Pesquisar
Close this search box.

Hora do Upgrade? Quando Expandir Memória RAM do seu Computador

Na dúvidas se você deve ou não Expandir Memória RAM? Então descubra

Fora das situações em que você tem certeza de que precisa de mais memória, como por exemplo, o lançamento de um novo game Triple A que diz claramente que precisa de mais memória do que o que você tem, a maioria das pessoas começa a pensar em Expandir Memória RAM quando o PC começa a ficar lento. Sair caçando na Amazon ou outras lojas umas boas memórias como uma Fury Renegade (site oficial) ou Fury Beast (site oficial) por um bom preço parece ser uma boa ideia quando até o bloco de notas está travando. Mas nem sempre é a solução certa.

A memória é apenas uma coisa que pode estar causando lentidão no sistema. É possível consumir toda a capacidade disponível ao trabalhar em arquivos grandes ou deixar dezenas (se não centenas) de guias do navegador abertas, o que pode causar problemas no sistema.

Mas outros componentes também podem deixar seu PC lento, como uma unidade de armazenamento cheia (especialmente se ainda for um disco giratório).

Portanto, antes de fazer um pedido de mais memória (e/ou mais rápida), descubra sua posição nos seguintes pontos e se ficar com dúvidas, é só deixar um comentário.

Seu uso atual de memória

Quando você comprou seu PC pela primeira vez, as especificações do sistema podem corresponder perfeitamente às suas necessidades de memória. Mas o uso do computador pode mudar. Se suas tarefas atuais exigem muita memória, você precisará de mais memória RAM para manter sua máquina ágil.

Para ver quanta memória você está usando, abra o Gerenciador de Tarefas do Windows (Ctrl + Shift + Esc) e vá para a guia Desempenho. A segunda informação é o uso atual de RAM. Na imagem de exemplo acima, o uso de quatro navegadores diferentes (com, pelo menos, uma dúzia de guias cada) mais o Microsoft Word está consumindo 50% dos 16 GB de memórias disponíveis.

Se este computador fosse seu e você planejasse abrir outros programas (como o Photoshop) ou ainda mais guias do navegador, aumentar para 32 GB de memória RAM evitaria o uso máximo de memória e o atraso que inevitavelmente se segue.

Sua Placa de Vídeo

A memória não turbinará um PC gamer, mas pode aumentar levemente o desempenho se você jogar jogos que rodam no processador – ou seja, aqueles que desafiam mais o processador do que a placa gráfica. Se acontecer de você ser alguém que deseja extrair até o último frame do seu PC, comprar memória mais rápida pode levá-lo um pouco mais perto desse objetivo.

Uma atualização de RAM também pode ajudar a aumentar o desempenho dos gráficos integrados. Os gráficos integrados dependem da memória do sistema para armazenar texturas de jogos e outros recursos gráficos gerados para saída em seu monitor, em vez de memória RAM de vídeo dedicada (VRAM) que você encontraria em uma placa gráfica discreta. A velocidade geralmente é mais importante aqui do que a capacidade, embora seja recomendado ter pelo menos 16 GB.

CURTIU? QUER MAIS CONTEÚDOS COMO ESSE? DEIXE SEU NOME E EMAIL E RECEBA MAIS MATÉRIAS COMO ESSA

Espaço livre na sua placa-mãe

O número de slots de RAM em sua placa-mãe pode tornar o aumento da capacidade de memória simples e barato – ou exigir mais gastos financeiros. Placas com quatro slots de memória geralmente terão apenas dois preenchidos – se essa for a sua configuração, adicionar mais memória RAM será extremamente fácil. Basta comprar dois DIMMs adicionais do mesmo tipo (por exemplo, DDR4 ou DDR5) e inseri-los.

No entanto, lembre-se de que seu sistema só pode funcionar na velocidade máxima de seu DIMM mais lento. Se você tiver dois sticks de DDR4-2400 e adicionar DDR4-4400, todos os quatro sticks funcionarão em DDR4-2400. Para correr em velocidade mais rápida, você deve substituir os manípulos mais lentos.

Se você tiver apenas dois slots de memória RAM disponíveis (ou todos os quatro slots estiverem ocupados), será necessário adquirir uma memória de reposição que corresponda à velocidade desejada e à capacidade total desejada. Por exemplo, você tem quatro sticks DDR4-2400 de 4 GB. Para expandir para DDR4-3600 de 32 GB, você precisará comprar quatro memória RAM DIMMs de 8 GB ou dois sticks de 16 GB. Para um desempenho mais rápido em PCs convencionais, sempre use uma configuração de canal duplo – ou seja, sempre use cartões de RAM em pares.

