEO Rich Snippets.

Vá em frente e implemente algumas dessas dicas de SEO e você verá um aumento no seu tráfego dentro de alguns meses, à medida que os mecanismos de pesquisa processam suas alterações. Esperamos que este artigo tenha ajudado você a aprender como otimizar corretamente seu site para SEO.

Os diferentes tipos de Rich Snippets

Embora haja uma grande variedade de rich snippets disponíveis para otimização, muitos deles se aplicam a determinados tipos de sites. Vamos examinar alguns dos tipos mais comuns de rich snippets e, em seguida, veremos como otimizá-los.

  • Marcação do produto: A marcação aparece para produtos específicos – e inclui atributos como preço, disponibilidade e avaliações de revisão.
  • Música: Essa marcação mostra informações sobre música, como álbuns, datas de lançamento e muito mais.
  • Avaliações: A marcação de avaliações exibirá as classificações por estrelas abaixo de um trecho nos resultados da pesquisa. Você pode ter uma classificação de até 5 de 5, onde 5 é a mais alta e 1 é a mais baixa.
  • Eventos: A marcação de eventos é necessária para fornecer informações sobre eventos específicos, juntamente com sua localização, hora do evento, datas e muito mais, dependendo do que você deseja mostrar sobre esse evento.
  • Receitas: Quando você usa a marcação de receitas, isso permite incluir os dados estruturados em seu site de receitas. E, isso só se aplica a receitas.

Alguns usam os termos “rich results” e “rich snippets” de forma intercambiável. No entanto, os rich snippets são apenas um tipo de rich result. Você pode explorar todos os vários tipos de resultados avançados na Galeria de pesquisa do Google.

Tipos de resultados avançados como Produto, Podcast, Aplicativo de software (atualmente em versão beta) e Sitelinks adicionam mais informações e/ou funcionalidade a um snippet de pesquisa existente (resultado).

Outros tipos de resultados avançados adicionam um recurso totalmente novo ao SERP, como é o caso dos carrosséis de receitas ou filmes, caixas de postagem de empregos, carrosséis de instruções e muito mais. Devido a essa variação significativa de snippets em destaque e como eles variam por setor, pode ser difícil usá-los como parte de sua estratégia de otimização.

Como funcionam os Rich Snippets?

Dados estruturados são um tipo de codificação que destaca tipos específicos de dados em sua página, tornando mais fácil para o Google entender o contexto desses dados. Digamos, por exemplo, que você crie uma página de perguntas frequentes (FAQ) que gira em torno de aprender piano de forma eficaz, então você usaria o tipo de dados estruturados Schema.org FAQpage para fazer isso.

Os dados estruturados permitem que o Google entenda e exiba totalmente os dados reais. Ele adiciona contexto e exibe atributos que o Google adora. Isso permite que você adote uma abordagem mais proativa e garanta que está fornecendo esses dados ao Google de uma maneira que você controle, em vez de esperar que a IA entenda o que ela acha que você deseja.

Como não é um fator de classificação direto, no entanto, a marcação de dados estruturados não impulsionará automaticamente seu site para o topo das SERPs. Isso ajudará a página a ganhar mais cliques porque isso resulta em informações melhores e mais úteis sendo exibidas aos usuários do Google na SERP.

Para SEO local, você pode esperar alguns benefícios significativos do uso de marcação de dados estruturados. Campos de comércio eletrônico ou qualquer pessoa com produtos específicos podem se beneficiar do uso de dados estruturados dessa maneira.

Mas, como você otimiza para um rich snippet? Primeiro, você precisa criar sua marcação de dados estruturados. Então, você precisa testá-lo e então, finalmente, você pode liberar seus dados na forma de uma implantação final. A otimização para o cobiçado rich snippet inclui várias práticas recomendadas, a primeira das quais usa dados estruturados Schema.org.

O que são os dados estruturados?

Os dados estruturados permitem que você otimize seu snippet de forma a incluir todas as informações básicas de que esse snippet precisa, com base no tipo de dados que já está no “vocabulário Schema.org.” Em primeiro lugar, o vocabulário inclui um dicionário completo de tipos de dados. Esses tipos de dados são todos predefinidos, dependendo do seu tópico e setor.

O Google oferece suporte a dados estruturados Schema.org, que são mapeados para entidades individuais com base no que o Google já possui em seu banco de dados. Ao usar os dados estruturados Schema.org, você otimiza para essas entidades.

Todos os principais mecanismos de pesquisa os suportam, portanto, você não precisa se preocupar em adaptar o Schema.org a determinados mecanismos de pesquisa. A realização de pesquisas em Schema.org ajudará você a encontrar a correspondência de tipo de dados certa para as entidades e tópicos para os quais você está otimizando.

Assim que tiver o tipo de dados correto, tudo o que você precisa fazer é codificar a marcação. Como você realmente adiciona o código de dados estruturados ao seu site depende totalmente de você. Se você usa o WordPress, há muitos plugins para escolher que facilitam a inclusão dos dados estruturados.

