O que é memória RAM? Tudo o que você precisa saber sobre DDR3, DDR4 e mais

Aprenda tudo o que você precisa saber sobre Memória RAM, DDR e como ela afeta o seu computador

As pessoas costumam traçar paralelos entre os computadores e o cérebro humano e, às vezes, é uma comparação adequada. Por exemplo, tanto o cérebro quanto o computador têm memória de curto e longo prazo. RAM é onde o computador armazena sua memória de curto prazo. Aqui você entenderá como ela funciona e, claro, o que é memória RAM.

Leia Também:
Saiba Qual Melhor Processador Para Notebooks Gamers
Saiba Como Escolher O Melhor Notebook Gamer
As Melhores Webcams Em 2021
5 Dicas Infalíveis Para Saber Se O Jogo Roda No PC
19 Melhores Mouses Gamer Com E Sem Fio Em 2021

O que é memória ram
O que é memória RAM?

O que é memória RAM?

Mas, então, o que é memória RAM? RAM significa Random Access Memory, e se você já abriu um notebook ou computador de mesa, você a viu. Na imagem acima, você vê dispositivos RAM modernos para PCs desktop. Eles têm uma caixa elegante que funciona como um dissipador de calor. No entanto, a menos que você seja um overclocker potente, o que importa é a aparência (e torná-los mais fáceis de instalar).

Os notebooks, por sua vez, costumam ter memórias RAM mais básicas, pois as preocupações com espaço são fundamentais. Além disso, ao contrário de gabinetes de PC modernos com laterais transparentes, as pessoas raramente veem o interior de um notebook. No entanto, você pode obter memórias RAM para notebooks (especialmente para modelos de jogos) com dissipadores de calor.

Por que você precisa de memória RAM?

A memória de acesso aleatório (RAM) do computador é um dos componentes mais importantes para determinar o desempenho do sistema. A RAM oferece aos aplicativos um local para armazenar e acessar dados em curto prazo. Ele armazena as informações que seu computador está usando ativamente no momento para que possa ser acessado rapidamente.

-- Publicidade --

Quanto mais programas o seu sistema estiver executando, mais você precisará. Os Hds (Disco rígido) e os SSDs (unidades de estado sólido) também são componentes importantes e ajudarão seu sistema a atingir seu desempenho máximo. Em outras palavras, a RAM seria a sua “memória de curto prazo”, aquela que você acessará a todo momento para lembrar de coisas rapidamente e o HD é a “memória de longo prazo”, ou seja, aquela que você armazenará todo o resto.

A velocidade e o desempenho do seu sistema estão diretamente relacionados à quantidade de RAM instalada. Se o seu sistema tiver pouca RAM, ele pode ficar lento e ter dificuldades para fazer várias tarefas ao mesmo tempo. Mas, na extremidade oposta, você pode instalar muito com pouco ou nenhum benefício adicional. Ou seja, não adianta colocar 16 GB de memória RAM se o resto do seu sistema não for compatível com essa quantidade de RAM.

Existem maneiras de ver se o seu computador precisa de mais memória e certifique-se de comprar memória compatível com os outros componentes do sistema. Geralmente, os componentes são criados com o mais alto padrão no momento da fabricação, mas com a expectativa de que a tecnologia continuará a mudar.

Para evitar que os usuários insiram memória incompatível, os módulos são fisicamente diferente para cada tecnologia de memória geração. Essas diferenças físicas são padrão em todo o setor de memória. Uma das razões para a padronização de memória em todo o setor é que os fabricantes de computadores precisam conhecer os parâmetros elétricos e a forma física da memória que pode ser instalada em seus computadores (além de te fazer comprar novas memórias, mas isso é algo que acontece em todo lugar).

O que a memória RAM faz?

O que é memória ram
O que a memória RAM faz?

Portanto, agora sabemos o que é memória RAM e que esses dispositivos na placa-mãe do seu PC são RAM do sistema e funcionam como memória de curto prazo, mas o que isso tudo significa na prática? Bem, quando você realiza ações em seu computador, como abrir um documento de texto, ele requer acesso aos dados contidos naquele arquivo. Quando você não está trabalhando nesse documento ou clica em salvar, a cópia mais recente desse arquivo é salva no disco rígido para armazenamento de longo prazo.

