Pesquisar
Close this search box.

We Are Football 24: Completo e Complexo

Saiba se vale a pena jogar We Are Football 24

Há muitos anos atrás, eu jogava um jogo de simulação de futebol, bem simples, com uma tela colorida e texto em branco chamado Elifoot, desenvolvido por um game dev português chamado André Elias, que era bastante divertido. Não tenho muita história com jogos de futebol (aliás, até não sou fã do gênero), mas esse era um game que me divertia.

Procurando algo similar para jogar atualmente, achei a mais nova versão do game We Are Football (site Steam) e pensei que ele seria simples o bastante para me entreter como eu me divertia ao jogar Elifoot. Mas, como eu me enganei.

Por que o jogo é ruim? De forma alguma, muito pelo contrário. Mas, para quem estava esperando um simples gerenciamento de times, com algumas substituições e comprar jogadores em nível baixo, vendê-los em nível alto e passar para um time melhor até chegar aos grandes clubes do futebol nacional e internacional, We Are Football 24 me deu um carinho que me mandou pro banco de reserva até o final do campeonato!

Se você um fã de simuladores de futebol e está pensando em comprar esse jogo, vamos falar para você se vale a pena ou não investir no simulador e, se você ficar com dúvidas, é só deixar nos comentários.

Requisitos Técnicos de We Are Football 24

We Are Football é um game bem simples, com gráficos 3D apenas em alguns momentos, mas na maior parte do tempo, ele será apenas texto e números, com algumas imagens de logos, símbolos e fotos dos jogadores. Não é nada pesado e nem exigente. Veja os requisitos:

TÍTULOWE ARE FOOTBALL 24
GÊNEROSimulação, Esportes, Estratégia
DESENVOLVEDORWinning Streak Games
DISTRIBUIDORATHQ Nordic
REQUISITOS MÍNIMOS
SISTEMA OPERACIONAL64-bit Windows 7 / 8 / 10
ProcessadorAMD / Intel processor running at 2.6 GHz or higher
Memória4 GB de RAM
Placa de vídeoAMD/NVIDIA dedicated graphics card, with at least 1GB of dedicated VRAM
DirectXVersão 11
Armazenamento2 GB de espaço disponível
Placa de somIntegrated or dedicated DirectX 9 compatible soundcard
REQUISITOS RECOMENDADOS
SISTEMA OPERACIONAL64-bit Windows 10
ProcessadorAMD / Intel processor running at 3.3 GHz or higher
Memória8 GB de RAM
Placa de vídeoAMD/NVIDIA dedicated graphics card, with at least 2GB of dedicated VRAM
DirectXVersão 11
Armazenamento2 GB de espaço disponível
Placa de somIntegrated or dedicated DirectX 9 compatible soundcard

Não conheço o Jogo. Como Ele É?

“We Are Football” é um jogo desenvolvido pela Winning Streak Games e publicado pela THQ Nordic. Ele foi lançado em junho de 2021, posicionando-se como um concorrente no gênero de simulação de gestão futebolística, um espaço dominado por títulos como “Football Manager”.

We are football
We Are Football

Ele oferece uma interface de usuário intuitiva e visualmente atraente, projetada para facilitar o acesso às diversas funções de gestão sem sobrecarregar o jogador. O jogo se destaca por sua atenção aos detalhes em aspectos de gestão, incluindo desenvolvimento de jogadores, táticas, finanças e melhorias de infraestrutura. Além disso, ele incorpora um sistema de simulação de partidas que permite aos jogadores ajustar táticas e formações em tempo real.

Um dos objetivos dos desenvolvedores foi criar um jogo que fosse acessível a jogadores novos no gênero, enquanto ainda oferecia profundidade suficiente para satisfazer os veteranos. Isso é evidente na forma como o jogo equilibra complexidade e acessibilidade, permitindo uma curva de aprendizado suave sem sacrificar a riqueza das opções de gestão.

O desenvolvimento de “We Are Football” foi impulsionado pelo desejo de oferecer uma alternativa no mercado de simulações de gestão de futebol, com um foco especial na experiência de gestão de clube e treinador. A equipe da Winning Streak Games trouxe experiência prévia no desenvolvimento de jogos de simulação esportiva, o que ajudou a moldar o jogo em um título competitivo desde o lançamento.

Em “We Are Football”, os jogadores têm acesso a vários modos de jogo que permitem explorar diferentes aspectos da gestão de um clube de futebol. Esses modos são projetados para oferecer uma experiência completa, desde a gestão diária do clube até a estratégia em dias de jogo. Aqui estão os principais modos de jogo disponíveis:

Modo Carreira – Este é o modo principal de “We Are Football”, onde você começa como o gerente e técnico de um clube de sua escolha. No Modo Carreira, o objetivo é levar seu clube ao sucesso a longo prazo, gerenciando todos os aspectos, desde as finanças e o recrutamento até as táticas de jogo e o desenvolvimento das instalações do clube. Você também precisa manter bons relacionamentos com jogadores, a diretoria, os fãs e a mídia.

