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SEO TikTok: Como Rankear seus Vídeos acima dos Concorrentes

Entenda como fazer uma boa estratégia de SEO TikTok para posicionar seus vídeos bem na pesquisa

O TikTok (site oficial) rapidamente se tornou uma sensação viral, com milhões de usuários em todo o mundo passando horas percorrendo o suprimento infinito de vídeos do aplicativo. Mas para os profissionais de marketing, o maior trunfo do TikTok está em seu algoritmo.

E se você quer aparecer nas pesquisas dos usuários e ser descoberto no meio desses milhões vídeos, você deve entender o comportamento de pesquisa no TikTok e trabalhar para cumprir os passos da estratégia de  otimização do SEO TikTok.

Neste artigo, falaremos sobre o algoritmo do TikTok e como aproveitá-lo para atrair mais usuários para o conteúdo da sua marca. Se você ficar com alguma dúvida é só deixar aí nos comentários.

Os princípios por trás do algoritmo do TikTok

Antes de nos aprofundarmos nos fatores de classificação do algoritmo, um pouco de história. Em 2020, o CEO da TikTok, Kevin Mayer, publicou um manifesto sobre a importância da transparência para empresas de tecnologia, especialmente quando se trata de seus algoritmos de conteúdo. Mayer se comprometeu a ser mais aberto do que seus concorrentes, desafiando indiretamente a Meta e o Google.

Felizmente para nós, o TikTok manteve sua promessa e possui uma documentação sólida sobre como funciona seu algoritmo. O TikTok coleta dados sobre como os usuários interagem com diferentes vídeos. Com base nessas informações, o TikTok pode determinar os interesses de um usuário e fornecer conteúdo relacionado a ele.

O TikTok usa o conteúdo de cada vídeo para entender a que tópico ele pertence. Isso se baseia no uso de hashtags, descrições de vídeo, o som do TikTok usado e o áudio textual falado. Com base no que sabemos sobre os recursos de processamento de linguagem natural de outras plataformas, isso provavelmente é mais eficaz em inglês do que em outros idiomas.

A plataforma melhora a adaptação desse conteúdo para você à medida que você se envolve com ele, mas também baseia suas recomendações em dados demográficos, como sexo, idade e localização. De acordo com sua política de privacidade, o TikTok adiciona “informações inferidas” ao seu perfil, como faixa etária, sexo e interesses.

Sabendo disso, faria sentido que o TikTok colocasse o público em diferentes campos de interesse. Ao conectar diferentes tópicos por quão próximos eles estão, o TikTok deve ser capaz de trazer à tona tópicos de que você provavelmente goste, mesmo que nunca tenha se envolvido com eles na plataforma antes.

Estourando o efeito de bolha de filtro

A política de transparência do TikTok surgiu após receber algumas críticas sobre como seu algoritmo cria espaços que promovem a radicalização e a disseminação de desinformação. Após essas críticas, alguns representantes da plataforma falaram sobre como a plataforma está tentando evitar isso.

Youtube e Facebook já foram criticados por isso antes, mas a verdade é que qualquer plataforma com um algoritmo de descoberta de conteúdo que dependa de engajamento é suscetível a criar esses espaços e promover a radicalização. A psicologia humana nos diz que é mais provável que nos envolvamos com conteúdo que provoca uma forte reação emocional. Isso incentiva os criadores de conteúdo a promover conteúdo que nos deixa com raiva ou medo. E a pandemia e o período de eleições foram um prato cheio para isso!

A resposta do TikTok para o efeito de bolha de filtro foi um tanto simples: a plataforma mostrará conteúdo aleatório de tempos em tempos.

Para evitar a homogeneidade de conteúdo, o aplicativo começou a mostrar aos usuários conteúdos com os quais eles normalmente não interagem. Isso inclui o surgimento de hashtags aleatórias, estética de vídeo, sons e tópicos. O aplicativo tenta manter as coisas novas evitando a repetição de conteúdo, então é improvável que você veja dois vídeos do mesmo criador ou usando o mesmo som seguidos.

Outra incorporação interessante ao algoritmo é mostrar a você novos conteúdos que ainda não tiveram nenhum engajamento. Se você é um usuário do TikTok, tenho certeza que já percebeu isso.

