Pesquisar
Close this search box.

Review Diablo IV: Não é um Jogo Bom. É Excelente!

Saiba o que achamos do mais novo game da franquia da Blizzard com nosos review de Diablo IV

Entre meus “pecados gamers” está o fato de que nunca tinha jogado nenhum jogo da franquia Diablo (outros incluem não ter jogado nenhum Legend of Zelda e nenhum Final Fantasy clássico, exceto o Final Fantasy XV). Mas, com a aproximação do lançamento de Diablo IV (site oficial) da Blizzard (site oficial) e o trailer incrível que mostrava o surgimento de Lilith saindo de um véu de sangue (ver ela chegando na festa de lançamento do jogo também foi legal), eu pensei “por que não começar?”

E não me arrependi! Embora tenha um modo singleplayer, ele é essencialmente um jogo multiplayer (algo que não sou muito fã) e você pode precisar de outros jogadores para avançar as partes mais difíceis e seja obrigatório a conexão com a Battle.Net, o game ainda é aquele tipo de jogo “must have” para qualquer jogador. Mas, agora, o jogo é bom? Vale a pena começar por ele ou você ficará perdido sem saber oque aconteceu antes? Vamos falar sobre Diablo IV e, se ficar com dúvidas, é só deixar nos comentários.

Especificações Técnicas

Se quiser jogar Diablo IV, então você precisará de um computador com especificações técnicas de respeito e para aproveitar ao máximo os visuais construídos pela Blizzard ao longo desses 15 anos de desenvolvimento, então terá que ter um pouco mais de potência no seu PC. Para quem tem um PC mais modesto, boas notícias: ao baixar o game, ele vem com a opção de não fazer o download de um pacote de texturas em alta qualidade em separado. Ótimo para quem não usará, pois além de terminar o download mais rápido ainda economiza 40GB de espaço no seu HD. Veja oque você precisa para jogar:

Título do jogoDiablo IV
DesenvolvedoraBlizzard
PublisherBlizzard
PlataformasPlayStation 5, Xbox Series X and Series S, PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows
GênerosRPG, Ação, Hack’n’Slash
Players1 ou mais jogadores
Tem coop local?Não
Tem coop online?Sim
Passe de BatalhaSim
DLCsNão
Conexão a InternetSim
Requerimentos mínimos
Sistema OperacionalWindows® 10 de 64 bits versão 1909 ou mais recente
ProcessadorIntel® Core i5-2500K ou AMD ™ FX-8350
Memória8GB RAM
GráficosNVIDIA® GeForce® GTX 660 ou AMD Radeon ™ R9 280
DirectX®Versão 12
ArmazenamentoSSD com 90 GB de espaço disponível
Requisitos Médios
Sistema OperacionalWindows® 10 de 64 bits versão 1909 ou mais recente
ProcessadorIntel® Core i5-4670K ou AMD ™ R3-1300X
Memória16GB RAM
GráficosNVIDIA® GeForce® GTX 970 ou AMD Radeon ™ RX 470
DirectX®Versão 12
ArmazenamentoSSD com 90 GB de espaço disponível
Requisitos Alto
Sistema OperacionalWindows® 10 de 64 bits versão 1909 ou mais recente
ProcessadorIntel® Core i7-8700K ou AMD Ryzen ™ 2700X
Memória16GB RAM
GráficosNVIDIA GeForce® RTX 2060 ou AMD Radeon ™ RX 5700 XT
DirectX®Versão 12
ArmazenamentoSSD com 90 GB de espaço disponível
Requisitos 4K
Sistema OperacionalWindows® 10 de 64 bits versão 1909 ou mais recente
ProcessadorIntel® Core i7-8700K ou AMD Ryzen ™ 7 2700X
Memória32GB RAM
GráficosNVIDIA GeForce® RTX 3080; NVIDIA GeForce® RTX 40 Series para DLSS3 totalmente compatível ou AMD Radeon ™ RX 6800 XT
DirectX®Versão 12
ArmazenamentoSSD com 90 GB de espaço disponível

