Pesquisar
Close this search box.

Memória RAM: Mitos e Verdades sobre a Memória dos nossos Computadores

Saiba o que você pode ou não fazer na hora de atualizar a sua Memória RAM:

A Memória RAM (Random Access Memory) é um dos componentes básicos de um computador ou smartphone. Cada vez mais os jogos exigem uma memória maior do seu PC Gamer ou notebook para jogos e você vê notícias sobre lançamentos de novos modelos mais modernos, rápidos e alguns até com luzes led de empresas como a Kingston (site oficial) ou Sandisk (site oficial). Mas existem muitos conceitos errados sobre a RAM, como se você pode misturar tamanhos ou marcas de RAM.

A função da RAM é lembrar os cálculos por um período limitado de tempo, para que seu processador não precise refazer esses cálculos todas as vezes. Mas há mal-entendidos sobre o uso conjunto de diferentes tamanhos de RAM. Por exemplo, a RAM precisa ser compatível? Você deve usar a mesma velocidade de RAM?

Em geral, o entendimento sobre a memória RAM está cercada de mitos, ou seja, mentiras, falsidades e fake news, e verdades que se embaralham entre si. E, para esclarecer o que é falso ou não, aqui nessa matéria tentaremos responder a todas elas. Vamos acabar com alguns mitos sobre a RAM e, se você ficar com dúvidas, é só deixar nos comentários.

1. “Você não pode misturar tamanhos de RAM” ou “Você não pode misturar marcas de RAM”

A maioria dos laptops ou computadores vem com, pelo menos, dois slots para cartões de RAM, se não mais. A maioria das placas-mãe modernas oferece quatro slots de RAM. Existe um equívoco predominante de que você não pode usar diferentes tamanhos de RAM juntos ou de que não pode misturar marcas de RAM.

Simplificando, isso não é verdade. Então, você pode misturar marcas de RAM ou o tamanho de seus cartões de RAM? A resposta é sim, você pode misturar sticks de RAM e tamanhos de RAM e até mesmo velocidades de RAM diferentes – mas misturar e combinar módulos de RAM não é o melhor para o desempenho do sistema.

Para o melhor desempenho do sistema, é aconselhável utilizar cartões de memória RAM do mesmo fabricante, do mesmo tamanho e da mesma frequência. Mas há uma razão simples por que misturar tamanhos de RAM geralmente não é a melhor opção para maximizar o desempenho do sistema. Isso ocorre porque a RAM possui vários componentes que se unem para que ela funcione bem.

A RAM funciona melhor quando combinada com hardware correspondente. Para um desempenho ideal, sua RAM deve usar a mesma voltagem e seus respectivos controladores devem funcionar bem entre si e com a placa-mãe. É por isso que é melhor usar o mesmo modelo de RAM em todos os slots.

CURTIU? QUER MAIS CONTEÚDOS COMO ESSE? DEIXE SEU NOME E EMAIL E RECEBA MAIS MATÉRIAS COMO ESSA

No entanto, isso não significa que você não possa usar unidades de RAM de tamanhos diferentes juntas. Por exemplo, se o seu primeiro stick tiver 4 GB, você ainda poderá adicionar um novo stick de 8 GB. Depois de ativar o modo de canal duplo (também chamado de modo flexível), ele funcionará como dois sticks de 4 GB funcionando lado a lado com desempenho ideal.

Os 4 GB restantes do novo stick funcionarão no modo de canal único. No geral, não é tão rápido quanto usar dois sticks do mesmo tamanho, mas ainda é mais rápido do que você tinha antes.

O mesmo ocorre com frequência ou velocidade. Seus sticks de RAM funcionarão juntos na frequência do stick inferior por padrão. Então, os sticks de RAM precisam ser iguais? Você deve usar a marca de RAM em cada slot? Não, mas é se forem iguais, é melhor.

2. “Não preciso de mais RAM” ou “Meu sistema tem RAM suficiente”

“Essa quantidade de RAM é suficiente para executar o jogo. Você não precisa de mais”, é um conselho comum que você encontrará. Sim, pode ser suficiente para executar seus aplicativos, mas isso não significa que não possa ser mais rápido. Mais RAM ajuda, mesmo se você usar diferentes tamanhos de RAM juntos. Isso se deve à forma como os programas são feitos.

A maioria dos desenvolvedores escreve seus programas para que o aplicativo solicite uma certa porcentagem da RAM disponível. Se você tiver mais RAM instalada, a mesma porcentagem solicitada significará mais tamanho para o programa.