A idade do seu PC

Se o seu PC for antigo, a memória RAM que ele usa pode não estar mais disponível, tornando a atualização mais difícil – e possivelmente de utilidade limitada, dependendo do que você encontrar. No momento, as memórias DDR4 e DDR5 ainda são vendidas ativamente pelos varejistas. A maioria dos PCs comprados em 2015 ou posteriormente terá um processador compatível com um desses dois tipos de RAM.

O preço do DDR4 caiu drasticamente recentemente, tornando-se agora uma janela privilegiada para qualquer atualização. Surpreendentemente, as memórias DDR3 mais antigas ainda estão disponíveis a preços razoáveis, mas principalmente por meio de vendedores terceirizados, o que acarreta mais riscos.

Custo de atualização

Atualmente, a memória DDR4 é incrivelmente acessível e o preço da DDR5 tem caído para níveis mais razoáveis. Mesmo assim, você deve pesar o custo de sua atualização em relação à quantidade de utilidade que obterá com ela. Atingindo fortemente sua capacidade atual? Então, pelos preços de hoje, pode valer a pena adicionar mais memória RAM ao seu sistema (dobrando de 8 GB para 16 GB ou de 16 GB para 32 GB).

Mas se você só está pensando em atualizar porque gostaria (não precisa) de mais alguns frames em seus jogos? Talvez gastar mais R$ 500 nisso não seja a decisão certa. Se você estiver jogando ou acessando seus arquivos a partir de uma unidade de disco rígido, esse dinheiro será melhor gasto em um SSD para armazenamento mais rápido.

Ou esse pode ser o dinheiro inicial para a substituição da CPU (e da placa-mãe, conforme necessário), porque isso está prejudicando mais o desempenho do seu PC do que a sua memória RAM. Não há uma resposta certa sobre atualizações, mas a solução mais pragmática geralmente se revela quando se pensa na melhor forma de gastar seu dinheiro.

FAQ Rápido sobre Expandir Memória RAM

Toda a minha Memória RAM precisa ser igual?

Caso queira instalar mais de 1 módulo de RAM, todos eles precisam ter a mesma capacidade. DDR3, DDR4 e DDR5 não funcionam juntos. Vários módulos de RAM podem diferir em velocidade e latência CAS, mas isso não é recomendado. RAM com uma velocidade de RAM maior do que o processador pode suportar funciona, mas você não se beneficiará com a velocidade.

O que acontece se você tiver dois tipos diferentes de RAM?

Embora você possa tecnicamente misturar velocidades, há uma coisa importante a ser observada: toda a sua DRAM funcionaria na velocidade do módulo mais lento. Por exemplo, se você tiver um sistema DDR3 de 1333 MHz e instalar um segundo módulo em 1600 MHz, ambos funcionarão na velocidade de 1333 MHz.

Posso misturar RAM antiga e nova?

Sim, mas não é recomendado pelos motivos descritos acima. Se você deseja garantir um bom desempenho, é melhor comprar um kit de RAM que tenha sido experimentado e testado, caso contrário, você corre o risco de se deparar com todos os tipos de problemas imprevistos que serão difíceis de resolver.

Posso usar 2 marcas diferentes de RAM?

Teoricamente, você pode misturar diferentes marcas de RAM no sistema do seu computador, mas pode encontrar alguns problemas. Às vezes, misturar diferentes marcas de RAM pode levar a uma queda no desempenho, mas se você considerar suas opções com cuidado, poderá evitar problemas.

Fale conosco nos comentários e diga se curtiu essa novidade e aproveite para ler mais notícias, sobre como os melhores monitores gamers, no nosso site.

Quer dar vida aos seus modelos 3D com texturas impressionantes? Continue lendo para aprender tudo sobre o processo de mapeamento UV do Blender!
Saiba mais sobre a espetacular memória RAM DELTA TUF RGB DDR5
Quer saber se vale a pena jogar a última obra de Akira Toryama? Então veja nossa analise de Sand Land
Conheça o robusto HD portátil SSD T-FORCE M200
Aprenda como enviar comandos aos personagens do seu jogo com o Signals no Godot
Saiba mais sobre os processos e mecanismos de Renderização no Blender