Pesquisar
Close this search box.

6 Dicas de Equipamento para Streamers Iniciantes

Veja nossas dicas de Equipamento para Streamers Iniciantes e comece a transmitir seus jogos

Fazer streaming virou uma atividade e uma profissão para muitos durante esse período da pandemia e você está se perguntando qual o melhor equipamento para streamers iniciantes? se você quer entrar nesse mundo, vamos te dar algumas dicas de quais os equipamentos mais básicos você precisará para isso. Não vamos entrar em firulas como fitas de led ou coisas cheias de RGB que só vão encarecer o seu orçamento. Vamos ficar no básico aqui.

Fazer streaming em plataformas como YouTube, Twitch e Nimo TV pode ser uma ótima maneira de explorar sua criatividade, participar de uma comunidade vibrante de criadores online e, com sorte, conseguir ganhar algum dinheiro. Para iniciantes, no entanto, pode ser um pouco difícil reunir todo o hardware necessário para começar sua primeira transmissão ao vivo.

Aqui vamos falar sobre o equipamento básico e essencial, assumindo que você já tenha um PC e jogos para suas lives. Se você dicas para um setup completo, temos algumas matérias que vão te dar dicar incríveis de equipamentos para um PC gamer completo, um setup completo e um setup para as girls gamers que também querem streamar.

Leia Também:
Saiba mais sobre como se tornar um streamer
Veja todos os filmes da Marvel na ordem correta
O que é uma VPN?
Filmes para ver juntinho com seu par
Filmes para solteiros curtir sozinhos

Equipamento para streamers iniciantes
Para começar a streamar bem e com qualidade

Como se preparar para transmissão de streaming

Como é uma transmissão “ao vivo”, você pode pensar que é algo improvisado e pode apertar o botão “ao vivo” sem um plano. Mas todos aqueles streamers populares que você assiste não estão apenas improvisando – nem mesmo os jogadores. Se você deseja que sua transmissão ao vivo seja um hobby regular ou um empreendimento gerador de receita, precisa se preparar.

Plano: se você quiser que as pessoas assistam à sua transmissão, você precisa fazer uma transmissão ao vivo no momento certo. Use este guia para descobrir como agendar sua transmissão ao vivo para se adequar ao seu público.

https://www.youtube.com/watch?v=PC0nRY9eWxc
Faça seu plano e tenha certeza que todos estão de acordo com ele

Encontre seu nicho: sobre o que será sua transmissão ao vivo? A transmissão ao vivo já tem muitos nichos populares e você pode facilmente encaixar seu conteúdo em um deles. Jogos, música, esportes são apenas alguns tópicos gerais. Você pode escolher um subtópico para restringir ainda mais seu conteúdo.

Defina seu público: pode ser difícil saber sobre o que transmitir se você não tiver certeza de quem é seu público. Talvez você tenha decidido que quer fazer uma transmissão ao vivo assistindo a tinta secar. Esse é definitivamente um tópico de nicho, mas quem assistiria? Se você não consegue definir seu público, não consegue criar um bom conteúdo.

Defina metas: é difícil medir o sucesso se você não definir metas. Escolher seus objetivos nem sempre é intuitivo, especialmente se você estiver em um território desconhecido. Um ótimo exemplo para novos streamers é transmitir no mesmo horário toda semana e, eventualmente, aumentar sua frequência de transmissão. Aprenda a definir metas como streamer ao vivo em 2021 com este guia.

Promova: Ninguém vai assistir sua transmissão ao vivo se você não contar a eles! Use estas dicas para promover sua transmissão ao vivo.

Quais os Melhores Equipamento para Streamers Iniciantes

Além de um computador com poder de processamento razoável, há quatro coisas que você precisa para produzir uma transmissão ao vivo de alta qualidade: um microfone, uma webcam ou câmera, software de transmissão e, idealmente, uma configuração de iluminação. Comprar esses itens, com o preço atual do dólar e todas as dificuldades criadas pela pandemia pode ser um pouco complicado, mas, estamos aqui para ajudar você.

Aqui estão algumas recomendações para o melhor equipamento iniciante para comprar para que você possa trabalhar produzindo lives de alta qualidade.

