Pesquisar
Close this search box.

Review SSD T-Force Cardea A440: Perfeito para o PS5 e PCs Gamer

Confira nossa analise do SSD T-Force Cardea A440

A Team Group, fabricante taiwanesa de hardware, tem um SSD para quase todas as necessidades, desde unidades SATA de alta capacidade até unidades M.2 NVMe de alta resistência e alto desempenho.

Mas para aqueles que buscam um SSD rápido PCIe 4.0 x4 M.2 NVMe para um console de jogos, como um PlayStation 5 ou montar um PC gamer potente, o T-Force Cardea A440 da Team Group é uma ótima opção. Ele tem um bom desempenho e parece ótimo, embora seja caro.

Com o potente SSD E18 PCIe 4.0 x4 NVMe, da Phison, e emparelhado com o flash TLC 96L da Micron, o T-Force Cardea A440 pode dar até 7/6,9 GBps de leitura/gravação.

Mas será que ele é bom e funciona bem? Vamos falar sobre esse SSD em nosso review e, se você ficar com dúvidas, é só deixar aí nos comentários.

Especificações Técnicas

O T-Force Cardea A440 do Team Group está disponível em versões com capacidade de 1 TB e 2 TB, e o desempenho sequencial do A440 é classificado para até 7,0/6,9 GBps de leitura/gravação e pode fornecer até 650.000/700.000 IOPS aleatórios de leitura/gravação em ambas as capacidades.

SSD Cardea A4401 TB2 TB
Capacidade (Usuário / Bruto)1000 GB / 1024 GB2000 GB / 2048 GB
Conteúdo da CaixaUm HD SSD, dissipador de calor de grafeno, dissipador de calor de alumínioUm HD SSD, dissipador de calor de grafeno, dissipador de calor de alumínio
Sistema OperacionalWindows 11 / 10 / 8.1 / 8 / 7 / Vista
Linux 2.6.33 ou superior
Windows 11 / 10 / 8.1 / 8 / 7 / Vista
Linux 2.6.33 ou superior
Fator de formaM.2 2280M.2 2280
Interface / ProtocoloPCIe 4.0 x4 / NVMe 1.4PCIe 4.0 x4 / NVMe 1.4
ControladorPhison PS5018-E18Phison PS5018-E18
DRAMDDR4DDR4
MemóriaMicron 96L TLCMicron 96L TLC
Leitura sequencial7.000 MBps7.000 MBps
Gravação sequencial5.500 MBps6.900 MBps
Leitura Aleatória650.000 IOPS650.000 IOPS
Gravação aleatória700.000 IOPS700.000 IOPS
SegurançaN / DN / D
Resistência (TBW)700 TB1.400 TB
Tempo médio entre falhas (MTBF)3 milhões de horas3 milhões de horas
Garantia5 anos5 anos
Dimensões80 x 22 x 3,7mm (com dissipador de grafeno) ou 80 x 23,4 x 12,9mm (com dissipador de alumínio)80 x 22 x 3,7mm (com dissipador de grafeno) ou 80 x 23,4 x 12,9mm (com dissipador de alumínio)

Como a maioria dos outros SSDs de sua classe, o Cardea possui um cache SLC que desgasta conforme o uso e quando você exceder seu limite de capacidade. O A440 não é capaz de manter seu desempenho de gravação até o máximo, mas ainda está bem preparado para lidar com as situações da maioria dos jogadores e usuários em geral para tarefas do dia-a-dia. Para aqueles que tem um PS5, o T-Force Cardea A440 da Team Group vem com algumas altas classificações de resistência de gravação dentro de sua garantia de cinco anos.

O modelo de 1 TB é classificado para até 700 TB de gravações, enquanto o modelo de 2 TB é classificado para o dobro disso (1.400 TB), em parte devido ao LDPC ECC de quarta geração da Phison. Mas falta criptografia AES de 256 bits compatível com OPAL para proteção por senha. Ele também vem com capacidade de relatório de dados SMART e suporte Trim.

Performance

Este SSD para velocidades de vários gigabytes vem com um controlador PS5018-E18 da Phison, o melhor controlador SSD PCIe 4.0 x4 NVMe de oito canais da empresa até o momento. Ele é construído em um processo de 12 nm e utiliza três núcleos ARM Cortex R5 com clock de 1 GHz para sua computação principal, mas também tira proveito de um coprocessador dual-core para auxiliar certas rotinas de firmware NAND.

O controlador é compatível com NVMe 1.4 e possui proteção de caminho de dados de ponta a ponta, suporte de aceleração térmica, gerenciamento de energia de estado ativo (ASPM) e capacidade de Transição de estado de energia autônoma (APST). O controlador utiliza um cache DRAM para armazenar os dados FTL, para processamento mais rápido de solicitações do sistema do que arquiteturas sem DRAM.

O T-Force Cardea A440 do Team Group oferece alto desempenho, semelhante ao de muitos outros produtos equipados com o Phison E18 e Micron 96L TLC. Não é a unidade mais responsiva disponível, mas ainda é muito competitiva na maioria das circunstâncias.

O Cardea A440 vem com dois dos dissipadores de calor patenteados da empresa, um de grafeno de perfil fino e um de cobre. Um ideal para cases apertados e o outro projetado para usuários de desktop que desejam resfriamento máximo. A empresa afirma que ambos os dissipadores de calor são compatíveis com o PS5, então, você pode testá-lo como quiser.

