Pesquisar
Close this search box.

Dicas Baldurs Gate 3: Comece Bem a sua Aventura com essas Dicas para Iniciantes

Aproveitando o game em acesso antecipado? Vai pegar e não sabe bem o que fazer, com qual personagem jogar? Aqui estão algumas dicas importantes para você começar com nossas dicas Baldurs Gate 3.

Você é um jogador veterano de RPG de Mesa e, graças a vida adulta, trabalho e estudo, simplesmente não tem mais uma mesa para jogar (sim, essa é a minha situação), então, uma luz no fim do túnel é a série Baldurs Gate (site oficial). Inspirada diretamente pelo mais clássico de todos os cenários de RPG, o Dungeons & Dragons, esse jogo te dá uma experiência das mesas no seu computador para você matar essa saudades daquela reunião de amigos e dos dados rolando.

Baldurs Gate 3 entrou em cena no Acesso Antecipado em 2020. Embora ainda não tenha sido lançado em definitivo, o BG3 tem muito conteúdo para explorar. E seja você um veterano CRPG (Computer Role Playing Game) ou não, tem coisas em Baldurs Gate 3 com as quais você provavelmente não está familiarizado. Então, compilamos algumas ótimas dicas para tornar suas primeiras horas com o jogo um pouco mais fáceis e, se você ficar com dúvidas, é só deixar nos comentários.

Conheça Suas Habilidades

Um dos aspectos mais importantes de um personagem, além de raça e classe, é sua distribuição de Valores de Habilidade. Todos os personagens e criaturas do jogo os possuem seus valores de habilidade – eis o que eles significam:

  • Força: Força é responsável pelo dano de armas corpo a corpo e habilidades como Atletismo. Também determina sua capacidade de carga.
  • Destreza: Destreza é responsável pelo dano que você causa com armas de longo alcance e armas leves se você tiver as características relevantes. Também é responsável por sua Classe de Armadura e habilidades como Furtividade.
  • Constituição: A Constituição determina sua saúde total, bem como sua Fortitude – usada para calcular sua chance de resistir a efeitos negativos, como veneno.
  • Inteligência: A inteligência é uma estatística mental usada por alguns conjuradores, mais notavelmente Feiticeiros e Ladinos Trapaceiros Arcanos. Também é útil para algumas habilidades de Conhecimento.
  • Sabedoria: Sabedoria é uma estatística mental usada por alguns conjuradores, principalmente clérigos e druidas. Também é responsável por seus testes de Percepção, por isso é importante para todos.
  • Carisma: Carisma é uma estatística mental usada por alguns conjuradores, os mais notáveis, Magos, Bardos e Warlocks. Também é usado para habilidades usadas em conversas, como Diplomacia e Intimidação.

Uma boa maneira de avaliar os valores de habilidade de um personagem é lembrar que a pontuação média de um humanoide em qualquer um desses valores é 10, enquanto uma pontuação de 20 representa alguém verdadeiramente sobre-humano.

Seus valores de habilidade fornecem bônus sempre que são usados, seja dentro ou fora de combate. Esses são seus bônus de pontuação de habilidade e estão vinculados a pontos de quebra de número par. Por exemplo, com uma Força de 20, você receberá um bônus de +5 ao usar ações relacionadas à Força, mas uma pontuação de 19 ou 18 lhe dará apenas um bônus de +4.

Por esse motivo, geralmente só vale a pena aumentar seus valores de habilidade (por exemplo, durante certas subidas de nível) quando você conseguir alcançar um número par maior.

CURTIU? QUER MAIS CONTEÚDOS COMO ESSE? DEIXE SEU NOME E EMAIL E RECEBA MAIS MATÉRIAS COMO ESSA

Não Hesite Em Acampar

Apesar de quanta ênfase é colocada em quanto perigo você pode correr graças aos vermes Illithid dentro de suas cabeças, na verdade não há cronômetro no jogo em contagem regressiva para sua destruição. Se você temia que fazer muitos Descansos Longos levaria à sua morte, você pode ficar sossegado quanto a isso.

Na verdade, você deve fazer Descansos Longos com bastante frequência. A razão para isso é que a grande maioria das interações dentro do grupo ocorre apenas quando você faz um Descanso Longo e segue para uma zona de Acampamento. Parece que você só terá uma, talvez duas interações por descanso longo também, então você precisará usar muito esse recurso se quiser experimentar todo o desenvolvimento de personagem que Baldurs Gate 3 tem a oferecer.