Microfone

Não é preciso explicar muito o porque você precisa de um bom microfone, não é? Aquele microfoninho de mesa que você usava para falar no MSN hoje em dia não dá nem para se usar para fazer uma reunião via Google Meet. Embora sua câmera não precise ser de alta qualidade, você definitivamente quer um microfone decente. Dependendo da sua configuração, você pode obter um microfone de co mtripé ou cardinal se estiver sentado em sua mesa.

Áudio de alta qualidade é uma necessidade em qualquer conteúdo online decente. Nada é mais frustrante do que tentar ouvir alguém falando em um microfone de baixa qualidade. Felizmente, nos últimos anos, o custo dos microfones USB de alta qualidade caiu significativamente. Aqui estão duas opções ideais para configurações de microfone USB para iniciantes que não vão quebrar o banco.

GXT 232 Mantis USB

Equipamento para streamers iniciantes | hardware, iluminação, luz, microfone, pc, streaming, tecnologia, webcam, youtube | 6 dicas de equipamento para streamers iniciantes | f059c8a5 mantis | dicas/guias
Mantis USB

O microfone GXT 232 Mantis USB é uma opção de orçamento de qualidade que não recebe muito amor da comunidade de streaming. Isso provavelmente se deve à falta de reconhecimento diante de outras marcas mais conhecidas. Dito isto, este microfone USB tem muito a oferecer um streamer de nível básico.

Este microfone unidirecional possui um tripé e uma proteção de vento, que ajuda a bloquear qualquer ruído indesejado que não venha diretamente da posição do streamer. Tem ajuste de regulagem de altura e cabo de 1,5m, além de ser reconhecido pelo Windows quando conectado. Ele também é compatível com PlayStation 4.

Simplificando, isso significa que o microfone Mantis USB tem uma qualidade de gravação razoavelmente maior do que alguns de seus famosos concorrentes USB, além de ser um pouco mais barato. Pelo valor que é cobrado, é difícil para um streamer de nível básico encontrar um microfone que possa encontrar algo melhor que ofereça os mesmos recursos.

[amazon box=”B07CZ6LWW4″ template=”horizontal” tracking_id=”mg-paulo-20″]

Yeti Blue

Equipamento para streamers iniciantes | hardware, iluminação, luz, microfone, pc, streaming, tecnologia, webcam, youtube | 6 dicas de equipamento para streamers iniciantes | f17317aa yeti | dicas/guias
Yeti Blue

Para aqueles que procuram uma experiência de microfone USB um pouco mais versátil, o Yeti é uma escolha comum e confiável. O Yeti vem com quatro padrões de captação diferentes: omnidirecional, cardioide, bidirecional e estéreo. Isso significa que o Yeti tem muito mais versatilidade do que o microfone mantis USB. Graças a esses padrões de captação, gravar em configurações onde existem várias fontes de áudio, como um podcast, é muito mais eficiente com o Yeti.

Onde o Yeti fica aquém é na própria qualidade de gravação. A taxa de amostragem atinge 48kHz com uma profundidade de 16 bits. Felizmente, não é necessário adivinhar se essa qualidade é alta o suficiente para justificar a compra do Yeti por seus outros pontos fortes. Muitos vídeos testando este microfone fornecem exemplos claros de que tipo de qualidade de áudio você pode esperar.

O aspecto final deste produto a considerar é o preço. O Yeti tem um preço significativamente mais alto que o Mantis, apesar de o preço ainda ser baixo o suficiente para ser considerado uma opção de baixo/médio orçamento. Veja as opções mais vendidas na Amazon e escolha o que se encaixa no seu orçamento.

[amazon bestseller=”yeti blue” tracking_id=”mg-paulo-20″ grid=”3″ items=”3″]

Câmeras

Para os streamers que gostariam de ter uma webcam em sua transmissão ao vivo, você precisará de uma câmera. Existem muitas opções diferentes para câmeras iniciantes, dependendo do orçamento. Comece com a webcam em seu laptop, se necessário, ou atualize para uma webcam mais poderosa sem gastar muito. O Logitech C922 é um padrão para streamers ao vivo, e o Razer Kiyo ajuda os streamers tendo um anél de luz embutido.