Ligas e Copa do MundoAlém do gerenciamento diário, os jogadores participam de competições nacionais e internacionais, incluindo ligas e a Copa do Mundo. Essas competições seguem os calendários reais dos campeonatos e oferecem uma experiência realista de competição. A preparação para os jogos e a estratégia em dia de jogo são cruciais para o sucesso nessas competições.

Crie seu Time – Um aspecto importante de “We Are Football” é o desenvolvimento de jovens talentos através da gestão da criação do seu próprio clube. Isso inclui recrutar jovens promissores, gerenciar as equipes juvenis e garantir que haja um caminho claro para o primeiro time, criação do estádio, criação da base de treino, criação do uniforme e etc. O sucesso nesta área pode garantir a sustentabilidade e o futuro sucesso do clube.

Começando a Jogar

Para começo de conversa, o jogo não tem um tutorial explicando o que você deve fazer ou como começar. Existem dicas na tela e existem informações que você vai ler e entender o que faz cada coisa. Mas, a parte disso, você está por conta própria. E foi aqui que eu me enrolei muito.

Pensando na simplicidade do Elifoot, entrei no modo Carreira e criei meu técnico, escolhi coisas como as línguas que sei falar, o país de origem, se queria treinar times do futebol masculino ou feminino, escolher os locais dos times, como Europa, Américas, Ásia e etc. Tudo muito básico até aqui.

Escolhi a dificuldade que afeta o quanto eu teria de valor para começar no jogo, quais informações eu teria acesso, os clubes seriam mais fortes e etc. Também cheguei em um questionário que iria definir em quais times eu começaria (eu poderia escolher os times da primeira divisão ou até seleções no modo Copa do Mundo, mas quis começar do zero).

Então escolhi o time do Ponta Grossa (a quinta série não me deixou escolher outro) e fui para o meu time. Aí foi que começaram os problemas. A tela é muito recheada de informações. Você tem que gerenciar o calendário semanal do time, encontro com patrocinadores, treinamentos, detalhes do estádio, parte financeira e tudo o que você puder imaginar. Acho que se você é bom nesse jogo, você pode se candidatar a uma vaga de técnico de algum time numa boa.

We are football 24
We Are Football 24

Depois tem que gerenciar os jogadores, quais vão treinar, táticas, táticas individuais, salários, o quanto o jogador está com energia ou se está cansado. Toda aquela simplicidade que eu procurava foi por água abaixo, por que o jogo é muito completo.

E isso não é, de forma alguma, um demérito! É sensacional para quem ama o gênero de simulador de técnico. Você vai gerenciar cada aspecto do seu time, tendo a opção de delegar algumas funções para auxiliares, ou levar tudo nas costas!

Quando chega o dia de um jogo, então você vai ter mais e mais opções para gerenciar tudo de uma forma bem complexa, com táticas ofensivas ou defensivas, motivação dos jogadores, escolha do posicionamento dos atletas. Tudo bastante detalhista.

Quando o jogo começa, você vê na tela apenas as estatísticas e os principais momentos do jogo, os cartões chegando, os momentos de jogadas importantes e, também consegue acompanhar um resumo dos outros jogados do campeonato para saber como seus adversários estão indo durante as partidas.

Em momentos muito importantes, como chutes a gol, pênaltis, contra-ataques, faltas e escanteios, o jogo entra num modo de visualização do jogo como um eFootball ou EA Sports FC 24, mas muito mais simples.

Não há o mesmo nível de detalhes e nem gráficos tão realistas quanto os concorrentes, por que não é o foco do game, mas é bom o suficiente para você ver a ação acontecendo e levar as mãos a cabeça naqueles momentos em que o jogador erra o gol ou o goleiro defende um pênalti quase certo.

Para mim, perder um jogo aqui é mais frustrante e ganhar um é mais recompensador do que era durante minhas partidas de EA Sports FC 24, pois aqui eu sinto que exige mais da minha habilidade do que no outro jogo.

Nem Messi, Neymar ou Outros

We Are Football 24 não é um jogo focado no realismo dos times, estádios ou uniformes. Aqui as coisas são genéricas e similares. Não espere ver a camiseta da seleção canarinho nos jogadores do Brasil e nem representações fiéis do Cicero Pompeu de Toledo (o atual Morumbis) ou do Aliance Park (o antigo Palestra Itália). Os estádios são bem genéricos e praticamente todos iguais.

O mesmo vale para os jogadores. Você não verá o Neymar, Messi ou Pelé e nenhum outro jogador famoso. Aqui os nomes parecem ter sido gerados de forma aleatória, com geradores automáticos na web e o rosto dos jogadores podem muito bem ter sido gerados por IA ou naquele site This Person Does Not Exist.

We are football 24
We Are Football 24

Ficou claro que a THQ Nordic não quis pagar milhões em licenciamento de nomes famosos ou clubes, mas para o que o jogo se propõe a fazer, ter o Ronaldo Fenômeno ou o Allejo em campo dá no mesmo. Você não irá ver um jogador com um rosto completo e modelado de forma hiper-realista pois o game não está interessado nisso. O game fez bem a lição de casa focando no que ele se propõe a fazer.

