Pesquisar
Close this search box.

Fonte modular e não modular? Saiba as Diferenças e Vantagens de Cada uma

Fonte modular e não modular? Qual é a melhor opção? Saiba qual é a na hora de montar o seu PC.

Para quem quer montar o seu PC gamer, escolher entre uma fonte modular versus não modular é sempre um dilema. Você pode ser um jogador veterano, programador ou até mesmo um iniciante na montagem de PCs, mas é provável que, dependendo do seu orçamente, você vai ter essa dúvida e considerar: “pago mais caro por menos cabos e mais organização dentro do PC ou fico com uma fonte convencional mesmo e arrumo os cabos lá dentro do jeito que der?”.

Mas, com empresas renomadas como a Corsair e EVGA chamando a atenção com suas novas e avançadas fontes de alimentação ou unidades de fonte de alimentação, fica difícil não considerar.

Vamos conferir os detalhes sobre unidades fonte modulares e não modulares para te ajudar e, se ficar com dúvidas, é só deixar nos comentários.

O que é uma fonte de alimentação modular?

Uma unidade de fonte de alimentação modular ou fonte modular é uma unidade que vem com cabos removíveis. Simplificando, você pode remover os cabos e conectores quando não estiverem em uso. Oferece muita personalização e benefícios para qualquer usuário de PC.

No caso de uma fonte de alimentação totalmente modular, você pode remover os cabos PCIe, cabos de 8 pinos e outros periféricos, exceto o cabo de 24 pinos. Embora você precise dos outros cabos quando o sistema estiver iniciando, assim que a máquina iniciar, você poderá removê-los se desejar!

Vantagens e desvantagens da fonte de alimentação modular

Agora, vamos considerar a vantagem das fontes modulares:

  • A primeira vantagem é a modularidade ou a liberdade de separar os cabos de ligação. Quando não estiver em uso, você pode desconectar qualquer cabo que desejar e reconectá-lo na porta designada. Ele também permite detectar cabos danificados com mais rapidez e também permite trocá-los facilmente.
  • Com unidades fonte modulares, você tem melhores chances de personalização. Dependendo do seu orçamento e preferência pessoal, você pode alterar os fios, personalizar a máquina e escolher o comprimento, cor ou tipo do fio.
  • A próxima vantagem de usar uma fonte de alimentação modular é melhor fluxo de ar e gerenciamento de calor; como há menos cabos, o fluxo de ar é mais fácil e a máquina não é vulnerável ao superaquecimento. Melhora a vida útil da máquina e evita danos devido ao superaquecimento.
  • O desempenho também é outra vantagem de uma unidade fonte modular. Com seu mecanismo altamente avançado, essas máquinas podem gerenciar jogos ou programação intensa por mais tempo.

CURTIU? QUER MAIS CONTEÚDOS COMO ESSE? DEIXE SEU NOME E EMAIL E RECEBA MAIS MATÉRIAS COMO ESSA

Agora, vamos considerar a desvantagem das fontes modulares:

  • O principal problema dos sistemas modulares é o seu alto preço. Embora você possa ter uma fonte de alimentação modular um pouco mais em conta, a configuração se torna cara porque você precisa de cabos, conectores, periféricos especializados e uma caixa ATX maior. Portanto, o orçamento pode ser um problema para alguém.
  • Mesmo que você possa desconectar e reconectar os cabos, existe algum risco de falha e resistência. Ao inserir ou remover o cabo, pode danificar os pinos se não for feito corretamente.
  • Você precisa comprar cabos especiais compatíveis com as unidades modulares fonte. A maioria dos modelos de fonte possui um conjunto de cabos modulares compatíveis e você não pode usar mais nada. Consequentemente, às vezes pode ser difícil comprar e substituir os cabos.

O que é uma fonte de alimentação não modular?

Uma fonte de alimentação não modular é uma unidade que precisa de cabos permanentemente conectados para funcionar. Os cabos que transportam a energia não podem ser desconectados e todos os cabos vêm pré-conectados. Portanto, nada é removível. As unidades de fonte usadas com mais regularidade são modelos de fonte não modulares.

Vantagens e desvantagens da fonte de alimentação não modular

As principais vantagens das unidades fonte não modulares são:

  • Seu preço é extremamente acessível. Além disso, você pode montar um PC inteiro sem gastar muito dinheiro utilizando cabos não modulares.
  • Outra vantagem é a abundância de opções. Você pode usar qualquer fio com qualquer unidade de fonte de alimentação, pois a maioria dos conectores não modulares são compatíveis com quase todos os modelos de fontes de alimentação não modulares disponíveis no mercado. Portanto, você não precisa procurar muito por componentes ao construir um PC.
  • Os cabos estão facilmente disponíveis e você pode comprá-los facilmente em qualquer lugar.