Empurrar É Uma Ação Bônus

Baldurs gate 3
Posso dar dano com chifres?

Uma das grandes coisas sobre o sistema de combate de Baldurs Gate 3 é a integração de muitas ações padrão a serem executadas, tanto dentro quanto fora da batalha. Uma das mais notáveis é a capacidade de empurrar.

Empurrar é uma ação bônus que faz exatamente o que você acha que ela faz, mas tem algumas aplicações fantásticas. Em primeiro lugar, pode ser usado defensivamente – empurre inimigos corpo a corpo para se desvencilhar sem desencadear um ataque de oportunidade se precisar reposicionar um personagem frágil.

Outra ótima maneira de usar o empurrão defensivamente é acordar personagens dormindo ou incapacitados. Isso vai acordá-los instantaneamente, e você pode usar isso para reposicioná-los mesmo quando não for a vez deles – você verá seus inimigos usarem muito isso se tentar colocar os inimigos para dormir.

Por fim, use os empurrões para explorar a verticalidade do jogo. O dano de queda é uma ameaça muito grande em Baldurs Gate 3 e, se você se encontrar em uma saliência alta, empurrar um inimigo para fora dela pode causar danos significativos e dar a você algum espaço para respirar. Também é uma ótima maneira de ter uma vantagem de altura para seus combatentes à distância.

O sucesso de um empurrão quando usado ofensivamente é baseado em seu valor de Força. Essas táticas são melhores usadas por seus companheiros de esquadrão mais robustos.

Gerencie sua Mochila e Loot

Existem algumas filosofias diferentes sobre como você deve gerenciar seu loot em Baldurs Gate 3. Alguns jogadores juram pegar apenas os itens mais valiosos, enquanto outros acumulam tudo o que encontram. Alguns podem até ter uma fórmula para calcular a relação valor/peso de um item para ver se vale a pena pegá-lo.

Em Baldurs Gate 3, você tem acesso a algumas opções de viagem rápida muito convenientes que podem ser acessadas no menu do mapa. Isso significa que você praticamente sempre terá acesso fácil a um comerciante – então você realmente pode se sentir à vontade para pegar tudo o que encontrar e vendê-los quando quiser. Um dinheiro extra nunca é demais!

Aprendendo Feitiços Com Pergaminhos

Em Baldurs Gate 3, Feiticeiros (e apenas Feiticeiros) podem aprender feitiços de uma forma diferente, além de subir de nível. Eles fazem isso consumindo pergaminhos de feitiços. Gale, um dos personagens que você pode recrutar como companheiro, é um deles.

Para aprender um feitiço, abra o inventário e clique no personagem que deseja aprender os feitiços. Em seguida, abra o menu de itens do pergaminho de feitiço relevante com um clique direito e clique em Aprender Feitiço. Vai custar uma quantidade de ouro em relação ao nível do feitiço. Uma vez aprendido, você precisará adicioná-lo à sua lista de feitiços preparados e ter um descanso longo antes de poder lançá-lo.

No momento, os Feiticeiros em Baldurs Gate 3 podem aprender qualquer feitiço no jogo, desde que seja encontrado em um pergaminho – incluindo aqueles que não estão na lista de feitiços dele. Isso provavelmente não é intencional e pode ser alterado no futuro.

Baldurs gate 3
Aprender e poder reviver meus aliados depois ou usar no aliado morto agora?

Use e Abuse da Graxa

Um dos efeitos de feitiço mais úteis em todo Baldurs Gate 3 (e em CRPGs, em geral) é fazer um inimigo cair. Depois de tropeçar, os personagens devem gastar tempo e recursos valiosos se recuperando, arruinando seu gerenciamento de ação e dando a seus oponentes mais tempo e oportunidade de arruinar seu dia.

Para esse fim, Graxa é um dos feitiços mais potentes do jogo. É um feitiço de nível um e pode ser aprendido por Feiticeiros, mas também existem Garrafas de Graxa no jogo que podem ser lançadas por qualquer pessoa para simular os efeitos do feitiço. Quando um inimigo caminha sobre uma poça de Graxa, ele tem que fazer um teste de resistência de Destreza ou será derrubado, desperdiçando sua vez.