CURTIU? QUER MAIS CONTEÚDOS COMO ESSE? DEIXE SEU NOME E EMAIL E RECEBA MAIS MATÉRIAS COMO ESSA

A Filha do Ódio Voltou

O jogo começa com a cinemática que vimos no trailer de apresentação do game: ladrões de tumba fugindo de criaturas e entrando em locais que não deveriam, acreditando que estão prestes a achar um tesouro. De fato, ele acham algo, mas só o estudioso acorvadado está ciente do que é e não está com vontade de continuar a sua jornada. O problema é que os colegas gananciosos não estão a fim de ouvi-lo. É mais fácil você ver o que acontece do que eu narrar:

A invocação de Lilith

Então partimos para a customização de personagens e a escolha da nossa classe: Temos 5 classes para quem quiser escolher:

Feiticeiro: Um usuário de magias poderosas de ataque;
Bárbaro: Força bruta e dano;
Ladino: Especialista em furtividade e armadilhas;
Necromante: Usuário de magia negra que revive os mortos;
Druida: Usuário de ataques longa distância e forma animal;

Se você gosta de uma customização detalhada e profunda, então aqui você ficará um pouco desapontado, pois o corpo dos personagens não pode ser modificado (nada de garotas curvilíneas e nem magos bombados) e o rosto também não pode ser mexido. Aqui você tem algumas opções pré-definidas de rosto padrão, alguns cabelos, barbas e cores para escolher. Há algumas opções de cicatrizes e pinturas corporais, pirciengs e outras opções que combinam mais com um visual rústico e sombrio de Diablo. Mas tudo bem, o jogo de visão isométrica não vai te permitir ver seu personagem de perto muitas vezes.

Cavalo
Seu cavalo foi de comes e bebes

A narração do jogo coloca seu personagem em uma estrada montado a cavalo em meio a uma forte nevasca. Quando seu cavalo se assusta com algo e foge (ele não vai muito longe, no momento seguinte você encontra o corpo mutilado dele – RIP Pé de Pano), então cabe você a achar um lugar para se esconder da neve e de seja lá o que for que matou o seu cavalo. A cena termina com o seu personagem entrando em uma caverna para se proteger do frio.

O jogo agora começa com você tentando achar um novo abrigo e lutando contra um bando de wargs até chegar a uma vila. Lá, um casal está cuidando de um louco e a simpática mulher lhe explica que uma tumba antiga está perturbando a paz dos moradores e você, agradecido pelo fogo e abrigo, se oferece para ir resolver o problema. Mais um caminho com alguns esqueletos pelo caminho e você chegou a tumba.

Para quem é familiar a franquia, explorar essa tumba deve dar uma sensação nostálgica e familiar. Chegando ao fim dela, você enfrenta um demônio alado que conjura alguns demônios menores para lhe atacar, mas não representa um desafio real e, ao vencê-lo, você deve voltar para o vilarejo, onde será recebido como um herói com comida e bebida. Mas, é aí que o problema real começa.

Um Mundo Hostil

Diablo IV é um jogo de mundo semi-aberto que abrange uma grande faixa de Santuário, o reino semelhante à Terra entre o Alto Céu e o Inferno Ardente. Seu mundo superior é um mapa contíguo em vez de um conjunto de áreas separadas divididas por atos da história. O mapa tem várias regiões distintas, incluindo locais familiares como as Estepes Ardentes de Diablo II e Caldeum de Diablo III. Há uma boa variedade de ambientes, como uma região montanhosa congelada, pântano, planície e costa recortada. No entanto, entre as Estepes Ardentes e Kehjistan, há muito deserto.

Há muito o que fazer além de percorrer as missões da história. Cada região tem sua própria cidade central repleta de missões secundárias que exigem que você encontre pessoas, colete itens ou mate inimigos. Missões secundárias adicionais estão espalhadas por todo o deserto, e cada uma que você completa recompensa experiência, ouro ou um monte de recursos de atualização.

Lilith chegou para a missa

Existem também dezenas de masmorras longas e opcionais, a maioria das quais tem um truque básico como a necessidade de destruir os mortos-vivos para abrir uma porta que bloqueia o caminho. Cada um que você derrota oferece uma característica única de equipamento que você pode adicionar aos seus itens na loja de um fornecedor. Existem também fortalezas difíceis que abrem novas missões secundárias e muitos porões minúsculos cheios de inimigos se você quiser uma batalha rápida e um punhado de itens.

