Pesquisar
Close this search box.

EA Sports WRC 24: A redenção dos jogos licenciados? Descubra

Quer encarar as pistas de terra e gelo em EA Sports WRC 24? então descubra se esse game é para você

Devo ter dito no meu review de Horizon Chase 2 sobre como nunca fui muito fã de jogos de corrida, em especial os jogos simuladores, que envolviam configurações complexas e pesadas para que você tivesse um desempenho minimamente aceitável em uma corrida.

Realmente, esse tipo de coisa não era pra mim. Jogos do tipo arcade, como um Daytona USA ou o próprio Horizon Chase, em que você tinha que acelerar e pronto eram mais a minha cara.

(meu ápice em jogos de corrida foi quando descobri a série Burnout, que quanto mais você bate melhor a sua pontuação).

E, em especial, jogos de Rally eu nunca realmente tinha dado muita atenção. Mas acho que com o lançamento de EA Sports WRC 24 (site oficial) dá para dizer que isso mudou, pois o game chamou a atenção por seus carros e pistas complicadas de se dirigir.

Para quem estava acostumado a apenas pisar no acelerador como eu, ter um jogo em que nem sempre ir mais rápido é o melhor pode ser um desafio.

Você também curte um desafio? Então veja o que achamos desse jogo e, se você ficar com dúvidas, é só deixar nos comentários.

Comece Mexendo em Tudo. Ou não

Quando você entra no jogo, a primeira coisa que você pode fazer é modificar o seu piloto e o seu carro. Você poderá comprar quase tudo de melhor e sua equipe já estará montada. Então, se você não se importa com esse lado do automobilismo, pode deixar por isso mesmo. Caso contrário, você poderá trazer mais talentos para sua equipe e até mesmo para ser seu engenheiro-chefe.

Seu piloto também pode ser customizado em algumas opções pré-definidas de rosto e gênero. Você pode escolher seu nome, seu país de origem e outras opções que, no final, fazem pouca diferença prática. Assim como outros jogos em que o personagem não é a “estrela” do game, os pilotos parecem um pouco datados e com aquele olhar meio “vidrado”. Claro, você não está aqui por eles e sim pelos carros.

E os carros sim, são muito bem detalhados e personalizáveis, com várias opções de motores, freios, embreagens rodas e tudo mais. Você pode deixar tudo como está e ir correr, mas com o tempo pode acabar se arriscando em mexer nessas configurações para tentar pegar um melhor desempenho nas pistas de barro, gelo e cascalho que irá encarar pela frente. Se você entende bem de carros e motores, vai se dar bem aqui. Se não, vai deixando como está e está tudo bem. Aos poucos você vai arriscando mudar uma coisa ou outra e irá entender como a mecânica dos carros funciona.

Nome:EA Sports WRC 24
DesenvolvedorCodemasters
PublisherElectronic Arts
GêneroRacing game, Simulation video game, Sports video game, Simulation Game
PlataformasPlayStation 5, Xbox Series X e Series S, Microsoft Windows
Tem modo Online?Sim
Tem modo Offline?Sim
REQUISITOS MÍNIMOS
Sistema OperacionalWindows 10
ProcessadorAMD Ryzen 5 2600X Intel i5 9600K
Memória8 GB de RAM
Placa de vídeoNvidia GTX 1060 Radeon RX Vega 56
DirectXVersão 12
RedeConexão de internet banda larga
Armazenamento95 GB de espaço disponível
Placa de somDirectX Compatible
Outras observaçõesSSD recommended
Requer Sistema 64-bits?Sim
REQUISITOS RECOMENDADOS
Sistema OperacionalWindows 10
ProcessadorAMD Ryzen 7 3700X intel i5 10600K
Memória16 GB de RAM
Placa de vídeoNvidia RTX 2070 Radeon RX 5700 XT
DirectXVersão 12
RedeConexão de internet banda larga
Armazenamento95 GB de espaço disponível
Placa de somDirectX Compatible

Não gosta de Jogos Licenciados?

Vendo um novo um jogo de rally licenciado, completo com exatamente o mesmo tipo de logo que o esporte oficial tem usado nas últimas três décadas, não seria de se estranhar se você se perguntar se deveria dar uma chance para EA Sports WRC 24. Mas se você deixou de jogar os jogos de rally oficialmente licenciados em algum momento do início de 2010, como muitas pessoas fizeram, confie em nós quando dizemos: agora é a hora de reacender a paixão.