-- Publicidade --

Quando você está trabalhando no arquivo, no entanto, os dados mais recentes são armazenados na RAM para acesso mais rápido. Isso é verdadeiro para planilhas, documentos de texto, páginas da web e streaming de vídeo.

Não se trata apenas de dados de documentos. A RAM também pode armazenar arquivos de programas e sistemas operacionais para manter os aplicativos e o computador funcionando. RAM não é a única fonte de memória de curto prazo, no entanto. Por exemplo, uma placa de vídeo tem sua própria RAM gráfica e o processador tem caches de dados menores.

No entanto, a RAM é o local chave para os dados que estão sendo usados ​​ativamente pelo sistema.

Como funciona a memória RAM?

O que é memória ram
Como funciona a memória RAM?

A memória RAM é composta de minúsculos capacitores e transistores capazes de reter uma carga elétrica que representa bits de dados, semelhantes aos processadores e outras partes do seu computador. Essa carga elétrica precisa ser constantemente atualizada. Caso contrário, os capacitores perdem a carga muito rapidamente e os dados desaparecem da RAM.

O fato de que os dados podem ser perdidos tão rapidamente quando a carga acaba é o motivo pelo qual salvar todos os dados alterados no disco rígido ou SSD é tão importante. É também por isso que tantos programas têm recursos de salvamento automático ou armazenam em cache as alterações não salvas no caso de um desligamento inesperado.

-- Publicidade --

Os especialistas forenses podem recuperar dados da RAM em circunstâncias especiais. No entanto, na maioria das vezes, quando você conclui o arquivo ou o computador é desligado, as informações na RAM desaparecem.

O que é DDR?

O que é memória ram
O que é DDR?

A forma mais comum de RAM usada atualmente é DDR4. É a quarta versão da Memória de Acesso Aleatório Dinâmico Síncrono de Taxa de Dados Dupla (DDR SDRAM). “Taxa de dados dupla” significa que os dados podem ser transferidos duas vezes por ciclo de clock, ao invés de apenas uma vez. Efetivamente, significa que você duplica a largura de banda da memória e também se refere à rapidez com que os dados podem ser movidos para dentro e para fora da RAM.

Antes do DDR4, os computadores usavam (pasmem) DDR3. Não é incomum que os computadores ainda tenham RAM DDR3. O DDR4 foi lançado no final de 2014 e não se tornou o tipo de RAM mais comum até alguns anos depois.

Os sticks de RAM são “chaveados” para evitar que as pessoas misturem e combinem diferentes gerações incompatíveis. Se você olhar para o stick de RAM mostrado acima, por exemplo, verá um pequeno buraco na linha inferior. No DDR4, esse divot está em um lugar diferente, de modo que (junto com outras diferenças) torna impossível colocar um stick DDR3 em um slot DDR4.

A RAM também vem em dois tipos: DIMM e SODIMM. O DIMM é usado em PCs e servidores desktop, enquanto o SODIMM é usado em dispositivos menores, como notebooks e desktops compactos. Alguns computadores pré-fabricados (especialmente notebooks) também têm módulos de RAM soldados diretamente à placa-mãe. Quando este for o caso, não há sticks de RAM, o que torna a atualização impraticável.

-- Publicidade --

Velocidades, voltagens e capacidades

O que é memória ram
Os sticks de RAM também podem vir com iluminação RGB.

Embora o que é memória RAM E o básico do que a RAM faz seja muito simples, existem tipos muito diferentes, mesmo entre DDR4. Por exemplo, as funções de RAM em velocidades variáveis, como 2.400, 3.000 ou 3.200 MHz. Ele também vem em tamanhos diferentes, como 4, 8 ou 16 GB.

Geralmente, os computadores modernos precisam de dois sticks de RAM (chamados de kit) do mesmo tamanho para funcionar no que é chamado de “modo de dual channel”. Basicamente, isso significa apenas que um PC está rodando em duas unidades de RAM.

Muitas pessoas afirmam que você pode misturar e combinar diferentes configurações de RAM, e isso é verdade. No entanto, é muito mais fácil manter um PC se sua RAM tiver a mesma velocidade e capacidade, e vier do mesmo fabricante, nessa ordem de importância.

Se você está atrás de uma memória RAM de qualidade e que vai suprir a maioria das suas necessidades, além de não deixar seus jogos engasgarem, recomendamos a Memória HyperX Fury de 8GB ou 16GB, DDR4 e 2666Mhz. Garanta já a sua e aproveite!