O Problema do Idioma

We are football 24 | esportes, futebol, pc, simulação, singleplayer, thq nordic, we are football 24, winning streak games | we are football 24: completo e complexo | a2575d75 imagem 2024 03 15 223533168 | análises
We Are Football 24

Se tem um problema nesse jogo é o idioma! Seria muito bem-vindo uma versão em português do Brasil para o We Are Football 24, pois tem muita informações na tela e muitos detalhes técnicos que você tem que se atentar e, se você não entende o que está fazendo, você certamente não vai ser tão eficiente quanto seria se soubesse o que exatamente é aquela estatística.

Você também pode ter problemas na hora de trabalhar com os seus jogadores pois se você não sabe qual é a posição daquele jogador não sabe como ele joga e em qual posição jogará melhor.

Você deve saber o que é um Sweeper e como ele joga. Mas, sem saber que um sweeper é um zagueiro, você pode colocar ele atrás, no centro ou na frente.

Jogar todo o jogo em inglês é algo que pode não ser um problema muito grande para alguns, mas isso me atrapalhou um pouco para prosseguir no jogo de forma eficiente e acho que uma versão em português certamente atrairia mais jogadores para o game, pelo menos aqui no Brasil.

Afinal é Bom ou Não?

We Are Football 24 é um jogo bem legal e bem complexo, bem detalhista e completo. Você vai mergulhar muito profundamente em várias estatísticas, em muitas decisões, um gerenciamento incrível que, se você dominar essas coisas, você será um técnico de futebol do nível das melhores seleções mundiais. E se dominar o inglês será ainda melhor!

Porém, se você não tem domínio da língua inglesa, você vai ter alguns problemas entendendo o que tem que fazer, o que tem que administrar, parte de finanças e todo resto, você vai ter alguns problemas e pode não conseguir avançar tão bem quanto poderia se o jogo fosse em português.

Pelos R$ 65 que estão sendo cobrados, eu posso dizer que o jogo é muito bom e vale a pena para quem é fã do gênero de simulação e gerenciamento. É um jogo bem divertido e complexo, mas para quem estava esperando simplicidade de um Elifoot, então você pode ser pego de surpresa.

E falando no Elifoot, você já pensou em como o André Elias se tornou um desenvolvedor de sucesso? Já pensou em fazer o mesmo?

Você ama videogames e imagina como seria criar o seu próprio, mas a ideia de aprender programação e mudar de carreira parece um desafio distante? Com o nosso curso, nós trazemos uma proposta diferente: aprender a criar jogos no seu tempo livre, sem a necessidade de se tornar um programador ou deixar seu trabalho atual.

Imagine poder criar pequenos projetos, jogos que contam histórias que você sempre quis contar, ou simplesmente experimentar suas ideias em um ambiente divertido e sem pressões. Nosso curso é desenhado para quem acha que não tem tempo ou paciência para aprender programação do zero. Através de ferramentas intuitivas e lições que cabem na sua rotina, você vai ver que é possível sim, trazer suas ideias para a vida digital.

Não é sobre mudar de carreira; é sobre adicionar mais paixão à sua vida. E quem sabe? Talvez isso se torne mais do que um hobby. Mas se não se tornar, tudo bem também! O importante é a satisfação de criar algo seu, no seu tempo e do seu jeito.

Clique aqui para começar a transformar sua paixão por jogos em criação. Afinal, por que só jogar quando você pode criar?

We Are Football 24

Paulo “Doido” Fabris

We are football 24 | esportes, futebol, pc, simulação, singleplayer, thq nordic, we are football 24, winning streak games | we are football 24: completo e complexo | 6aa359b3 capa 1 | análises
Gráficos
Jogabilidade
Músicas
Diversão

Ficha Técnica

TÍTULO: WE ARE FOOTBALL
GÊNERO: Simulação, Esportes, Estratégia
DESENVOLVEDOR: Winning Streak Games
DISTRIBUIDORA: THQ Nordic

Prós
Muito completo e detalhado;
Sabe bem o que quer e entrega com qualidade;
Vitórias são empolgantes e derrotas frustrantes;

Contras
Falta uma versão em português para ser melhor;

3.6

Fale conosco nos comentários e diga oque achou dessa matéria e aproveite para ler mais notícias e matérias, como por exemplo, sobre EA Sports FC 24, no nosso site.

Conheça o robusto HD portátil SSD T-FORCE M200
Aprenda como enviar comandos aos personagens do seu jogo com o Signals no Godot
Saiba mais sobre os processos e mecanismos de Renderização no Blender
Saiba onde encontrar Modelos para Blender grátis para seus jogos
Campeonato online com produção da Esportsmaker, já tem entre os confirmados streamers como StolenBr, Padrinn__, Reaper Gameplays e Diegossauro
Saiba quais são as principais Ferramentas do Blender que facilitam a vida de qualquer modelador 3D