Pesquisar
Close this search box.

Acer Nitro 5: Um Notebook Potente e Econômico para Gamers

Os verdadeiros notebooks para jogos de baixo custo são difíceis de encontrar hoje em dia, mas o novo Acer Nitro 5 (site oficial) é algo que vem para preencher essa lacuna. O notebook é amigável para a carteira e oferece um desempenho sólido de nível básico, mas um pouco mais de armazenamento seria bom.

A unidade de estado sólido (ou SSD) de 512 GB mantém o preço baixo, tornando-a uma ótima escolha para jogadores convencionais que desejam economizar um dinheirinho. Os jogadores com taxas de quadros acima de 60 fps, no entanto, devem procurar um notebook com uma GPU avançada. Vamos falar um pouco sobre esse notebook apresentado na BGS 2022 e, se você ficar com alguma dúvida, é só deixar aí nos comentários.

Acer Nitro 5 – Especificações técnicas

Sua CPU Intel Core i5 de 12ª geração, GPU Nvidia GeForce RTX 3050 Ti e tela com taxa de atualização de 144Hz proporcionam uma experiência de jogo confortável em 1080p. A Acer optou por um visual bastante minimalista com o mais novo Nitro 5, o que é ótimo para nós. Não faz muito tempo que a maioria dos notebooks Nitro (e muitos outros para jogos em geral, especialmente os modelos básicos) eram cobertos com cores agressivas e floreios de design, mas isso se tornou um design do passado.

Sistema OperacionalWindows 11 Home 64-bits
Tamanho da Tela15,6/17,3 polegadas
Resolução da Tela2.560 X 1.440
Taxa de Atualização165 Hz
Tempo de Resposta3ms
Tipo da TelaIPS
Brilho300
Tela TouchNão
Placa de VídeoNVIDIA® GeForce® GTX 1650 com 4 GB de memória dedicada GDDR6
UHD intel® Graphics para processadores de 10ª geração com memória compartilhada com a memória RAM.
ProcessadorIntel® Core™ i5-10300H 10° Geração Quad Core;
Frequência2.50 GHz até 4.5 GHz, 8 MB de SmartCache
ÁudioDTS® X:Ultra Audio e Acer TrueHarmony™
Memória8GB (1 x 8 GB em módulo) RAM DDR4 2933 MHz Expansível até 32GB (2 Slots soDIMM)
Armazenamento512GB PCIe NVMe SSD M.2 2280
UpgradeSlot dedicado ocupado M2.2280, compatível com PCIe 3.0 NVMe x2/x4 de até 1TB (Não acompanha o produto).
Slot livreSATA 3, compatível com SSD 2,5” e HDD SATA 3 2.5” de até 2TB (Não acompanha o produto).
Slot híbrido livreM2.2280, compatível com PCIe 3.0 NVMe x2/x4 e barramento SATA 3 de até 1TB. (Não acompanha o produto)
TecladoTeclado retroiluminado FineTip na cor vermelha com teclado numérico padrão com suporte a idiomas internacionais.
ConexõesHDMI 2.1, Intel Thunderbolt 41, USB 3.2 Gen 1 e Gen 2
BateriaBateria de 4 célula(s) – 3220 mAh e 55 Wh
Alto-falanteDois alto-falantes estéreo Dolby Audio
WebcamResolução 720p (1280 x 720 pixels)
Wi-FiWi-Fi 6 (802.11ax)
BluetoothSim. Bluetooth 5.0
Compatível com Monitor ExternoSim, via entrada HDMI 2.1

Design

Vermelho e preto berrantes eram especialmente populares e, embora alguns ainda gostem dessa combinação muito batida, era difícil encontrar um equipamento de jogos acessível que se parecesse com um laptop normal. Este notebook, com seu chassi quase todo preto (um pouco de vermelho permanece nas aberturas traseiras) e bordas de teclas brancas, não se destacará em um escritório ou sala de aula. Pelo menos por fora.

De fato, o Nitro 5 anterior do início deste ano tinha uma aparência diferente e o vermelho era destaque. Seus cantos de tampa e aberturas traseiras eram um pouco mais geométricos, enquanto esta nova edição tem um visual mais quadrado e limpo. A tampa é sem adornos e lisa, sem as linhas angulares da versão do início de 2022.

Construção

Acer nitro 5
Teclado do Acer Nitro 5

Em termos de construção, o Nitro 5 é perfeitamente bem construído. O chassi é inteiramente de plástico, mas resiste a muita flexão e dobra durante o uso normal. Isso é um pouco menos surpreendente quando você considera o quão robusto é o design geral – este é um notebook bastante grosso – e serve para torná-lo um pouco mais robusto.