Vamos falar sobre as desvantagens:

  • A principal desvantagem de um sistema não modular é que os cabos são fixos e não podem ser removidos. Portanto, você precisa gerenciar vários cabos, mesmo que não precise deles.
  • Como há mais cabos, o fluxo de ar é frequentemente bloqueado, resultando em superaquecimento, poeira e acúmulo de sujeira.
  • Se você verificar a eficiência, os sistemas não modulares podem não funcionar como os modulares.

Diferenças entre Fonte modular e não modular

Além das obvias diferenças entre os dois tipos de fontes, há mais algumas que podemos considerar antes de você tomar a sua decisão e comprar a sua nova fonte (e aproveite e compre aqui com a gente! Escolhemos umas excelentes opções para você!):

1. Fluxo de ar

O fluxo de ar adequado é necessário para manter a saúde e a vida útil de toda a unidade do PC. O caminho do fluxo de ar fica bloqueado se houver muitos cabos de alimentação (o que acontece em sistemas não modulares). Pode ser necessário mais do que um pequeno ventilador de resfriamento para dissipar o calor das unidades fonte. Além disso, como há pouco fluxo de ar, as unidades de PC também ficam mais vulneráveis ao acúmulo de poeira e sujeira! Esse acúmulo também bloqueia o ar frio e evita que o ar quente venha da unidade fonte aquecida.

Pelo contrário, como uma fonte de alimentação modular significa menos ou praticamente nenhum cabo, há menos bloqueios no caminho do fluxo de ar. Além disso, o ar frio entra e o ar quente sai livremente das máquinas. Consequentemente, há menos acúmulo de sujeira e poeira na máquina. Pode aumentar drasticamente a vida útil e o desempenho da unidade de PC.

2. Temperatura

A temperatura está diretamente ligada ao fluxo de ar. Em uma fonte de alimentação não modular, o caminho do fluxo de ar bloqueado leva a superaquecimento frequente. Isso acontece porque o ar quente não é exaurido corretamente do sistema e o ar frio não chega adequadamente ao interior. Isso faz com que o PC geralmente aqueça com mais rapidez e frequência.

Pelo contrário, a fonte de alimentação modular quase não requer cabo. Consequentemente, as unidades fonte obtêm melhor fluxo de ar e o canal de ar torna a máquina mais fria mesmo quando ela fica ligada por um longo período. Ou seja, a temperatura é mais baixa nos sistemas modulares.

3. Eficiência

Se você verificar a eficiência, os sistemas modulares são altamente eficientes. Os sistemas modulares são projetados para garantir uma carga de trabalho pesada por horas prolongadas. Mas isso não significa que os sistemas não modulares não sejam eficientes. Estas também são eficientes, mas o grau de eficiência é ligeiramente inferior ao das unidades fonte modulares.

Se quiser saber mais sobre a eficiência da fonte de alimentação, temos uma matéria especializada sobre o assunto.

4. Grau de Modularidade

O grau de modularidade refere-se ao número de cabos que você pode desconectar das unidades fonte enquanto a máquina funciona. A maioria das unidades fonte modulares possui cabos removíveis, exceto aqueles que são necessários para iniciar o sistema.

No caso da modularidade, os sistemas modulares são a maior prioridade porque a máquina permite desconectar ou reconectar os cabos de conexão de acordo com sua preferência de trabalho. Na maioria das unidades fonte modulares, o cabo conector de 24 pinos é permanente; os demais, como PCIe, CPU ou quaisquer conectores periféricos, são opcionais e removíveis.

Pelo contrário, os sistemas não modulares têm modularidade quase nula, pois não é possível desconectar nenhum cabo enquanto a máquina está ligada.

5. Preço

O preço é alto para fontes de alimentação totalmente modulares. A modularidade requer tecnologia avançada e melhor design de produto, o que muitas vezes é a principal causa de preços mais elevados.

Se você verificar a faixa de preço, a maioria das unidades fonte modulares são 10-20% ou até 30% mais caras do que uma unidade fonte não modular normal. Porém, os benefícios do modelo modular são muito procurados. Você obterá melhor desempenho e experiência de trabalho do que unidades fonte não modulares normais.

Porém, o custo geral geralmente está relacionado a toda a unidade do PC. Você precisa usar gabinetes ATX maiores com unidades fonte modulares. Nesse caso, você pode economizar um pouco mudando para um gabinete ATX intermediário.