Você pode usar dados estruturados HTML padrão ou dados estruturados JSON-LD. A documentação do desenvolvedor da web do Google tem mais informações que você pode usar para identificar o que precisa fazer dependendo de seus pontos de otimização.

Em seguida, é importante testar seus dados com a ferramenta de teste de resultados avançados do Google. Isso substituiu a ferramenta obsoleta de teste de dados estruturados. Certifique-se de passar e reparar quaisquer erros descobertos pela ferramenta. Depois de concluir seus testes e descobrir que tudo funciona bem, você pode implantar os novos dados de acordo.

Como otimizar os Rich Snippets

Sua primeira etapa é identificar o tipo de Rich Snippet que você deseja conseguir na pesquisa só Google. Dessa forma, você pode usar marcação de Dados Estruturados projetada especificamente para ter esse tipo de fragmento rico em informações nas Pesquisas.

Existem dezenas de tipos de Rich Snippet por aí. Mas uma boa parte deles (como informações de voo e livros) se aplica apenas a um tipo de site muito específico. É por isso que vamos nos concentrar nos 8 tipos mais comuns de Rich Snippets.

  • Comentários/Review: Exibe uma classificação por estrelas (de 5). Pode ser um revisor individual ou avaliações agregadas de usuários. Para conseguir ter esse tipo de snippet exibido, forneça informações precisas sobre o review e as suas notas.
  • Receitas: um tipo especial de Dados Estruturados que se aplica apenas a receitas. A marcação da receita deve incluir dados como tempo para preparar o prato, comentários, lista de ingredientes e imagens da receita.
Snippet de receitas
Snippet de Receitas
  • Música: forneça informações ao Google sobre música, tempo de duração, nome do artista, compositor, datas de lançamento de álbuns.
  • Marcação do produto: forneça informações aos mecanismos de pesquisa sobre um produto específico (incluindo preço, tamanho, peso, garantia e imagens do produto).
  • Organização: ajuda o Google a compreender informações importantes sobre sua organização (como uma empresa), incluindo endereço, logotipo e informações de contato.
  • Top Stories: permite que um site apareça na caixa “Top Stories” nos resultados da pesquisa. Aplica-se apenas a sites aprovados pelo Google Notícias.
  • Vídeo: os mecanismos de pesquisa não podem “assistir” vídeos em sua página. Portanto, a marcação de vídeo ajuda os mecanismos de pesquisa a entender do que se trata o conteúdo do seu vídeo.
  • Eventos: Inclua informações sobre datas, horários, local e muito mais.

Então, depois de escolher um tipo de Rich Snippet que faça sentido para o seu conteúdo, é hora de fazer acontecer.

Como medir o desempenho de rich snippets

Há várias maneiras de medir o desempenho de seus rich snippets. Uma delas é via Semrush, que orienta você no processo passo a passo. A outra é através do Ahrefs, que oferece um guia que mostra como você pode usar o filtro de recursos SERP para rastrear ganhos (e perdas) de desempenho específicos para certos tipos de trechos SERP.

Você também pode implementar o rastreamento de tags por meio do Gerenciador de tags do Google. As tags GTM podem ser usadas para marcar páginas com dados estruturados específicos, e você pode usar as informações obtidas desses relatórios para descobrir como está realmente se saindo usando suas próprias ferramentas de medição.

Google tag manager
Google Tag Manager

Claramente, Rich Snippets são uma ótima maneira de melhorar sua visibilidade online. Alguns setores podem não se adaptar bem a certos tipos de marketing nesse meio, por isso é importante fazer uma análise minuciosa do seu setor que identifique oportunidades onde existam rich snippets a serem alcançados.

Ao identificar sua estratégia desde o início e trabalhar para implementar seus dados corretamente, é possível aumentar sua visibilidade online por meio de rich snippets como uma vantagem estratégica adicional. Afinal, a melhor estratégia é aquela que trabalha em várias frentes, em vez de focar em resultados únicos.

FAQ Rápido sobre SEO Rich Snippets

Qual é o significado de rich snippet?

Rich snippets são snippets com uma taxa de cliques mais alta. As pessoas simplesmente preferem clicar nos resultados que fornecem mais informações. Se a taxa de cliques de um snippet aumentar, você obterá mais tráfego desse resultado de pesquisa.

Quais são exemplos de rich snippets?

Alguns exemplos de rich snippets são dados geralmente extraídos de dados estruturados encontrados no HTML de uma página. Os tipos comuns de Rich Snippet incluem reviews (notas com estrelas ou números), receitas e eventos.

Os rich snippets ajudam o SEO?

Rich snippets são essencialmente resultados de pesquisa aprimorados. Todos nós já vimos o Google brincar com a forma como seus resultados de pesquisa são exibidos há anos, mostrando imagens, vídeos ou “trechos” do próprio conteúdo, tudo em um esforço para tornar a experiência mais envolvente e útil.

O que são rich snippets no Google?

Os Rich Snippets do Google fornecem aos usuários informações resumidas convenientes sobre seus resultados de pesquisa em um piscar de olhos. No momento, estamos suportando dados sobre comentários e pessoas.

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