O que é memória RAM? Tudo o que você precisa saber

As pessoas costumam traçar paralelos entre os computadores e o cérebro humano e, às vezes, é uma comparação adequada. Por exemplo, tanto o cérebro quanto o computador têm memória de curto e longo prazo. RAM é onde o computador armazena sua memória de curto prazo. Aqui você entenderá como ela funciona e, claro, o que é memória RAM.

O que é memória ram
O que é memória RAM?

O que é memória RAM?

Mas, então, o que é memória RAM? RAM significa Random Access Memory, e se você já abriu um notebook ou computador de mesa, você a viu. Na imagem acima, você vê dispositivos RAM modernos para PCs desktop. Eles têm uma caixa elegante que funciona como um dissipador de calor. No entanto, a menos que você seja um overclocker potente, o que importa é a aparência (e torná-los mais fáceis de instalar).

-- Publicidade --

Os notebooks, por sua vez, costumam ter memórias RAM mais básicas, pois as preocupações com espaço são fundamentais. Além disso, ao contrário de gabinetes de PC modernos com laterais transparentes, as pessoas raramente veem o interior de um notebook. No entanto, você pode obter memórias RAM para notebooks (especialmente para modelos de jogos) com dissipadores de calor.

Confira também:

O que a memória RAM faz?

O que é memória ram
O que a memória RAM faz?

Portanto, agora sabemos o que é memória RAM e que esses dispositivos na placa-mãe do seu PC são RAM do sistema e funcionam como memória de curto prazo, mas o que isso tudo significa na prática? Bem, quando você realiza ações em seu computador, como abrir um documento de texto, ele requer acesso aos dados contidos naquele arquivo. Quando você não está trabalhando nesse documento ou clica em salvar, a cópia mais recente desse arquivo é salva no disco rígido para armazenamento de longo prazo.

Quando você está trabalhando no arquivo, no entanto, os dados mais recentes são armazenados na RAM para acesso mais rápido. Isso é verdadeiro para planilhas, documentos de texto, páginas da web e streaming de vídeo.

Não se trata apenas de dados de documentos. A RAM também pode armazenar arquivos de programas e sistemas operacionais para manter os aplicativos e o computador funcionando. RAM não é a única fonte de memória de curto prazo, no entanto. Por exemplo, uma placa de vídeo tem sua própria RAM gráfica e o processador tem caches de dados menores.

-- Publicidade --

No entanto, a RAM é o local chave para os dados que estão sendo usados ​​ativamente pelo sistema.

Como funciona a memória RAM?

O que é memória ram
Como funciona a memória RAM?

A memória RAM é composta de minúsculos capacitores e transistores capazes de reter uma carga elétrica que representa bits de dados, semelhantes aos processadores e outras partes do seu computador. Essa carga elétrica precisa ser constantemente atualizada. Caso contrário, os capacitores perdem a carga muito rapidamente e os dados desaparecem da RAM.

O fato de que os dados podem ser perdidos tão rapidamente quando a carga acaba é o motivo pelo qual salvar todos os dados alterados no disco rígido ou SSD é tão importante. É também por isso que tantos programas têm recursos de salvamento automático ou armazenam em cache as alterações não salvas no caso de um desligamento inesperado.

Os especialistas forenses podem recuperar dados da RAM em circunstâncias especiais. No entanto, na maioria das vezes, quando você conclui o arquivo ou o computador é desligado, as informações na RAM desaparecem.

Confira também:

-- Publicidade --

O que é DDR?

O que é memória ram
O que é DDR?

A forma mais comum de RAM usada atualmente é DDR4. É a quarta versão da Memória de Acesso Aleatório Dinâmico Síncrono de Taxa de Dados Dupla (DDR SDRAM). “Taxa de dados dupla” significa que os dados podem ser transferidos duas vezes por ciclo de clock, ao invés de apenas uma vez. Efetivamente, significa que você duplica a largura de banda da memória e também se refere à rapidez com que os dados podem ser movidos para dentro e para fora da RAM.