Isso é suficiente para evitar a criação desses espaços? Provavelmente não. A familiaridade ou o mero efeito de exposição fará com que você se envolva com o conteúdo que vê com mais frequência, portanto, ainda há uma chance muito alta de desenvolver com esse tipo de espaço.

Estatísticas dizem que precisaríamos ver cerca de 50% desse conteúdo aleatório em nosso feed para quebrar o aprendizado comportamental e viés para o que já gostamos. Obviamente, isso seria contra os interesses comerciais da maioria das plataformas de mídia social, por isso parece improvável que aconteça. Com esse pano de fundo e contexto em mente, vamos nos aprofundar nos fatores de classificação do SEO TikTok.

Fatores de classificação do SEO TikTok

Como mencionei acima, esta lista de fatores de classificação é baseada em uma mistura de recursos confirmados pelo TikTok, bem como fontes não oficiais e práticas gerais de mídia social. Então, com base nisso, vamos falar algumas dicas que podem te ajudar a se posicionar melhor nas pesquisas do aplicativo:

1. Engajamento de vídeo

Um fator de classificação do SEO TikTok é o engajamento, que inclui curtidas e comentários, bem como tempo de exibição e visitas ao perfil. Quando um vídeo do TikTok tem um alto nível de engajamento, significa que as pessoas estão reservando um tempo para interagir e se envolver com o conteúdo.

Isso também inclui replays, seguidores, favoritos e marcar um vídeo como “não estou interessado” (o que afeta seu vídeo negativamente, é claro). O engajamento mostra ao TikTok que vale a pena enviar o conteúdo para mais usuários, ajudando-o a ter uma classificação mais alta no algoritmo do TikTok.

Nem todas as formas de engajamento são iguais, é claro. Um comentário ou compartilhamento são indicadores de engajamento mais fortes do que uma curtida. Vemos isso na documentação do TikTok e também em muitas outras plataformas de mídia social. De acordo com a documentação do TikTok, o engajamento é medido no nível do vídeo, não no nível da conta.

Os perfis que um usuário segue no TikTok também contribuem para determinar o perfil de interesse do usuário. Seguir contas de jardinagem indica ao algoritmo ainda mais que você está interessado em vídeos de jardinagem. A contagem de seguidores ou o desempenho anterior de uma conta não afeta diretamente a classificação de seus vídeos. No entanto, ter uma alta contagem de seguidores pode indiretamente ajudar seus vídeos a ter um melhor desempenho, pois os exporá a mais olhos por meio de seus seguidores. Se seus seguidores se envolverem com seu conteúdo, esse envolvimento poderá ajudá-lo a alcançar públicos maiores.

Esta é uma grande mudança em relação às formas clássicas de marketing de mídia social, onde o desempenho anterior das postagens em um perfil influencia o alcance que as postagens futuras terão.

2. Descubra o engajamento dos seus usuários

Outra maneira pela qual o TikTok determina o interesse potencial de um usuário em um vídeo é analisando suas interações com o conteúdo do TikTok além do vídeo. Pesquisar, clicar em uma hashtag, explorar um tópico de tendências ou visualizar vídeos de um som específico pesará nas recomendações de vídeo que os usuários recebem em seu feed para você e influenciará no resultado do seu SEO TikTok.

3. O conteúdo dos vídeos

Para que a plataforma possa recomendar vídeos de temas que você goste, ela precisa entender do que se trata cada um dos vídeos. Existem vários elementos nos vídeos enviados que ajudam o aplicativo a entender o tópico e o tom emocional de cada vídeo. Vejamos quais são esses elementos:

  • Visual do vídeo: De acordo com sua política de privacidade, o TikTok pode “detectar e coletar características e recursos sobre as gravações de vídeo e áudio” identificando objetos, cenários e quais partes do corpo estão presentes em seu vídeo. Isso é usado para moderação de conteúdo e para alimentar seu algoritmo de recomendações.
  • O áudio: A plataforma pode processar o “texto das palavras faladas” em seus vídeos para entender melhor do que se trata.
  • Texto sobre o vídeo: O uso de texto sobre o vídeo também contribui para essa compreensão do conteúdo. Adicionar o texto nativamente na plataforma pode fornecer um sinal mais forte, com base na maneira como outros algoritmos de classificação de conteúdo funcionam.
  • Título e hashtags: Este um dos principais fatores do SEO TikTok e é o que eles mais discutiram publicamente. O título e as hashtags usadas no vídeo ajudam a informar ao TikTok sobre o que é o vídeo, mas também podem influenciar as classificações indiretamente, afetando o engajamento e a descoberta.
  • Sons do TikTok: O som usado em um vídeo é um fator de classificação por si só, pois ajuda a plataforma a entender o conteúdo de um vídeo. Mas a maior maneira pela qual os sons afetam o desempenho do seu conteúdo é seguir uma tendência. Sons de tendências tem um aumento de classificação por um curto período, pois podem prever o envolvimento do usuário.

4. Idioma do conteúdo

Existem três preferências de idioma que você pode definir em sua conta: idioma do aplicativo, idiomas preferidos e idioma de tradução. Isso deve ser bastante autoexplicativo, mas há um aspecto interessante a explorar aqui.

Você pode selecionar vários idiomas preferidos e o TikTok solicita que você selecione os idiomas que você entende. No entanto, você só pode selecionar um idioma para seu aplicativo e outro para suas traduções automáticas de conteúdo. Não me surpreenderia se o TikTok usasse essas configurações para estabelecer qual dos seus idiomas preferidos é realmente o seu favorito e enviasse para você vídeos nesse idioma.

Seo tiktok
Fazer um vídeo no idioma certo é um fator de ranqueamento de SEO TikTok

5. Adequação do dispositivo

O TikTok explica em sua documentação que o dispositivo do usuário é importante nos vídeos exibidos aos usuários, mas eles não especificaram exatamente como.

De acordo com o TikTok, as informações que eles recebem sobre o seu dispositivo são qualquer coisa, desde o sistema operacional, operadora de celular, configurações de fuso horário, modelo e versão do sistema operacional e tipo de rede até resolução de tela, estado da bateria ou configurações de áudio.

Os dispositivos mais antigos e mais lentos exibem vídeos mais curtos e leves com mais frequência, para evitar a interrupção da experiência do usuário se o desempenho do telefone não puder acompanhar. Pensar nisso na hora de fazer seus vídeos pode ajudar você a ter um melhor engajamento e por isso é um fator a ser considerado na sua estratégia de SEO TikTok.

6. Localidade do criador

Há uma linha na documentação oficial do TikTok que realmente chamou minha atenção:

Um forte indicador de interesse, como se um usuário termina de assistir a um vídeo mais longo do começo ao fim, receberia maior peso do que um indicador fraco, como se o visualizador e o criador do vídeo estão no mesmo país.”

Não há muita clareza sobre como a localização é usada como fator de classificação, mas sabemos que ela existe. Podemos entender que a proximidade entre espectadores e criadores ajuda na classificação, mas não sabemos em que nível isso é medido. O TikTok rastreia a localização do usuário por meio de informações do cartão SIM, endereço IP e, se você der sua permissão, GPS.

7. Conteúdo inelegível

O TikTok tem duas maneiras de moderar o conteúdo: removê-lo ou torná-lo inelegível para classificação. Isso inclui seus suspeitos habituais, como violência, nudez e discurso de ódio, junto com alguns outros. Existem alguns tipos interessantes de conteúdo que não são qualificados para exibição na página Para você:

Conteúdo enviado por usuários com menos de 16 anos – cuidado ao enviar vídeos feitos ou protagonizados por menores de idade, pois isso pode limitar o seu alcance;

Conteúdo que inclui códigos QR – A rede social quer saber com o que você está vinculando e tentar pegar uma fatia do bolo se for uma recomendação de produto;

Conteúdo que manipula os usuários para que se envolvam com o vídeo ou o usuário – tudo o que “toque na tela duas vezes para ver algo mágico” permanece no Instagram.

Conteúdo duplicado no aplicativo – Conteúdo distribuído em outras plataformas em que o usuário não adiciona edições criativas significativas.