O teclado é um pouco melhor do que você poderia esperar de um computador portátil econômico. As teclas têm um bom salto e, como bônus, o teclado possui retroiluminação RGB em quatro zonas personalizáveis. A luz de fundo do teclado RGB está incluída, mas funciona por zona, não por tecla. Este é um compromisso aceitável para um laptop na faixa de preço do Nitro 5. O brilho da luz de fundo é muito alto no máximo e vários níveis de brilho estão disponíveis.

O touchpad também merece uma atenção por seu tamanho. No geral, a qualidade de construção é muito boa, mas não é enorme, medindo cerca de 5 polegadas de largura e 3,5 polegadas de profundidade. É cercado por apoios para as mãos bem rasos para uma máquina do tamanho do Nitro 5. A superfície responsiva, mas pode parecer apertada ao usar os gestos multitoque do Windows.

Tamanho da tela e exibição

Uma boa parte do custo dos notebooks mais premium vai para um design fino, mas um chassi mais robusto como esse é muito mais barato. O Acer mede 38.99 x 26.59 x 2.67 centímetros e pesa cerca de 2.49kg, razoavelmente móvel para um sistema para jogos, mas mais pesado do que um notebook para uso diário moderno. Pode não ser a primeira opção de máquina que você gostaria de levar para todos os lugares, mas é aceitável para um equipamento de jogos de baixo custo.

Junto a este quadro está uma tela de 15,6 polegadas, o tamanho padrão de longa data. As telas maiores de 17,3 polegadas existem há muito tempo, com telas de 14 e 16 polegadas uma tendência mais recente, mas esse tamanho representa o tamanho do notebook para jogos que ainda podemos chamar de “portátil”. A tela é um painel IPS com resolução de 2.560 X 1.440 pixels e taxa de atualização de 144Hz.

Acer nitro 5
Acer Nitro 5

Isso significa que a tela atualiza a imagem com mais frequência durante o jogo, levando a uma experiência de aparência mais suave, desde que o processador e a placa de vídeo possam acompanhar. Você pode aprender mais sobre as taxas de atualização em nossa matéria sobre o assunto no site. No geral, essa taxa de atualização e resolução são uma boa opção para um notebook de jogos de nível básico.

O conjunto de recursos externos é completado com uma webcam de 720p e algumas portas úteis. A borda esquerda contém o fone de ouvido, uma porta USB 3.2 Tipo A e uma porta Ethernet. Este último nem sempre está incluído, especialmente em notebooks para jogos; é mais provável que haja um em um notebook mais grosso como esse por causa do tamanho físico do conector, então esse é um benefício que justifica o volume.

O lado direito inclui mais duas portas USB-A 3.2, enquanto a parte traseira tem o conector de alimentação, uma saída de vídeo HDMI e uma porta USB-C. O Acer Nitro 5 possui portas HDMI e USB-C personalizadas integradas, que permitem a conexão a um monitor de saída 4k e vídeo que roda a 60Hz. Portanto, ele suporta vídeo 4K.

Desempenho

O novo Acer Nitro 5 não é o melhor e mais potente notebook gamer que há no mercado, mas é um dos laptops de jogos modernos mais baratos, oferecendo uma boa linha de base de componentes e recursos. Pegue a tela e armazenamento. Uma tela de 144Hz se tornou a expectativa mínima de hoje em qualquer máquina de jogos, mas ainda é bom ter esse preço, e também há muitas portas.

O SSD de 512 GB será preenchido rapidamente com grandes instalações de jogos, mas sistemas ainda mais caros geralmente não têm mais armazenamento em suas configurações de modelo básico. Se você está preocupado em atingir consistentemente 60fps nas configurações mais altas, provavelmente deve optar por uma máquina diferente, mas o Acer Nitro 5 continua sendo uma alternativa atraente e acessível.

Em todo o caso, em relação a isso, um vídeo do canal Custo Benefício que faz um teste com o Acer Nitro 5.

Ainda assim, você não deve esperar rodar jogos com todos os seus FPS e configurações no máximo em um notebook tão barato, e terá que deslizar algumas configurações visuais para médio alcançará taxas de quadros perfeitamente jogáveis ou ficar com a média de uns 30 FPS para rodar os jogos em configurações um pouco mais altas. Não é algo que você terá problemas ao jogar games singleplayer ou menos dinâmicos, mas se você precisa de algo em um cenários mais competitivo, talvez seja necessário investir um pouco mais.

Desempenho para Edição de Vídeo

Levando em conta o valor do aparelho, o Acer Nitro 5 é bom para animação e edição de vídeo? Sim, ele é um bom notebook para animação, pois pode lidar com cenas de animação complexas com muitos efeitos e gráficos, mas não pode lidar com vídeos de forma otimizada e o processo de edição roda muito lentamente.