Antes do DDR4, os computadores usavam (pasmem) DDR3. Não é incomum que os computadores ainda tenham RAM DDR3. O DDR4 foi lançado no final de 2014 e não se tornou o tipo de RAM mais comum até alguns anos depois.

Os sticks de RAM são “chaveados” para evitar que as pessoas misturem e combinem diferentes gerações incompatíveis. Se você olhar para o stick de RAM mostrado acima, por exemplo, verá um pequeno buraco na linha inferior. No DDR4, esse divot está em um lugar diferente, de modo que (junto com outras diferenças) torna impossível colocar um stick DDR3 em um slot DDR4.

A RAM também vem em dois tipos: DIMM e SODIMM. O DIMM é usado em PCs e servidores desktop, enquanto o SODIMM é usado em dispositivos menores, como notebooks e desktops compactos. Alguns computadores pré-fabricados (especialmente notebooks) também têm módulos de RAM soldados diretamente à placa-mãe. Quando este for o caso, não há sticks de RAM, o que torna a atualização impraticável.

Velocidades, voltagens e capacidades

O que é memória ram
Os sticks de RAM também podem vir com iluminação RGB.

Embora o que é memória RAM E o básico do que a RAM faz seja muito simples, existem tipos muito diferentes, mesmo entre DDR4. Por exemplo, as funções de RAM em velocidades variáveis, como 2.400, 3.000 ou 3.200 MHz. Ele também vem em tamanhos diferentes, como 4, 8 ou 16 GB.

-- Publicidade --

Geralmente, os computadores modernos precisam de dois sticks de RAM (chamados de kit) do mesmo tamanho para funcionar no que é chamado de “modo de dual channel”. Basicamente, isso significa apenas que um PC está rodando em duas unidades de RAM.

Muitas pessoas afirmam que você pode misturar e combinar diferentes configurações de RAM, e isso é verdade. No entanto, é muito mais fácil manter um PC se sua RAM tiver a mesma velocidade e capacidade, e vier do mesmo fabricante, nessa ordem de importância.

Se você está atrás de uma memória RAM de qualidade e que vai suprir a maioria das suas necessidades, além de não deixar seus jogos engasgarem, recomendamos a Memória HyperX Fury de 8GB ou 16GB, DDR4 e 2666Mhz. Garanta já a sua e aproveite!

Preço
HX426C16FB3/8 - Memória HyperX Fury de 8GB DIMM DDR4 2666Mhz 1,2V para desktop
  • Memória HyperX Fury, 8GB, 2666MHz, DDR4, CL16, Preto - HX426C16FB3/8
HyperX HX426C16FB316 - Memória Fury de 16GB DIMM DDR4 2666Mhz 1,2V para desktop
  • Altas velocidades emparelhadas com baixas latências para desempenho insano
  • Otimizado para Intel com XMP
  • Dissipador de calor de alumínio preto feroz
  • Confiabilidade apoiada por uma garantia vitalícia

Obter uma RAM com a mesma voltagem também é uma preocupação, mas muitos desktops DDR4 são vendidos em estoque de 1,35 volts, tornando isso um problema menor. Notebooks e gerações anteriores de RAM, no entanto, são uma história diferente.

Se você não puder obter a mesma marca de RAM para um notebook, pelo menos certifique-se de usar a mesma voltagem, velocidade e capacidade. A quantidade de RAM que você pode usar também depende do que sua placa-mãe pode suportar. Um notebook antigo, por exemplo, pode ser capaz de lidar com até 8 GB DDR3.

-- Publicidade --

Um PC desktop moderno, porém, pode ser capaz de suportar algo como um DDR4 de 128 GB, dependendo de seu processador e placa-mãe. Para a maioria das pessoas, no entanto, 8 a 16 GB é o bastante.Há muito mais RAM do que esta visão geral básica. Se você estiver fazendo overclock, as voltagens e os tempos tornam-se importantes.

Esperamos que agora você tenha um melhor entendimento do que o que é memória RAM e o que a RAM faz e por que ela é um componente tão importante do seu PC.

Relacionado

Avatar of denner perazzo

Jornalista, 26 anos. Apaixonado pelo que faço e sobre o que escrevo.