Essa tampa realmente prejudica o desempenho de resfriamento, resultando em temperaturas operacionais mais altas quando sob carga e um pouco de acumulo de poeira. Embora mais poeira possa se acumular ao longo do tempo com a tampa de metal removida, desde que você seja cuidadoso com a manutenção da poeira, é improvável que isso cause um problema sério.

Conteúdo da Embalagem

Ao abrir a embalagem do SSD T-Force Cardea A440, é possível notar a presença das duas opções de dissipação de calor mantidas em um invólucro de plástico moldado. Embora frágil, o SSD é mantido firmemente na caixa e, embora menos suscetíveis a danos por choque pelo transporte, o dispositivo possui proteção leve.

Ssd t-force cardea a440
Dissipador de calor de grafeno

O modelo de 1TB é um SSD padrão, com logo do produto e outros detalhes estéticos de um lado e, na parte traseira, contém informações técnicas. Os dissipadores de calor flexíveis que vem embalado junto com o SSD são adequados para usuários do PS5 que desejam expandir a memória do console.

O dissipador de calor maior e angular é mais eficaz em uso contínuo e pode ser implantado e reimplantado várias vezes. Quando instalado, o dissipador de calor cobre completamente o SSD e se alinha com as aberturas do PS5. O preço competitivo em relação a outros fabricantes do mercado é um ponto positivo do produto se você está procurando uma boa opção de SSD para o seu PlayStation.

O T-Force Cardea A440 vem em um fator de forma M.2 2280 e apresenta um PCB preto. Com o disipador de calor de grafeno aplicado, o A440 mede 3,7 mm de espessura e pesa 13 gramas. Com o dissipador de calor de alumínio instalado, o A440 mede 12,9 mm de espessura e pesa 46 gramas. A empresa afirma que o dissipador reduzirá as temperaturas em até 20% com o dissipador de calor e 9% com o rótulo de grafeno.

A Team Group inclui com o Cardea A440 todas as ferramentas básicas que podem ser usadas para monitorar o status de integridade do dispositivo e comparar a unidade. Como mencionado anteriormente, ele vem com dois dissipadores de calor, um de grafeno e um dissipador de calor de alumínio mais grosso, ambos prontos para instalar em vez de serem pré-instalados, dando ao comprador a opção de usar qualquer uma das opções.

Conclusão

E em termos de valor, o SSD chega a um preço competitivo em relação a muitos de seus pares, ao mesmo tempo em que oferece duas opções de dissipação de calor muito úteis sem custo adicional. Adicione fatores que o PS5 depende, como o 6, 500 MB/s repetido benchmark de console e um dissipador de calor que se alinha muito bem com o design do sistema de resfriamento do PS5.

Om tudo isso, você pode ver como a TeamGroup passou de relativa obscuridade com os jogadores de console para de repente ser um nome comumente mencionado! Os usuários de PC podem encontrar algumas opções melhores do que o T-Force Cardea A440, mas para jogadores de PC intermediários e jogadores de PS5, o T-Force Cardea A440, existem muito poucos SSDs melhores no mercado agora que você pode escolher em vez deste.

T-Force Cardea A440

Paulo Fabris

Design
Performance
Construção
Preço

Prós e Contras

Prós
Compatível com PlayStation 5 da Sony
nclui duas opções diferentes de dissipação de calor
Desempenho genuinamente impressionante para o preço

Contras
Aquém de suas velocidades de leitura/gravação sequenciais nominais em testes
Pontuações de cópia AS-SSD relativamente baixas

3.8

FAQ Rápido

Qual é a velocidade do Teamgroup Cardea A440?

7.400/7.000 MB/s. Com a mais recente interface PCIe Gen4x4, o CARDEA A440 PRO PCIe4. 0 continua a ir além dos limites, oferecendo incríveis velocidades sequenciais de leitura/gravação de 7.400/7.000 MB/s, o que é 15 vezes mais rápido do que o desempenho dos SSDs SATA típicos.

Cardea A440 é compatível com o PlayStation 5?

A empresa afirma que ambos os dissipadores de calor são compatíveis com o PS5 e seus dissipadores de calor combinam com o design do aparelho

Quão bons são os SSDs da Teamgroup?

Os SSD da Teamgroup são equipamentos para quem tem um orçamento básico e procuram produtos que podem se encaixar em um laptop, desktop ou PlayStation 5 sem muitos problemas.

Qual o Tempo médio entre falhas do Cardea A440?

Tempo médio entre falhas (MTBF) é de aproximadamente 3 milhões de horas.

Fale conosco nos comentários e diga oque achou dessa matéria e aproveite para ler mais notícias e matérias, como por exemplo, sobre o Kingston Fury Renegade SSD PCIe 4.0, no nosso site.

Procurando um Cursos para Jogos 2D? Então veja qual escolher
Saiba mais sobre o Desenvolvendo Jogos em Unity com nossas dicas e truques
Veja quais o melhor Curso de Nuxt que você pode fazer para dominar o framework
Aprenda sobre o desenvolvimento de jogos em HTML 5
Saiba como escolher os melhores e comece seu curso de Vue Js hoje mesmo
Saiba quais os melhores Curso de Desenvolvedor Web para você aprender