Só porque você está usando apenas 60% (ou qualquer pequena porcentagem) de sua capacidade total de RAM, isso não significa que você não precisa de mais RAM. Suas tarefas regulares podem solicitar apenas 60% da RAM, economizando o restante para outras tarefas que você poderá iniciar no futuro.

Como regra geral para computadores, 4 GB é o mínimo e 8 GB é o tamanho recomendado para melhor desempenho para usuários regulares. Gamers, entusiastas de PC e profissionais que trabalham com gráficos, vídeo ou som devem procurar 16 GB, enquanto sistemas de 32 GB estão se tornando comuns. Tudo levanta a questão: quanta RAM você realmente precisa de verdade?

3. “O tamanho da RAM é tudo o que importa”

Você provavelmente sabe quanta RAM seu telefone ou PC possui. Quando alguém diz que tem mais RAM no PC, você automaticamente assume que o sistema funciona mais rápido. Mas isso não é necessariamente verdade. A capacidade ou tamanho da RAM não é tudo que importa.

Entre os fatores determinantes do desempenho da RAM estão a velocidade e a frequência. Assim como acontece com uma CPU, a RAM tem velocidades de clock. Quanto maior a velocidade do clock, mais funções ele pode executar em um segundo. Frequentemente, você encontrará dispositivos de RAM com frequência de 2.400 MHz ou 3.000 MHz, enquanto 3.200 MHz e 3.600 MHz são agora a norma para sistemas de última geração.

Um problema que você pode encontrar aqui são as velocidades de RAM incompatíveis, afetando você de duas maneiras. Primeiro, se sua RAM roda a 2.000 MHz, mas sua placa-mãe suporta apenas 1.333 MHz de RAM, seu sistema não usará a diferença de 700 MHz entre as duas velocidades.

Segundo, se você misturar módulos de RAM com velocidades diferentes, ambos os sticks funcionarão na velocidade do módulo mais lento. Portanto, se você tiver um stick de RAM rodando a 2.400 MHz e outro rodando a 3.600 MHz, ambos os sticks funcionarão em velocidade mais lenta, desperdiçando o potencial da RAM mais rápida.

De modo geral, o usuário comum de computador não verá muita diferença entre 8 GB e 16 GB de RAM. No entanto, alterá-lo para uma RAM mais rápida dos mesmos 8 GB pode levar a um aumento significativo. Então, dependendo de como você usa sua máquina, você deve descobrir o que é mais importante para você: RAM mais rápida ou mais RAM?

4. “Limpe sua RAM para aumentar sua velocidade”

O ditado de que você deve limpar sua RAM para torná-la mais rápida é um dos mitos mais persistentes sobre a RAM. A ideia de que limpar sua RAM torna-a mais rápida surgiu ao mesmo tempo que softwares de cobra como “amplificadores de RAM” e “otimizadores de memória”. Resumindo, não limpe sua RAM. Você deseja que sua RAM esteja cheia de dados úteis para ajudar a manter os processos do sistema rápidos.

O trabalho da RAM não é ficar vazio. Na verdade, seu sistema operacional e seu software deveriam estar usando toda a memória RAM disponível. Liberar RAM com um desses programas de reforço não adianta nada. Na verdade, isso pode desacelerar o sistema, já que “liberar” significa que você está removendo certos cálculos da memória RAM.

RAM não é igual ao seu disco rígido. A RAM gerencia automaticamente os dados que contém, ajustando-se para armazenar os dados acessados com frequência. Se você tiver 4 GB de RAM, seu sistema grava, apaga e reescreve constantemente os dados acessados com frequência nesses 4 GB.

Isso não quer dizer que encher constantemente sua RAM seja uma coisa boa. Se você encher constantemente sua RAM, isso poderá levar a outros problemas de velocidade. A maioria dos sistemas operacionais modernos usa o que é conhecido como arquivo de paginação, também conhecido como memória virtual . Seu computador começará a enviar alguns dados da RAM super-rápida para a memória normal, muito mais lenta.

A memória virtual é realmente útil, pois evita que o computador fique lento e rastejante. No entanto, se você fica sem RAM com frequência, geralmente é um sinal de que é hora de comprar alguns módulos de RAM de maior capacidade.

De volta ao mito do aumento de velocidade de limpeza de RAM . Não use software de aumento de RAM ou limpeza de memória. Eles não funcionam. Na melhor das hipóteses, são apenas um incômodo e uma perda de tempo. Na pior das hipóteses, você pode introduzir adware ou scamware em seu computador.

