Pesquisar
Close this search box.

Samsung Odyssey Ark: O Gigante de 55″ Impressionou na BGS 2022

O Samsung Odyssey Ark é um monitor curvo tão impressionante que chega a assustar

Samsung Odyssey Ark (site oficial) é enorme. Usar este monitor gamer curvo de 55 polegadas é como jogar em um VR, e girá-lo verticalmente é como olhar para uma onda que está prestes a arrebentar em cima de você. É sério. O negócio é incrível e nos tivemos a chance de ver essa máquina fantástica de exibir imagens na BGS 2022. A tela é tão grande e imersiva que jogar nela é uma experiência completamente única.

Na verdade, o tamanho por si só chamará sua atenção imediatamente e exigirá que você dê uma boa olhada na curvatura do monitor. Este monitor gamer robusto tem uma moldura fina para maximizar o tamanho da tela. Apesar de seu tamanho, no entanto, a tela é bastante hábil, deslizando e inclinando com facilidade. É especialmente perceptível quando você faz a transição para o modo retrato, ou modo Cockpit, como a Samsung o chama.

Para o pessoal mais ansioso que não consegue focar a atenção em uma coisa só, não é problema, pois a Odysssey Ark podia dividir-se em até 4 telas, ainda bem grandes, para que você pudesse jogar, ver um streaming, uma TV e navegar na web, tudo ao mesmo tempo! Vamos falar sobre essa tela e, se você ficar com alguma dúvida, é só deixar aí nos comentários.

Samsung Odyssey Ark

Como você pode ver rapidamente pelas imagens, a Ark é um verdadeiro monstro em tamanho. Montar a Ark é um trabalho para duas ou três pessoas. Tirar o suporte robusto do monitor, os acessórios de montagem em parede padrão VESA e todas as outras peças da caixa requer algum tempo e esforço. Juntos, o Ark em seu suporte pesa impressionantes 41 quilos. Então, se você achar que pode ter algum problema lidando com esse tipo de equipamento pesado e caro, é melhor chamar um profissional.

Especificações Técnicas

Tamanho do painel55 polegadas
Resolução nativa3840 por 2160
Resolução da tela‎2560 x 1440
Máximo de resolução da tela3840 x 2160 Pixels
Proporção da tela16:09:00
Tecnologia de telaIPS
PainelQuantum Mini-LED
Taxa de contraste nominal100,000,000:1
Taxa de atualização de pixels165Hz
Input Lag1ms (GTG)
Curvatura1000R
Brilho1000 nits
Sincronização adaptávelAMD FreeSync Premium Pro
Entradas de vídeo4 HDMI 2.1
Portas USB (excluindo upstream)2
DisplayHDRHDR10+
Alto Falantes60w 2.2.2 canais
BluetoothSim (BTS 2)
Dimensões15 x 46.3 x 43.4 cm
Peso41.5 kg
Suporte ajustável em altura?Sim
Suporte inclinado?Sim
Suporte giratório?Sim
Pivô Paisagem/RetratoSim

Tela e Exibição

A Ark, sem surpresa, é uma excelente tela para jogos. Sua tela curva de 1000R, resolução 4K (3,840 x 2,160 Pixels) e taxa de atualização variável de 165Hz levam a especificação HDMI 2.1 aos seus limites. Como muitos outros monitores de jogos, o Ark usa um painel tipo IPS, mas é mais brilhante, com melhor contraste do que outros, graças à luz de fundo Mini LED. Com HDR10 Plus e 1.056 zonas de escurecimento locais, filmes e programas de TV também ficam ótimos.

Samsung odyssey ark
Curvatura da tela

Com seu tempo de resposta de 1 ms, a Odyssey Ark é uma vitrine impressionante para jogos com suporte a HDR (os jogos não HDR também ficam incríveis). Forza Horizon 5, Gran Turismo 7 e Marvel’s Spider-Man: Miles Morales ficam ótimos em praticamente qualquer tela, mas a curva e o tamanho enorme da Ark fazem com que uma taxa de atualização rápida e uma imagem de alta resolução pareçam muito mais imersivas. Sua retroiluminação Mini LED permite uma imagem rica em contraste que pode atingir um brilho máximo de cerca de 1000 nits. Jogos de estratégia em tempo real com campos de batalha expansivos e muitos personagens como Starcraft II ou MOBAs como DOTA 2 ou League of Legends ganham vida na tela grande da Ark.

A proporção de 16:9 da Ark a torna um ajuste mais natural para jogos, especialmente para consoles, que não podem preencher nativamente monitores mais amplos, como o ultrawide 32:9 Odyssey Neo G9 ou o monitor Alienware QD-OLED 21:9. É possível usar a Ark para jogar jogos de PC em 21:9.