Logitech C922

Equipamento para streamers iniciantes | hardware, iluminação, luz, microfone, pc, streaming, tecnologia, webcam, youtube | 6 dicas de equipamento para streamers iniciantes | 9e8eb58c logitech | dicas/guias
Logitech C922

A C922 da Logitech é uma webcam que leva a medalha como a melhor opção de orçamento para streamers de nível básico. A configuração de 30fps a 1080p oferece qualidade de imagem surpreendentemente nítida pelo preço. Dito isto, mudar para 720p para atingir 60fps diminuirá drasticamente a qualidade da imagem e não é tão viável para quem deseja manter seus streaming ou gravações com uma qualidade HD ou superior. Claro, tudo isso também depende muito de qual é o game que você jogará, não é? Retrogamers não precisam do seu jogo de 8-bits em 4K, por isso, uma resolução de 30 fps é mais do que o suficiente.

O microfone embutido é um toque agradável, mas deve ser evitado por quem deseja qualidade de áudio razoavelmente decente para seus streamings. Sem querer insistir muito nesse ponto, mas ter um microfone externo é uma necessidade absoluta para os streamers. A C922 é uma das webcams econômicas mais populares do mercado e, contanto que se atenha a 30fps a 1080p, ela fará justiça ao seu nome.

[amazon box=”B01MTTMPKT” template=”horizontal” tracking_id=”mg-paulo-20″]

Razer Kiyo

Equipamento para streamers iniciantes | hardware, iluminação, luz, microfone, pc, streaming, tecnologia, webcam, youtube | 6 dicas de equipamento para streamers iniciantes | 57171fea razer | dicas/guias
Razer Kiyo

O Kiyo é uma opção forte para novos streamers que desejam uma opção de 60 fps a 720p ou desejam uma imagem de 1080p a 30fps. A qualidade da imagem não é nada extraordinária, e o software Razer que vem como um pacote complementar com a Kiyo que é um pouco desajeitado e não oferece melhorias extraordinárias em relação às configurações padrão.

Dito isto, o Kiyo permanece como uma webcam de orçamento médio que preenche o nicho para streamers que desejam economizar um dinheirinho enquanto conseguem alguma personalização com suas gravações. Como uma cereja no topo, o Kiyo vem completo com uma luz de anel em torno de sua câmera, o que pode negar a necessidade de qualquer configuração de iluminação extra para iniciantes.

[amazon box=”B07PM6Y7ZS” template=”horizontal” tracking_id=”mg-paulo-20″]

Iluminação

Um dos maiores diferenciais em relação à qualidade do vídeo é a iluminação. Iniciantes podem ter uma câmera incrível, mas se a iluminação for ruim, a imagem ainda parecerá granulada e ruim.

Quando se trata de iluminação para streaming, nada supera os painéis de LED. Os painéis de LED fornecem uma quantidade razoável de luz, não queimam rapidamente e são altamente ajustáveis ​​em brilho. Mais importante ainda, os LEDs não farão o seu quarto aquecer da maneira que as luzes quentes tradicionais fariam. Como bônus, eles também não são um risco de incêndio como muitas luzes de vídeo.

Kit de Iluminação Duplo com Softbox Sou Foto

Equipamento para streamers iniciantes | hardware, iluminação, luz, microfone, pc, streaming, tecnologia, webcam, youtube | 6 dicas de equipamento para streamers iniciantes | 516a6cf5 soufoto | dicas/guias
Sou Foto

Este kit é um pouco caro, mas vale a pena para quem deseja a iluminação da mais alta qualidade. O kit vem com dois softbox completos, com suportes, cabo de 2 metros e alguns modificadores diferentes que ajudarão você a encontrar a iluminação perfeita. Este kit é um pouco caro, mas vale a pena para quem deseja a iluminação da mais alta qualidade. Os painéis são reguláveis, então você pode torná-los exatamente tão brilhantes ou tão escuros quanto você precisa.

Os softbox são compatíveis com Lâmpadas de LED ou fluorescente padrão E27 com potência máxima de até 150W (lâmpada não inclusa). Para iniciantes que procuram uma configuração de iluminação para usar por muito tempo, esta é uma opção confiável.

[amazon box=”B07WZP8KZH” template=”horizontal” tracking_id=”mg-paulo-20″]

Balikha RGB Kit de Iluminação

Equipamento para streamers iniciantes | hardware, iluminação, luz, microfone, pc, streaming, tecnologia, webcam, youtube | 6 dicas de equipamento para streamers iniciantes | aa28b077 rgb | dicas/guias
Balikha

Para aqueles que não desejam gastar mais de R$400 em iluminação, há vários painéis de LED de baixo custo disponíveis. O kit de anel de luz de vídeo balikha RGB Kit de Iluminação é um exemplo de opção de baixo custo. Possui brilho ajustável e a faixa de temperatura de cor é de 3000-6000K, também funciona através de uma porta USB e vem com clipe para prender no monitor ou notebook.