5. “Você deve usar um número igual de unidades de RAM”

O mito final é que você deve sempre usar um número igual de unidades de RAM. Como na primeira seção sobre tamanhos diferentes, você não precisa usar dois, quatro ou seis pentes de RAM. Não, você pode usar um stick de RAM – daí o motivo pelo qual os fabricantes fabricam e vendem sticks únicos de RAM.

Você também pode usar três unidades de RAM, se desejar, mas, como acima, isso pode custar o desempenho geral. Se você tiver dois pentes de 8 GB de RAM correspondentes, eles funcionarão no modo de canal duplo, proporcionando o desempenho de sistema mais eficiente e eficaz.

Agora, digamos que você tenha três unidades de 8 GB de RAM DDR4, aumentando sua memória total para 24 GB. Ótimo, certo? Dependendo da configuração do sistema, do tipo de RAM que você está usando e da placa-mãe, a introdução do terceiro stick de RAM pode desabilitar o suporte de RAM de canal duplo para os dois primeiros sticks de RAM. Portanto, embora você tenha uma capacidade maior, seu desempenho geral poderá cair.

Você encontrará muitos debates online sobre o uso de um número igual de unidades de RAM. Claro, você não precisa usar um número igual, mas isso pode prejudicar o desempenho geral do sistema se você decidir não fazê-lo.

6. “Você não pode atualizar a RAM de um notebook”

Embora atualizar a RAM do seu notebook nem sempre seja tão claro quanto no seu desktop, você absolutamente pode fazer isso. No entanto, esse mito traz algumas ressalvas, ou seja, que seu sucesso depende do tipo de laptop que você possui. Para economizar custos, alguns fabricantes soldam a RAM no lugar, tornando extremamente difícil substituí-la, o suficiente para que a maioria das pessoas simplesmente não se preocupe.

Assim como acontece com a atualização da RAM do seu desktop, a substituição da RAM do seu laptop apresenta restrições semelhantes. Por exemplo, a RAM do seu laptop tem formato diferente, usando o formato SO-DIMM em vez do formato DIMM normal com o qual você provavelmente está acostumado. A melhor maneira de descobrir as capacidades de RAM do seu laptop é fazer uma pesquisa na Internet pelo modelo do laptop e “atualização de RAM” e ver o que é recomendado. Como alternativa, pesquise as especificações do seu laptop, pois pode dizer algo como “16 GB de RAM (atualizável para 64 GB)”.

FAQ Rápido

Toda a minha Memória RAM precisa ser igual?

Caso queira instalar mais de 1 módulo de RAM, todos eles precisam ter a mesma capacidade. DDR3, DDR4 e DDR5 não funcionam juntos. Vários módulos de RAM podem diferir em velocidade e latência CAS, mas isso não é recomendado. RAM com uma velocidade de RAM maior do que o processador pode suportar funciona, mas você não se beneficiará com a velocidade.

O que acontece se você tiver dois tipos diferentes de RAM?

Embora você possa tecnicamente misturar velocidades, há uma coisa importante a ser observada: toda a sua DRAM funcionaria na velocidade do módulo mais lento. Por exemplo, se você tiver um sistema DDR3 de 1333 MHz e instalar um segundo módulo em 1600 MHz, ambos funcionarão na velocidade de 1333 MHz.

Posso misturar RAM antiga e nova?

Sim, mas não é recomendado pelos motivos descritos acima. Se você deseja garantir um bom desempenho, é melhor comprar um kit de RAM que tenha sido experimentado e testado, caso contrário, você corre o risco de se deparar com todos os tipos de problemas imprevistos que serão difíceis de resolver.

Posso usar 2 marcas diferentes de RAM?

Teoricamente, você pode misturar diferentes marcas de RAM no sistema do seu computador, mas pode encontrar alguns problemas. Às vezes, misturar diferentes marcas de RAM pode levar a uma queda no desempenho, mas se você considerar suas opções com cuidado, poderá evitar problemas.

Fale conosco nos comentários e diga se curtiu essa novidade e aproveite para ler mais notícias, sobre como os melhores monitores gamers, no nosso site.

BioWare abraça suas raízes narrativas em um RPG single player; Assista uma emocionante sequência de gameplay estendida que prepara a história e os desafios
TEAMGROUP na Computex 2024 apresenta novos produtos com o lema: "Elevate Gaming . Empower AI"
Saiba se vale a pena jogar Fabledom
Quer dar vida aos seus modelos 3D com texturas impressionantes? Continue lendo para aprender tudo sobre o processo de mapeamento UV do Blender!
Saiba mais sobre a espetacular memória RAM DELTA TUF RGB DDR5