Isso porque, pela primeira vez, este novo jogo WRC é construído sobre a base da série Dirt Rally, que tem se inspirado nos jogos oficiais anteriores, lançados nos últimos anos.

O modelo de manuseio detalhado e convincente que tornou Dirt Rally e sua sequência tão envolventes de dirigir evoluiu aqui e, em particular, a variedade de superfícies que você encontrará pode ser sentida instantaneamente, esteja você em um joypad ou em um simulador de volante.

Ea sports wrc 24
EA Sports WRC 24

É raro ficarmos entusiasmados em dirigir devagar em um videogame, mas a primeira vez que vemos o brilho de uma pista coberta de gelo e tivemos que reduzir drasticamente nosso ritmo em um Rally de Monte Carlo invernal apenas para sobreviver à etapa, ficamos total e completamente convencidos.

Certas mudanças na fórmula testada e comprovada nos últimos anos – como a eliminação dos retardatários – fazem com que o WRC pareça um pouco mais orientado para o hardcore, embora isso possa se resumir ao fato de a licença do Campeonato Mundial de Rally exigir uma abordagem mais realista.

Em relação aos carros, o jogo traz consigo a primeira classe de veículos híbridos Rally1, que são máquinas fenomenais, a ponto de estarem entre os mais fáceis de dirigir no jogo, apesar de sua velocidade alarmante em uma pista de cascalho ou pista de burro. Se você deseja um desafio genuinamente assustador, ficará satisfeito em saber que os carros do Grupo B dos anos 80 aparecem na extensa seleção de veículos históricos do jogo.

O jogo também traz o que pode ser considerado as melhores pistas de rally da história dos jogos, provavelmente porque foram tirados diretamente de seções de pistas especiais do mundo real. As rotas do EA WRC serpenteiam por vastas paisagens, foram repletas de detalhes incidentais únicos e refletem perfeitamente o caráter individual dos ralis que estão simulando.

Eles também refletem o desafio enfrentado pelos competidores reais: não apenas as etapas especiais são tão estreitas que você se sentirá subconscientemente sugando suas entranhas, mas também são algumas das rotas mais longas em qualquer jogo de rally por etapas. Uma etapa de 30 km é um teste supremo de concentração e, muitas vezes, uma grande demonstração do modelo abrangente de danos ao carro do jogo. Você provavelmente não vai cruzar a linha de chegada com os restos do seu carro em uma sacola de mercado, mas vai chegar bem perto.

O modo carreira em EA Sports WRC 24

Ea sports wrc 24
EA Sports WRC 24

O modo coloca você não apenas no comando, mas também no comando do gerenciamento de equipe, contratação e demissão de funcionários, gerenciamento de orçamentos e definição de cronograma.

Se você se sentir particularmente corajoso, poderá até construir seu próprio carro WRC do jeito que você gostar, escolhendo tanto os componentes internos quanto o kit de carroceria mais agressivo que puder encontrar.

Há muito o que mexer entre uma corrida e outra, mas o modo nunca entra em domínios de complexidade desnecessária. É algo que você esperaria mais de um jogo Need for Speed do que de um título licenciado pelo WRC. É um pouco decepcionante que você não possa usá-lo online e seja forçado a construir outro exclusivamente para esse propósito.

Construir um carro exige que você fique dentro do orçamento, e isso tem impacto no desempenho. Seu orçamento inicial é bastante considerável, mas as despesas devem ser sustentadas ao longo do tempo. Ganhar corridas é apenas uma parte disso, pois eventos específicos trazem dinheiro para áreas específicas da sua equipe.

A grande vantagem do modo carreira é permitir que você explore todo o calendário oficial do WRC. Você pode pular etapas nas quais não está interessado e ser um piloto de meio período como Ogier e Loeb, ou se distrair um pouco com carros históricos e eventos temáticos. Ter um patrocinador é sempre uma boa ferramenta para pressionar os jogadores e definir metas, mas o nível inicial de felicidade deles é alto o suficiente para que você não precise se preocupar muito.

Resumindo, a estrutura do calendário e os eventos semanais tornam-no bastante básico e previsível, e não há como reinventar a roda aqui em comparação com os modos Carreira de outros jogos de corrida.

Momentos Tão Pequenos de Nós Dois

Quanto ao modo ‘Moments’, a forma como é tratado é um tanto desconcertante. Ele vem com apenas três cenários no lançamento (dois reais e um fictício), onde você precisa desbloquear uma das três medalhas com base no seu tempo. O que é ainda mais estranho é que dois cenários adicionais estão bloqueados atrás do acesso pago do EA Play.