Apesar da falta de uma entrada DisplayPort ou USB-C, com os drivers AMD e Nvidia mais recentes, é possível enviar uma imagem 4K / 165Hz de um PC por HDMI 2.1, e algumas das placas de vídeo mais modernas podem impulsionar uma taxa de atualização nativa de 4K a 165Hz quando atualizados para os drivers mais recentes.

Som e áudio

Assistir a filmes e programas de TV também é muito bom na Ark, principalmente por causa de seus alto-falantes integrados surpreendentemente poderosos. A Samsung afirma que a Ark tem um sistema de 60 W, com um alto-falante embutido em cada um dos quatro cantos, além de dois woofers centrais.

Samsung odyssey ark
Alto-falantes e woofers integrados

Os alto-falantes integrados do monitor fornecem um som cheio de graves que pode ficar alto sem distorção, então você pode não precisar de uma sound bar (mas se quiser uma, temos uma ótima recomendação de sound bar da LG).

A configuração Dolby Atmo aqui parece incrível e adiciona muito à experiência de jogo oferecida pelo Ark, principalmente se você nem sempre deseja usar fones de ouvido.

Entradas e Recursos

O Ark inclui uma breakout box com portas HDMI 2.1 (uma com eARC para enviar áudio de alta qualidade para um receptor ou barra de som via HDMI), Ethernet, Wi-Fi 5, uma porta óptica de áudio digital e portas USB-A para conectar contrles, pen drives e outros gadgets plug-and-play. A Samsung também lança seu recurso Multi View, que permite exibir até quatro telas ao mesmo tempo no Ark, mas o Ark não pode exibir mais de uma fonte HDMI ao mesmo tempo.

Na interface da Samsung Game Bar do Ark – a mesmo que vem nos outros modelos de TVs Samsung – você pode alterar a proporção exibida no Ark para 21: 9 ou 32: 9. Ele oferece proporção vertical de 9:16, 9:21 e 9:32 se você girar o Ark, mas, você precisa definir manualmente cada resolução no Windows e altera a orientação da tela para retrato. A tela antirreflexo fosca facilita a visualização à frente ou fora do centro sem reflexos.

Ele vem com dois controles remotos: um controle remoto IR básico em forma de barra, o controle remoto SolarCell, e um controle remoto Bluetooth chamado Ark Dial, o que torna um pouco mais fácil navegar na interface complexa graças ao seu mostrador giratório e atalhos de recursos. O objetivo do Ark Dial – além de ser vistoso – é que ele geralmente reduz pela metade a quantidade de cliques que você precisa fazer para encontrar a configuração certa.

Controle ark dial
Controle Ark Dial

Compatibilidade com AMD e Nvidia

O Ark suporta sincronização adaptativa AMD FreeSync Premium Pro, que garante conteúdo de faixa dinâmica padrão (SDR) de baixa latência e alta faixa dinâmica (HDR) além de eliminar o rasgo da tela oque permite que alguns jogos, bem como conteúdo de vídeo classificado em HDR, tenham a melhor aparência no Ark. Ele suporta taxa de atualização variável em GPUs Nvidia, embora não suporte oficialmente G-SYNC.

O Ark também suporta taxa de atualização variável para consoles como PS5 e Xbox Series X/S, atingindo taxa de atualização de até 120Hz em 4K. A tela ainda oferece uma maneira de diminuir o tamanho da imagem (chamado Flex Mode) caso você queira ver tudo mais facilmente sem esticar a cabeça.

Modo Multi View

Se você quiser fazer algumas multitarefas, o Multi View pode dividir a tela em um mosaico de telas menores. Você pode salvar até três predefinições de layout personalizadas, das quais existem muitas possibilidades no modo paisagem e retrato. No modo paisagem você pode:

  • Usar o modo Picture-in-Picture;
  • Duas entradas, lado a lado, com enormes barras pretas na parte superior e inferior;
  • Uma entrada maior em cada lado, com duas entradas menores empilhadas verticalmente ao lado dela;
  • Uma entrada ainda maior em cada lado, com três entradas ainda menores empilhadas verticalmente ao lado dela;
  • Três entradas de tamanho igual em uma formação de triângulo, com alguns espaços vazios ao lado;
  • Quatro entradas de 27 polegadas de tamanho igual;
  • Uma entrada grande com uma entrada de proporção alta, mas fina ao lado quando você espelha sem fio uma tela de telefone Samsung Galaxy no aplicativo Smart View ou um iPhone via AirPlay – o tamanho da tela vinda do telefone pode ser aumentado até certo ponto;
  • Uma variação da última: uma janela grande com uma entrada de proporção alta na lateral que deixa espaço vertical suficiente acima dela para duas fontes pequenas de proporção 16:9;