6. Complexidade

As unidades modulares de fonte são mais complexas se você observar o design. Eles não possuem vários cabos como uma unidade fonte normal. Para contrabalançar esse tedioso gerenciamento de cabos, os cabos de fonte de alimentação modulares vêm com conectores proprietários que precisam de cabos especiais e geralmente são projetados para serem compatíveis apenas com algumas unidades modulares específicas; portanto, se você adquirir uma fonte de alimentação modular, precisará comprar apenas os cabos especificados. Além disso, essas unidades fonte também são altamente avançadas e de design complexo.

Comparado a estes, o gerenciamento da fonte de alimentação não modular é simples. Você pode usar qualquer fonte de alimentação não modular com qualquer modelo de fonte de alimentação não modular!

7. Gerenciamento de cabos

O gerenciamento de cabos costuma ser uma tarefa difícil com unidades fonte não modulares. O sistema de fonte de alimentação não modular depende de vários cabos para fornecer energia, que não podem ser desconectados a qualquer custo.

Com tantos cabos para tantas conexões, gerenciá-los pode se tornar entediante. Além disso, a enorme variedade de cabos também impede o fluxo de ar através da unidade fonte, resultando em um sistema superaquecido que pode ser danificado se você trabalhar nele regularmente.

Por outro lado, uma fonte de alimentação modular permite livrar-se dos cabos das unidades fonte quando estas não estiverem em uso. Além disso, o menor número de cabos também significa melhor fluxo de ar e melhor gerenciamento de resfriamento para sua unidade de PC. Considerando as unidades fonte modulares, você pode se livrar de quase 1,5 metros de comprimento de cabo dentro de toda a unidade do PC, além dos demais cabos.

Devido a este fato, os jogadores ou programadores geralmente preferem a fonte de alimentação modular, o que significa que a unidade do seu PC não superaquecerá frequentemente com menos cabos para gerenciar!

O que é melhor para você, fonte de alimentação modular ou não modular?

Bem, a questão difere de pessoa para pessoa. Se você deseja uma máquina altamente eficiente com gerenciamento ideal de cabos, um sistema angular é ideal para você. Além disso, os sistemas modernos são ideais para quem deseja realizar tarefas como programação de computadores ou jogos hardcore. Os sistemas modulares também podem ser uma ótima opção para quem quer focar na estética e na melhor customização. Mas lembre-se de que isso custará mais, portanto, tenha um orçamento considerável.

Se você não gosta de gerenciamento de cabos e não se importa com cabos extras e limpeza, um sistema não modular é suficiente. Além disso, é mais leve no bolso e você pode até obter um PC eficiente com um orçamento baixo. Você sempre pode usar o compartimento do PC para marcar aparências indesejadas de cabos.

FAQ Rápido

Posso usar cabos de fonte de alimentação não modulares com minha fonte de alimentação modular?

Não, cabos não modulares não são compatíveis com fonte modular. Existem dois tipos: totalmente modular e semimodular. Uma fonte não modular não permite a remoção dos cabos.

Posso usar uma fonte de alimentação não modular para um PC para jogos de última geração?

Sim, você sempre pode usar uma fonte de alimentação não modular para jogos de última geração. Existem muitos modelos no mercado.

Eu realmente preciso de uma fonte de alimentação modular?

As fontes de alimentação modulares oferecem diversas vantagens sobre as não modulares. Primeiro, eles podem melhorar o fluxo de ar e o resfriamento dentro do gabinete, reduzindo a confusão de cabos não utilizados. Em segundo lugar, eles podem fazer com que sua construção pareça mais organizada e esteticamente agradável, escondendo o excesso de fios.

Quais são as desvantagens de uma fonte de alimentação não modular?

A principal desvantagem de um sistema não modular é que os cabos são fixos e não podem ser removidos. Portanto, você precisa gerenciar vários cabos, mesmo que não precise deles. Como há mais cabos, o fluxo de ar é frequentemente bloqueado, resultando em superaquecimento, poeira e acúmulo de sujeira.

Agora, fale conosco e diga se você curtiu as novidades e aproveite para ler mais notícias, como sobre a placa de vídeo RTX 4090 no nosso site.

Durante a conferência TecToy Showcase, transmitida on-line neste sábado (22), fabricante revelou detalhes dos primeiros produtos da Zeenix, sua nova divisão gamer
BioWare abraça suas raízes narrativas em um RPG single player; Assista uma emocionante sequência de gameplay estendida que prepara a história e os desafios
TEAMGROUP na Computex 2024 apresenta novos produtos com o lema: "Elevate Gaming . Empower AI"
Saiba se vale a pena jogar Fabledom
Quer dar vida aos seus modelos 3D com texturas impressionantes? Continue lendo para aprender tudo sobre o processo de mapeamento UV do Blender!