Francamente, o conteúdo é tão escasso aqui que é difícil até mesmo avaliá-lo. É um modo de cenário que poderia ter sido muito mais interessante, se não tivesse sido enquadrado no contexto de atualizações de jogo como serviço. No entanto, fomos informados de que mais virão regularmente, inicialmente diariamente, e a EA pretende que mais de 300 Moments sejam apresentados em algum momento.

Rally School é outro dos novos recursos do EA Sports WRC, e é bom ver como os testes de nível básico explicam literalmente os fundamentos do rally – algo que outros jogos de rally deveriam observar. Embora às vezes pareça uma experiência hardcore, o jogo leva algum tempo para finalmente dar aos jogadores uma introdução suave ao gênero. Por exemplo, a Rally School ensina detalhadamente o que significam as informações fornecidas pelo navegador.

Derrapadas

Então, esse jogo de rally é praticamente o pacote completo, certo? Bem, é, mas há um ou dois motivos de preocupação. Visualmente pode ser um pouco fraco em alguns pontos.

Os carros parecem ótimos, mas podem faltar alguns detalhes do cenário e os modelos dos personagens são muito ruins. Indiscutivelmente, isso é aceitável, pois você passa por eles em alta velocidade, e isso é justo, mas você pode não perdoar tanto os engasgos técnicos do jogo.

Ele atinge sua meta de 60 quadros por segundo na maior parte do tempo, mas gagueja com bastante frequência, o que pode realmente atrapalhar sua corrida, e o screen-tearing também aparece com bastante frequência.

Ea sports wrc 24
“você já olhou pra alguém e pensou: o que passa na cabeça dela?”

Esperamos que algumas soluções para esses problemas estejam a caminho, já que no momento elas estão tirando o brilho do que de outra forma seria uma ótima experiência.

Afinal, é bom ou não é?

Para os entusiastas da corrida em pistas selvagens, EA Sports WRC 24 é um prato cheio. Você vai adorar a sensação de direção e calcular friamente o momento de acelerar ou frear, escolher seu carro, sua equipe, seu patrocínio, fazer todo o gerenciamento dos recursos e chegar em primeiro na corrida, com a sensação de dever cumprido. Se você gosta, vá em frente.

Mas, como sempre, o principal problema atual de fazer o review de alguns jogos nichados, como é o caso de jogos de rally ou com EA Sports FC 24, é o preço. Pagar R$ 240 por um game que você não é muito familiarizado não é para qualquer um. Este é um tipo de jogo que o jogador casual não vai se arriscar e ainda pagar esse valor. Tem jogos de rally bem mais baratos e, se você procurar, talvez até tenha pego um grátis em alguma loja como Epic Games ou Ubisoft Store.

EA Sports WRC 24

Paulo “Doido” Fabris

Ea sports wrc 24 | corrida, ea sports wrc 24, esportes, esports, pc, playstation, xbox | ea sports wrc 24: a redenção dos jogos licenciados? Descubra | bd45bebb imagem 2023 11 10 110211170 | análises
Gráfico
Jogabilidade
Música
Diversão

Ficha Técnica:

Jogo: EA Sports WRC 24
Desenvolvedor: Codemasters
Publisher: Electronic Arts
Gênero: Racing game, Simulation video game, Sports video game, Simulation Game
Plataformas: PlayStation 5, Xbox Series X e Series S, Microsoft Windows

Prós:
O manuseio é fantástico;
Pistas divertidas e desafiadoras;
Modo carreira robusto;
Boa lista de carros;

Contras:
Visualmente desanimador em alguns lugares;
Problemas técnicos bastante frequentes;
O manuseio no asfalto pode ser complicado;

4

Fale conosco nos comentários e diga oque achou dessa matéria e aproveite para ler mais notícias e matérias, como por exemplo, sobre nosso review de EA Sports FC 24, no nosso site.

Quer dar vida aos seus modelos 3D com texturas impressionantes? Continue lendo para aprender tudo sobre o processo de mapeamento UV do Blender!
Saiba mais sobre a espetacular memória RAM DELTA TUF RGB DDR5
Quer saber se vale a pena jogar a última obra de Akira Toryama? Então veja nossa analise de Sand Land
Conheça o robusto HD portátil SSD T-FORCE M200
Aprenda como enviar comandos aos personagens do seu jogo com o Signals no Godot
Saiba mais sobre os processos e mecanismos de Renderização no Blender