A escala de nível mantém a maioria das áreas que você explora de acordo com o seu nível, para que você não enfrente inimigos muito poderosos (ou muito mais fracos) do que você. Dependendo de como você joga e se concentra no enredo principal, você pode encontrar regiões e masmorras que são muito difíceis de concluir razoavelmente. Felizmente, nivelar em Diablo IV é um negócio bem rápido; mesmo quando o ritmo diminui mais tarde no jogo, você pode facilmente ganhar alguns níveis concluindo missões secundárias e terminando masmorras opcionais.

Os Heróis da Luz

As classes de heróis são excelentes – definidas e potentes. O decrépito necromante, capaz de levantar um exército de mortos enquanto ativa bombas de cadáveres explodindo. Há o “bárbaro” Bárbaro, com suas armas trocáveis e capacidade de atrair para si até mesmo o maior dos demônios. Você tem seu Mago, um “canhão de vidro”, que contorna questões de capacidade de sobrevivência convocando os elementos dos céus.

O Ladino, que é um mestre do dano crítico, disparando através das sombras com precisão mortal, enquanto o Druida, pode mudar sua forma para uma besta capaz de efetivamente enfrentar qualquer multidão com facilidade. Não importa a sua forma preferida de matar, Diablo 4 está muito feliz em facilitar e há uma satisfação em explodir inimigos e monstros com seus poderes ou na base da marreta na cabeça deles.

Diablo iv
Aqui o povo é bruto

Isso é apoiado por um sistema de árvore de habilidades escandalosamente aprofundado. Diablo 4 atribui pontos de habilidade conforme você sobe de nível – ou conforme você atinge certos limites de renome ao explorar o Santuário; limpando masmorras, caçando estátuas de altares de Lilith e completando as centenas de missões secundárias que se espalham pelo mundo aberto.

Há pouca restrição nas maneiras pelas quais você pode investir criativamente em seu personagem ou na combinação de habilidades que pode equipar, enquanto os modificadores de ramificação podem refinar ainda mais o caminho escolhido. A profundidade exibida através do esforço de nivelamento padrão é impressionante, com a composição de classes tendo um impacto real e tangível na maneira como seu personagem se move, mata e sobrevive.

Diablo 4 sempre oferece um amplo conjunto de oportunidades para o sucesso. Preso em uma batalha de chefe particularmente desafiador, captura de fortaleza ou evento mundial cronometrado? Descubra o que está faltando em sua build – DPS direto, controle de multidão, armadura, resistências elementares e assim por diante – e respeite rapidamente os componentes da árvore de habilidades de acordo.

Talvez você volte para uma cidade e atualize seu equipamento ou role novamente os atributos de um lendário para aumentar resistências específicas. Inferno, se você está realmente aprendendo, desça temporariamente um Nível Mundial para um passeio mais fácil (ao custo de menos pilhagem e experiência) ou traga amigos para o seu grupo para instilar alguma dinâmica adicional em uma batalha.

Continue a Jogar

Você levará cerca de 20 a 30 horas para concluir a campanha principal de Diable IV, com uma experiência pós-jogo contínua que dura muito depois disso. Vencer a campanha desbloqueia masmorras de pedra angular, lugares novos e muito mais difíceis de explorar. Um novo sistema de missões onde você vai em caças de recompensas geradas aleatoriamente também se abre.

Ao completar a primeira masmorra de topo no nível de dificuldade padrão Veterano, você pode lutar pelo Santuário em níveis de dificuldade mais altos para acumular melhores saques. Este é o principal motivo para continuar voltando para Diablo IV. Como em Diablo III, você pode continuar aumentando o nível de dificuldade.

Para níveis mais altos, que oferecem mais desafios e itens melhores, continuar jogando reforça o loop de explorar as masmorras, equipar seu personagem com itens novos e melhores e voltar para a explorar mais masmorras novamente. Novos desafios e o potencial para novos conteúdos em cada temporada ajudarão a manter a ação atualizada, embora provavelmente seja necessário obter o passe de batalha premium para obter as melhores recompensas.

Passe de batalha diablo iv
Visuais premium do passe de batalha

Diablo IV terá um sistema Passe de Batalha com várias temporadas, com a primeira temporada sendo lançada em julho. Além do nível de recompensas grátis padrão e do Passe de Batalha Premium de R$ 52,00) com 90 níveis com recompensas adicionais, um Passe de Batalha Acelerado estará disponível que inclui 20 saltos de nível (cada temporada terá 27 níveis gratuitos e 63 níveis premium) e um item cosmético exclusivo.