Feitiços de gelo, como Raio de Gelo, também criarão trechos de terreno escorregadio, úteis para derrubar inimigos! Eles tendem a ser muito menores do que os criados pela Graxa, portanto, são mais ocasionais e não são úteis para bloquear pontos estratégicos por inteiros.

Outro benefício da Graxa é que ele cria uma superfície inflamável. Você pode usá-lo para combar com fontes de chamas, criar explosões ou até mesmo criar armadilhas de fogo em conjunto com feitiços de fogo como Flecha de Fogo.

Salve Manualmente sempre que Puder

Embora Baldurs Gate 3 tenha salvamentos automáticos, você deve ter cuidado ao confiar neles. O jogo está em Acesso Antecipado e seu salvamento pode acabar prejudicado por bugs desagradáveis, uma atualização ou travamentos repentinos – então salve manualmente e salve com frequência.

Também é uma boa ideia acessar o menu Opções de jogo e aumentar o número de slots de salvamento automático e rápido que você possui, apenas para ter mais opções de recuperação após uma catástrofe. Já imaginou perder todas as horas de jogo por um descuido? Imagine se isso acontecer na versão definitiva do jogo? Então, vá salvar seu progresso agora!

FAQ Rápido sobre Dicas Baldurs Gate 3

Quanto tempo de jogo terá Baldur’s Gate 3?

De acordo com Swen Vincke da Larian, uma jogada de Baldur’s Gate 3 levará entre 75 e 100 horas para completar a história principal.

Até onde você pode progredir em Baldur’s Gate 3 no Acesso Antecipado?

Infelizmente, por enquanto Baldur’s Gate 3 tem cerca de 20 horas de aventura e seus personagens só podem progredir até o nível 5.

Por que Baldur’s Gate 3 ainda tem acesso antecipado?

Segundo a Larian Studios, eles trabalham diretamente com os jogadores durante o desenvolvimento e recebem o feedback deles à medida que novos recursos e correções são adicionados gradualmente ao jogo.

Baldur’s Gate 3 continua a história do segundo jogo?

A história de Baldur’s Gate 3 não é uma continuação direta dos dois primeiros jogos. Ocorre quase um século após os eventos dos anteriores. Existem poucos, se houver, personagens ainda vivos nos Reinos Esquecidos que tenham memórias pessoais desses eventos.

Os Reinos Esquecidos Dependem de Você

Vítima de um rapto e sem rumo, você está se transformando em um monstro devido a uma infecção. No entanto, quanto mais a corrupção se desenvolve, mais forte você fica. Este poder tem seus benefícios, mas também um preço a pagar.

E, mais do que qualquer habilidade, os laços de confiança que nutrir com seus companheiros podem ser sua maior força. Em meio a um conflito entre demônios, divindades e forças sobrenaturais sinistras, o destino dos Reinos Esquecidos está em suas mãos.

Escolha dentre diversas raças e classes de D&D ou assuma o papel de um personagem original com um histórico detalhado. Aventure-se, saqueie, lute e envolva-se em romances ao longo da sua jornada pelos Reinos Esquecidos e além. Jogue solo e escolha seus companheiros com cuidado, ou jogue em grupo com até quatro amigos no multijogador. Baldur’s Gate 3 será lançado para PC, na Steam e GOG, e para PlayStation 5 e chega no dia 31 de Agosto.

Fale conosco nos comentários e diga oque achou dessa matéria e aproveite para ler mais notícias e matérias, como por exemplo, sobre o RPG President Evil, no nosso site.

Saiba como acabar de vez com o erro OpenGL no Blender
Sua carreira do sonhos é ganhar muito dinheiro Criando Jogos? Então veja como dar os primeiros passos
Jogo de ação com múltiplas batalhas superpoderosas apresenta narrativa inédita ambientada no mundo dos quadrinhos de Invincible, da Skybound Comics
Desenvolvedores independentes e artistas podem inscrever seus projetos gratuitamente para participar do BIG Festival 2024 e Artists' Alley, na gamescom latam 2024
Conheça Sites para Criar Jogos e crie seus games sem baixar ou instalar nada
Quer saber como Desenvolver Jogos no Celular? Veja esses aplicativos