HX426C16FB3/8 - Memória HyperX Fury de 8GB DIMM DDR4 2666Mhz 1,2V para desktop
  • Memória HyperX Fury, 8GB, 2666MHz, DDR4, CL16, Preto - HX426C16FB3/8
Preço
HyperX HX426C16FB316 - Memória Fury de 16GB DIMM DDR4 2666Mhz 1,2V para desktop
  • Altas velocidades emparelhadas com baixas latências para desempenho insano
  • Otimizado para Intel com XMP
  • Dissipador de calor de alumínio preto feroz
  • Confiabilidade apoiada por uma garantia vitalícia

Obter uma RAM com a mesma voltagem também é uma preocupação, mas muitos desktops DDR4 são vendidos em estoque de 1,35 volts, tornando isso um problema menor. Notebooks e gerações anteriores de RAM, no entanto, são uma história diferente.

-- Publicidade --

Se você não puder obter a mesma marca de RAM para um notebook, pelo menos certifique-se de usar a mesma voltagem, velocidade e capacidade. A quantidade de RAM que você pode usar também depende do que sua placa-mãe pode suportar. Um notebook antigo, por exemplo, pode ser capaz de lidar com até 8 GB DDR3.

Um PC desktop moderno, porém, pode ser capaz de suportar algo como um DDR4 de 128 GB, dependendo de seu processador e placa-mãe. Para a maioria das pessoas, no entanto, 8 a 16 GB é o bastante.Há muito mais RAM do que esta visão geral básica. Se você estiver fazendo overclock, as voltagens e os tempos tornam-se importantes.

Diferentes tipos de RAM

RAM é um termo genérico, como “memória” e cobre alguns tipos diferentes. “RAM” ou “memória” normalmente se refere à memória dinâmica de acesso aleatório (DRAM), ou mais precisamente para sistemas modernos, memória dinâmica síncrona de acesso aleatório (SDRAM). A terminologia não importa além dos detalhes técnicos, mas é útil saber que os termos são relativamente intercambiáveis.

O tipo mais comum de RAM vendido hoje é DDR4, embora sistemas mais antigos possam usar DDR3 ou mesmo DDR2. Os números denotam a geração de RAM, com cada geração sucessiva oferecendo velocidades mais rápidas por meio de maior largura de banda – uma classificação mais alta em megahertz (MHz). Cada geração também tem mudanças físicas, portanto, não são intercambiáveis.

Outro termo comum, especialmente no espaço de gamers, é o VRAM (vídeo RAM). Embora uma vez uma peça de tecnologia autônoma, VRAM é atualmente usado para definir a memória dedicada na placa de vídeo. Para consoles, ele também pode fazer referência à memória do sistema, mas em ambos os casos, tem a ver com a quantidade de memória reservada exclusivamente para a GPU. A memória RAM é fundamental para gráficos DDR, ou GDDR, geralmente com uma designação de geração, como GDDR6.

-- Publicidade --

A maioria das placas gráficas modernas usa GDDR6. No entanto, algumas placas gráficas podem usar um formato VRAM diferente chamado High Bandwidth Memory (HBM, HBM2 e HBM2e). Ele tem vantagens de desempenho exclusivas, embora seja normalmente caro, e os problemas de suprimento de peças atual impedem a adoção generalizada e o barateamento da tecnologia.

Quanta RAM você precisa?

A consideração mais importante ao comprar RAM para um PC é a quantidade necessária. Uma quantidade mínima é necessária para executar um sistema operacional, enquanto muitos jogos e aplicativos também têm um requisito mínimo. Esses requisitos são listados em gigabytes (GB) e geralmente estão entre 1 GB e 8 GB, dependendo das demandas de hardware do aplicativo.

Ter mais do que a quantidade mínima de RAM é essencial. Um PC executa não apenas o aplicativo atual, mas também outros serviços e tarefas em segundo plano. No entanto, ter grandes quantidades de memória do sistema não necessariamente faz um PC funcionar mais rápido.

A quantidade não é o único aspecto importante da RAM. Embora mais gigabytes possam ajudar na multitarefa, a memória mais rápida melhora a velocidade geral em certos jogos e aplicativos.