No modo retrato “cockpit” (orientação vertical):

  • Ark pode mostrar até duas ou três fontes de aproximadamente 31 polegadas empilhadas umas sobre as outras. Também pode exibir em Picture-in-Picture;
  • Uma tela vertical do telefone pode ser espelhada no Ark no modo retrato, com uma entrada de 31 polegadas abaixo ou acima dela. Nota: se você tiver mais de quatro fontes exibidas em paisagem antes de incliná-la verticalmente, a quarta ou última entrada será encerrada durante a transição);

No Multi View, você pode usar o Ark Dial para mover a localização de cada entrada, alterar seu tamanho em tempo real, bem como selecionar qual delas poderá reproduzir o volume (você pode mixar o áudio de até duas entradas simultaneamente). Com alguns pressionamentos de botão, o controle remoto pode mergulhar na interface de qualquer aplicativo para navegar. Apesar dessas opções, como dito antes, ela não pode exibir mais de uma entrada HDMI ao mesmo tempo.

Se você estiver jogando um jogo de PC com uma taxa de atualização de 165 Hz, entrar em Multi View reduzirá isso para um máximo de 120 Hz, desativará o modo de taxa de atualização variável (o VRR funciona no modo Flex Move, a propósito) e unificará as configurações de imagem para que cada entrada tenha a mesma aparência.

Onde Comprar?

Se você quer comprar uma Odyssey Ark da Samsung, meus parabéns! Você vai levar para casa um incrível aparelho e que cumpre muito bem as funções de vários monitores e ainda ficará impressionante na sua sala ou escritório. Impressione seus amigos virando a tela para o modo cockpit e colocando um jogo de corrida, por exemplo, usando uma configuração de volante e pedal e eles nunca mais vão querer ir embora da sua casa. Veja algumas ofertas que separamos para você:

Site oficial da SamsungR$20.424,05
KaBuM!R$ 21.499,99
AmericanasR$ 21.499,99

Prós e Contras

Samsung Odyssey Ark

Paulo “Doido” Fabris

Design
Desempenho
Construção
Preço

Resultado

PRÓS
Curva do painel imersivo;
Ampla cobertura de cores;
Qualidade de som fantástica;
Vem com opções de jogos na nuvem;

CONTRAS
Muito caro para a maioria dos jogadores;
Não pode exibir duas entradas HDMI ao mesmo tempo;
Muito pesada;

4

O Samsung Odyssey Ark é um investimento caro e não é algo que todo jogador pode trazer para sua configuração. Ele entrega muito valor em um pacote muito atraente. Ele pode substituir a necessidade de duas telas em uma configuração de vários monitores e também atende às necessidades de vários tipos de monitores. Isso é muito fácil de usar como monitor para o trabalho, alternar para jogos e como um substituto completo da TV, pois tem 55 polegadas.

Mesmo com as limitações dos aplicativos Multi View e só podendo usar uma entrada HDMI por vez, o Odyssey Ark é uma tela impressionante que pode atender às necessidades de vários dispositivos individuais.

FAQ Rápido

O que é a Samsung Odyssey Ark?

O Samsung Odyssey Ark é um monitor curvo de 55″ com resolução 4K e proporção de 16:09. Estamos olhando para uma tela fosca aqui com curvatura de 1000R, taxa de atualização de 165Hz e tempo de resposta de 1ms.

O Odyssey Ark é um monitor OLED?

A Samsung Odyssey Ark de 55 polegadas não possui um painel OLED. Ela vem com a tecnologia do painel Quantum Mini-LED.

Qual a taxa de atualização da Samsung Odysssey Ark?

A Samsung Odysssey Ark possui uma taxa de atualização de 165 Hz para uma jogabilidade ultra-suave, um tempo de resposta de 1 ms e é compatível com AMD FreeSync Premium Pro.

Qual é a largura da Samsung Odyssey Ark?

Ela tem 55 polegadas de largura. O recurso Multi View permite que os usuários reproduzam até 4 telas ao mesmo tempo, tudo em uma tela widescreen de 55 polegadas.

Agora, fale conosco e diga se você curtiu as novidades da Samsung e aproveite para ler mais notícias de coisas legais da BGS, como sobre a placa de vídeo RTX 4090 no nosso site.

Saiba mais sobre Design de UI/UX para Jogos Móveis e como fazê-lo de forma eficiente
Saiba mais sobre IA para Personagens de Jogos 3D e veja como ela pode tornar seus inimigos mais desafiadores
Conheça os Princípios do Design de Jogos e como aplicá-los em seus games
Aprenda como criar níveis envolventes em jogos
Descubra as principais Técnicas de Storytelling em Jogos
Entenda mais sobre como Fazer o Design de Personagens para Jogos 2D