[amazon box=”B093YX42MW” template=”horizontal” tracking_id=”mg-paulo-20″]

Programas

A maioria dos softwares de streaming é gratuita. Além disso, se fazer vídeos do YouTube além de streamings parece interessante, o software de edição de vídeo também vem em uma variedade de opções gratuitas de alta qualidade.

Algumas das opções de software mais comuns para transmissão ao vivo incluem OBS Studio e Streamlabs. Ambos os programas são gratuitos para download e uso. Ambos funcionam em sistemas Windows, Mac ou Linux. Qual é o melhor se resume à preferência pessoal. O Streamlabs oferece alguns recursos interessantes de qualidade de vida, incluindo algumas sobreposições gratuitas, por isso pode ser um lugar melhor para começar para iniciantes.

Equipamento para streamers iniciantes | hardware, iluminação, luz, microfone, pc, streaming, tecnologia, webcam, youtube | 6 dicas de equipamento para streamers iniciantes | 09e9fddd streaming | dicas/guias
A felicidade de alguém quando o jogo roda junto com o OBS

Quanto à edição de vídeo, existem algumas opções gratuitas impressionantes por aí. O melhor software de edição de vídeo gratuito do mercado é o DaVinci Resolve. É relativamente fácil de aprender e tem todas as opções de um programa de edição de vídeo profissional caro sem o alto preço.

Se ainda assim, quiser aprender um pouco mais sobre a edição de vídeo, você pode consultar alguns livros e tutoriais. Recomendamos alguns que podem ser interessantes se você quiser ganhar alguns pontos na skill de Edição de Vídeo antes de começar a fazer seus vídeos e streamings.

[amazon bestseller=”edição de vídeo” tracking_id=”mg-paulo-20″ grid=”3″ items=”3″]

Uma boa internet

Se você estiver carregando vídeo e áudio para transmitir em tempo real, precisará de uma conexão estável com a Internet. Se você estiver jogando durante a transmissão, precisará de uma ótima conexão com a Internet. Verifique quais velocidades de upload são necessárias para streaming para ver se sua internet é rápida o suficiente.

FAQ Rápido

O que é necessário para iniciar a transmissão?

Como iniciante, você precisa de quatro coisas para transmitir ao vivo: uma câmera, um microfone, software de streaming e uma boa conexão com a Internet. Você também pode adicionar acessórios que melhorarão drasticamente a qualidade da sua transmissão ao vivo sem muito esforço.

Por quanto tempo devo transmitir como iniciante?

Independentemente de você transmitir no Twitch ou no YouTube Gaming, é importante que você crie um cronograma definido. Isso ajudará você a gerenciar seu tempo e informará seus seguidores quando eles devem assistir à sua transmissão. Os streamers típicos devem começar ao vivo de 3 a 5 dias por semana por uma média de 3 a 4 horas por sessão.

O que um streamer iniciante deve comprar?

Há quatro coisas essenciais que você precisa para produzir uma transmissão ao vivo de alta qualidade: um microfone, uma webcam ou câmera, software de transmissão e se possível, uma configuração de iluminação.

Custa dinheiro para transmitir no YouTube?

Existem plataformas de mídia social gratuitas, como YouTube Live e Twich, que permitem transmitir um evento ao vivo gratuitamente (além do custo de qualquer equipamento que você tenha comprado para produção).

Agora, conte aí nos comentários: Qual é o equipamento que você costuma usar? Vai fazer streaming de games? Pretende começar um podcast? Fale para nós e aproveite também para ler mais sobre streaming no nosso site.

Saiba mais sobre a Criação de Sistemas de Partículas em Jogos
Conheça as melhores mais práticas ferramentas de IA para Desenvolvimento de Jogos
Saiba como fazer uma Campanhas de Sucesso para Jogos
Torne-se um desenvolvedor de sucesso construindo Uma Base de Fãs para Jogos Indie
Já se perguntou em como Como Criar Física Realista em Jogos? Então saiba tudo o que você precisa saber para fazer isso
Veja como ter seu game com uma performance incrível com essas Técnicas de Otimização para Jogos 2D