Como uma CPU, a RAM tem sua velocidade de clock, que controla efetivamente a quantidade de dados que pode manipular por segundo quando combinada com alguns outros fatores. A velocidade total da memória é conhecida como largura de banda e medida em megabytes por segundo (MBps), mas tradicionalmente, você verá a memória comercializada com taxas em megahertz (MHz).

-- Publicidade --
O que é memória ram? Tudo o que você precisa saber sobre ddr3, ddr4 e mais | 26e27281 memoria | hyperx, memória ram, pc, ram, tecnologia | memoria ram dicas/guias
Memória RAM

A memória DDR4 típica funciona entre 2.133 MHz e 3.000 MHz, mas algumas podem operar acima de 4.866 MHz para os kits mais rápidos disponíveis. Você os verá comercializados como DDR4-2133 ou similar, às vezes com o confuso rótulo “PC”. O número após o “PC” é simplesmente a velocidade em MHz multiplicada por oito e depois arredondada. Por exemplo, você pode vê-lo listado como DDR4-2133 PC4-17000.

As temporizações são outro aspecto da memória que pode afetar o desempenho da RAM, embora não sejam mais tão importantes. É efetivamente o tempo entre os ciclos do clock e, à medida que a velocidade da memória aumenta, as temporizações também aumentam, reduzindo a latência. Normalmente, o tempo é listado como vários números separados por travessões, como 15-15-15-35 ou similar.

Ao comprar memória, os tempos são cruciais apenas quando se considera a memória de alto desempenho para benchmarking ou jogos muito pesados. O tempo não é uma preocupação real para o consumidor médio.

Por último, temos canais. A maioria dos cartões de memória vendidos hoje suporta no mínimo dois canais, o que significa que há duas pistas (barramentos) entre um slot de memória e o controlador de memória da CPU na placa-mãe.

No entanto, este projeto requer dois dispositivos RAM do mesmo tipo e velocidade que suportam canais duplos. Kits de RAM de última geração com três ou quatro módulos que suportam designs de memória de canal triplo ou quádruplo nas placas-mãe também estão disponíveis.

-- Publicidade --

Para fins práticos, os designs multicanal não fazem uma grande diferença no desempenho diário. No entanto, se você quiser aproveitar as vantagens de memória de canal duplo ou mais, certifique-se de instalar os sticks nos slots com cores corretas na placa-mãe. Verifique o manual para obter ajuda nessa questão.

FAQ Rápido

O que a memória RAM faz?

O objetivo da RAM é armazenar os dados de curto prazo de que um PC necessita para operar adequadamente. Mas, ao contrário de uma unidade de disco rígido ou SSD (unidade de estado sólido), que armazena dados indefinidamente, a RAM é apagada toda vez que o sistema é reiniciado.

8 GB de RAM são suficientes?

A maioria das pessoas com um orçamento moderado para um laptop deve ter como objetivo, pelo menos, 8 GB de RAM. Geralmente essa quantidade de memória é recomendada para a maioria das pessoas que fazem trabalho de escritório e outras tarefas básicas, bem como para jogadores – especialmente se você estiver comprando um modelo com RAM soldada e não puder atualizá-la mais tarde.

O que é melhor mais RAM ou processador?

A RAM é essencialmente o núcleo de qualquer computador ou smartphone e, na maioria dos casos, quanto mais, melhor. A RAM é tão significativa quanto o processador. Uma quantidade certa de RAM em seu smartphone ou computador otimiza o desempenho e a capacidade de oferecer suporte a vários tipos de software.

8 GB de RAM são suficientes para jogos?

8 GB de RAM é a quantidade mínima de RAM para qualquer PC de jogos. Com 8 GB de RAM, você poderá jogar a maioria dos jogos lançados sem muitos problemas, mas alguns jogos podem não funcionar com a mais alta qualidade e você pode ter que fechar outros aplicativos.

-- Publicidade --

Esperamos que agora você tenha um melhor entendimento do que o que é memória RAM e o que a RAM faz e por que ela é um componente tão importante do seu PC. Agora, deixe aí nos comentários o que você achou sobre as explicação das memórias e se você ficou com alguma dúvida. Se quiser, aproveite para ler mais sobre Tecnologia no nosso site.

Relacionado

Avatar of paulo fabris

Paulo Fabris é um jornalista, escritor, RPGista, gamer, cosplayer, nerd e fã de animes desde a época da TV Manchete.