As recompensas do Passe incluirão itens cosméticos e itens para ativar bônus de experiência, ouro ou ganho de mais coisas legais. Uma loja de microtransações está disponível no lançamento do jogo, que a Blizzard diz que oferece apenas itens cosméticos que alteram a aparência do seu personagem, mas não afetam a jogabilidade.

Os Passes de Batalha premium e a loja de microtransações usam platina, a moeda paga de Diablo IV que não foi habilitada durante o processo de jogatina para o review. A platina é uma das quatro moedas do jogo, junto com o ouro (usado para a maioria das compras e atualizações); obols (para comprar itens não identificados de fornecedores); e pó vermelho (para comprar itens de vendedores PvP). Diablo IV pode ser jogado nos modos single-player ou cooperativo, mas ambos requerem uma conexão online.

Afinal, é Bom ou Não É?

Definitivamente é! Depois da nossa decepção com Lord of The Rings: Gollum, colocar as mãos em um jogo com a qualidade de Diablo IV é como um bálsamo em uma ferida recém-aberta. O game lhe oferece excelentes gráficos e paisagens detalhadas, com muitas coisas para quebrar, criaturas na floresta fugindo quando você se aproxima, um “squish” satisfatório quando você esmaga um demônio com sua marreta ou explode com sua mágica, além de músicas que te deixam no clima certo de cada região e masmorra que você enfrenta.

Definitivamente, se você gosta da franquia, Diablo IV é obrigatório para você. Se você é um iniciante, Diablo IV pode ser uma boa porta de entrada para que depois, você possa ir voltando atrás na franquia e descobrindo o que aconteceu, mas, considerando que o game promete muitas e muitas horas de conteúdo, jogatina online, PVP e ainda nem tem DLCs (algo que é quase certo que virá), então é capaz que você passe muito do seu tempo livre no Santuário. Seus outros jogos vão sentir falta de você!

Onde Comprar Diablo IV:

Site OficialR$ 349,90
Xbox StoreR$ 349,90
PlayStation StoreR$ 349,90

Diablo IV

Paulo “Doido” Fabris

Gráficos
Jogabilidade
Música
Diversão

Ficha Técnica

Desenvolvedor: Blizzard Entertainment
Publisher: Blizzard Entertainment
Plataformas: PlayStation 5, Xbox Series X and Series S, PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows
Gênero: Hack and slash, Ação, RPG

Prós
Clássico, loop de jogo satisfatório
Grande mundo aberto com muitas masmorras
Numerosas construções de personagens e opções cosméticas

Contras
Requer conexão com a internet constante
Requer um investimento no Passe de Batalha para aproveitar ao máximo

5

FAQ Rápido

Diablo IV já foi lançado?

O Acesso Antecipado a Diablo IV começou para quem encomendou uma Digital Deluxe ou Ultimate Edition antes do lançamento oficial. O lançamento oficial de Diablo IV começa em 6 de junho.

Qual é o nível máximo em Diablo IV?

O nível máximo do Diablo IV é o nível 100, que, de acordo com nossa própria experiência, levará cerca de 70 horas para ser atingido. Embora o enredo principal leve cerca de 35 horas para ser concluído, você pode continuar a nivelar seu personagem durante as atividades finais de Diablo IV.

Quantos anos se passaram entre Diablo III e IV?

Situado no mundo do Santuário da série Diablo, O mais novo game da série, Diablo IV, ocorre canonicamente 50 anos após os eventos de Diablo III.

Você pode jogar Diablo IV offline?

Diablo IV não pode ser jogado offline e requer conexão com a internet o tempo todo.

Fale conosco nos comentários e diga oque achou dessa matéria e aproveite para ler mais notícias e matérias, como por exemplo, o review de Lord of The Rings: Gollum, no nosso site.

Você sabe que é possível fazer jogos com JavaScript pode ser usada para fazer jogos? Mas, surge a questão de saber se ela é boa para essa tarefa.
Dicas valiosas para quem quem quer começar a fazer Arte para Jogos 2D
Saiba se ainda dá para ser um desenvolvedor de jogs e ter Sucesso Lançando Jogos 2D
Saiba mais sobre Modelagem 3D para Desenvolvedores de Jogos
Saiba como Instalar Mesa Digitalizadora sem Strees
Existem diversas Ferramentas de Desenvolvimento Jogos 2D, mas trouxemos para você só as melhores