Conteúdo restrito – Acrobacias perigosas não realizadas por profissionais ou conteúdo que apresenta tabaco são fatores de inegibilidade para arruinar o seu SEO TikTok.

8. Criação de conteúdo nativo

Criar conteúdo usando as ferramentas nativas do TikTok pode ajudar a aumentar sua classificação de conteúdo. Outras plataformas de mídia social tendem a favorecer o conteúdo nativo e a criação de conteúdo nativo em seu algoritmo, portanto, faria sentido como parte da sua estratégia de SEO TikTok e fazer o mesmo. Mas isso não é um fator divulgado pela empresa e sim algo que pode ser

O Instagram, por exemplo, aprimorou suas ferramentas nativas de criação de vídeo para Reels e Stories enquanto rebaixava o conteúdo com marcas d’água de outras plataformas. O Facebook favorece o vídeo nativo sobre as incorporações do Youtube. O LinkedIn favorece postagens sem links externos enquanto oferece uma plataforma de blog nativa.

A própria análise do TikTok mostra que as empresas que usaram suas ferramentas criativas nativas tiveram 14 vezes mais engajamento do que aquelas que não usaram.

Existe um mecanismo indireto que pode fazer com que os vídeos nativos do TikTok tenham um melhor desempenho: a familiaridade dos usuários com o tipo de conteúdo que o app pode produzir de forma nativa. Os usuários são muito rápidos em identificar um vídeo superproduzido como um anúncio e tendem a se envolver muito menos com ele.

Em conclusão, o algoritmo do TikTok visa mostrar o conteúdo que você achará interessante, evitando bolhas de filtro. Com base nas interações do usuário com o aplicativo, o aplicativo pode sugerir vídeos que possam interessar ao usuário. Isso é feito por meio da análise de curtidas, comentários, tempo de exibição, replays, seguidores e favoritos.

O aplicativo também é capaz de entender o conteúdo dos vídeos por meio de recursos visuais, áudio, texto e hashtags. Além disso, o TikTok leva em consideração as preferências de idioma, informações do dispositivo e localização do usuário e do criador ao sugerir vídeos. Tudo isso é crucial para a sua estratégia de SEO TikTok, então prepare-se e estude bem essas ideias e comece a bombar no TikTok.

Mais Dicas Para Melhorar O Seu SEO?

Depois de pegar o jeito das melhores práticas de SEO, você vai querer levar suas habilidades ainda mais longe para ficar à frente da concorrência. Se você estiver pronto para experimentar algumas técnicas mais avançadas, também pode conferir nosso arquivo de artigos de SEO. Vá em frente e implemente algumas dessas dicas de SEO e você verá um aumento no seu tráfego dentro de alguns meses, à medida que os mecanismos de pesquisa processam suas alterações. Esperamos que este artigo tenha ajudado você a aprender como otimizar corretamente seu canal para SEO.

FAQ Rápido

O que é SEO no TikTok?

O SEO TikTok é a prática de otimizar seus vídeos no TikTok para ter uma classificação mais alta na pesquisa. Assim como você usaria palavras-chave e análises para otimizar o conteúdo do seu site, também pode usar essas táticas para ajudar seus vídeos do TikTok a aparecer em mais resultados de pesquisa – isso inclui resultados no TikTok, bem como no Google.

Como você se classifica no TikTok?

Experimente os novos recursos do TikTok. Use hashtags relevantes. Envolva-se com criadores de conteúdo semelhantes. Crie Conteúdo Acessível.

Como os vídeos do TikTok se tornam virais?

Em termos de conteúdo, não há um único tipo que com certeza se tornará viral. Mas se você quiser aumentar essas chances, ser engraçado e identificável em suas postagens pode definitivamente ajudar. Humor – especialmente humor sarcástico – vai longe no TikTok. Isso se deve em grande parte à Geração Z, que representa 60% dos usuários do TikTok.

As hashtags funcionam no TikTok?

Assim como no Twitter, Instagram e outras plataformas de mídia social, as hashtags ajudam os usuários a compartilhar e encontrar conteúdo e participar de conversas sobre tópicos de seu interesse. Os usuários também podem criar comunidades em torno de hashtags.

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