Um software de edição de vídeo de nível profissional precisa de processadores poderosos para edição de vídeo de alto nível e o Acer Nitro 5 não é capaz de fazer isso, pois leva muito tempo para codificar e renderizar o vídeo. Ele possui as especificações necessárias, como processador, memória, espaço de armazenamento e placa de vídeo, mas não é considerado a melhor máquina para edição de vídeo devido à sua renderização lenta. Veja um teste do canal Ben G Kaiser.

Upgrade

O Acer Nitro 5 é um notebook expansível, permitindo que você aumente a capacidade de memória RAM e HD, tornando o equipamento relevante por mais tempo. Esse modelo tem suporte a SSD com slot M.2 2280 Sata 3 quanto PCIe NVMe. Além disso, tem suporte até 32Gb de RAM (2 slots 2x16GB) SO-DIMM DDR4 2400Mhz. Contudo, infelizmente, não é possível substituir a placa de vídeo ou processador, já que são integrados na placa-mãe. Veja algumas peças recomendadas para o upgrade do seu Acer Nitro 5:

[amazon box=”B07NLG8JXW” template=”horizontal” tracking_id=”mg-paulo-20″]

[amazon box=”B019FRBHZ0″ template=”horizontal” tracking_id=”mg-paulo-20″]

[amazon box=”B078MMBZDQ” template=”horizontal” tracking_id=”mg-paulo-20″]

[amazon box=”B09DVP94WC” template=”horizontal” tracking_id=”mg-paulo-20″]

As portas HDMI e USB-C do Acer Nitro 5 significam que você pode conectá-lo a monitores 4K e produzir vídeo a 60Hz. Veja algumas recomendações ou você pode ler também nossa matéria sobre monitores gamers:

[amazon box=”B084TKF88Q” template=”horizontal” tracking_id=”mg-paulo-20″]

[amazon box=”B09JSZ8VSV” template=”horizontal” tracking_id=”mg-paulo-20″]

Onde Comprar?

Você pode comprar o Acer Nitro 5 na loja oficial da Acer, ou aproveitar algumas das ofertas imperdíveis que separamos para você!

[amazon box=”B0884DR762″ template=”horizontal” tracking_id=”mg-paulo-20”]

Loja AcerR$ 5.599,00
Magazine LuizaR$ 4.139,10
KaBuM!R$ 4.599,99

Acer Nitro 5

Paulo “Doido” Fabris

Design
Desempenho
Construção
Preço

Resultado

Pros
Generoso RAM, mesmo na configuração mais barata;
Teclas grandes e amigáveis ​​para jogos;

Contras
Grosso e pesado;
Vida útil da bateria curta;

4.3

FAQ Rápido

O notebook Acer Nitro 5 vale a pena?

No geral, o Acer Nitro 5 é uma máquina com excelente valor, embora você não terá todos os detalhes que encontraria em um dispositivo mais caro, mas se estiver procurando um PC Gamer econômico, não há nada melhor.

8GB de RAM é suficiente para jogos?

8 GB de RAM é a quantidade mínima de RAM para qualquer PC para jogos. Com 8 GB de RAM, você poderá jogar a maioria dos jogos lançados sem muitos problemas, mas alguns jogos podem não ser reproduzidos com a mais alta qualidade e você pode ter que desligar outros aplicativos.

A Tela do Acer Nitro 5 é touch screen?

Não é touch. O notebook Acer Nitro 5 não tem a função touch na tela.

Quantos núcleos tem o Acer Nitro 5?

O Acer Nitro 5 com tecnologia AMD vem com um processador Ryzen 5 2500U, oferecendo quatro núcleos, oito threads e uma frequência máxima de impulso de 3,6 GHz.

Enquanto muitas pessoas que compram notebooks gamers sonham com os sistemas mais caros do mercado, a Acer oferece para aqueles cujos orçamentos são um pouco mais restritos. O Acer Nitro 5 continua a servir como uma oferta sólida e básica para aqueles que desejam jogar em um PC. Mas se você estiver procurando por um aparelho para jogos abaixo de R$ 6.000, não procure mais. O Acer Nitro 5 pode não jogar todos os jogos nas configurações mais altas, mas pelo preço, é uma excelente opção.

Agora, fale conosco e diga se você curtiu o Acer Nitro 5 e aproveite para ler mais notícias de coisas legais da BGS, como sobre a placa de vídeo RTX 4090, no nosso site.

TEAMGROUP na Computex 2024 apresenta novos produtos com o lema: "Elevate Gaming . Empower AI"
Saiba se vale a pena jogar Fabledom
Quer dar vida aos seus modelos 3D com texturas impressionantes? Continue lendo para aprender tudo sobre o processo de mapeamento UV do Blender!
Saiba mais sobre a espetacular memória RAM DELTA TUF RGB DDR5
Quer saber se vale a pena jogar a última obra de Akira Toryama? Então veja nossa analise de Sand Land
Conheça o robusto HD portátil SSD T-FORCE M200